Open ReVolt
Talvez ajude em alguma coisa.
Boa sorte no vosso projecto!

Também têm como fazer uma BMS.
[A extensão xlsx foi desativada e não pode ser exibida.]
[A extensão xlsx foi desativada e não pode ser exibida.]
Aqui está um boa explicaçãocteixeira Escreveu:Bem eu não conhecia bem esse termo técnico de snubers... estive a ver a definição aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Snubber
e pelo não é bem o que querias, pelo menos pela primeira definição... depois aparece a definição de snuber diode... este já faz o que tu queres para este efeito, embora eles lá apontem que pode não ser o ideal... devido a colar os relés... mas para este tipo de aplicação não há problema, pois não tens relés, mas sim mosfets, por isso sem problema.
Na dita aplicação o que queres não é amenizzar quebras de tensão (primeira explicação do snuber) mas sim, poderes deixar a corrente armazenada na bobine do motor poder circular e poder dares-lhe um caminho de escoamento, se não lhe deres este caminho... o mosfet vai ver algo muito esquesito entre o dreno e source (uma elevação brusca da tensão com correntes reversas, impostas pela bobine) e pode mesmo queimar, o que irá certamente acontecer neste tipo de aplicações com alguma potência e picos de corrente jeitosos.
Mesmo esses mosfets tenham esses diodos internos, e se vês que esses não têm capacidade de aguentar a corrente que anda no motor (ainda tenho que confirmar estes valores na datasheet dele), convém (eu pelo menos gosto) de aplicar diodos externos e têm que ser diodos rápidos , schottky , para que eles tenham tempo de actuar antes que o mosfet sinta a elevação de tensão e corrente. Assim consegues ter controlo sobre cada uma das funções que queres, ou seja,
Mosfet - Switch de controlo do motor, cumprindo as tensões e corrente de trabalho em PWM ou em continuo.
Diodo Schottky - que irá proteger o Mosfet quando ele desliga (na comutação PWM), e deixar que a corrente da bobine dê cabo de algo.
Isto pode ser explicado de vários pontos de vista. A bobina só quer saber da corrente. Durante esse tal periodo de descarga, ela só "gera" a tensão necessária para que circule a corrente que lhe interessa. Isto quer dizer que ela vai gerar uma tensão que permite fazer circular a corrente tendo em conta a resistência eléctrica que existe ou que ela "vê" entre os seus 2 terminais. Se o caminho com menos resistência for um díodo, ela só precisa de fazer a tensão subir até que o díodo conduza (ex.: para 1A num 1N4007 seria uns 0.95V). Se não houver um díodo então a tensão sobe mais, e é aí que um MOSFET pode entrar em avalanche quando a tensão gerada pela bobina atinge o valor necessário. Neste caso, o MOSFET "cedeu" perante a tensão, e a bobina fica contente com a passagem da corrente e fica-se por essa tensão.ivitro Escreveu:Ora bem, a bobine a descarregar a corrente vai apresentar aos seus terminais picos de tensão que ultrapassa BVdss, e então entra em avalanche, certo?
ou como está ali o diodo, só tenho que contar com as perdas do mesmo e este cenário não acontece? é que pelas contas que fiz, isto liberta imensa energia e nem de perto nem de longe este mosfets servem para a aplicação.
Sim, os drenos ficam todos ligados, a não ser talvez se for um dissipador daqueles com uma camada preta por cima do aluminio ("anodizado", acho eu).ivitro Escreveu:Tenho aqui dois belos dissipadores (grandes like a BOSS), a parte dos mosfet onde dissipa mais calor é também o dreno, ora se meter massa térmica e ligar tudo ao mesmo dissipador, entra tudo em curto circuito?
Os 6 passos é em relação à sequência de comutação tipo um motor passo. A questão é que não sei se o diodo dá conta do recadocteixeira Escreveu:Não percebi a parte do 6 passo.
Mas a parte de efeitos de avalanche e perdas de comutação, interessa-te de momento para dimensionares o dissipador? Ou estás com receio do diodo entrar em condução na altura de abertura dos Mosfets?
Quanto às perdas é exactamente o que referes... perdas na condução (resistência do Mos quando conduz ) perdas na comutação + perdas no diodo.
Tenho que ver se encontro o cardapio dos ensaios que fiz durante o curso. Tem umas formulas porreiras.
O desenho parece interessante. Penso que até o sentido de circulação do ar está bem feito.
Bom mesmo.