Página 4 de 18
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: domingo dez 18, 2011 11:54 pm
por Roger a Jazz
Bem Jorge, estou estupefacto!!! Houve quem conseguisse multiplicar pães e peixes, mas colocar tantas compras num Veiculo tão pequeno e agora esta "catradafada" de baterias, a isso é que se pode chamar um milagre

E como se não bastasse ainda fazes tu as caixas para elas e resolves os problemas todos...!!!
Ler o teu diário de bordo é como assistir a um filme de suspense. As coisas podem parecer que não vão correr nada bem, mas acaba tudo em bem. Espetáculo...
A montagem já está feita? Estou curiosissimo para ver o final do "filme" que aposto qual vai ser

Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: segunda dez 19, 2011 3:04 pm
por Mumia
Jorge Rocha Escreveu:Concordo, é tipico Tuga! Essas criticas constutivas que se têm falado por aqui, fazem todo o sentido, mas em parte eu até os compreendo... Estamos num safe-se quem poder!
Pois mas depois vão acabar na ilusão de que se "safaram" e depois lá vai maus um ou outro fechar... enfim... é a mentalidade do Tuga e pronto... quer tudo de uma vez.. está mais entranhado que sei lá!!
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 10:34 pm
por Jorge Rocha
Roger a Jazz Escreveu:Bem Jorge, estou estupefacto!!! Houve quem conseguisse multiplicar pães e peixes, mas colocar tantas compras num Veiculo tão pequeno e agora esta "catradafada" de baterias, a isso é que se pode chamar um milagre

E como se não bastasse ainda fazes tu as caixas para elas e resolves os problemas todos...!!!
Ler o teu diário de bordo é como assistir a um filme de suspense. As coisas podem parecer que não vão correr nada bem, mas acaba tudo em bem. Espetáculo...
A montagem já está feita? Estou curiosissimo para ver o final do "filme" que aposto qual vai ser

Quem fica estupefacto sou eu!!!
Penso que não é motivo para tanto

Espero que assim seja sempre, as coisas acabarem sempre em bem!
A montagem está quase...


- Do velho, se faz novo! E reaproveitar é o que está a dar :)
- PC190001.JPG (122.36 KiB) Visto 2402 vezes

- Já começo a ver uma luz ao fundo do tunel...
- PC200014.JPG (123.23 KiB) Visto 2402 vezes

- Não esquecer a pré-instalação do BMS... seja ele qual for... que ainda não está definido!
- PC210026.JPG (127.03 KiB) Visto 2402 vezes
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 10:47 pm
por Jorge Rocha
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 11:02 pm
por Jorge Rocha
Agora foi a vez de dar uma espreitadela ao inversor (30 a 60V para 12V)


- Desta vez não havia água, mas havia uns bocados de cartão por lá espalhados... até pensei que algum dos componentes tivesse explodido e ficado a parecer com cartão, mas depoi de muito observar, penso que está tudo direitinho!
Esta foto foi já quando a limpeza já ia a meio.
Também esqueci de tirar fotos como a deixei (estanque com o famoso "cola e veda") :D - PC210056.JPG (140.24 KiB) Visto 2388 vezes
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 11:30 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:Agora foi a vez de dar uma espreitadela ao inversor (30 a 60V para 12V)

PC210056.JPG
Esses vestígios é de uma explosão de um condensador, provavelmente foi reparado e levou novo, mas tenho a certeza que é o que resta da explosão de um condensador, provavelmente um que estava no lugar desse preto que tá na foto.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 11:34 pm
por Jorge Rocha
Não resisti... fiz as ligações, mesmo provisorias, e fui esperimentar, para ver seu comportamento!
Bem!
Fiquei "estupefacto" com o seu arranque... Até parece que perdi uns 50Kg, e penso que foram só uns 10Kg, pela diferença dos materiais!
E a regeneração??? Impecavel!!! Consegue-me abrandar a mota dos 50km/h aos 10km/h em apenas 20 Metros (vou medir isto rigorosamente, amanha)
E a suspensão??? Como eu desafinei a força das molas, por saber que iria reduzir o peso, e fi-lo para o maximo de desafinação (quero dizer, menos força), agora já posso passar por os pisos degradados (que neste país é uma constante) sem que se note tanto!
Está a fazer mais trabalho agora a suspensão! Bom para o conforto!
Para descompensar, e eu já imaginava... perdeu 2 km de velocidade maxima, ficando pelos 50 Km/h (continuo há espera do suplemento, para as ultrapassagens

)
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 11:37 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:Agora foi a vez de dar uma espreitadela ao inversor (30 a 60V para 12V)

PC210056.JPG
Esses vestígios é de uma explosão de um condensador, provavelmente foi reparado e levou novo, mas tenho a certeza que é o que resta da explosão de um condensador, provavelmente um que estava no lugar desse preto que tá na foto.
Obrigado jmal!
Foi o que eu pensei...mas como não vi nada que estivesse mal, andei para a frente... e agora ficou melhor!
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 11:40 pm
por Jorge Rocha
Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:Agora foi a vez de dar uma espreitadela ao inversor (30 a 60V para 12V)

