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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta mar 18, 2011 11:21 pm
por JorgeAldoBR
a solução dele é baseada num efeito chamado "mangetização residual".

se você observar a magnetização de um material ferromagnético irá perceber uma curva chamada de histerese...

o material jamais desmagnetiza-se por completo, sempre restando "algo" nele.

se você girar o gerador, sem campo nas bobinas, mesmo assim irá surgir uma tensão, com elevada resistencia interna sim, mas ainda assim uma tensão.

essa tensão irá polarizar as bobinas do campo, diminuindo a resistencia interna na saida, ou seja, gerando mais corrente.

essa maior corrente irá produzir mais campo (campo é proporcional à corrente, certo ?)...

você continua nisso até que o gerador tenha dado partida a si mesmo...

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado mar 19, 2011 10:05 pm
por Josenir
é isso aí. o princípio é esse mesmo.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo mar 20, 2011 5:35 pm
por JorgeAldoBR
o que achas de um encoder rotativo no eixo da hélice, ligado à um microcontrolador, regulando a carga conforme o numero de rotações ?

tem uns pics 10f alguma coisa que são mínimos, do tamanho de um 555 e quase ao mesmo preço...

eles poderiam controlar isso.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo mar 20, 2011 11:25 pm
por Josenir
jorgealdobr Escreveu:o que achas de um encoder rotativo no eixo da hélice, ligado à um microcontrolador, regulando a carga conforme o numero de rotações ?
tem uns pics 10f alguma coisa que são mínimos, do tamanho de um 555 e quase ao mesmo preço...
eles poderiam controlar isso.
quando se parte para a área dos microcontroladores, praticamente não existe limite para aquilo que é possível fazer. neste caso, se é para medir a rotação do alternador, nem precisaria de um encoder ou outro sensor. é só pegar a correnta alternada direto do bobinamento do alternador, acondicionar o sinal, e fazer a leitura com o microcontrolador. como o alternador possui 12 pólos, chegará ao microcontrolador 12 pulsos para cada volta do rotor. aí é a maior papinha calcular a rotação.
no entanto, se é para controlar a carga das baterias ou o peso do alternador na hélice, não vejo necessidade de medir a rotação do alternador. é preciso apenas monitorar a sua tensão de saída.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: segunda abr 04, 2011 3:15 am
por JotaPx
boa noite!

sou aluno do 11º ano e ando a tentar desenvolver um projecto com um rotor de eixo vertical (savonius) e, por ser mais fácil para mim, um alternador (carro ou bus). no entanto, ao li aqui no forum, perdi-me um bocado...
não percebi bem o funcionamento do alternador neste contexto..

o rotor roda e mete a rodar o alternador mas este só carrega uma bateria se estiver as suas bobines forem alimentadas pela bateria?
ou seja, se a bateria perder toda a carga estamos tramados?

como ainda não percebo muito disto agradeço desde já o esclarecimento.
e agora vou deitar-me antes que a minha mãe me parta a cabeça! hehe

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: segunda abr 04, 2011 11:48 pm
por kidney
josenir,a pci do regulador exitador mais moderno é a que tem a data de 24/03/09 ?

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: terça abr 05, 2011 1:41 am
por Josenir
kidney Escreveu:josenir,a pci do regulador exitador mais moderno é a que tem a data de 24/03/09 ?
segue a cópia mais atualizada.
Reg_Excit_Alt.zip
(50.48 KiB) Transferido 418 vezes

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: terça abr 05, 2011 2:51 pm
por Volt
jotapx Escreveu:boa noite!

sou aluno do 11º ano e ando a tentar desenvolver um projecto com um rotor de eixo vertical (savonius) e, por ser mais fácil para mim, um alternador (carro ou bus). no entanto, ao li aqui no forum, perdi-me um bocado...
não percebi bem o funcionamento do alternador neste contexto..

o rotor roda e mete a rodar o alternador mas este só carrega uma bateria se estiver as suas bobines forem alimentadas pela bateria?
ou seja, se a bateria perder toda a carga estamos tramados?

como ainda não percebo muito disto agradeço desde já o esclarecimento.
e agora vou deitar-me antes que a minha mãe me parta a cabeça! hehe
não sei se repararam nesta mensagem (estava aqui por aprovar e acho que não ficou visível para vocês)...


Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: terça abr 05, 2011 11:59 pm
por Josenir
jotapx Escreveu:boa noite!
sou aluno do 11º ano e ando a tentar desenvolver um projecto com um rotor de eixo vertical (savonius) e, por ser mais fácil para mim, um alternador (carro ou bus). no entanto, ao li aqui no forum, perdi-me um bocado...
não percebi bem o funcionamento do alternador neste contexto..
o rotor roda e mete a rodar o alternador mas este só carrega uma bateria se estiver as suas bobines forem alimentadas pela bateria?
ou seja, se a bateria perder toda a carga estamos tramados?
como ainda não percebo muito disto agradeço desde já o esclarecimento.
e agora vou deitar-me antes que a minha mãe me parta a cabeça! hehe
com um alternador automotivo normal seria dessa forma. para que pudesse gerar energia, seria necessária uma pequena corrente inicial para fazer a excitação do campo. no entanto essa corrente inicial é de um valor tão baixo que, se a bateria não for capaz de fornecer, então ela estará danificada. normalmente, em uso normal, não há como retirar toda a energia de uma bateria em bom estado. sempre ficará um pouco, e que será suficiente para a excitação do alternador.

mesmo assim, o presente projeto do gerador eólico baseado no alternador automotivo, não precisa de corrente de excitação, pois o gerador é auto-excitado.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta abr 06, 2011 10:57 pm
por kidney
josenir, eu não consegui vizualizar a placa ,pois o meu computador indicou algum tipo de erro.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quarta abr 06, 2011 11:39 pm
por Josenir
kidney Escreveu:josenir, eu não consegui vizualizar a placa ,pois o meu computador indicou algum tipo de erro.
testei aqui e está tudo normal. observe que o arquivo anexo na mensagem está em formato zip. ele precisa ser descompactado. dentro dele estão dois arquivos: reg_alt_carro_eolico_11.pcb e regulador catavento alt.sch, que são respectivamente, desenho da pci e esquema elétrico. ambos estão no formato do expresspcb e expresssch, que são dois programas fornecidos gratuitamente. se ainda não tiver eles instalados no seu computador não conseguirá abrir os arquivos. neste caso procure no google por: "download expresspcb".

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado abr 09, 2011 8:36 pm
por kidney
josenir,você já deve ter reparado que geralmente os alternadores automotivos vem com dois tipos de enrrolamento. um tem espiras que são enrroladas no sentido horário em segiida anti-horário, e assim por diante. já o outro tipo tem espiras que são enrroladoas sempre no mesmo sentido, e que salteiam algumas "casas", para dar espaço as espiras das outras duas fases que também são enrroladas no mesmo sentido da primeira. pois bem, você já fez testes para saber qual o tipo mais eficiente para o uso em eólica?

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado abr 09, 2011 10:07 pm
por mauri
josenir, este seu tópico é fenomenal. até agora teve 112.239 visitas.
parabéns e continue com o bom trabalho que tem tido.
cump.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado abr 09, 2011 10:38 pm
por Josenir
kidney Escreveu:josenir,você já deve ter reparado que geralmente os alternadores automotivos vem com dois tipos de enrrolamento. um tem espiras que são enrroladas no sentido horário em segiida anti-horário, e assim por diante. já o outro tipo tem espiras que são enrroladoas sempre no mesmo sentido, e que salteiam algumas "casas", para dar espaço as espiras das outras duas fases que também são enrroladas no mesmo sentido da primeira. pois bem, você já fez testes para saber qual o tipo mais eficiente para o uso em eólica?
o ideal seria você dar uma vista antes no nosso tópico que trata do bobinamento de geradores - básico e avançado:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8273

procure ler especialmente no começo, nas primeiras mensagens, onde expomos alguns princípios básicos dos bobinamentos de geradores. assim vai entender melhor a diferença entre os dois tipos. não se pode dizer que existe nada de muito melhor entre um e outro. o seu uso depende da finalidade que se pretende.

