D.Branca nas ruas de Pataias.

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Volt »

Telefona. Insiste em saber novidades. Felizmente, na Masac há sempre quem responda. É um importador acessível.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por t3lmo »

Antes de mais parabéns pela nova aquisição e mudança de mobilidade, e que os problemas se resolvam depressa ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Viva!
Ontem fui buscar a D.Branca à Bomcar de Leiria e apesar da demora justificada devo dizer que estes Srs levam 5 estrelas pelo serviço e simpatia. O resultado foi um carregador novo coberto pela garantia que a Masac desde logo assumiu, por isso só mesmo a espera porque deu para ver que a Vectrix está muito bem representada em Portugal!
Claro que na vinda de Leiria para Pataias tinha de haver problemas... Calma, nada de grave ! espero eu :?
Apos uns 15kms percorridos e com metade das barras surge a luz vermelha da bateria e ainda faltavam 10kms para chegar ao destino, MEDO :?
Finalmente cheguei a bom porto com uma velocidade max.de 25 kms/h. Ficou toda a noite a carregar e hoje de manha apresentava uma tensão de 141v (acho pouco para uma carga completa). Hoje ao sair do trabalho levei a D.Branca a mais uma descarga profunda chegando ao 116v com 49kms percorridos... bem melhor!
Penso que esta quebra de autonomia foi por a mota ter ficado quase 1mes sem carregar e agora as baterias precisam de alguma manutenção. O que é certo é que a mota hoje pareceu-me com mais genica e o problema de parar em andamento parece estar resolvido.

Espero agora somar kms e kms sem mais dores de cabeça :)
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por sugarstorm »

Boas,

Deverias verificar essas baterias.
49 kms é muito pouco para a Vectrix. Só se for mesmo a rasgar. A sua autonomia normal deverá ser entre 60 a 70 kms.
E 141v é muito pouco para o pack. Deveria acabar o carregamento com 150v ou lá perto.
A minha já tem as baterias um pouco gastas e mesmo assim consegui fazer 59kms da última vez que andei, sem passar dos 60kms/h.
Além disso esse comportamento de acender a luz vermelha com metade das barras é indício que algo não estará muito bem.
Tens de ver se se repete ou se foi só uma vez.
Como fizeste agora uma descarga profunda (abaixo de 120v) é normal que as baterias recuperem um pouco, pois apagas o efeito de "memória".
Qual o aumento de temperatura no carregamento. Diferença de º centígardos entre o iníco e fim?
É possível que tenhas alguma célula morta. Verifica isso.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Mumia »

isso dos 141v foi em repouso ou logo após a carga??

o que dizes sugarstorm é em carga... os tais 150v, resta saber se foi em repouso os 141v ;)

Penso que isso com essa descarga completa ela se "orientou" e está boa ;)

Porem... haverá por aí ppl mais experiente para falar... :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Os 141v já foi em repouso provavelmente de mais de 6h... A nível de temperatura antes da carga não vi :oops: , mas hoje era de 22º, até achei um pouco elevada uma vez que ela está numa garagem com temperatura amena (também não é fria) e estava em repouso.
No Sábado vou novamente descarrega-la e anotar todos os valores de temperatura e tensão antes e após descarga... Só Sábado é que terei mais um pouco de disponibilidade para a D.Branca:?
O carregador também pode não estar a carregar o máximo das células, até pode ser uma questão de reconfiguração... Não gostava nada que fossem células mortas :(
Saliento que, e apesar de não gostar de velocidades os cerca de 50kms foram feitos com muitos picos de acelerações chegando muitas vezes aos 110kms/h, a rasgar portanto! 8-)
Era para testar e a D.Branca parecia estar endiabrada respondia a todas a solicitações :twisted:
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Mumia »

do que vejo e conheço... 141v em repouso está bom :P

A temperatura n a vejo assim mt alta... tas a carregar com os 12A ne?? normal q provoque mais aquecimento :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Mumia Escreveu:do que vejo e conheço... 141v em repouso está bom :P
e já que estamos na Páscoa, é caso para dizer Deus te oiça!
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Mumia Escreveu:tas a carregar com os 12A ne??
Sim.
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por ricardocruzs2 »

Também penso que esses valores estão aceitáveis ;) uma coisa é teres 149/150 ainda em carregamento, outra coisa é teres valores de tensão 141/142/143 já em repouso

Também já me aconteceu a luz da bateria acender com apenas 20 km devido ao efeito memória

sugarstorm, quanto aos quilómetros que alegas que deveria fazer, dificilmente farias mais quilómetros com a tua Vectrix com estas temperaturas aqui na cidade de Viseu
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por sugarstorm »

Boas,

141v 6h depois do carregamento é aceitável.
E se os 50kms foram a abrir, então são boas notícias.
Verifica então as temperaturas no início e em cada uma das fases (CP, tr, CC, CO, EO).
E vê também qual a voltagem a que chega no fim de cada fase.
Pode ser que tenha sido só mesmo a "memória", ou mais técnico, reversible voltage depression.

