Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por fyntas »

boas a todos
eu como instalador a nível de prazos de instalação só posso dizer que é muito relativo, uma equipa de 2 instaladores consegue instalar um termossifão num dia, para instalar 2 kit´s teriam de existir condições óptimas de instalação e de proximidade entre obras.
obviamente que se existirem 2 equipas conseguem fazer 2 instalações por dia
um dos problemas do protocolo é aquele vendedor que angaria obras e depois entrega de sub empreitada as instalações e posso-lhes dizer que aconteceu muito. obviamente que a maior parte destas instalções são feitas a martelo devido ás margens de lucro e muitas vezes devido ao conhecimento sobre a matéria.
já fiz instalações com dificuldade média de instalação em 5 horas mas nunca 2 instalações completas, possivelmente se tivesse executado a obra doutra forma com menos atenção aos pormenores de acabamentos (por ex. tubagens por cima dos telhados duma ponta á outra que é completamente ridículo e muito usado pela maior parte dos instaladores) dá para poupar 1 horinha de trabalho em vez de passar debaixo da telha ou procurar outra solução
como eu costumo dizer cada caso é um caso e não há dois iguais

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

boas! alexjp4

quero agradecer o seu testemunho, sendo assim já começo a ficar um pouco preocupado, apercebi-me aqui no fórum de algumas reclamações, mas posteriormente essas situações foram corrigidas, pelo que formei uma visão positiva da norquente...!

o "fyntas" afirmou:
"um dos problemas do protocolo é aquele vendedor que angaria obras e depois entrega de sub empreitada as instalações e posso-lhes dizer que aconteceu muito. obviamente que a maior parte destas instalções são feitas a martelo devido ás margens de lucro e muitas vezes devido ao conhecimento sobre a matéria."
isto é deveras muito preocupante, é uma denuncia à má qualidade e formação de alguns instaladores, a ser verdade, temos então muitas instalações "feitas a martelo" portanto venham lá as tais auditorias e os seu resultados????

por enquanto não tenho outro remédio se não esperar, para ver... depois !!??...falaremos!

até

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

paulol Escreveu:boas! alexjp4

quero agradecer o seu testemunho, sendo assim já começo a ficar um pouco preocupado, apercebi-me aqui no fórum de algumas reclamações, mas posteriormente essas situações foram corrigidas, pelo que formei uma visão positiva da norquente...!

o "fyntas" afirmou:
"um dos problemas do protocolo é aquele vendedor que angaria obras e depois entrega de sub empreitada as instalações e posso-lhes dizer que aconteceu muito. obviamente que a maior parte destas instalções são feitas a martelo devido ás margens de lucro e muitas vezes devido ao conhecimento sobre a matéria."
isto é deveras muito preocupante, é uma denuncia à má qualidade e formação de alguns instaladores, a ser verdade, temos então muitas instalações "feitas a martelo" portanto venham lá as tais auditorias e os seu resultados????

por enquanto não tenho outro remédio se não esperar, para ver... depois !!??...falaremos!

até
boas

tambem já li no forum que houve um instalador que disse que não podia fazer a estrutura para um painel porque ia haver auditorias e o que estava nesse contrato era que o telhado era inclinado, mas acho que isso é treta, inclusivamente eu já instalei paineis fotovoltaicos e a unica coisa que o fiscal da certiel fez foi tirar uma fotografia aos paineis e ver se saía agua quente nas torneiras , mas se tivesse o termoacomulador ligado e os paineis desligados o efeito era o mesmo, por isso auditorias????, infelizmente penso que nunca irão existirmas já agora onde é que ouviste que ía haver auditorias aos trabalhos de instalação dos paineis? tambem foi aqui no forum ou foi em outro lado?

boa sorte!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas, mais uma vez alexjp4

as ditas auditorias, foram abordadas aqui no forum e foi assim que tomei conhecimento.
quanto ao "o fiscal da certiel" não seria já uma auditoria interna da certiel?...mas não deverá apenas ver se o sistema "fabrica" água quente ou não, há muitos e muitos pontos no sistema a verificar se estão em conformidade, embora estes sistemas solares até sejam simples.

agora, a existirem, as auditorias devem ser feitas por uma entidade externa a este protocolo e devidamente credenciada e certificada para o efeito, penso de que...

