Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

josenir Escreveu:
ronald Escreveu:caro desbravador josenir, acho a sua previsão de 10 a 20 kw otimista demais, pelo menos a baixos 600 rpm, lembre que o motor originalmente produzia sua potencia a aprox. 4500 rpm. boa sorte.
o otimismo sempre ajuda, mas não se esqueça que:
1) o motor a combustão é impulsionado por apenas um cilindro de cada vez em quatro tempos, produzindo trabalho em apenas 25% do ciclo
2) o motor a vapor será impulsionado por dois cilindros de cada vez em 2 tempos, produzindo trabalho a 50% do ciclo (50% x 2 cilindros = 100% contra 25%, o que dizem ?)
3) para cada ciclo existem 3 tempos em que não se produz força, e um desses tempos gera um atrito muito grande, que é o tempo de compressão
4) no motor a vapor não haverá atrito de compressão
5) o motor a combustão precisa de alta rotação para desenvolver potência, o motor a vapor rende melhor em baixa. se eu fosse usar este motor a combustão em 600 rpm, talvez ele nem se mativesse funcionando, mas no vapor, acima disso já comecaria a desperdiçar vapor
6) ______________________________
7) ______________________________ alguém poderia completar ?
6) o motor ci, precisa acionar o alternador, os cames do distribuidor, a ventoinha para o arrefecimento(ou bomba dàgua)...tudo isso é energia desperdiçada que motor a vapor não gasta e é revertida em trabalho.
7) ______________________________ alguém poderia completar ?
Nós somos a consequência do que pensamos.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

quanto maior a pressão.... menos calor é necessário para evaporar a água... mas a diferença é pouca... e no total é necessário um pouco mais de energia para aumentar a pressão...
os limites e dificuldades estão em trabalhar com pressões maiores, que requerem mais detalhes e cuidados.

o rendimento do motor a vapor aumenta com o aumento da pressão e temperatura de entrada, e com a diminuição da pressão de saída...
energias descentralizadas e definitivas.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

boas pessoal

josenir, quanto à caldeira vou pensar e recolher informação, e no fim de semana (domingo à noite, talvez) venho transmitir a minha opinião. tenho já algumas ideias, mas quero confirmar com elementos que tenho em casa dos meus pais.
o que lá tenho é bibliografia, tabelas, etc, e imagine, cálculo de caldeiras, sim cálculos de caldeiras, porque uma das partes do meu projecto de fim de curso era o cálculo de uma gerador a vapor saturado a 10 bar, e toda a instalação de vapor e ar comprimido uma fábrica de tecido/roupa. bons tempos, corria o ano de 1995 e tinha menos responsabilidades.

para já vou lhe pedindo já alguns dados e esclarecimentos que são para mim importantes (alguns já revelou), pois além de necessários ao cálculo ajudadam a visualizar a sua ideia/grau de necessidade.

vapor sobreaquecido ou saturado
pressão vapor
caudal vapor
distância entre gerador (caldeira) e motor
combustivel a utilizar
gerador do tipo continuo ou intermitente (arranca produz vapor durante um certo tempo e pára)
controlo automático ou só manual
materiais que já tem seleccionados para projecto.
temperatura vapor

se se lembrar de alguma coisa que me esteja a esquecer, acrescente

como pensa controlar a rotação do motor ? manualmente com uma válvula de passagem?
o seu gerador é de que voltagem, serve para alimentar o quê?

