La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Normais ou chinesas? É que "normais" não há problema. Eu tenho uma... Infelizmente, ainda há muita gente que ache que é a mesma coisa, quando na realidade é exactamente o oposto...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
infelizmente, quase todo o material vem da China...ou pelas terras raras, ou baterias pre-fabricadas e apenas acabadas em outros países (tipo coreia no sul para as A123), ou mesmo lá feitas. Do que estão a falar é mesmo dos C's que variam consoante a tecnologia lifepo4 que um dia um chinês se lembro de explorar atv duma patente recem criada e criou as tais baterias amarelas (yellow como a pele dele) mas prismáticas...falou-se mt disso na altura (há uns 10 anos)...depois vieram outras prismáticas, tendo já desaparecido essa empresa inicial.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
A vectrix nas LI, usa baterias de 10C de pico que pode durar 60s(já que gostam muito deste valor) e reduziu a potência em 25 % em relação ás nimh, já para não falar no bms que eles próprios desenvolveram, e o parametrizaram de acordo com as especificações do fabricante, coisa que não acontece na maioria dos bms que se vê por ai.
Não sei se me fiz entender.
Não sei se me fiz entender.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Tás a dizer que uma nimh tem mais potência que uma Li?jmal Escreveu:A vectrix nas LI, usa baterias de 10C de pico que pode durar 60s(já que gostam muito deste valor) e reduziu a potência em 25 % em relação ás nimh, já para não falar no bms que eles próprios desenvolveram, e o parametrizaram de acordo com as especificações do fabricante, coisa que não acontece na maioria dos bms que se vê por ai.
Não sei se me fiz entender.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Devemos sempre olhar para a potencia/peso, que é o que vai influenciar agilidade da mota. Principalmente para os VE´s, que têm um grande binário desde as zero rotações, e é aí que gastam maior corrente energética.
Com as baterias de NiMH, para que a VX1 tenha o mesmo arranque que quando equipada com baterias mais leves, terá que despender de muito mais corrente. Por outras palavras, para manter a mesma agilidade numa VX1 equipada com NiMH, não será necessário tanta descarga energética disponível para baterias de lítio, sendo estas mais leves. Daí eu ser um fâ das Sinopoly, que têm um peso muito menor e uma densidade energética maior que as Winston, e que no mesmo local das NiMH das VX1 cabem lá 44células de 60Ah Sinopoly, que são 8,5KWh e ainda sobra espaço.
Para além disso fica a mota mais leve 20kg, que em 200 já são 10% de aumento de potencia.
Bem sei que as baterias A123 será muito melhor relação, em quase todos os sentidos...
Não podemos comparar preços, nem a facilidade na instalação, que aí perdem muitos pontos, pois numa conversão a mão-de-obra pesa bastante no orçamento, digam lá que não?!
Com as baterias de NiMH, para que a VX1 tenha o mesmo arranque que quando equipada com baterias mais leves, terá que despender de muito mais corrente. Por outras palavras, para manter a mesma agilidade numa VX1 equipada com NiMH, não será necessário tanta descarga energética disponível para baterias de lítio, sendo estas mais leves. Daí eu ser um fâ das Sinopoly, que têm um peso muito menor e uma densidade energética maior que as Winston, e que no mesmo local das NiMH das VX1 cabem lá 44células de 60Ah Sinopoly, que são 8,5KWh e ainda sobra espaço.
Para além disso fica a mota mais leve 20kg, que em 200 já são 10% de aumento de potencia.
Bem sei que as baterias A123 será muito melhor relação, em quase todos os sentidos...
Não podemos comparar preços, nem a facilidade na instalação, que aí perdem muitos pontos, pois numa conversão a mão-de-obra pesa bastante no orçamento, digam lá que não?!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Estas tb dão Jorge Rocha?
http://litrade.de/shop/Akkus-Zubehoer/L ... A60FI.html
http://litrade.de/shop/Akkus-Zubehoer/L ... A60FI.html
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Parabéns (atrasados) pela nova montada! 

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Pelo seu volume, não sei se lá caberiam sem alterar a coluna cental, logo após o banco... É que são 18% mais volumosas e 5% mais pesadas das que eu sou fâ. E nem falei do preço...E_MAN Escreveu:Estas tb dão Jorge Rocha?
http://litrade.de/shop/Akkus-Zubehoer/L ... A60FI.html


Desculpa zointz, por todo o meu off topic, mas quem sabe um dia não voltes a reler isto e ainda possas aproveitar alguma coisita!

Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Mas não ão +estreitas em 2 cm das amarela?Jorge Rocha Escreveu:Pelo seu volume, não sei se lá caberiam sem alterar a coluna cental, logo após o banco... É que são 18% mais volumosas e 5% mais pesadas das que eu sou fâ. E nem falei do preço...E_MAN Escreveu:Estas tb dão Jorge Rocha?
http://litrade.de/shop/Akkus-Zubehoer/L ... A60FI.html![]()
![]()
Desculpa zointz, por todo o meu off topic, mas quem sabe um dia não voltes a reler isto e ainda possas aproveitar alguma coisita!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Barrocas Escreveu:Parabéns (atrasados) pela nova montada!
Obrigado Barrocas... tens de passar pelo forum mais vezes

Entretanto eu estou de parabéns, mas tu é que vais receber a prenda.... manda lá a tua morada novamente para eu enviar (perdi-a).
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Muito bem Barrocas! Bom sentido de oportunidade!
E_MAN,
Das amarelas não cabem lá as de 60Ah sem que seja feita uma adaptação à estética, à frente do banco. Eu sempre falei foi nas verdes escuras...
E_MAN,
Das amarelas não cabem lá as de 60Ah sem que seja feita uma adaptação à estética, à frente do banco. Eu sempre falei foi nas verdes escuras...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Nada como pôr mãos à obra, alguem já o fez ou é só beijinhos? 

-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
E_MAN Escreveu:Nada como pôr mãos à obra, alguem já o fez ou é só beijinhos?
O Nuno está em fase de acabamento com 60Ah das Amarelas (acho que Thundersky) e terá de alterar a tampa de plástico e salvo o erro o banco.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Ah pronto, não é só bláblá, coragem para esse rapaz.
Ele que faça um tutorial para o pessoal.
Ele que faça um tutorial para o pessoal.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
BBoas,
A pequena aventura da ida ao Café semanal...segue a crónica.
Agora que aqui o rapaz finalmente está satisfeito com uma VX
e pensa que tem a melhor moto do mundo, cheguei á conclusão que este extra de confiança não faz nada bem. Assim com peito cheio lá vai o rapaz para o encontro semanal em Oeiras, faço os cálculos por alto, ora bem, um pouco mais de 50kms (28,3kmsx2) segundo o Google Maps. Tomei a decisão de não carregar por lá pois a audiência parecia ser muita, contas feitas á distancia aponta-se uma velocidade a rondar os 70 km/h sem nunca os ultrapassar, por isso deve dar.
Antes de sair e mais uma vez com aquele extra de confiança acho que mais 5 kms de voltinhas não vai afetar em nada por isso ai vou eu
A caminho com tudo a correr bem as barras a descerem a bom ritmo mas desta vez o vento a fazer-se notar bem e começo a pensar, bom talvez seja boa ideia ir um pouco mais devagar, já na marginal desço para os 60km/h cumprindo em alguns troços os obrigatório 50 km/h. Cheguei lá, com um pouco menos carga que queria mas (2 a 3 barras acima do meio) o que parece muito bom mas em todos os veículos que conheço a metade superior faz sempre mais kms que a inferior, mas ainda assim cheio de convicção e teimosamente decido não carregar. No encontro boa conversa, boa companhia, e em troca de palavras com o Jmap digo orgulhosamente , ela hoje vai fazer 70kms sem carregar, o Jmap com uma cara estranha ainda disse, “mas chegas lá sem carga, não?”, eu calei-me e fiquei a pensar... hum o rapaz tem muita experiência e está a comentar isso... mais tarde chego á conclusão que enganei-me nas contas e queria dizer 60kms mas fui ficando a pensar.
Já no fim do café semanal e em conversa já perto das motos, lá disse eu ao Pedro, bom vamos ter de ir devagar +/- 60kms/h, o klinzter lá me disse "Qual é a tensão que tens?" eu verifico e digo 128v, novamente o klinzter...."Isso dá", mais uma vez ouvi a voz da experiência e aprendi que 128v dão para 30kms e pensei Ok, vai dar.
A caminho juntamente com o Pedro e determinado a seguir em velocidade estável por volta dos 60kms/h, a meio caminho da marginal fomos nos aproximando lentamente de um BMW preto que começa a abrandar muito ligeiramente, como não pretendia ir mais depressa fiz o mesmo e fui abrandando até que chegamos aos 50km/h e eu pensei bom isto já é devagar demais, ultrapasso o BMW e ainda vejo pelo canto do olho as luzes de travagem do BMW a acenderem. Estranho pensei eu, mas logo depois de ter encostado novamente à direita o BMW ultrapassa-nos com alguma velocidade a olhar para nós. Novamente Estranho !
Conclusão:
2 Motos brancas, luzes azuladas no painel e na luz de presença, devem ter achado que éramos da Policia e íamos obriga-los a parar
Continuando a saga do chamado "Range anxiety" e já em Alcântara pergunta-me o Pedro “Qual é o range que ela indica?” eu “31km”, está-se bem, tira-lhe dez, faço novamente contas e a faltar ainda uns 16kms… deve dar, subida para a ponte feita muito devagar, e já em cima da ponte acelera-se um pouco pois parece que não vou ficar apeado embora já esteja nas ultimas 4/5 barras que todos sabemos que são parecidas com a lotaria
Para terminar e já convicto que iria chegar bem no final do tabuleiro da ponte, um tipo num BMW topo de gama, estava completamente desgovernado(Provavelmente alcoolizado), ora metia pisca para a direita, ora metia para esquerda, ora acendia os 4 piscas e enquanto fazia isto ia ocupando todas as faixas da ponte travando, acelerando, criando uma fila atras dele e um perigo para todos…É nestas alturas que deveria aparece uma brigada da policia.
Chegado a caso ao Sol da Caparica a Espanholita apresenta-se como a foto em baixo (63kms percorridos, 3 barras), na manhã de hoje fui verificar a tensão e adivinhem 128v ou seja a mesma que tinha ontem á noite por isso klinzter obrigado pela confiança que me deste mas estás enganado 128v tanto dá para muito como para nada , depende do tempo que descansa.
A pequena aventura da ida ao Café semanal...segue a crónica.
Agora que aqui o rapaz finalmente está satisfeito com uma VX

