converter prius para phev


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por marcopns »

Existe outra empresa de conversões em Espinho http://www.dmpzero.com/

Porque consideras apenas 100 000km nos teus cálculos? Não esperas ter o carro mais tempo?


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

marcopns Escreveu:Existe outra empresa de conversões em Espinho http://www.dmpzero.com/

Porque consideras apenas 100 000km nos teus cálculos? Não esperas ter o carro mais tempo?
Normalmente troco de carro antes disso. 100mil apenas porque é conta certa é porque é bastante aproximado com o que pretendo fazer. Mas sim, poderia fazer mais km e os EV's ficariam a ganhar um pouco mais.
Obrigado pelo link.

Vou então procurar informação sobre como converter um carro normal a phev. Se vender o prius que tenho por 12mil só tenho de gastar mais uns trocos a comprar outro mais o kit. Parece-me bem mais ecnomico.
Basta olhar para os exemplos desse site.


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por joseneves »

viva,
O sr.ecologico escreveu: Mesmo comprando um carro novo por 20mil e gastando 10mil para o converter, fica mais barato que um LEAF. prius
No seguinte site espanhol, tem uma empresa de barcelona a oferecer 3.850, na conversão do hibrido para o modo mais electrico..
http://mitoyotaprius.mforos.com/1683865 ... 2011-2012/" onclick="window.open(this.href);return false;

cumprimentos :mrgreen:


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

joseneves Escreveu:viva,
O sr.ecologico escreveu: Mesmo comprando um carro novo por 20mil e gastando 10mil para o converter, fica mais barato que um LEAF. prius
No seguinte site espanhol, tem uma empresa de barcelona a oferecer 3.850, na conversão do hibrido para o modo mais electrico..
http://mitoyotaprius.mforos.com/1683865 ... 2011-2012/" onclick="window.open(this.href);return false;

cumprimentos :mrgreen:
Obrigado. Como já foi dito anteriormente, o preço dos kits varia apenas com a capacidade das baterias. Um prius convertido a PHEV tem mais limitações que um carro normal convertido a EV com um pequeno gerador se necessário.
Isto porque os prius são caros e porque os kits também o são. Esse kit que mostraste não é lá muito bom. Usa o kit Enginer. A velocidade em EV fica limitada a 50km/h, a autonomia deve rondar os 30km no máximo além de que nesse caso as baterias internas apenas ficam a fazer peso, não podem ser usadas. Também deixa de aproveitar a energia da regeneração dos travões. Além disso em modo EV se acelarares muito, o ICE dispara.
Existem outros kits que não têm tantas limitações mas que são muito mais caros.
Pelo preço não é nada mau. Bate os preços da autosil na boa.
De qualquer forma a informação é optima porque pelos vistos é a forma mais barata de converter um prius na peninsula ibérica.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Após esta discussão toda é fácil de perceber que é mais barato converter um carro normal a EV com extensor de autonomia do que converter um prius a phev. Isto porque um prius é um carro caro e porque mesmo com um kit phev tem as suas limitações. Além disso transformar um carro ci a EV permite uma escolha enorme de modelos assim como de preços.
Vou então iniciar a minha pesquisa relativamente a conversões EV com extensor de autonomia pois isso irá satisfazer todas as minhas necessidades de mobilidade assim como de qualquer outra pessoa. Penso que seja esta a solução mais indicada.
Agradecia que pudessem ajudar nem que fosse com uns links afim de esclarecer a minha ignorancia.

Tenho no entanto ainda algumas reservas relativamente ao custo ecnomico devido aos ciclos de baterias e a sua longevidade. Mas pelo que me apercebi não parece ser grande problema pois mesmo que algumas baterias falhem podem-se sempre substituir por outras, e não todas o que seria muito caro.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

srecologico Escreveu: Tenho no entanto ainda algumas reservas relativamente ao custo ecnomico devido aos ciclos de baterias e a sua longevidade. Mas pelo que me apercebi não parece ser grande problema pois mesmo que algumas baterias falhem podem-se sempre substituir por outras, e não todas o que seria muito caro.
Isso é uma ideia menos correta.
As baterias em serie descarregam-se por igual. Desde que os valores minimos e maximos de referencia, nunca sejam ultrapassados, que suas temperaturas sejam iguais entre todas as celulas, sejam fabricadas no mesmo lote, e naturalmente com a mesma capacidade, será o seu envelhecimento muito parecido.

Quando uma celula já não estiver boa, as outras para lá caminham.

