Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por edupatorod »

cax:
os veículos que temos são todos novos 0km.

sobre o pagamento de iva nós não pagamos iva na alfandega porque somos pasivos de iva. mesmo que essas leis fossem válidas para os veículos que temos, nós não pagariamos na alfandega. por isso, não preciso de saber qualquer tipo de leis sobre o iva dos veículos novos. o iva que pagamos é todo na declaração periódica. contudo importações fora da união europeia aí sim... pagamos logo na alfandega o iva (pq fazemos a importação directa a portugal).

contudo a informãção que deste sobre as leis dos veículos novos, penso que sim... vamos descontar essa informação nos 200eur.. ficamos kits....

eduardo
ecomotores.com

cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm

Mensagem por cax »

edupatorod Escreveu:cax:
os veículos que temos são todos novos 0km.

sobre o pagamento de iva nós não pagamos iva na alfandega porque somos pasivos de iva. mesmo que essas leis fossem válidas para os veículos que temos, nós não pagariamos na alfandega. por isso, não preciso de saber qualquer tipo de leis sobre o iva dos veículos novos. o iva que pagamos é todo na declaração periódica. contudo importações fora da união europeia aí sim... pagamos logo na alfandega o iva (pq fazemos a importação directa a portugal).

contudo a informãção que deste sobre as leis dos veículos novos, penso que sim... vamos descontar essa informação nos 200eur.. ficamos kits....

eduardo
ecomotores.com
ok, só para terminar esta conversa sobre a taxação da bereco:

claro que são veículos novos, só que não são assim considerados para efeito de riti (mesmo sendo 0 kms, assim como as bicicletas também não são para efeitos de riti, mesmo sendo novas).
pensei que estavas a pagar o iva na alfândega ou na dgv, porque, mesmo os sujeitos passivos de iva, no caso de veículos sujeitos a ia, pagam iva na alfândega (por exemplo automóveis, renault, seat, etc.), mesmo nas importações da ue.
nos não sujeitos a ia (ex. cilomotores de 50cc) no sítio do registo - dgv.
sei que à dgv e à alfândega lhes faz muita confusão a bereco ter matrícula e eles não cobrarem iva.
art.º 22º riti:
"artigo 22.º
3 - os particulares e os sujeitos passivos referidos nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo 2.º que não possuam o estatuto de operador registado, de acordo com o código do imposto sobre veículos, devem pagar o imposto devido pelas aquisições intracomunitárias de meios de transporte novos sujeitos a imposto sobre veículos junto das entidades competentes para a cobrança deste imposto.
(redacção dada pelo artigo 57 da lei n.º 67-a/2007, de 31 de dezembro)

4 - o disposto no número anterior é igualmente aplicável aos sujeitos passivos referidos nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 2.º (as empresas e empresários passivos de iva) e aos particulares que efectuem aquisições intracomunitárias de meios de transporte novos, não sujeitos a imposto sobre veículos.

5 - os sujeitos passivos abrangidos pelo disposto no n.º 1 do artigo 5.º que efectuem aquisições intracomunitárias de bens sujeitos a impostos especiais de consumo deverão pagar o imposto devido junto das entidades competentes para a cobrança daqueles impostos.
(aditado pelo art. 3.º do dec.-lei 82/94, de 14 de março)

6 - o pagamento do imposto devido pelas aquisições intracomunitárias referidas nos n.os 3 a 5 será efectuado:
a) em simultâneo com o imposto sobre veículos ou com os impostos especiais de consumo, quando sejam devidos;

b) antes do registo, da concessão de licença ou da atribuição de matrícula aos meios de transporte novos, nos restantes casos.

a bereco só não cai aqui porque, mesmo tendo 0 kms, não é condirada "veículo novo para efeitos de riti", tanto um particular pode adquiri-la normalmente em espanha, como se fosse uma bicicleta, pagando iva espanhol, tendo depois de registá-la cá, como uma empresa trata essa compra como uma aquisição intracomunitária de bens normal.

quanto a benefícios fiscais para a bereco, afinal resumem-se aos tais 50€ que ainda estou a ver por um canudo. em relação a outros cilomotores, também isentos de ia, é só esse o desconto fiscal.
a vectrix sempre beneficia de isenção de ia (porque os motociclos pagam ia), daí que o preço tenha baixado para os 8.000 e muitos €. mesmo assim, ainda lhe falta muito para compensar.

está na hora de reinvidicarmos dedução no irs na aquisição de veículos não poluentes.
menos 25% ou 30%, começava a pensar em trocar a bereco por uma sccoter com baterias de lítio.

