Motores e veículos que podem consumir OVD

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

vw-passat-1,9 tdi pd/2001-05/avf/4cyl./1896ccm/96kw/130,56ps/bhp/4000min-1/bosch/ui/

o ui depois do nome da bomba indica uma unidade injectora, ou injector bomba. são grandes máquinas, mas com algumas dificuldades no ov a frio. para já é melhor manter o ov10 mas podes sempre ir procurar nas bases de dados quem tem um carro desses e quais as percentagens que usa.

Avatar do Utilizador

jscavalh
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sábado mar 24, 2007 1:09 pm
Localização: Algures no mar

Re: Motores e veículos que podem consumir OVD

Mensagem por jscavalh »

ò jossef, actualiza lá esta lista para eu não ficar com problemas de conciência

nissan terrano i
Frita frita Terrano I

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

já mora lá
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


mr lucky
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta jun 13, 2007 5:21 pm
Localização: Porto

ov no opel monterey

Mensagem por mr lucky »

amigos oleosos
nao entendo nada de mecanica mas sei que o meu monterey tem muita sede. descobri hoje este forum e já aprendi muito, obrigado, só me resta saber se no meu monterey 3.1 de 1994 posso começar a utilizar ov como indicam.
prometo fornecer informação do que for acontecendo com a minha ave rara.
fritos forever

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

è um bom carro para ovd
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

trooper-3,1 d turbo/1992-98/4jg2tc/4cyl./3059ccm/84kw/114,24ps/bhp/3600min-1/kiki/rp

será este motor?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


mr lucky
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta jun 13, 2007 5:21 pm
Localização: Porto

Mensagem por mr lucky »

o meu mecanico esteve a ver no autodata e disse-me que a bomba é bosh

vou amanha colocar o 1º litro de ov no monterey, seguindo o conselho de iniciação ao ov. pf digam-me se estou certo, fui ao modelo comprei um litro do oleo alimentar + barato (0,67€) viro-o para o deposito de combustivel e acrescento 20 litros de diesel. é só isto ? o diesel pode ser do normal ou tem que ser o xpto ? é indiferente colocar primeiro o ov ou diesel ? prometo registar o momento com fotos, confesso que estou com algum receio, desculpem estar a ser aborrecido com tantas duvidas.

saúde.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

mr lucky Escreveu:o meu mecanico esteve a ver no autodata e disse-me que a bomba é bosh

vou amanha colocar o 1º litro de ov no monterey, seguindo o conselho de iniciação ao ov. pf digam-me se estou certo, fui ao modelo comprei um litro do oleo alimentar + barato (0,67€) viro-o para o deposito de combustivel e acrescento 20 litros de diesel. é só isto ? o diesel pode ser do normal ou tem que ser o xpto ? é indiferente colocar primeiro o ov ou diesel ? prometo registar o momento com fotos, confesso que estou com algum receio, desculpem estar a ser aborrecido com tantas duvidas.

saúde.
primeiro gasóleo e depois ov
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


jmgs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo mar 04, 2007 9:34 pm

Mensagem por jmgs »

boas,
já agora gostaria de fazer a pergunta habitual para um nissan patrol 2.8d de 1990 com 90 cv que segundo o manual tem uma bi bosch np-ve6/9f2500rnp59 e se á inconveniente na utilização de ov em carros que estão algum tempo parados, no caso do meu tem semanas em que não anda.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

deve ser este:
nissan-patrol-2,8 d/1989-94/rd28/6cyl./2826ccm/66kw/89,76ps/bhp/4600min-1/bosch kiki/rp/

bi bosch kiki rotativa, compatível com ov.

segundo esta tabela:
http://i74.photobucket.com/albums/i256/ ... doov2c.jpg

inverno ov25, verão ov40(50).

com estas misturas não deve haver problema quando o carro está parado muito tempo
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


jmgs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo mar 04, 2007 9:34 pm

Mensagem por jmgs »

obrigado


mr lucky
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta jun 13, 2007 5:21 pm
Localização: Porto

Mensagem por mr lucky »

ora viva

já fiz dois abastecimentos com 20l diesel + 1l ov até aqui tudo ok não noto nenhuma irregularidade.
...só a cara de tanso do resto do pessoal que está abastecer quando saco de garrafa de oleo.
o meu monterey está a ficar como eu vegetariano!