até

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

paulol Escreveu:boas, mais uma vez alexjp4

as ditas auditorias, foram abordadas aqui no forum e foi assim que tomei conhecimento.
quanto ao "o fiscal da certiel" não seria já uma auditoria interna da certiel?...mas não deverá apenas ver se o sistema "fabrica" água quente ou não, há muitos e muitos pontos no sistema a verificar se estão em conformidade, embora estes sistemas solares até sejam simples.

agora, a existirem, as auditorias devem ser feitas por uma entidade externa a este protocolo e devidamente credenciada e certificada para o efeito, penso de que...

até
boas

como tinha dito anteriormente tambem foi aqui no forum que li na possibilidade de haver as ditas auditorias, mas não acredito que as haja.
o fiscal da certiel foi só para confirmar que o sistema de aqs estava ligado por causa da microgeração o exigir agora se está em condições ou não para ele não interessa o que a lei obriga é que haja 2m2 de paineis de aqs, agora se estão devidamente orientados e instalados não obriga.
insto não tem nada a haver com auditorias internas da certiel.

diasarmando
Membro
Membro
Registado: domingo jan 10, 2010 9:50 pm

Mensagem por diasarmando »

paulol Escreveu:boas! camart

obrigado pelo seu alerta.

na verdade, tenho aproveitado todo este tempo de espera para me inteirar desta e outras questões sobre a montagem dos ts.
foram postados aqui no fórum, no ano passado, alguns relatos de situações de reclamação por serviço mal prestado na montagem, que incidiram nos instaladores designados pela norquente. estas situações foram mais tarde corrigidas pelo pessoal da marca e de forma satisfatória para o cliente, conforme os testemunhos relatos.
espero sinceramente e atendendo que é o próprio pessoal da norquente a fazer a instalação que não venham a surgir situações de desagrado da minha parte, pois bem ou mal instalado, tenciono postar aqui o trabalho que realizarem.
sobre o assunto do isolamento, existe o dec.lei 79/2006 no anexo iii, regulamenta a espessura do isolamento a aplicar em função dos diâmetros das tubagens aplicada, para estas instalações define para o interior 20mm e no exterior é adicionado 10mm (30mm). sobre a protecção uv no exterior, penso que é uma questão de bom senso e brio profissional.

vou dando noticias... até

cuidado que a norquente não coloca nem entrega para colocar as mangas com protecção uv nem com a espessura que nós desejaríamos. eles alegam e apoiam-se no ponto 6 do anexo iii do dec. lei 79/2006. para mim é uma atitude muito má e a sorte deles é que a campanha já acabou, se não tinha trocado de marca.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

outros dos grandes problemas das instalações é os telhados começarem a deixar entrar água quando chove, fruto de más soluções para passagem de tubagens ou nos sítios dos apoios da estrutura dos painéis.

recomendo uma verificação por parte do cliente ao local, pois até chegam a deixar telhas partidas e vão embora sem nada dizer.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

na minha opinião devem ser os proprietários a requerer as vistorias às instalações.
Porreiro, pá!

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

manuelcar Escreveu:na minha opinião devem ser os proprietários a requerer as vistorias às instalações.
sim, sem dúvida... mas a quem devemos pedir???
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

bom... a minha vez já chegou!
um ts200 lts comprado a dia 15 de setembro e montado a 23 de março.
foram 2 instaladores, chegaram ás 8 da manhã e sairam às 7 e 30 da tarde. não andaram a enrolar e como a casa é uma moradia de 1º andar tive de arranjar um manitou para meter as caixas do depósito e dos paineis lá em cima. se não tivesse arranjado a máquina ainda demoravam bem mais tempo.
profissionalmente, não tenho nada negativo a apontar. fizeram tudo o que tinha pedido.
montaram o equipamento numa estrutura para telhados planos num telhado inclinado. a inclinação do telhado não era nem de perto nem de longe a aconcelhável.
depois disso já tivemos 2 dias de chuva forte(bom teste) e não meteu água para dentro do telhado.
posso dizer que com pouco mais de 3 horas de sol já deu para tomar banho... ter 2 paineis deve dar mesmo uma grande ajuda!

eu gostava de meter fotos aqui... mas não sei como!

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

opção de "anexar ficheiro" e fazer o upload, depois activar a opção de "inserir na linha". podes prever antes de publicar efectivamente.
Porreiro, pá!