PC210056.JPG
Esses vestígios é de uma explosão de um condensador, provavelmente foi reparado e levou novo, mas tenho a certeza que é o que resta da explosão de um condensador, provavelmente um que estava no lugar desse preto que tá na foto.
Obrigado jmal!
Foi o que eu pensei...mas como não vi nada que estivesse mal, andei para a frente... e agora ficou melhor!
Por acaso até reparei que estava mal dimencionado, visto que era para 50V, quando o aparelho diz que é de 30 a 60V!
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quarta dez 21, 2011 11:48 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:
Esses vestígios é de uma explosão de um condensador, provavelmente foi reparado e levou novo, mas tenho a certeza que é o que resta da explosão de um condensador, provavelmente um que estava no lugar desse preto que tá na foto.
Obrigado jmal!
Foi o que eu pensei...mas como não vi nada que estivesse mal, andei para a frente... e agora ficou melhor!
Por acaso até reparei que estava mal dimencionado, visto que era para 50V, quando o aparelho diz que é de 30 a 60V!
Então vai acontecer o mesmo, se tiveres possibilidade muda-o para a mesma capacidade mas de 63v ou 75v, é um pouco maior em tamanho, mas penso que cabe no lugar, não te esqueças que estes condensadores electrolíticos têm polaridade.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quinta dez 22, 2011 9:33 am
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:
Então vai acontecer o mesmo, se tiveres possibilidade muda-o para a mesma capacidade mas de 63v ou 75v, é um pouco maior em tamanho, mas penso que cabe no lugar, não te esqueças que estes condensadores electrolíticos têm polaridade.
Sim, polaridades, sempre!
(Uma pequenina correcção

)
Deveria substituir por um com a mesma capacidade,
proporcionalmente!
Por exemplo se era de 20uf a 50V devo passar para um de 40uf a 100V, ou qualquer coisa do género...
Mas vou deixar como está... pelo menos por agora!
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quinta dez 22, 2011 9:19 pm
por Jorge Rocha
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quinta dez 22, 2011 11:26 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu:
Então vai acontecer o mesmo, se tiveres possibilidade muda-o para a mesma capacidade mas de 63v ou 75v, é um pouco maior em tamanho, mas penso que cabe no lugar, não te esqueças que estes condensadores electrolíticos têm polaridade.
Sim, polaridades, sempre!
(Uma pequenina correcção

)
Deveria substituir por um com a mesma capacidade,
proporcionalmente!
Por exemplo se era de 20uf a 50V devo passar para um de 40uf a 100V, ou qualquer coisa do género...
Mas vou deixar como está... pelo menos por agora!
Não, se era de 20 uf e 50 v, deves passar para 20uf 63v ou 20uf de 75v.
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: sexta dez 23, 2011 12:47 am
por hp78
Muito bom.
a ver tantas baterias até parece magia conseguires colocar todas.
Parabéns e continua...
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: sexta dez 23, 2011 1:07 pm
por Jorge Rocha
hp78 Escreveu:Muito bom.
a ver tantas baterias até parece magia conseguires colocar todas.
Parabéns e continua...
Magia é tudo o que nos motiva

Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quinta dez 29, 2011 3:16 am
por Jorge Rocha
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: quinta dez 29, 2011 3:40 am
por Jorge Rocha

- Disjuntor de 32A 4,5KA (o que é nacional é bom :)
Parerce-me um pouco à justa para a potencia do motor, mas "ver vamos"... - PC250062.JPG (141.87 KiB) Visto 2153 vezes

- O nosso amigo controlador aquatico, desta vez com tejadilho panoramico em policarbonato transparente (assim não há surpresas :) e vedado com o famoso "cola e veda" translúcido.
- PC290115.JPG (118.8 KiB) Visto 2153 vezes

- Um reforço às uniões entre as partes mais vulneraveis... (onde já tinha um engate estalado)
- PC230057.JPG (139.57 KiB) Visto 2153 vezes
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: domingo jan 08, 2012 2:19 pm
por Jorge Rocha
Olá mais uma vez, a primeira do ano...
Um bom ano para todos, com muitos e bons kms realizados sem problemas!
Acompanhado por mais 650 kms percorridos com lítio, entre os quais 120 kms com uma regarga apenas,
tenho andado em pequenos ensaios com os meus novos ajudantes de medições, o "PowerLog 6S"!

- P1080016.JPG (139.77 KiB) Visto 2037 vezes

- P1080020.JPG (122.29 KiB) Visto 2037 vezes
E o "Grilo" 1S-8S Buzzer Alarm Battery tester low voltage tester

- P1080030.JPG (139.66 KiB) Visto 2037 vezes
Estou ainda a digerir tanta informação nova... e que está a ser muito fixe!

Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: segunda jan 09, 2012 1:11 am
por Jorge Rocha
Com estes acessorios vou constuir o meu proprio BMS, mesmo sem fazer repartição das cargas, será um bom protector das baterias.
E se for detectado que algum dos conjuntos de 4 celulas esteja com capacidades muito inferiores ou muito superiores, é simples, faço uma troca de algumas dos inferiores para os dos superiores, tentando equilibra-las!
Com isto, tenho um BMS por pouco mais de 50€, com algumas particularidades, e programavel a meu gosto! (o trabalho é o meu passa-tempo)
Re: Flash 2000 40Ah Gel
Enviado: segunda jan 09, 2012 1:17 am
por Jorge Rocha
Ficam alguns dos valores que eu tenho guardados mediante determinadas viagens.
Os 79,215 Ah fornecidos pelas baterias de 80 Ah foi o suficiente para fazer 120,57 Kms à média de 38,3 Km/h,
neste dia frio que não deixou a temperatura do controlador (T1) ultrapassar dos 24,0 graus C.
As tensões em vazio depois dos 120,57 Kms, logo de seguida as mínimas, e por ultimo as máximas.