Avatar do Utilizador

jony cage
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jun 20, 2007 11:07 pm
Localização: lisboa/ porto

partilha de dados

Mensagem por jony cage »

boas carissimos.
posso dizer por experiencia propria que não é necessário misturas. qualquer carro a gásoleo pode andar só com oleo vegetal desde que tenha um kit para aquecimento do oleo vegetal e uma bomba injectora da boch.
eu tenho um opel mega com um v6 e uso oleo vegetal directamente depois de aquecido pelo kit e arranco semprea disel o suficiente para aquecer o permutador. e para desligar o carro 2 mintos antes mudo para disel para limpar as cameras
o oleo é necessário ser aquecido se não com o tempo parte cabeça da bomba injectora, mesmo sendo da boch.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá jony cage
descreve lá o teu kit e a instalação para partilha de experiências s.f.f.

Avatar do Utilizador

jony cage
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jun 20, 2007 11:07 pm
Localização: lisboa/ porto

kit

Mensagem por jony cage »

boas manuelcar.
o meu kit não é nada de mais comparado com os vossos porque a função é a mesma. simplemente o que fiz é de modo mais artesanal porque quando comecei a ouvi falar disto do oleo vegetal parceu-me tanga. e como tal não quiz gastar muito dinheiro porque podia não ser verdade.
o sistema é na mesma o que muitos utilizam ter 2 tanques de combustivel.
as diferenas é no aquecimento. tenho uma serpentina metalica de 8 mm em volta do colector de escape e depois vai a 2 radiadores juntos de solfagem que soldei de modo a ficar com um só. e tenho 2 vavulas para retorno de combustivel e uma bomba de puxar o combustivel.
funcionamento tenho as vavulas para sempre prontas para arrancar a disel o motor e o escape demoram cerca de 3 minutos a aquecer aqui que esta quente ao fim de 3 minutos. mudo a valvula para oleo vegetal. ele passa pela serpentina que esta volta do colector de escape e pelo radiador duplo. fica quente e vai á bomba injectora.
3 minutos antes de desligar o carro mudo para disel para limpar as cameras. desta maneira no dia a seguir nunca tenho problemas de o carro custar a pegar. e não tenho tido problemas quer de inverno ou verão. um sistema igual ao meu tem também um mecanico do algarve num mercedes.

Avatar do Utilizador

jony cage
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jun 20, 2007 11:07 pm
Localização: lisboa/ porto

filtragem de oleo vegetal

Mensagem por jony cage »

pedia ajuda para arranjar uma bombita de puxar oleo portátil daquelas que se dá para ligar a batria do carro. não encontrei nenhuma até agora.
se souberem onde posso arranjar uma digam s.f.f. a loja do chines ao pe da minha casa deixou de vender esse tipo de equipamento. diz que não tinha quase saida.

um abraço


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ok, já entendi. e qual a temperatura a que o ov entra na bomba de injecção?

Avatar do Utilizador

LUIS MARTINS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jun 19, 2007 5:29 pm

Re: filtragem de oleo vegetal

Mensagem por LUIS MARTINS »

[no site da biocar está um exemplo simples e barato a 12v logicamente . vê se dá!
um abraço


HelderFlor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta mai 18, 2007 2:30 pm

Seat Ibiza SDI

Mensagem por HelderFlor »

boas, já estive pelo forum a pesquisar e estava tentado a começar a enfiar oleo para dentro do depósito mas não consegui encontrar em lado nenhum referência ao meu carro (ibiza sdi 1.9). pelo que percebi, em qualquer carro, para começar, sem grandes ciências, kits e coisas técnicas, basta adicionar 10% de ov mais 2% de gasolina, certo? independentemente da altura do ano? eram estas dúvidas para já... para começar a entusiasmar-me... mais uns tempinhos e estou a enfiar os kits todos e mais alguns... obrigado.


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Mensagem por Biod »

não podem disponibilizar o site de onde tiram essas informações?

o ideal ate era fazer um documento excel para consulta

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”