10-20 kw de potência eléctrica (motor entre 13-26 kw) parece-me um valor razoavel, embora talvez mais próximo do valor inferior do intervalo para 4 bar.
quanto ao consumo de vapor, vai depender da carga considerando que quer o motor sempre a 600rpm pode precisar de mais ou menos vapor. dependerá tb da temperatura de funcionamento e pressão do vapor.
fiz um cálculo teórico para uma distribuição próxima da que apresentei e cheguei a um consumo de cerca de 1000 cm3 por volta á carga máxima, para 4 bar (1 volta = 4*375*0,66 (factor que atribuí devido a termos apenas parte do ciclo com entrada de vapor, e a termos quedas de pressão)). claro que para um motor sem carga penso que com 400 cm3 chega para atingir as 600 rpm. é apenas um valor teórico.
se já fez experiência com motor mais pequeno qual foi o consumo e qual era o motor cilindrada (ainda não li as muitas 20 páginas anteriores á minha entrada eheh)?
se ensaia com compressor já vai dar para ter uma ideia, pois com vapor vai necessitar de mais uns 25% penso eu.

ronald, vou ver os seus numeros.

fendal, tal como disse, aumentar mais a pressão requer pouco mais de energia e tb de consumo para valores baixos, mas a complexidade e o perigo aumentam. tem de se encontrar o valor de compromisso.

cumpts

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:para já vou lhe pedindo já alguns dados e esclarecimentos que são para mim importantes (alguns já revelou), pois além de necessários ao cálculo ajudadam a visualizar a sua ideia/grau de necessidade.
como pensa controlar a rotação do motor ? manualmente com uma válvula de passagem?
o seu gerador é de que voltagem, serve para alimentar o quê?
10-20 kw de potência eléctrica (motor entre 13-26 kw) parece-me um valor razoavel, embora talvez mais próximo do valor inferior do intervalo para 4 bar.
se já fez experiência com motor mais pequeno qual foi o consumo e qual era o motor cilindrada ?
dados da caldeira:
vapor sobreaquecido
pressão vapor: 4 a 6 bar
caudal vapor: o suficiente para o motor de fusca 1500 cc com carga de 30 kva
distância entre caldeira e motor: a mínima possível
combustivel a utilizar: casca de arroz, carvão, lenha
gerador do tipo: continuo
controlo: manual (mas numa versão melhorada, alguns controles automáticos)
materiais que já tem seleccionados para projecto: quase nada.
temperatura vapor: o mínimo possível

a caldeira só precisa dar conta da vazão de vapor para a velocidade máxima que vai ser de 600 rpm. o motor não vai precisar de controle de velocidade, pois o gerador é regulado e funciona com rotação entre 300 e 600 rpm, e não há o menor problema se a rotação exceder 600 rpm. mas mesmo assim, como tenho em andamento um projeto de queimador automatizado de casca de arroz para usar na fornalha, este queimador vai receber um sinal de um sensor de pressão instalado na caldeira, que sinalizará para que o fogo seja diminuído ou aumentado.

o gerador vai gerar corrente alternada em 127/220v para alimentar uma residência rural, um banco de 10 baterias de 12v (fazendo 120vcc) para emergências e as baterias do veículo elétrico, que a princípio será uma motocicleta.

a experìência com o motor de 1 cilindro de 110ml que achei mais relevante foi enxer a garrafa de ar de 24 litros do meu compressor até atingir 120 libras (+- 8,5 bar), em seguida com o motor do compressor desligado, passar o ar por um regulador de pressão fornecendo 50 libras ao motor. resultado: ele funciona no total 90 segundos. nos primeiros 60 segundos a rotação fica entre 425 e 280 rpm e o gerador se mantém gerando até quando a rotação chega a 280 rpm. nos últimos 30 segundos, o motor vai desacelerando, mas já sem o gerador produzir energia. no final dos 90 segundos ainda restam 30 libras no compressor, e o motor pára por falta de pressão.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

josenir,
obrigado.

vou ter em atenção os seus dados.
pelos valores que apresenta, em comparação linear, o meu consumo de 1 litro de vapor por ciclo fica muito abaixo do consumo real. no entanto não conheço o diagrama do motor pequeno e penso que este motor do vw tem melhor rendimento. a ver vamos.

este projecto é para ter uma aplicação diária???

concerteza que colocou a hipotese de uma turbina a vapor para accionar o gerador!!!
seria um projecto muito mais simples e com mais rendimento, ou não ?

