SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
-
- Membro Platinium
- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos
Nop agosto podia ser uma central. Coimbra ou Cantanhede
Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 11.000km
On tapatalk
Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 11.000km
On tapatalk
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Tudo depende da mota, se houver consumo residual em algum equipamento, isso pode ser problema, nesse caso basta retirar o fusivel, que é sempre melhor que desligar um disjuntor. Estes (disjuntores) têm uma duração em termos de ciclos de ligar/desligar, e quando passa por eles a pré-carga dos condensadores do controlador, após alguns ciclos eles tendem a aquecer com o uso, porque o arco que é gerado nesse momento detiora o contacto interno, e aquece claro. Penso que seja por isso que eles duram pouco nos nossos veiculos.e_bike Escreveu:Isso é verdade, mas sabes que extinguir um arco em DC é diferente de AC.jmal Escreveu:Os disjuntores não se destinguem por serem AC ou DC, mas sim pelas curvas de disparo, para esta nossa aplicação o melhor é mesmo os fusiveis, e é dificil encontrar disjuntores que tenham curvas que se enquadrem nesta aplicação, o que não acontece com os fusiveis.
O que queria saber é se o fusível é uma boa alternativa ao disjuntor. Visto que pouco necessitamos de desligar o circuito das baterias, a menos que seja necessário deixar a mota em repouso por longos tempos, ou intervir na parte eléctrica.
Só mais uma achega, as Vectrix não têm disjuntores, nem os fusíveis acessíveis sem desmontar paineis. Por alguma razão os Engenheiros Americanos o fizeram.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Nem de propósito!
Fui dar uma vista de olhos na mota e ligar o PC ao controlador para alterar os parâmetros e dei um toque no disjuntor. Disparou e já não quis mais ficar armado!
Parece que estava por um fio e tive muita sorte em não ficar apeado longe de casa!
Andei a pesquisar no ebay e já encomendei uns fusíveis de 150A e um suporte.
Enquanto não vêm, vou ter de arranjar uma solução provisória senão fico apeado durante uns tempos.

Fui dar uma vista de olhos na mota e ligar o PC ao controlador para alterar os parâmetros e dei um toque no disjuntor. Disparou e já não quis mais ficar armado!

Andei a pesquisar no ebay e já encomendei uns fusíveis de 150A e um suporte.
Enquanto não vêm, vou ter de arranjar uma solução provisória senão fico apeado durante uns tempos.

-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Eu prefiro correr o risco de danificar o (barato) disjuntor, com o liga/desliga, do que ter que andar com ferramentas para traz e para a frente para o caso de ter de desligar o circuito e voltar a ligar. Digo isto porque muitos dos problemas que se dá nessas motas, um simples desligar e voltar a ligar alguns segundos depois, resolve o problema.
Mas para anular o arco da précarga dos condençadores, muito facilmente com uma pequena resistencia se consegue...
Mas para anular o arco da précarga dos condençadores, muito facilmente com uma pequena resistencia se consegue...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Eu comprei este disjuntor na china:
Disjuntor DC 100A
Disjuntor DC 100A
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Platinium
Pois, mas não te esqueças que a tua mota não puxa cento e tal amperes das baterias, é que quando o disjuntor aquece, ele dispara, e depois esperas 20 minutos que ele arrefeça para o voltar a ligar......Jorge Rocha Escreveu:Eu prefiro correr o risco de danificar o (barato) disjuntor, com o liga/desliga, do que ter que andar com ferramentas para traz e para a frente para o caso de ter de desligar o circuito e voltar a ligar. Digo isto porque muitos dos problemas que se dá nessas motas, um simples desligar e voltar a ligar alguns segundos depois, resolve o problema.
Cumps Inovadores
-
Obrigado pela partilha Galt.galt Escreveu:Eu comprei este disjuntor na china:
Disjuntor DC 100A

