Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

augustobrito1976
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 15, 2010 2:58 am

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por augustobrito1976 »

jmal Escreveu:4 baterias de chumbo de 12v 45 ah, com um inversor e motor ac, mas que bicicleta é essa para aguentar com tanto peso ?
saudações jmal,

pois bem, realmente teremos 4 baterias + 1 motor + conversor 12v/220v + inversor de frequencia... realmente vai ficar pesada.

saliento que tais elementos serão posicionados de forma a manter mais baixo o póssivel o centro de massa do veículo. por isso, penso em montar minha bicicleta elétrica usando um modelo chopper, tal como exemplificado nas fotos do link abaixo. vai até ficar com um visual bem parrudo e invocado...

http://images.google.com/images?oe=utf- ... cbyqsaqwaa

abraços,

augusto.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por jmal »

augustobrito1976 Escreveu:
jmal Escreveu:4 baterias de chumbo de 12v 45 ah, com um inversor e motor ac, mas que bicicleta é essa para aguentar com tanto peso ?
saudações jmal,

pois bem, realmente teremos 4 baterias + 1 motor + conversor 12v/220v + inversor de frequencia... realmente vai ficar pesada.

saliento que tais elementos serão posicionados de forma a manter mais baixo o póssivel o centro de massa do veículo. por isso, penso em montar minha bicicleta elétrica usando um modelo chopper, tal como exemplificado nas fotos do link abaixo. vai até ficar com um visual bem parrudo e invocado...

http://images.google.com/images?oe=utf- ... cbyqsaqwaa

abraços,

augusto.

mas tens a certeza do peso com que estás a lidar ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por tavares »

não interessa se tens o centro de gravidade baixo ou alto o peso continua o mesmo sobre os eixos.


augustobrito1976
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 15, 2010 2:58 am

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por augustobrito1976 »

jmal Escreveu:mas tens a certeza do peso com que estás a lidar ?
aproximadamente 54 kg.


augustobrito1976
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mar 15, 2010 2:58 am

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por augustobrito1976 »

tavares Escreveu:não interessa se tens o centro de gravidade baixo ou alto o peso continua o mesmo sobre os eixos.
mas com um centro de massa baixo, a dirigibilidade (minha preocupação) é mais fácil.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por jmal »

augustobrito1976 Escreveu:
jmal Escreveu:mas tens a certeza do peso com que estás a lidar ?
aproximadamente 54 kg.

acho pouco para baterias de 40 ah, e com um motor ac que geralmente são muito pesados.

mas pensava que era bem mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


fadake
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 27, 2011 3:46 am

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por fadake »

tudo bm?meu nome é Fabio prazer!!eu tava vendo seus posts e achei muito bm! parabens!
eu estou precisando de seuconhecimento !!por favor me ajude..
eu sou tatuador e tenho uma fonte deslizante(regulagem controlada por min analogica) com entrada de 110v e saida ajustavel de 1v a 15v dc.
e o motor da maquina é um motor dc igual a de carrinho, porém queimou e ganhei um motor de aeromodelismo cujo os detalhes são:
EMAX Brushless Red CF2812
Bateria 3S-11,1V Li-Po
RPM/V 1534
Max Eficiencia A >75%
Consumo sem carga / 10v 0,9A
Capacidade de corrente 16,A/60s

tem como fazer um circuito assim:
ligar a fonte na tomada depois conectar esse (circuito,que não tenho ideia) na maquininha e fazer o motor rodar...controlando a maquininha pela fonte??
qualquer coisa meu email é
[email protected]
por favor!


ogaittiago
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado set 24, 2011 4:21 am
Localização: Brasil - SP

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por ogaittiago »

Bom dia Josenir!!

Estive lendo este seu topico. E vi que falor que o circuto pode ser para tensões maiores. Porem minha duvida é você está se referenndo a tensões Alternadas ou Continuas?
Pois estou pensando em montar o seu circuito, para controlar um motor de 1CV em 220Vca. Consigo um trifacio ou um "monofacico".

Desde já agradeço pelas informações;
Obrigado.

Tiago Souza

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por mauri »

Tiago
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


ogaittiago
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado set 24, 2011 4:21 am
Localização: Brasil - SP

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por ogaittiago »

Bom dia a todos!!!

Reforçando a pergunta que fiz anteriormente o correto seria: "Eu vi que o circuito pode ser para tensões maiores. Porém minha duvida é, você está se referindo a tensões Alternadas ou Continuas?"

E outra pergunta eu poderia estar substituindo o IR2106 por qual outro?

Desde já agradeço;
Obrigado.

Tiago Souza

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por Josenir »

ogaittiago Escreveu:Bom dia Josenir!!!
Estive lendo este seu tópico sobre Controlador para Motor de Indução Trifásico Notei que o circuito pode ser para tensões maiores. Porém minha duvida é, você está se referindo a tensões Alternadas ou Continuas?
E outra pergunta eu poderia estar substituindo o IR2106? Por qual outro?
Desde já fico agradecido pelas informações;
Obrigado.
Tiago Souza :)
O circuito, da forma como está aí, pode funcionar com até 36V. E está adequado para trabalhar com corrente contínua. Como a parte de controle dos MOSFET's usa os drivers IR2106, que podem trabalhar excitando MOSFET's tensões de trabalho de até 600V, se tiver uma fonte de 15V para alimentar os IR2106 e o regulador de 5V do PIC, e trocar os MOSFET's para IGBT's, pode trabalhar com até 600V.

Os IR2106 podem ser substituidos apenas pelos seus equivalentes do mesmo fabricante: IR2301, IR2108, IR2309, IR2109, etc.


ogaittiago
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado set 24, 2011 4:21 am
Localização: Brasil - SP

Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir

Mensagem por ogaittiago »

Josenir Escreveu:pessoal, me desculpem a demora. a questão é que eu precisava dar uma revisada no programa do pic para este controlador antes de publicar. mas aí está ele, pronto e revisado para quem estiver disposto a testar. atualmente eu tenho testado este programa com o pic16f630, mas o objetivo é usar o pic16f676. o programa é exatamente o mesmo, apenas o 676 possui entradas analógicas para ligar o potenciômetro do acelerador, o que o 630 não possui. no momento a aceleração é feita em dois botões que estão na placa.
motor_24v.zip
Bom dia Josenir!!!

Obrigado pelos escarecimentos dados anteriormente. :) :D :)

Estou afim de montar o seu inversor, :idea: porém me diga umas coisas? :?:
O programa como está ainda é para o uso das chaves né?
E você não teria o mesmo em Linguagem "C"? Pois estava querendo utilizar um Display LCD e queria utilizar o PIC16F877A.

Fico agradecido;
Obrigado

Tiago Souza

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”