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

uma pergunta cax, não reparaste uma diminuição na velocidade de ponta na mota, eu antes dos 1000km atingia em planos 50km/h mesmo com a carga a menos de meio, agora consigo só quando leva a carga depois vai para os 45km/h e lá sobre um pouco mais mas já não chega aos 50km/h com tanta facilidade como antes!

tou a ver que tenho de chamar o médico pois noto algumas diferenças para menos na velocidade quando deveria ter um melhor comportamento devido a temperatura, quanto a autonomia faço perto dos 50km mas não chego lá tantas vezes por tenho de a carregar antes para fazer uns kms mais puxados, e na 2º circular sempre punho enrolado não dá para os 40km!

eduardo que me dizes?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

serges,

sobre a velocidade, isso acontece quando andas em plano?
a scooter que temos aqui também só dá 55km/h quando está totalmente carregada. quando já está a metade da carga só dá 45km/h.

sobre a autonomia, se tiveres subidas e puxares pelo booster, klaro que o veículo não te vai fazer os 50km.

eduardo
ecomotores.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

edupatorod Escreveu:serges,

a scooter que temos aqui também só dá 55km/h quando está totalmente carregada. quando já está a metade da carga só dá 45km/h.

sobre a autonomia, se tiveres subidas e puxares pelo booster, klaro que o veículo não te vai fazer os 50km.

eduardo
ecomotores.com

com baterias de litio dava sempre 65 kmh , até parar .
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

edupatorod Escreveu:serges,

ecomotores.com
não é bem assim, eu estava a dizer que antes consegui pelo menos 10km a fazer os 55km/h agora nem isso consigo picos, algumas ocasiões em que chego a tal status...
óbvio que não, não notei qualquer perda na mesma nesse sentido, estou a falar é quando vou para a 2º circular preciso de velocidade e a mesma não me responde, mesmo em plano não passo dos 45km e quando volto já com 30km feitos não me passa dos 42km também a reserva já vai próxima, mas antes o comportamento era outro chegava aos 55km/h e na volta andava no mínimo 45km/h...
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

na edição em "papel" da revista motociclismo vem um anuncio sobre o meu diário que também posto no fórum deles, ao que parece muita gente ainda desconhece esta tecnologia!

bereco em grande, a fúria eléctrica continua a marcar pontos!
Mapa dos pontos de carga

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

então sr. eduardo, nada de novidades? sabemos que anda a testar umas "meninas" com baterias de litio, pode levantar um pouco o véu ou não? são as evo e a voltio? ou outras hipóteses?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

caros...

sim andamos a testar...
actualmente só 1 modelo tem a aprovação... a bereco cable.
3kw de potencia. não é de lithium... tem mais força que a bereco 2500w.

depois modelos de lithium:
o modelo amper talvez venha a ser eleito... talves ponha a "baixo" a vectrix...
aquele asobiu que a vectrix faz... a amper tb o faz...

a bereco evo... ainda tem uns problemas que têm que ser resolvidos...

colocamos fotos no website... hoje a noite bereco.pt

eduardo
ecomotores.com

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

ok. fico à espera.

e com dados a completar as fotos
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm

Mensagem por cax »

serges Escreveu:uma pergunta cax, não reparaste uma diminuição na velocidade de ponta na mota, eu antes dos 1000km atingia em planos 50km/h mesmo com a carga a menos de meio, agora consigo só quando leva a carga depois vai para os 45km/h e lá sobre um pouco mais mas já não chega aos 50km/h com tanta facilidade como antes!

tou a ver que tenho de chamar o médico pois noto algumas diferenças para menos na velocidade quando deveria ter um melhor comportamento devido a temperatura, quanto a autonomia faço perto dos 50km mas não chego lá tantas vezes por tenho de a carregar antes para fazer uns kms mais puxados, e na 2º circular sempre punho enrolado não dá para os 40km!

eduardo que me dizes?
pelas vossas experiências vejo que a performance depende muito da maneira como vamos "habituando" as baterias.
no meu caso a velocidade máxima é sempre 50km/h, em plano e sem vento. só noto falta de potência quando as baterias já estão mesmo nas últimas, quase a parar.
circulo quase sempre a fundo porque faço trajectos de 10 kms, 4 vezes ao dia em estrada nacional (en13 a norte de viana do castelo). apenas o último km já é dentro da cidade.
quanto à autonomia, se não fizer uma carga de 1/2 hora à hora do almoço, tenho muita dificuldade em chegar a casa no último trajecto sem reduzir a velocidade e evitar o booster (costumo usar numa subida à ida e noutra à vinda, principalmente se tiver de parar ou perder embalagem no início por causa de cruzamentos ou passadeiras)
notei melhoria da velocidade a partir dos 1000kms, daí para cá (3500) não noto diferença, nem na velocidade nem na autonomia, as baterias mantêm-se estáveis.
acho que o calor melhorou ligeiramente a autonomia, + cerca de 2 ou 3 kms, mas aqui em viana só tem feito mesmo calor a sério, acima dos 30º, nos últimos 2 dias em que apenas andei 20 kms em cada (carrego total todas as noites, independentemente do nível de descarga).