num bobinamento trifásico, por exemplo, se você enrolar uma bobina e em seguida enrolar outra no mesmo sentido, cada bobina formará dois pólos, sendo assim, com duas bobinas você terá formado quatro pólos. mas neste caso devem existir duas ranhuras livres entre os dois polos da mesma bobina e duas ranhuras livres entre cada bobina.

se você enrolar uma bobina em um sentido e a próxima ao contrário, desta forma a metade da primeira bobina se juntará com a metade da próxima para formar um único pólo. neste caso a segunda bobina deve iniciar na próxima ranhura adajacente à que o final da primeira bobina ocupou. ou seja, final de uma bobina com inicio da próxima devem estar em ranhuras vizinhas, não havendo espaço livre entre o final de uma e início da próxima.

para não ficar sem dar a minha opinião, digo que em eólica, quanto mais pólos o gerador tiver, menor a rotação necessária para gerar energia. logo, é preferível enrolar todas as bobinas no mesmo sentido, assim, cada bobina formará dois pólos, e teremos um número maior de pólos no final.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado abr 09, 2011 10:48 pm
por Josenir
mauri Escreveu:josenir, este seu tópico é fenomenal. até agora teve 112.239 visitas.
parabéns e continue com o bom trabalho que tem tido.
cump.
puxa ! que ótimo saber disso. esses números por si só são uma recompensa maior do que um prêmio em dinheiro. no entanto, o mérito não é só meu. aliás, é muito mais dos colegas que participam com suas experiências, e que não têm medo de expor suas dúvidas. parabéns a todos nós, pessoas que valorizam o conhecimento mais que a riqueza material !

ps: onde andam aqueles emoticons maravilhosos daquelas canecas de chop fazendo o brinde necessário a essas comemorações, hein??!! ah como fazem falta !!!

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo abr 10, 2011 1:16 am
por mauri
josenir Escreveu:
ps: onde andam aqueles emoticons maravilhosos daquelas canecas de chop fazendo o brinde necessário a essas comemorações, hein??!! ah como fazem falta !!!
aqui tem, vamos todos comemorar (é só um poucachinho e não abusar)
Imagem
à saúde de todos e parabéns josenir!

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo abr 10, 2011 3:24 pm
por Ferra
concordo! realmente é um fenomeno! realmente ele é uma pessoa que merece os elogios pois ainda à pouco pesquisei sobre a reutilização de lampadas compactas e encontrei na net um artigo feito por ele para uma revista e que alguém considerou suficientemente importante para ser colocado na net!
parabéns e que continue o bom trabalho!

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta abr 15, 2011 11:51 pm
por kidney
josenir, a respeito da pci do regulador, eu já consegui visualisa-la, agora só tem um probleminha. como faço para que a "sombra" dos componentes desapareçam para que eu consiga imprimir somente as trilhas da pci? existe alguma ferramenta no express pcb que faça isso para mim? desde já agradeço.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado abr 16, 2011 3:46 am
por Josenir
kidney Escreveu:josenir, a respeito da pci do regulador, eu já consegui visualisa-la, agora só tem um probleminha. como faço para que a "sombra" dos componentes desapareçam para que eu consiga imprimir somente as trilhas da pci? existe alguma ferramenta no express pcb que faça isso para mim? desde já agradeço.
no expresspcb, no menu file, escolha a opção print. na tela que abrir, marque a caixa bottom copper layer. assim irá imprimir apenas as trilhas da pci.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta abr 21, 2011 12:57 am
por kidney
ok!!! agora, josenir arruma pra mim as pci's do regulador de tensão para alternador de imãs permanentes(air-x 400), do controlador de velocidade para motor cc de 24v e da lâmpada compacta de 12v no formato especifico pronto para jogar no programa express pcb.