Eu por aproximadamente 15K€, compraria um Prius e o colocaria apto para fazer 100 kms em modo totalmente electrico, e durante mais de 1500 recargas. Para mim já chegava!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Jorge Rocha Escreveu:
srecologico Escreveu: Eu por aproximadamente 15K€, compraria um Prius e o colocaria apto para fazer 100 kms em modo totalmente electrico, e durante mais de 1500 recargas. Para mim já chegava!
não te esqueças que um prius não é um EV é um CI com baterias. O prius convertido para phev vai padecer do mesmo (ou até mais) desgaste do que um carro a ci normal. Os custos de manutenção são muito elevados.
Por 15€ k não consegues fazer isso. fica pelo menos a 25k €. e não te esqueças que vais ter sempre um consumo de gasolina quer queiras quer não. tem um consumo de cerca de 1-2L mesmo convertido.
É uma solução cara mas mais barata do que qualquer EV disponivel no mercado.
Daí que eu diga que bem mais vale converter um carro normal a EV. Tem muito mais beneficios, é muito mais barato, tem muito menos manutenção, tens muito mais escolha, pode não ter limite de km se tiver um gerador. Para mim esta solução parece-me ser a ideal, apesar de muito mais complexa.

Agora falta saber se realmenet as baterias aguentam. Infelizmente isto é tudo muito novo e ainda não existem dados concretos. Gostava de saber especialmente qual a duração das baterias do LEAF. Será que alguem já chegou a fazer 200k km com o leaf? e o que acontece quando as baterias chegarem ao fim de vida? e se o veiculo estiver ainda na garantia? ou a garantia tem limite de km?
Só consegui ver resultados reais aqui: http://www.evnut.com/rav_owner_200k.html" onclick="window.open(this.href);return false;
"My odometer rolled through 200,000 miles today, on the way to work.

150,000 of these were done on the original pack and 50,000 are on the replacement pack that was installed two years ago.
The car is performing great. It is a real work horse. I have not been to the dealer, or performed any service on it, since the battery pack was replaced."
cerca de 240k km. Mas são baterias NIMH e não LIFEPO4.
Última edição por srecologico em quarta abr 25, 2012 6:24 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

Cada um tem a sua maneira de ver as coisas, e a minha é diferente da tua!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Jorge Rocha Escreveu:Cada um tem a sua maneira de ver as coisas, e a minha é diferente da tua!
Claro que sim e obrigado pelo teu contributo mas a matematica não muda com a tua opinião. Factos são factos e os custos e os dados são reais e são iguais para todos independentemente da maneira de ver de cada um. E o que estou aqui a tentar fazer é a obter dados reais para poder fazer alguns calculos. Claro que cada um sabe de si. Há também quem compre Amperas e afins, infelizmente o meu orçamento não chega para isso e mesmo que chegasse não iria gastar nunca tanto num carro.
Daí estar á procura de uma solução mais ecnomica. E já agora também uma solução EV que seja adequada a todos os portugueses. Porque quando realmente tiver dados concretos vou poder provar claramente que não existe qualquer beneficio em ter um carro a ci. Eu sei que muitas pessoas negam os factos mas muitas conseguem ser inteligentes o suficiente para mudarem os seus habitos de consumo. E depois será um efeito bola de neve e como haverá cada vez mais necessidade de carregamento as redes vão-se expandir exponencialmente.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por marcopns »

srecologico, não encontraste nenhum kit que permita ao Prius funcionar apenas em modo EV? Será possível forçar o modo EV por exemplo simulando que o motor CI não tem gasolina?


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

marcopns Escreveu:srecologico, não encontraste nenhum kit que permita ao Prius funcionar apenas em modo EV? Será possível forçar o modo EV por exemplo simulando que o motor CI não tem gasolina?
Encontrei sim, já meti vários links atrás. Mas como já disse, um Prius é um carro a ci com baterias. É um caso especial porque com algumas aleterações consegue andar só a EV ao contrário de outros hibridos em que isso é completamente impossivel. Mas esse modo EV do prius é relativo, não funciona sempre, tem as suas limitações. Se houverem acelarações bruscas ou se ultrapassarmos determinadas velocidades ou em outras determinadas condições, o ICE dispara. Daí que haja sempre um consumo. Mas mesmo que esse consumo seja zero mas não deixa de ter outros inconvenientes. O prius é um carro caro. E continua a ter a mesma manutenção de um carro normal.
Tem parcialmente os beneficios dos EV's em termos de ter uma economia de combustivel eventualmente semelhante e não está limitado em autonomia. Mas tem também os maleficios dos 2. Daí que eu diga, converter um carro normal a EV com extensor de autonomia, é bem mais ecnomico e prático do que ter um prius phev.


Mais uma achega relativamente ás baterias. O preço está sempre a descer como sabemos pelo que se alguem converter ou comprar um EV neste momento, não significa que tenha de pagar as substituição das baterias ao preço de hoje. Irá pagar o custo quando elas se esgotarem. Por exemplo, as baterias do prius gen2 custavam 4000€ e quando o prius gen3 saiu esse custo já estava em cerca de 1800€.
Isto faz com que seja solução para muitos mas não para todos. Por exemplo um taxi pode fazer á vontade 200k km num ano. E agora dizem-me ah e tal um EV não tem autonomia suficiente para ser um taxi. Mas pode ter, depende da quantidade de baterias. E se formos a somar o combustivel que um taxi gasta, compensa claramente.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Acho que encontrei outras solução mais ou menos decente. Aqui: http://www.dmpzero.com/BateriasLitio.aspx" onclick="window.open(this.href);return false; as baterias têm garantia de 5 anos. Acho que é bastante perigoso para a empresa fazer este tipo de garantias. Eles sabem lá a utilização que as baterias vão ter. com este claim se eu fizer 500k km num ano e as baterias se estragarem eles têm de cumprir a garantia. De qualquer forma é bom negócio para o consumidor. Pelo menos até 5 anos.