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pois é pessoal já vai com 1285km e um tombo!

lol, foi algo engraçado, pois um bobcat quis fazer frente com a bereco, escusado será dizer que ganhou ele por uma mala!

então foi assim obras na estrada e um bobcat que faz barulho que se farta e faz uma rotação de 189º como todos sabem fazer mas a caminhos mesmos estava eu e para não bater naquela pá que queria me cortar o pescoço, tive de guinar, por sua vez um carro do lado não achava tanta piada, portanto eu achei melhor mesmo desviar me para a zona molhada... menos mal foi o sérgio para um lado e a mota para outro, no meio disto tudo a buzina falhou, pois não apitou!!!!

conclusão a bereco tem um novo stile, estava indeciso se tirava a mala ou não e assim que remédio pois foi metade para cada lado! eduardo arranjas uma??? e claro parou montes de gente pois todos queriam ver a eléctrica...

enfim aparte de um joelho raspada e um cotovelo menos aguçado e um casaco para o lixo está tudo bem! é claro que tive ajuda de montes de gente, muito bonito, e claro foram logo ver do meu estado e eu todo chateado por causa do casaco! enfim a mota está boa, agora sem mala e com um raspão pequeno, incrível ou não...

no fim de tudo até o senhor que me ajudou quis me ver a sair dali pois queria a viva força ver se a mota trabalhava, ao que colocou no descanso central e acelarou e claro sem som! disse logo esta daqui não sai e eu retorqui que sai pois!
adorou o conceito e desejou me sorte e ainda examinou as minhas calças, perdão os meus farrapos, e perguntou se vou bem!
levei a mala nos pés um novo local para a levar, provisoriamente e pronto está resolvido sem mala até nova solução!

ah e o capacete integral salvou me bem os queixos...

ah e sim a mota anda na mesma, com menos umas gramas de plástico deixado no asfalto!
Mapa dos pontos de carga

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

serges Escreveu:pois é pessoal já vai com 1285km e um tombo!

lol, foi algo engraçado, pois um bobcat quis fazer frente com a bereco, escusado será dizer que ganhou ele por uma mala!

então foi assim obras na estrada e um bobcat que faz barulho que se farta e faz uma rotação de 189º como todos sabem fazer mas a caminhos mesmos estava eu e para não bater naquela pá que queria me cortar o pescoço, tive de guinar, por sua vez um carro do lado não achava tanta piada, portanto eu achei melhor mesmo desviar me para a zona molhada... menos mal foi o sérgio para um lado e a mota para outro, no meio disto tudo a buzina falhou, pois não apitou!!!!

conclusão a bereco tem um novo stile, estava indeciso se tirava a mala ou não e assim que remédio pois foi metade para cada lado! eduardo arranjas uma??? e claro parou montes de gente pois todos queriam ver a eléctrica...

enfim aparte de um joelho raspada e um cotovelo menos aguçado e um casaco para o lixo está tudo bem! é claro que tive ajuda de montes de gente, muito bonito, e claro foram logo ver do meu estado e eu todo chateado por causa do casaco! enfim a mota está boa, agora sem mala e com um raspão pequeno, incrível ou não...

no fim de tudo até o senhor que me ajudou quis me ver a sair dali pois queria a viva força ver se a mota trabalhava, ao que colocou no descanso central e acelarou e claro sem som! disse logo esta daqui não sai e eu retorqui que sai pois!
adorou o conceito e desejou me sorte e ainda examinou as minhas calças, perdão os meus farrapos, e perguntou se vou bem!
levei a mala nos pés um novo local para a levar, provisoriamente e pronto está resolvido sem mala até nova solução!

ah e o capacete integral salvou me bem os queixos...

ah e sim a mota anda na mesma, com menos umas gramas de plástico deixado no asfalto!

fica mais leve... logo ganhaste mais uns 20 metros de autonomia

marte

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Mensagem por ZEV »

edupatorod Escreveu:caros...

sim andamos a testar...

eduardo
ecomotores.com

"hoje" à noite, qd? ainda não vi lá nada e já se passaram alguns dias...

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

pois...

não imaginam o trabalho que isto está a dar...

proximo domingo dia 27 será inaugurada no porto uma loja que vai ter os modelos bereco, emax e penso que outra marca, para vender ao público veículos eléctricos...
agora sim temos uma loja que pode dar a cara, assistencia, etc...
será anunciado este fim de semana no website bereco.pt

os modelos online hoje... na bereco.pt a noite...

eduardo
ecomotores.com

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

caros,

a loja do porto:

http://www.alternativa-pratica.pt

para por abaixo de vez as scooters a gasolina (pelo menos tenta-se).

cumprimentos,

eduardo rodrigues
ecomotores.com

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

muito bom mais hajam com este tipo de iniciativa!

bom negócio!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

contem com a minha visita! o site http://bereco.pt/ tá mesmo porreiro, bom trabalho eduardo!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

edupatorod Escreveu:caros...

sim andamos a testar...

eduardo
ecomotores.com
infelizmente não vai "por abaixo" a vectrix, pois se não estou enganado a amper também vai ficar pelos 4kw, certo?
o que faz dela um ciclomotor, logo adeus a25, que preciso de lá passar regularmente

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

já agora um detalhe de que tive conhecimento recentemente.

normalmente é apenas referido que quem tem carta categoria b tirada antes de 1998 pode por lei conduzir ciclomotores (motas de cc inferior a 50). no entanto, a lei "completa" diz que é quem tirou a carta até 30/03/1998 (nº1 art.17 d.l. 44/2005 de 23/2). eu que sempre pensei que estivesse fora da "benesse" por ter tirado a carta em 1998, fiquei a saber que afinal estou habilitado
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”