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:josenir,
este projecto é para ter uma aplicação diária???
concerteza que colocou a hipotese de uma turbina a vapor para accionar o gerador!!!
seria um projecto muito mais simples e com mais rendimento, ou não ?
a idéia é que motor e cadeira trabalhem de 6 a 12 horas por dia, mas eventualmente, aos finais de semana pode ser necessário trabalhar por 72 horas sem parar.

já consideramos a possibilidade de usar uma turbina e todos os colegas concluíram que a melhor opção seria um motor. eu penso que a turbina é a melhor opção apenas quando se precisa de alta rotação, o que não é o meu caso.

Ronald
Membro
Membro
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Mensagem por Ronald »

vejam estes dados que achei sobre um motor spilling: 1 cilindro c. diametro de290mm e curso de 126mm =8,3 lts. 200 cvs a 1000 rpm. pressão 10 kg/cm, 3 tons de vapor/hora. o motor é de duplo efeito ou seja podemos considerar a cilindrada do motor como o dobro: 16,5 lts . é 10 vezes a capacidade do motor de fusca, portanto com a mesma pressão e rotação buscariamos como méta: 20 cvs com consumo de 300 kg/hr (vapor). será?

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ufa ! finalmente, terminei de montar o motor de fusca ontem, e passei a metade do dia de hoje para acertar a regulagem de válvulas e fazer ele funcionar. mas enfim, funcionou ! agora falta eu ir buscar um compressor maior para fazer mais alguns testes, pois o meu só consegue funcionar ele por mais ou menos 1 minuto. com a garrafa de ar cheia, com pressão de 120 libras, mesmo com o compressor ligado, ele funciona mais ou menos 1 minuto e depois a pressão cai abaixo de 50 libras e ele pára. também ele está com os mancais muito justos e está muito pesado para girar, acredito que vai demorar algum tempo para amaciar, e aí deve melhorar um pouco mais. mas ele parte a uma boa velocidade, assim mesmo.

hoje chamei alguns amigos para comemorar, se alguém quiser vir, seja bem vindo. eh eh eh !

eureka ! goool !

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

e o bulbo de óleo está indicando que tem pressão de óleo suficiente para a lubrificação.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

que bela notícia josenir!

veja se consegue fazer um vídeo e publica no youtube. se tiver audio, fica ainda melhor.
já botei um champagne para gelar.

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

queremos video! queremos video! queremos video!!

parabens josenir!!! conta como ficou as regulagens! certamente voce ainda fará alguns ajustes,né?
experimente usar um oleo mais fino, talvez oleo 30, isso deixa o motor mais solto.
viva!!!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu: queremos video! queremos video! queremos video!!
parabens josenir!!! conta como ficou as regulagens! certamente voce ainda fará alguns ajustes,né?
experimente usar um oleo mais fino, talvez oleo 30, isso deixa o motor mais solto.
viva!!!
aqui já é noite e estamos em festa, mas amanhã vou tentar fazer um vídeo.

vejam um fato inesperado: no motor de 1 cilindro, para ele partir é necessário que o pistão esteja no pms ou no início da descida, mas no motor de 4 cilindros eu pensava que isso não seria necessário. mas ocorre da mesma forma, é necessário posicionar o volante numa posição em que dois pistões estejam na descida, caso contrário não tem pressão que o faça partir. e ainda mais que as válvulas de admissão estão abrindo um pouco antes do pms, mesmo esse "pouco antes" sendo bem pouco mesmo. mas eu ainda vou fazer um estudo sério sobre este detalhe. para mim isso é uma falha grave. um motor a vapor tem que partir, qualquer que seja a posição do volante.