Ab

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Espero que tenham todos passado uma boa Pascoa!
Ora bem, tentando seguir os vossos conselhos, no Sabado e ja com 20kms das deslocacoes da semana de trabalho peguei na D.Branca para mais uma descarga profunda. Apos 36,4 kms nao muito puxados em aceleracoes e arranques no total de 56,4 kms as baterias ja nao davam mais :?
Estacionei com 116v a 20oC... So a coloquei a carregar depois de 7h30 e apresentava 122v a 19oC.
A partir daqui e ja tarde inicia uma vigilia ao carregamento anotando os seguintes valores:
Apos 35mins: 142v a 19oC (modo CP);
Apos 1h13mins: 144v a 20oC;
Apos 1h49mins: 145v a 20oC;
Apos 2h15mins: 147v a 21oC;
Apos 2h51mins: 145v a 20oC (modo CC a 3A), a partir daqui ja eram 4h da manha, porque a hora mudou, e tive de abandonar a vigilia para o descanso do guerreiro!
Nao sei o que a mota fez, mas so peguei nela Domingo a noite (muitas horas de repouso) para a desligar da ficha, mas antes e ainda ligada a tomada, liguei a mota e apresentava modo EC 153 com 140v e imaginem 118oC :o Pura ficcao, porque logo a seguir desliguei-a da tomada e verifiquei e apresentava 140v a 18oC... Hoje de manha e com todas as barras antes de ir para a rotina do trabalho estava a 139v a 17oC... Neste intervalo nao a voltei a ligar a tomada e como estava mais frio e natural que a tensao se apresentasse mais baixa... digo eu...
Ela tem um bom desempenho, mas ainda estou a desconfiar desta autonomia e parece ser complicado anotar todos os passos, complicado nao mas moroso sim :|
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Mumia »

nao me parece haver nada de mal digo eu é claro... mas anda aí gente com mais experiencia nas ditas e que te podem acalmar a alma ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por jmal »

Cada pessoa tem um modo de condução diferente, o piso também conta, e até a pressão dos pneus, na vectrix não se nota muito a diferença de quando andam cheios e quase vazios, na minha já cheguei a fazer menos 10 kms porque andava com os pneus muito em baixo.

Quanto à tensão de repouso não me parece andar fora do normal, 140-142 é o normal para um dia de repouso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por sugarstorm »

urraisse,

Confirmo o que o jmal diz.
Está tudo normal.
O importante é que na fim da fase CP ela chegue perto dos 150v.
É também importante é que na fase CC não suba muito a temperatura. Pode subir alguns graus, mas não mais que isso.
Se a subida de temperatura for bruta (digamos 15º ou mais) aí é sinal que algo está mal.
Infelizmente o software original da Vectrix é uma verdadeira roleta russa. A fase CC a 3 amperes é muito bruta para as baterias.
Tanto podes andar anos sem problemas (se não houver nenhuma célula mais fraca) como rebentar com o pack todo por causa de uma só célula que tenha um defeito. E depois o carregador começa a subir a voltagem das 101 células restantes, até que outra célula rebenta, depois nas 100 restantes, e a partir daí é quase impossível não ser uma calamidade.
Eu aconselho que fales com o jmal para instalar o software dele. É mais "fofinho" com o pack na fase CC :D
P.S. Desculpa se te assustei.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Muito obrigado pelas vossas dicas e paciência.
Antes de levar a mota para a reparação não dava conta destes pormenores, agora estou atento a tudo, embora tudo me pareça estranho devido à ignorância na área.
Reparo que aos 19ºC em andamento as ventoinhas disparam, parece-me algo exagerado mas talvez faça isto desde o inicio...
E já agora haverá alguma forma (simples) de no visor da moto saber qual o software e respectiva versão?
Não gosto de ser "chato" mas com Caldas da Rainha aqui tão perto brevemente terei de combinar uma visita com a D.Branca ao jmal.
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por Mumia »

urraisse Escreveu: Não gosto de ser "chato" mas com Caldas da Rainha aqui tão perto brevemente terei de combinar uma visita com a D.Branca ao jmal.
eheheheh se tens garantia... a unica coisa q posso dizer é espera q acabe e depois........ :P

quanto ao resto da minha parte nada a agradecer.. no que poder ajudar (do pouco q sei) ca estou ;) penso que assim cresce este Forum :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por jmal »

urraisse Escreveu:Muito obrigado pelas vossas dicas e paciência.
Antes de levar a mota para a reparação não dava conta destes pormenores, agora estou atento a tudo, embora tudo me pareça estranho devido à ignorância na área.
Reparo que aos 19ºC em andamento as ventoinhas disparam, parece-me algo exagerado mas talvez faça isto desde o inicio...
E já agora haverá alguma forma (simples) de no visor da moto saber qual o software e respectiva versão?
Não gosto de ser "chato" mas com Caldas da Rainha aqui tão perto brevemente terei de combinar uma visita com a D.Branca ao jmal.
De que ventoinhas estás a falar ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Pois a garantia por vezes limita algumas coisas... mas tambem ajuda a poupanca :)
As ventoinhas que falo parecem ser as mesmas que disparam quando se inicia o carregamento... Acho que sao as que estao por cima das baterias.
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


Autor do tópico
urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: D.Branca nas ruas de Pataias.

Mensagem por urraisse »

Viva!
Ora cá estou eu a relatar mais um possível problema na D.Branca: (
Desde a substituição do carregador por 2 vezes a luz da chave amarela surgiu... nada de grave a não ser na ultima vez que verifiquei uma forte chiadeira na mota :S
Curiosamente passou depois de percorrer talvez uns 200mts.
Será mais uma premonição de que algo não estará bem?
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”