Esse também não me parece ser indicado, pois é AC e sendo chinoca deve ter a mesma qualidade de construção do que vem na Predator.
Já me decidi pelos fusíveis. Pode ser mais chato se quiser reiniciar o controlador, mas evito chatices com disparos acidentais e deve ter menos queda de tensão que o disjuntor.
Andei a ler em foruns estrangeiros e nos projectos DIY, eles só usam fusíveis. Aliás no automóveis convertidos é mesmo impossível usar disjuntores devido às correntes envolvidas.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Boas
E se usares um interruptor (que aguente esses amps) em serie com o fusivel terá muitas perdas?
Assim se quiseres podes desligar e ficas com proteção do fusivel na mesma . Será que funciona?
E se usares um interruptor (que aguente esses amps) em serie com o fusivel terá muitas perdas?
Assim se quiseres podes desligar e ficas com proteção do fusivel na mesma . Será que funciona?
Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
Eu não estou a falar da minha flash, mas das Predatores (andas distraido)! Com dois de 50A em paralelo (o mesmo que 100A), já está testado que funciona, a Predator do Sergio Melo é a prova disso!jmal Escreveu: Pois, mas não te esqueças que a tua mota não puxa cento e tal amperes das baterias, é que quando o disjuntor aquece, ele dispara, e depois esperas 20 minutos que ele arrefeça para o voltar a ligar......
Pelo facto de um desligar antes do outro, isso não traz desvantagem nenhuma, pelo contrário, divide por dois o desgaste provocado pelo arco.
As perdas não são significativas! Essa ideia já eu tinha referido nuns postes anteriores, mas é sempre bom recordar!visitante2 Escreveu:Boas

-
- Membro Platinium
Jorge Rocha Escreveu: Eu não estou a falar da minha flash, mas das Predatores (andas distraido)! Com dois de 50A em paralelo (o mesmo que 100A), já está testado que funciona, a Predator do Sergio Melo é a prova disso!
Pelo facto de um desligar antes do outro, isso não traz desvantagem nenhuma, pelo contrário, divide por dois o desgaste provocado pelo arco.
OK, 2 disjuntores foi a solução que encontrei á uns tempos para a minha, 2 bons disjuntores de 63 amp.
Mas tem em atenção que 2 x 50 A é diferente de 100 Amp, neste caso, a resistência diminui usando 2 em paralelo, logo a protecção não é a mesma.
Outro ponto é que com 2 disjuntores o arco da pré-carga dos condensadores do controlador, vai passar sempre por apenas 1 deles (não se consegue ligar 2 aos mesmo tempo), sugiro que escolham sempre o mesmo a ligar primeiro.
Cumps Inovadores
-
Quase não encontrava o meu DB! Ando com preguiça de escrever!
Bem actualizando um pouco o estado das coisas, começo pelas mais recentes.
Ontem fui dar um passeio extra percurso casa-trabalho para quebrar um pouco a monotonia. Como não tenho ninguém por perto com VE, não dá para grandes passeios-convivio, mas de vez em quando dou uma volta maior só porque me apetece.
Para quem vê a série "Morangos com Açucar-Verão" já deve ter visto esta paisagem por lá. É uma praia fluvial com Bandeira Azul e fica a apenas 15 kms da minha casa. Não me aproximei mais pois tive medo que a Predator não conseguisse voltar cá acima, a subida do regresso deve ter mais de 15% de inclinação e é numa rua estreita com uma curva a 90º pelo meio, de carro sobe-se em 2ª.

Bem actualizando um pouco o estado das coisas, começo pelas mais recentes.
Ontem fui dar um passeio extra percurso casa-trabalho para quebrar um pouco a monotonia. Como não tenho ninguém por perto com VE, não dá para grandes passeios-convivio, mas de vez em quando dou uma volta maior só porque me apetece.