mais uma coisa: é realmente difícil achar vantagens neste motor de fusca, mas depois de muito meditar, achei mais uma. como o bloco dele é todo de alumínio, sobram menas peças para sofrerem corrosão em caso de contaminação do óleo lubrificante com água do vapor. se pensarmos que a água tende a se condensar na parte de cima do interior do motor, sendo ele de ferro, inevitavelmente vai produzir ferrugem que vai contaminar mais ainda o óleo. o que acham disso ?

se alguém descobrir mais algo que possa levar à descoberta de mais uma vantagem deste motor para o uso com vapor, não deixe de documentar aqui.

agradeço.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

josenir..antes de mais quero felicitar-te..

felicitações pelo teu caracter onde se acolhe uma perseverança que não me é desconhecida mas que é rara encontrar..

pelo espirito de partilha que nunca escusaste..

por nunca teres enveredado por tortuosas metaforas..

pelo homem que és..leal..linear e directo..

josenir..estou muito orgulhoso de ti..

abraços
[***************]

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

boas pessoal

desde já os meus parabéns ao josenir.
parabéns, não só pelo progresso, mas tb pela dedicação e partilha das suas aventuras e ideias.
também lhe quero dizer que não vou aí, e a esta hora só se fosse para lavar os copos

mais umas vez .... "você está louco!!!! esse motor para trabalhar essas horas por dia???

para trabalhar essas horas você deve pensar num projecto com um muito bom rendimento, deve ser um projecto "verde"!!!
um pequeno aumento de rendimento são toneladas de casca de arroz ou lenha por ano.
a continuar com esse motor, vai ter de abrir muitas vezes até achar uma distribuição optima.
eu que estou de fora, que não estou a construir nada, vou criticar e dizer (assim é facil) que deveria pensar numa turbina. uma turbina é onde consegue ter o máximo de rendimento e a rotação é a que quiser, basta desmultiplicar. é onde consegue mais simplicidade, e mais fiabilidade. pense nisso.

no caso de motor comercial, um motor diesel em linha. pensaria no caso do motor em funcionar sempre se a potência chegasse, (ou só para afinar comando) apenas com dois cilindros.

bem vamos ao seu motor:
se parou com 50 libras não me parece bom sinal. possivélmente está ainda longe de um comando aceitável. não deve ser só atrito.
pergunta: a que regime funcionou com a pressão máxima?

cumpts

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

josenir:

diante dos grandes benefícios que esse motor à vapor vai fazer em milhares de casas rurais e não rurais, colocar uma manivela na frente da polia para fazer "pegar" o motor, será nada, frente aos benefícios.

lembre quando uma pessoa, lá no zimbabue, no brasil, em portugal, na frança, ligar um motor movido à vapor, vai pensar: quem foi o gênio que fez isso ?

e os que conhecem, vai saber: o josenir, com ajuda de tantos outros, conseguiu alavancar o progresso de uma propriedade rural.

e isso não tem preço josenir.

esperamos pelo vídeo, para depois mergulhar de cabeça na caldeira.

se o fendel ainda estiver entre nós, terá uma opinião importante, afim de orientar a construção da caldeira, com eficiência e segurança.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

uma turbina é onde consegue ter o máximo de rendimento e a rotação é a que quiser, basta desmultiplicar. é onde consegue mais simplicidade, e mais fiabilidade. pense nisso.
se observares, o josenir reproduziu uma turbina tesla. produziu uma alta rotação ( excessiva até ), mas com baixa eficiência. tem até fotos publicadas nesse tópico.

com um motor que fornece uma rotação mais baixa, mas mais eficiente, é possível, através da polia, mover uma turbina centrífuga ou axial.

claro que estou pensando na água da minha lavoura.

