Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por marcopns »

rjsc Escreveu: infelizmente não vai "por abaixo" a vectrix, pois se não estou enganado a amper também vai ficar pelos 4kw, certo?
o que faz dela um ciclomotor, logo adeus a25, que preciso de lá passar regularmente
mas como passa os 45kmh deixa de ser ciclomotor e passa a motociclo...legalmente um ciclomotor nao pode passar os 45kmh.
penso que tens 2 opçoes. compras limitada a 45kmh podes regista-la como ciclomotor, o que é bom para quem nao tem carta de motociclo, se comprares sem limites deves regista-la como motociclo pois esta maquina chega aos 80kmh.

penso que é uma forte concorrente da vetrix, metade do preço, baterias litio lifepo4...
http://www.vehiculosconingenio.com/inde ... ductos=360

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

njay Escreveu:já agora um detalhe de que tive conhecimento recentemente.

normalmente é apenas referido que quem tem carta categoria b tirada antes de 1998 pode por lei conduzir ciclomotores (motas de cc inferior a 50). no entanto, a lei "completa" diz que é quem tirou a carta até 30/03/1998 (nº1 art.17 d.l. 44/2005 de 23/2). eu que sempre pensei que estivesse fora da "benesse" por ter tirado a carta em 1998, fiquei a saber que afinal estou habilitado
a minha é de 5/98 mas tenho a licença de ciclomotor obtida na camara municipal.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

marcopns Escreveu:
rjsc Escreveu: infelizmente não vai "por abaixo" a vectrix, pois se não estou enganado a amper também vai ficar pelos 4kw, certo?
o que faz dela um ciclomotor, logo adeus a25, que preciso de lá passar regularmente
mas como passa os 45kmh deixa de ser ciclomotor e passa a motociclo...legalmente um ciclomotor nao pode passar os 45kmh.
penso que tens 2 opçoes. compras limitada a 45kmh podes regista-la como ciclomotor, o que é bom para quem nao tem carta de motociclo, se comprares sem limites deves regista-la como motociclo pois esta maquina chega aos 80kmh.

penso que é uma forte concorrente da vetrix, metade do preço, baterias litio lifepo4...
http://www.vehiculosconingenio.com/inde ... ductos=360
não faltam aí "motoretas" (sachs, famels, zundapps) de 50 cm^3 registadas como ciclomotores e que passam os 45 km/h.
há algumas dessas ci que dão os 80 km/h também e no entanto andam por aí com elas com licença de ciclomotor sem problema nenhum, e são registadas como ciclomotores.

eles só olham à cilindrada nas ci e nas electricas só vão olhar à potência.
4kw espetam-te como ciclomotor de certeza.

não é por nada mas eu tenho a certeza que um motor do tamanho do da voltio poderia facilmente ser de 6 kw, já pra não falar de mais.

talvez seja 4kw para tentarem vender mais ao pessoal com licenças de ciclomotor, mas eu que perdem mais vendas do que se fosse um motociclo com 6kw.

a meu ver ninguém ia deixar de comprar a moto por causa de ir tirar a carta.
mas com certeza já deixam de comprar por não poderem circular nas vias rápidas e scuts com ela, ou no caso do pessoal de lisboa, não poderem atravessar as pontes com ela.

eu o ano passado estive de férias em lisboa e aluguei uma scooter 125cc.
se só houvessem de 50cc não alugava com toda a certeza, pois não podia passar na 25 de abril nem sequer andar pla crel.
já agora podia haver alguém que alugasse uma vextrix ou alguma bereco motocilco por lá!

a preços do verão passado esturrei mais de 25€ de gasolina em 3 dias. nem queria imaginar se tivesse sido este ano!!!

assim pude visitar o cristo rei e deslocar-me para sintra e ao parque das nações muito mais facilmente.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

artigo 107.º do codigo da estrada

motociclos, ciclomotores e quadriciclos
1 motociclo é o veículo dotado de duas ou três rodas, com motor de propulsão
com cilindrada superior a 50 cm3, ou que, por construção, exceda em patamar
a velocidade de 45 km/h.

2 ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas equipado com um motor
de cilindrada não superior a 50 cm3, se se tratar de um motor de combustão
interna e com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, que não
exceda 45 km/h.
esta na lei apesar de nao ser cumprida, nao conheço nenhum ciclomotor que venha com a tal limitaçao de 45kmh. mas é simples... se passa os 45kmh é motociclo

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

caros,

a voltio e cable têm homologação de motociclo, o motor é sim de menor potencia que 4kw, mas dão mais de 45km/h.

portanto podem circular nas vias reservadas a veículos automóveis.

eduardo
ecomotores.com

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois é pessoal, já cá estou de volta a menina ficou guardada carregada e quando peguei na mesma mantinha a carga que deixei!

já leva 1500km, utilizo a na deslocação para o trabalho e para as compras, menos agora devido a mala ter ido para o galheta, no entanto tem uso mais que perfeito com ela!

problemas, ontem a noite a buzina voltou a fazer das suas! deixa de funcionar e quando pressiono no botão dá um ligeiro toque mas nada audível! vou ver o que consigo fazer da mesma pois a buzina é tão importante como quase tudo naquela mota mas mais um pouco pois não me vou por aos gritos!

de resto nada a apontar...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

bem vindo de volta para animar o fórum e este looongo tópico.

buzina? lembrei-me de uma excelente, faz uns anos conheci um tipo que colocou na sua bicicleta uma buzina a ar, como as que levam para os jogos de bola, haviam de ver o efeito que faz! bem audível!

uma boa ideia para a pequena bereco, assim quando a estiverem a apertar no transito dão logo pela sua presença

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

não resisto a vir também buzinar!

eu conheci um que no seu pópó novo instalou uma buzina de bicicleta, daquelas antigas, que funcionava apertando a pera de borracha.

era uma risada vê-lo passar e a apitar, tipo bicicleta de padeiro, ou similar.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

nem mesmo a proposito, querem mesmo ser ouvidos? vejam bem, podem sempre instalar uma bereco-radio...

Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

já tinha pensado nisso, mas com o telemovel a tocar é melhor e assim é mais fácil e economico já que não gasta bateria da bereco, alias gostei mais da ideia do joaquim de lisboa já que ajudava mais...
Mapa dos pontos de carga

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm

Mensagem por pulka »

alguém me pode esclarecer numa dúvida?

moro em lisboa e frequentemente ando com um pendura. nos caminhos que efectuo diariamente existem umas 3 subidas bastante íngremes (ex: do cais do sodre para o bairro alto). como se comporta a mota numa subida dessas com um pendura?

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

boas, com pendura já experimentei os cabos de avila, não sei se conheces e torna se muito difícil sem carregar no botão do booster pois não passava dos 25km/h ao que com esse pequeno botão passei para os 35km/h o que foi muito mais simpático...

se quiseres dar uma voltita passa pelo colombo! pagas um café e ficamos conversados e ainda fico a ganhar!
Mapa dos pontos de carga

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE

Mensagem por pulka »

bem, os cabos de avila são uma boa referencia, mas acho que as minhas ainda são mais íngremes. a velocidade para mim não é um problema. 25km parece-me bastante aceitavel para uma subida dessas

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE

Mensagem por pulka »

obrigado pelo convite, mas ainda tenho de aprender a andar de mota

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pulka Escreveu:obrigado pelo convite, mas ainda tenho de aprender a andar de mota

ui isso é o principal, mas sabes andar de bicicleta? se sim é igual simplesmente cansas te menos!

torna se agradável e se aprenderes a conduzir com uma eléctrica e se conduzires uma a ci, vais notar uma diferença enorme!

vais tirar carta de mota ou só licença?
Mapa dos pontos de carga

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE

Mensagem por pulka »

sim, bicicleta desde puto.

tenho carta de ligeiros anterior a 98, logo não preciso de nada

ainda estou indeciso entre comprar uma scooter normal ou uma electrica. é o dobro do investimento e em média ando apenas 10 km/dia. em lisboa, pode-se atravessar a cidade inteira que mesmo assim não se faz mais de 8km.
outro problema pode ser o carregamento de bateria. apesar de ter uma loja num r/c, dá um bocado mau aspecto meter a mota lá dentro. moro num 1º andar e parece que estou a imaginar-me com uma extensão vinda de minha casa

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pulka Escreveu:sim, bicicleta desde puto.

tenho carta de ligeiros anterior a 98, logo não preciso de nada

ainda estou indeciso entre comprar uma scooter normal ou uma electrica. é o dobro do investimento e em média ando apenas 10 km/dia. em lisboa, pode-se atravessar a cidade inteira que mesmo assim não se faz mais de 8km.
outro problema pode ser o carregamento de bateria. apesar de ter uma loja num r/c, dá um bocado mau aspecto meter a mota lá dentro. moro num 1º andar e parece que estou a imaginar-me com uma extensão vinda de minha casa

faz bem as contas, além de ajudares a tua carteira ao inicio custa um pouco mais depois é uma questão de km's para a utilização citadina admito que é a melhor, se queres te alongar, existe melhor, mas cada cabeça sua sentença... no entanto no meu caso conto ter a dita paga ao fim de 1 ano de utilização!

quanto a carregares tens de equacionares bem todas as hipóteses, no trabalho não é possível através de uma extensão? na tua casa na loja não é possível estacionares perto da mesma e uma extensão resolver o caso?

verifica todas as hipóteses pois a dita do 1º andar não é uma opção muito viável pois chama muito a atenção e as vezes só pela maldade!
Mapa dos pontos de carga

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE

Mensagem por pulka »

acabei de falar com uma pessoa que está a vender uma evader 100gt em 2.ª mão. ele confirma os meus receios de que a mota não se aguenta numa subida com um pendura.
no entanto, falei com um representante da ecoglady que me garante que o modelo racer cumpre nessas subidas e nessas condições. será que me está a vender gato por lebre?

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pulka Escreveu:acabei de falar com uma pessoa que está a vender uma evader 100gt em 2.ª mão. ele confirma os meus receios de que a mota não se aguenta numa subida com um pendura.
no entanto, falei com um representante da ecoglady que me garante que o modelo racer cumpre nessas subidas e nessas condições. será que me está a vender gato por lebre?

tiras a verdade com um test drive!

fácil, pois quanto maior potência tiver o motor melhor aguenta... mas isso agora é contigo!
Mapa dos pontos de carga

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

são modelos com capacidades e preços diferentes, como se percebe pelas características de cada uma. não é uma comparação justa, para isso terias de comparar com a ecoglady de 1500w.

já andei na ev100gt, apenas experimentei uma subida curta, e apenas comigo em cima subia sem problema, mas tens de ter consciência que as performances vão depender do peso que carrega

ainda não andei numa ecoglady, mas suponho que não deve diferir muito da bereco, ou seja, a maior potência da-lhe melhor capacidade para subir com mais desenvoltura.

a qualidade dos produtos que compras está directamente relacionada com o que estás disposto a investir, e do que esperas obter.

a ev100gt tem menos xispa mas é mais acessível no preço, a racer tem mais "power" mas o preço também sobe

tal como o serges referiu, também recomendo um test-drive em cada uma, nas condições que vais precisar de enfrentar, e assim logo esclareces as duvidas, e depois vens aqui comentar

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”