Para quem vê a série "Morangos com Açucar-Verão" já deve ter visto esta paisagem por lá. É uma praia fluvial com Bandeira Azul e fica a apenas 15 kms da minha casa. Não me aproximei mais pois tive medo que a Predator não conseguisse voltar cá acima, a subida do regresso deve ter mais de 15% de inclinação e é numa rua estreita com uma curva a 90º pelo meio, de carro sobe-se em 2ª.
-
Em relação ao problema no disjuntor, já recebi todo o material para começar a usar fusíveis, mas entretanto enquanto esperava decidi desmontar o disjuntor e tentar verificar o que se passava com ele.
Decidi montá-lo na mota e tenho andado assim sem qualquer problema há já 3 semanas. Por esta razão tenho andado a adiar a montagem do fusível, mas este mês quando estiver de férias tenho de tratar disso. Também queria colocar o meu carregador de 10A no interior da mota e verificar o estado geral do interior, por isso vai haver desmontagem de carenagens a sério.
Seguem as fotos do material novo que vou montar.
Os fusíveis: O porta fusivel já com o fusível no interior: Também encomendei umas resistências de pré-carga para quando tiver de ligar o fusível e evitar o arco eléctrico que pode danificar os contactos do porta fusíveis. Comprei um conjunto de 5, se alguém quiser ficar com alguma posso ceder, pois só devo aproveitar 2. Dá sempre jeito para quando é preciso ligar o disjuntor.
O problema era mecânico, pois ao fim de algum tempo a mexer nele e a tentar perceber o mecanismo no interior, lá consegui que ficasse armado. Nota-se que já sobreaqueceu pois o cobre acima da bobine de disparo está com uma cor escura anormal. Testei-o em série com o alicate de um aparelho de soldar e depois de derreter 2 electrodos de 3,25 a 160A, ficou bem quente mas nunca disparou.
Decidi montá-lo na mota e tenho andado assim sem qualquer problema há já 3 semanas. Por esta razão tenho andado a adiar a montagem do fusível, mas este mês quando estiver de férias tenho de tratar disso. Também queria colocar o meu carregador de 10A no interior da mota e verificar o estado geral do interior, por isso vai haver desmontagem de carenagens a sério.
Seguem as fotos do material novo que vou montar.
Os fusíveis: O porta fusivel já com o fusível no interior: Também encomendei umas resistências de pré-carga para quando tiver de ligar o fusível e evitar o arco eléctrico que pode danificar os contactos do porta fusíveis. Comprei um conjunto de 5, se alguém quiser ficar com alguma posso ceder, pois só devo aproveitar 2. Dá sempre jeito para quando é preciso ligar o disjuntor.
-
Não sei colocar mais de 3 fotos no mesmo tópico, por isso aqui vai mais uma foto das resistências.
Ultimamente tenho sentido o acelerador com um comportamento estranho, pois a mota só responde quase a meio do acelerador e depois a aceleração é pouco progressiva, do estilo on-off. Já andei a mexer na configuração do controlador, mas não alterou nada. Quando tiver tempo vou tentar desmanchar o acelerador, mas não sei se terá reparação.
Acho que terei de começar a procurar uma alternativa a este. Gostava de colocar um normal com cabo ligado a um potenciómetro, para poder usar punhos melhores e contra-pesos no guiador, mas isso envolve grandes alterações e desmontagens da mota, não sei se tenho tempo para isso.
São cerâmicas de 10W e 1K Ohm, devem assegurar uma baixa corrente na pré-carga do controlador.
Ultimamente tenho sentido o acelerador com um comportamento estranho, pois a mota só responde quase a meio do acelerador e depois a aceleração é pouco progressiva, do estilo on-off. Já andei a mexer na configuração do controlador, mas não alterou nada. Quando tiver tempo vou tentar desmanchar o acelerador, mas não sei se terá reparação.
Acho que terei de começar a procurar uma alternativa a este. Gostava de colocar um normal com cabo ligado a um potenciómetro, para poder usar punhos melhores e contra-pesos no guiador, mas isso envolve grandes alterações e desmontagens da mota, não sei se tenho tempo para isso.