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

então cá vai... fotos tiradas cá de baixo.

só vai dar para meter 3 fotos em anexo.
Anexos
Calha para passagem de tubos e cabo de electricidade.
Calha para passagem de tubos e cabo de electricidade.
DSC_0215 [1600x1200].JPG (132.05 KiB) Visto 4036 vezes
Vista de frente
Vista de frente
DSC_0214 [1600x1200].JPG (114.87 KiB) Visto 4036 vezes
Estrutura para telhados planos.
Estrutura para telhados planos.
DSC_0219 [].JPG (130.62 KiB) Visto 4036 vezes

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

faltavam estas 2... as ligações ao esquentador e relógio para programar as resistências...
Anexos
DSC_0216 [1600x1200].JPG
DSC_0216 [1600x1200].JPG (126.14 KiB) Visto 4034 vezes
DSC_0217 [1600x1200].JPG
DSC_0217 [1600x1200].JPG (118.32 KiB) Visto 4034 vezes

diasarmando
Membro
Membro
Registado: domingo jan 10, 2010 9:50 pm

Mensagem por diasarmando »

bfv,
foram eles que te montaram o quadro? pagaste pela montagem e pelo equipamento do quadro?

obrigado

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

diasarmando Escreveu: bfv,
foram eles que te montaram o quadro? pagaste pela montagem e pelo equipamento do quadro?

obrigado

foram eles que montaram tudo.
o programador e a caixa já eu tinha comprado. o restante material foi ele que meteu.
no fim paguei um "preço de amigo" de 100 euros pelo material e pela mão de obra extra.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

...por fim tenho um dos paineis com condensação lá dentro já cá vieram e substituiram o isolamento e isolaram um bocado melhor os acessórios ...
aqui na minha zona existem paineis solares em muitas casas, e por mais estranho que pareça, de manhã todos os da norquente têm condensação.
penso que alguns proprietários nem se apercebem disso, pois depois do sol começar a aquecer desaparece.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

viva!

hoje dia 29 março...chuva + aguaceiros...ainda não foi desta o s.pedro não colabora...nova remarcação para a instalação, melhores dias virão??!!!...

até

lost
Membro
Membro
Registado: quinta set 10, 2009 10:23 pm

Mensagem por lost »

bfv Escreveu:bom... a minha vez já chegou!
um ts200 lts comprado a dia 15 de setembro e montado a 23 de março.
foram 2 instaladores, chegaram ás 8 da manhã e sairam às 7 e 30 da tarde. não andaram a enrolar e como a casa é uma moradia de 1º andar tive de arranjar um manitou para meter as caixas do depósito e dos paineis lá em cima. se não tivesse arranjado a máquina ainda demoravam bem mais tempo.
profissionalmente, não tenho nada negativo a apontar. fizeram tudo o que tinha pedido.
montaram o equipamento numa estrutura para telhados planos num telhado inclinado. a inclinação do telhado não era nem de perto nem de longe a aconcelhável.
depois disso já tivemos 2 dias de chuva forte(bom teste) e não meteu água para dentro do telhado.
posso dizer que com pouco mais de 3 horas de sol já deu para tomar banho... ter 2 paineis deve dar mesmo uma grande ajuda!

eu gostava de meter fotos aqui... mas não sei como!

olá, gostava de perguntar qual é a inclinação e a orientação a que estão os teus paineis.

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

lost Escreveu: olá, gostava de perguntar qual é a inclinação e a orientação a que estão os teus paineis.
está virado a sul e a inclinação (parece que o ouvi dizer) é 55º... eu pedi-lhe para o deixar mais inclinado para ter melhor aproveitamento no inverno e não esturrar no verão.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

bfv Escreveu:
lost Escreveu: olá, gostava de perguntar qual é a inclinação e a orientação a que estão os teus paineis.
está virado a sul e a inclinação (parece que o ouvi dizer) é 55º... eu pedi-lhe para o deixar mais inclinado para ter melhor aproveitamento no inverno e não esturrar no verão.
boas bfv

poderas verificar a inclinação na "ficha de inslatação" que o inslador te vai dar/ou deu junto com a garantia (no meu caso foi tudo entregue no proprio dia da instalação).

boa sorte e muitos banhos "green"

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”