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

http://www.mahle-powertrain.com/MAHLE_P ... r%20Engine" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

uma boa solução


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Lembrei-me agora de repente de uma coisa..... Então os EV têm isenção de ISV... ou seja, se eu importar um, não se paga ISV. só IVA.
Ora, e que tal importar um dos USA visto que o euro está mais alto que o dólar? será que é bom negócio?
Assim de cabeça mesmo com transporte um LEAF deve rondar os 30mil importado...
mas ainda assim é mto caro pra mim e eu quero um phev. fica a ideia.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: converter prius para phev

Mensagem por Master »

Dar 30.000,00 € por um carro é caro para ti e para a grande maioria dos portugueses....
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

A vista aqui da minha janela do trabalho diz que essa maioria não mora cá... Aqui, passam mais carros com valor acima de 30 mil do que abaixo... E não estou num local muito "in". Estou em Campolide, no meio de Lisboa... Mas talvez isto seja demasiado fora do tópico. :geek:
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

aprecio o brainstorming do tópico. se calhar devia era ter outro titulo. Sinceramente Volt, bem todos sabemos que a grande maioria dos carros em portugal não foram comprados acima de 30mil €. muito menos em alturas de crise.
A verdade é que afinal não existe nenhum EV que seja uma verdadeira alternativa para todos. 36mil € por um LEAF? sinceramente. É ridiculo demais. É que se ao menos o valor contemplasse o ISV, mas nem isso. O lucro dos fabricantes são brutais. 36mil direitos para o bolso.

O que eu queria neste tópico era encontrar a solução mais viavel e barata de adquirir ou transformar um carro ci em EV. Isto sem haver limitações de km usando um extensor de autonomia.
Imagine-se que se conseguia isso tudo por cerca de 15mil €. Seria então uma alternativa para quase todos. Seria um excelente exemplo a seguir.
Estou neste momento a inteirar-me do assunto que ainda sou muito maçarico nestas andanças. Ainda por cima pouco ou nada percebo de mecanica.
Tenho muito que ler ainda.


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por vgomes »

O preço de um carro não é o preço de compra mas sim o TCO. Total Cost of Ownership.

Se queremos ter um carro por 8 anos o TCO pode até ser mais baixo se comprarmos um carro mais caro, mas que custe menos a manter. Assim como um carro que desvalorize menos, apesar de ser mais caro, sai mais barato.

30 mil pode ser caro ou pode ser barato.
Se os portugueses têm ou não 30 000 para carros... pessoalmente acho que sim. Um carro médio vendido por qq marca sem ser premium é 22.000. Se o tiverem por 5 anos já vai em 35K só em combustivel. Mas o problema é que só se vêm carros premium!


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

não sei onde voces andam mas não deve ser no mesmo portugal que eu. aquele portugal que tem aquela coisa da troika da crise e do desemprego e afins.
De qualquer forma já demonstrei em topicos anteriores que o EV mais barato disponivel no mercado, o LEAF é mais caro do que imensos carros. E refiro-me a TOC acrescentando o valor dos creditos de carbono.
Além disso o LEAF tem autonomia limitada e nao é solução para muitos. Por isso até teriamos de considerar o Volt que não é mais barato.
Não vou voltar a repetir cálculos. Mas não percebo onde foste buscar 35k em combustivel. 100.000km a 8L/100km com a gasolina a 1,7€ são 13.600€. E ainda há o GPL.

Acho que o óbvio não precisa de se dizer. Mas só existem 3 razões para não termos todos EV's: preço, autonomia, falta de infraestrutura de abastecimento.
Ora, se arranjar uma solução que resolva as primeiras duas, acho que já é muito bom.
Quem é que não comprava um PHEV convertido por 15mil € que não tivesse limitado em autonomia? ainda por cima escolhendo qualquer modelo de carro.
Talvez até nem comprassem tantos numa primeira fase mas a pouco e pouco ia-se chegar aos 100% ou bem perto disso.


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por vgomes »

PHEV convertido por 15mil € ? claro que era bom.
Mas porquê parar nos 15? já que estamos a pedir pede um por 10. :)

os meus 35k eram 22 do carro mais os 2500 euros por ano em combustivel x 5 anos. Isto só em combustivel, sem contar com impostos e manutenções. Não expliquei bem.
Mas o post era mais para veres que se tem que explicar bem as coisas e nao se referir a caro e barato no geral. é tudo subbjectivo.

Sobre a crise ou o dinheiro dos outros, pergunto uma coisa: quais as marcas e os carros mais vendidos MES apos MES nos últimos anos? É a Fiat e a Dacia e a Chevrotlet?
São os puntos e os aveos? Nao são pois não?

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”