-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
vaaaaaa sem medos q 15% não é nada para as nossas meninas ela sobe-te isso na descontra 
quanto as fotos é o normal 3 por post
quanto ao resto... bom lá vais ter de meter maos à obra e tratar de instalar td isso
qt ao acelerador espero não ser o "pior"

quanto as fotos é o normal 3 por post

quanto ao resto... bom lá vais ter de meter maos à obra e tratar de instalar td isso

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Platinium
Já tentei desmontar um acelerador para o arranjar e ele ficou todo desfeito. Nem o sensor hall consegui retirar inteiro para lhe ver as caracteristicas.
Gostava de fazer um acelerador tendo um sistema convencional de uma CI, mas que o cabo de aço fosse puxar um mecanismo com mola por onde um sensor hall passasse encostado a um iman. Podendo aumentar sua sensibilidade ou diminuir de forma mecanica. Facilitaria a vida para quem não tem um controlador com essa capacidade de regulação!
Gostava de fazer um acelerador tendo um sistema convencional de uma CI, mas que o cabo de aço fosse puxar um mecanismo com mola por onde um sensor hall passasse encostado a um iman. Podendo aumentar sua sensibilidade ou diminuir de forma mecanica. Facilitaria a vida para quem não tem um controlador com essa capacidade de regulação!
-
Jorge já existem aceleradores para isso, só que são bastante mais caros que estes simples chineses.
Vê estes exemplos aqui: http://www.electricmotorsport.com/store ... ottles.php
Gostava de fazer a alteração para um mecânico, pois estes chineses têm a mola fraca e são dificeis de manter a uma velocidade constante. Também existem os Magura que são o topo em qualidade, mas são bastante caros.
Por agora acho que vou para um chinês igual, no futuro talvez invista num melhor.
Múmia aquilo é mesmo íngreme, só estando lá no sítio é que se percebe. Talvez subisse, mas eu não quis arriscar para não passar vergonhas.
Não sei se é por eu ser pesado, mas noto acho a Predator muito lenta a arrancar nas subidas.
Vê estes exemplos aqui: http://www.electricmotorsport.com/store ... ottles.php
Gostava de fazer a alteração para um mecânico, pois estes chineses têm a mola fraca e são dificeis de manter a uma velocidade constante. Também existem os Magura que são o topo em qualidade, mas são bastante caros.
Por agora acho que vou para um chinês igual, no futuro talvez invista num melhor.
Múmia aquilo é mesmo íngreme, só estando lá no sítio é que se percebe. Talvez subisse, mas eu não quis arriscar para não passar vergonhas.

-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Também acho a Predator muito lenta a acelerar numa subida e não é por falta de potencia. No software permite activar o "Boost funcion", já testaste?
-
Gostava de ativar isso, até já andei a ler em foruns internacionais sobre isso, mas pouco descobri.marcopns Escreveu:Também acho a Predator muito lenta a acelerar numa subida e não é por falta de potencia. No software permite activar o "Boost funcion", já testaste?

Pela descrição que lá aparece temos de ligar um interruptor de boost entre o sinal de 5V do travão e o controlador, isto dá-nos corrente máxima no arranque assim que se liberta o travão.
O meu problema é saber se é seguro para o controlador e motor, puxar tanta corrente assim de repente.
Outra dúvida é se esta função só funciona após largar o travão ou pode funcionar também em subidas ou ultrapassagens, quando necessitamos de um "empurrão" extra.
Os controladores Kelly têm um software fácil de usar, mas as instruções de programação deixam muito por explicar, só por tentativas se vai descobrindo as coisas.
-
- Membro Platinium
A tradução foi feita um pouco a correr, ou então utilizaram termos muito pouco perceptiveis e sem grande detailhe.e_bike Escreveu: Os controladores Kelly têm um software fácil de usar, mas as instruções de programação deixam muito por explicar, só por tentativas se vai descobrindo as coisas.
A melhor forma de se aprender é mesmo essa, a de tentativas!!!
-
Tenho estado de férias e a mota tem ficado na garagem. Como a família é grande, lá tenho de usar o carro.
Entretanto chegou o acelerador novo e já o montei. Notou-se logo melhoria na aceleração por isso o problema está resolvido. Como fui forreta, comprei um chinês quase igual ao original, a qualidade não é grande mas por agora vai ter de servir.

Entretanto chegou o acelerador novo e já o montei. Notou-se logo melhoria na aceleração por isso o problema está resolvido. Como fui forreta, comprei um chinês quase igual ao original, a qualidade não é grande mas por agora vai ter de servir.