Antes de sair e mais uma vez com aquele extra de confiança acho que mais 5 kms de voltinhas não vai afetar em nada por isso ai vou eu
A caminho com tudo a correr bem as barras a descerem a bom ritmo mas desta vez o vento a fazer-se notar bem e começo a pensar, bom talvez seja boa ideia ir um pouco mais devagar, já na marginal desço para os 60km/h cumprindo em alguns troços os obrigatório 50 km/h. Cheguei lá, com um pouco menos carga que queria mas (2 a 3 barras acima do meio) o que parece muito bom mas em todos os veículos que conheço a metade superior faz sempre mais kms que a inferior, mas ainda assim cheio de convicção e teimosamente decido não carregar. No encontro boa conversa, boa companhia, e em troca de palavras com o Jmap digo orgulhosamente , ela hoje vai fazer 70kms sem carregar, o Jmap com uma cara estranha ainda disse, “mas chegas lá sem carga, não?”, eu calei-me e fiquei a pensar... hum o rapaz tem muita experiência e está a comentar isso... mais tarde chego á conclusão que enganei-me nas contas e queria dizer 60kms mas fui ficando a pensar.
Já no fim do café semanal e em conversa já perto das motos, lá disse eu ao Pedro, bom vamos ter de ir devagar +/- 60kms/h, o klinzter lá me disse "Qual é a tensão que tens?" eu verifico e digo 128v, novamente o klinzter...."Isso dá", mais uma vez ouvi a voz da experiência e aprendi que 128v dão para 30kms e pensei Ok, vai dar.
A caminho juntamente com o Pedro e determinado a seguir em velocidade estável por volta dos 60kms/h, a meio caminho da marginal fomos nos aproximando lentamente de um BMW preto que começa a abrandar muito ligeiramente, como não pretendia ir mais depressa fiz o mesmo e fui abrandando até que chegamos aos 50km/h e eu pensei bom isto já é devagar demais, ultrapasso o BMW e ainda vejo pelo canto do olho as luzes de travagem do BMW a acenderem. Estranho pensei eu, mas logo depois de ter encostado novamente à direita o BMW ultrapassa-nos com alguma velocidade a olhar para nós. Novamente Estranho !
Conclusão:
2 Motos brancas, luzes azuladas no painel e na luz de presença, devem ter achado que éramos da Policia e íamos obriga-los a parar




