Quando esse motor tinha o controlador dentro da roda, quantos fios entravam no motor?
2 fios, + e - ?
Desculpa a pergunta, mas é uma curiosidade minha...
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: terça jul 23, 2013 10:15 pm
por apr
Olá, tinha o +/- da bateria e mais 9 fios:
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: domingo jul 28, 2013 11:49 pm
por apr
Más noticias... Estive a inspeccionar a bicicleta e descbri uma fenda na soldadura justamente no sistema de "dobragem":
Se me sentar em cima da bicicleta e a balançar a fenda abre ligeiramente. o quadro é de aluminio, é possivel refazer esta soldadura? conhecem alguém na zona de Coimbra?
Obrigado
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: segunda jul 29, 2013 8:24 am
por Jorge Rocha
apr Escreveu:
Se me sentar em cima da bicicleta e a balançar a fenda abre ligeiramente. o quadro é de aluminio, é possivel refazer esta soldadura? conhecem alguém na zona de Coimbra?
Obrigado
Aqui em Aveiro conheço sim e é gente boa!
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: segunda jul 29, 2013 8:16 pm
por apr
Jorge Rocha, obrigado! Entretanto recebi também uma referência de uma empresa mesmo ao pé de casa que faz soldaduras em aluminio, vou experimentar aqui. Se porventura não conseguir irei pedir-lhe mais informação.
mais uma vez obrigado.
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: sexta ago 09, 2013 9:34 pm
por labutess
boas,
já resolveste o problema da soldadura?
e
como se tem portado essas baterias
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: domingo ago 11, 2013 1:18 am
por apr
Oi, sim, na semana passada recebi o quadro arranjado. Nem pintei nem nada, montei-a logo para poder evitar o carro no resto da semana...
Por agora ando com a bateria original de 36v, o controlador novo puxa muito mais pelas baterias e tenho que limitar a corrente no cycle analyst para não as esforçar demais. Noto uma diferença muito grande nos pneus de scooter, acabou-se o "achincalhar" normal de uma bicicleta quando se passa por cima dos buracos.
Hoje andei de volta das baterias novas, já recebi os packs todos e o BMS, falta o carregador que deve chegar para a semana. O pack final ficou com 18s 3p, com capacidade total de 13Ah. Estou a tentar montar uma cablagem onde seja fácil desfazer os packs em paralelo para poder monitorizar as células de vez em quando.
Antes de poder passar definitivamente para as novas baterias tenho 2 tarefas criticas que ainda nao resolvi:
- arranjar uma caixa à medida para as baterias
- mandar fazer em aço os "torque arms" que agarram o eixo da roda traseira. Os que eu fiz ha um ano nao servem e ja estão cheios de folga. Os cortes das peças tem que ser feitos por uma maquina para agarrarem o eixo sem folga.
Quando tiver o sistema funcional atualizo com fotos.
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: domingo ago 11, 2013 12:00 pm
por Fidel
E nao sera melhor comprares os torque arms ja feitos? é que em principio os ja feitos devem estar milimetricamente correctos, se fores tu a fazer (pedir que te façam) podem nao ficar assim tao bem feitos.
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: domingo ago 11, 2013 2:23 pm
por apr
Os apoios do eixo no quadro parecem um bocado diferentes, prefiro tentar primeiro uma solução feita à medida. Afinal aqui perto de casa encontrei outro sitio que para alem de soldaduras faz moldes em todo o tipo de metal, para a semana vou sondar preços.
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: domingo ago 11, 2013 11:18 pm
por visitante1
Um dia destes ainda colocas uma solução como a deste inventor, o Tonchev.
Ando a seguir algumas das invenções dele noutro campo e encontrei esta: http://www.youtube.com/watch?v=y8P0qiGP ... 3ASKNLZEog
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: terça ago 20, 2013 12:29 am
por apr
Isso é muito à frente... : )
Estava a rever umas fotos que tinha aqui e aproveito para as colocar no forum, basicamente é a bateria, o carregador e o BMS. Já fiz a primeira tentativa de ligar tudo e acabou em fumo e fios queimados... e imenso tempo perdido. Felizmente as células estão intactas à espera da segunda tentativa. O carregador é brutal, dá 9A, devo conseguir uma carga completa em menos de 2 horas.
A bike com uma possível posição para as baterias. E a bela da soldadura.
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: terça ago 20, 2013 9:46 am
por Fidel
Pois, a mim acontece-me sempre que ligo um BMS, faz sempre fumo... ja me apeteceu reclamar que nao tinha comprado uma maquina de fazer fumo
As baterias ai ficam muito altas, devias baixar o centro gravitico.
Ja agora, que baterias sao essas?
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: terça ago 20, 2013 11:42 pm
por apr
No meu caso nem tinha o bms ligado, estava so a tentar ligar os 3 packs em paralelo com uma cablagem xpto que fiz com Fichas db25 para poder ligar e desligar facilmente... Ardeu tudo tanto trabalhinho destruido em 3 segundos.
As baterias sao umas zippy 9s 4000mAh compact, comprei 4 e configurei-as 2 a 2 em 18s permanente. Juntei 3 das primeiras que comprei de 5000mAh em 18s permanente e fico com 13Ah que deve ser suficiente.
Em relação à posição das baterias, ainda estou em ensaios, esta é a parte mais dificil para mim, já as coloquei atrás, depois no guiador à frente agora está em cima de um suporte por cima do quadro e estou a pensar em experimentar por baixo do quadro... O problema é sempre o mesmo, ainda não faço ideia como arranjar um sistema de encaixe simples para as levar comigo para carregar e que ao mesmo tempo fiquem bem seguras na bicicleta.
Re: O meu VE - ebike FLY-600
Enviado: sexta ago 23, 2013 12:03 am
por apr
Os torque arms já estão feitos e instalados! São feitos em aço e estão aparafusados:
Assim já consegui fazer um video com toda a segurança, embora de noite e sem luzes... : )
Os vídeos tem a velocidade do GPS, mas às vezes atrasa um bocado e perde resolução, logo não dá para ter noção do poder de aceleração e de travagem, o melhor é seguir com atenção o som do motor. Como fiz o video na vertical e a app só aceita filmes na horizontal a info aparece de lado.
A descer dá 50 como queria, logo a seguir travei para testar o regen e regressei pelo mesmo caminho quase sempre a fundo:
Após cerca de 5 cargas completas no meu pack de baterias novas o carregador resolveu morrer. Falei com o fabricante e já vem outro a caminho para o substituir. Agora fiquei com um carregador queimado, o que acham, terá arranjo?
Por cima está impecável, sem sinal de componentes queimados, a àrea queimada, é em 2 transistores(?) grandes agarrados a um dissipador.
O sintoma é... totalmente morto.
De volta aos 36V - 25Km/h, nunca custou tanto como agora...