mas o raciocínio pode estender-se à outras aplicações.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

josenir Escreveu:

vejam um fato inesperado: no motor de 1 cilindro, para ele partir é necessário que o pistão esteja no pms ou no início da descida, mas no motor de 4 cilindros eu pensava que isso não seria necessário. mas ocorre da mesma forma, é necessário posicionar o volante numa posição em que dois pistões estejam na descida, caso contrário não tem pressão que o faça partir. e ainda mais que as válvulas de admissão estão abrindo um pouco antes do pms, mesmo esse "pouco antes" sendo bem pouco mesmo. mas eu ainda vou fazer um estudo sério sobre este detalhe. para mim isso é uma falha grave. um motor a vapor tem que partir, qualquer que seja a posição do volante.

mais uma coisa: é realmente difícil achar vantagens neste motor de fusca, mas depois de muito meditar, achei mais uma. como o bloco dele é todo de alumínio, sobram menas peças para sofrerem corrosão em caso de contaminação do óleo lubrificante com água do vapor. se pensarmos que a água tende a se condensar na parte de cima do interior do motor, sendo ele de ferro, inevitavelmente vai produzir ferrugem que vai contaminar mais ainda o óleo. o que acham disso ?

se alguém descobrir mais algo que possa levar à descoberta de mais uma vantagem deste motor para o uso com vapor, não deixe de documentar aqui.

agradeço.
para o arranque a abertura um pouco antes é desfavorávél. para o arranque deveria ser um pouco depois. se o motor não estiver numa posição que permita um torque considerável (um pouco antes do meio curso na descida), pode ser dificil vencer o atrito e começar a rolar. depois tb o comando pode estar a afectar. gostaria de saber qual o comando do seu motor. pena não seguir pelo escape admissão tb.
sinceramente não vejo grandes vantagens no seu motor, desculpe a franqueza. em portugal ainda menos, pois nas sucatas os motores em causa começam a ser raros e com preços de colecção. vw 1500 , muito poucos mesmo. os poucos e mais baratos para arranjar são os 1600 da brasilia.

cumpts

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

luciano,

não estou a gostar nada do teu comentário!!!!

indicas-me este tópico
agora estás a provocar-me

daqui a nada começo a fazer um motor e uma turbina!!! eheh
começo a ficar tentado em entrar na "competição".
tenho andado muito ocupado, e o pior é que ainda não vejo tempo disponível nos próximos tempos, mas vou começar já a preparar tudo, pelo menos no campo das ideias . me aguarde

para já vou ler mesmo o tópico todo

cumpts
Última edição por pseudominus em sábado dez 20, 2008 12:10 am, editado 2 vezes no total.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

pseudominus

talvez você não tenha sido tocado pela relevância do projeto motor à vapor para todos.

ele surgiu de uma simples idéia do sandro_ventania, que indicou alguns links para veículos à vapor. logo foi rechaçado e ganhou algumas pedras. intervi como moderador, mas logo percebi a grandiosidade desse projeto.

estamos aqui nesse forum buscando soluções, não só para nós, mas também para pessoas miseráveis, que não tem sequer um bico de luz para verem-se à noite.

imagine que nesse momento, muitas pessoas, em lugares distantes, estão conversando no escuro, torcendo para que alguém consiga resolver o problema da luz que não chega nesses lugares.

imagine também que a produção de cereais, em muitos lugares, depende de levante ( motor elétrico ou diesel ) que retire água do rio e coloque na lavoura. isso tem custo. alto.
proporcionar um motor que custe pouco, e use um combustível disponível na natureza, sem recorrer as petroleiras, representa um avanço e uma independização energética.

motores em ferro velhos são abundantes. esqueça os motores de colecionadores. qualquer um serve. basta ter preço baixo porque está sem a bi, sem o alternador ou sem alguma coisa que não seja necessário para o motor à vapor.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

pseudominus:

vá com calma. aqui somos amigos que se reunem objetivando avanços.

escrever em letras garrafais, parece estar gritando.

o tópico é este mesmo. dedique um pouco de seu tempo. vais ver a turbina tela à josenir feita, fotografada e relatada.

vá com calma meu amigo.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”