Continuando a saga do chamado "Range anxiety" e já em Alcântara pergunta-me o Pedro “Qual é o range que ela indica?” eu “31km”, está-se bem, tira-lhe dez, faço novamente contas e a faltar ainda uns 16kms… deve dar, subida para a ponte feita muito devagar, e já em cima da ponte acelera-se um pouco pois parece que não vou ficar apeado embora já esteja nas ultimas 4/5 barras que todos sabemos que são parecidas com a lotaria
Para terminar e já convicto que iria chegar bem no final do tabuleiro da ponte, um tipo num BMW topo de gama, estava completamente desgovernado(Provavelmente alcoolizado), ora metia pisca para a direita, ora metia para esquerda, ora acendia os 4 piscas e enquanto fazia isto ia ocupando todas as faixas da ponte travando, acelerando, criando uma fila atras dele e um perigo para todos…É nestas alturas que deveria aparece uma brigada da policia.
Chegado a caso ao Sol da Caparica a Espanholita apresenta-se como a foto em baixo (63kms percorridos, 3 barras), na manhã de hoje fui verificar a tensão e adivinhem 128v ou seja a mesma que tinha ontem á noite por isso klinzter obrigado pela confiança que me deste mas estás enganado 128v tanto dá para muito como para nada , depende do tempo que descansa.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
63 kms numa Vectrix Nimh quer dizer que tens o pack em boas condições.
Mas não te esqueças que cada vez que levas a bateria bem abaixo estás a prejudicar a mesma para o futuro.
A regra de ouro deverá ser SEMPRE carregar em todas as oportunidades.
Acredito que estejas a tentar perceber quais são os limites, mas não abuses da sorte
E lembra-te. Umas baterias que fazem 1000 descargas completas fazem 4000 meias descargas. Apenas tu podes decidir como é que as queres utilizar
Mas não te esqueças que cada vez que levas a bateria bem abaixo estás a prejudicar a mesma para o futuro.
A regra de ouro deverá ser SEMPRE carregar em todas as oportunidades.
Acredito que estejas a tentar perceber quais são os limites, mas não abuses da sorte

E lembra-te. Umas baterias que fazem 1000 descargas completas fazem 4000 meias descargas. Apenas tu podes decidir como é que as queres utilizar

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Administrador
- Mensagens: 16170
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Recomendo...sugarstorm Escreveu:63 kms numa Vectrix Nimh quer dizer que tens o pack em boas condições.
Mas não te esqueças que cada vez que levas a bateria bem abaixo estás a prejudicar a mesma para o futuro.
A regra de ouro deverá ser SEMPRE carregar em todas as oportunidades.
Acredito que estejas a tentar perceber quais são os limites, mas não abuses da sorte
E lembra-te. Umas baterias que fazem 1000 descargas completas fazem 4000 meias descargas. Apenas tu podes decidir como é que as queres utilizar
Quanto ao factor psicológico é danado...
Por isso eu gosto de não olhar as vezes mas porque estou bem guarnecido mas de Níquel...
Força nisso...
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
sim n se deve dar descargas tds os dias profundas... mas mas nao esquecer aquela profunda necessária de vez em qd para dar cabo do terrivel "efeito memoria"
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1335
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Tens a certeza que tens efeito memoria na tua? Qual foi a ultima vez k o tiveste?Mumia Escreveu:sim n se deve dar descargas tds os dias profundas... mas mas nao esquecer aquela profunda necessária de vez em qd para dar cabo do terrivel "efeito memoria"
Pergunto pq é um dos grandes trunfos do software que temos nas nossas vectrix`s...tais como as outras alterações face ao software de origem...

Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
- Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada
Conclusão: tás contente com a montada e recomendas...ora aí está, cada um com a sua! Nos fotovoltaicos é a mesma coisa, compramos e produzimos aquilo que queremos.
Tou a gostar deste DB, abc forte.
Tou a gostar deste DB, abc forte.