Motor de impressora!

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Re: Motor de impressora!

Mensagem por jorge_barbosah »

njay Escreveu:
vergaranunes Escreveu:alguém teria uma orientação de como eu poderia medir a capacidade de carga desse motor de passo. o que devo colocar no circuito para medir a amperagem? algum dica?
um multímetro, numa escala de corrente. fica aqui um artigo sobre como usar o multímetro (e outras coisitas mais): http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=5093
não sei bem se é isto que queres:
os amperes, ou melhor dizendo, a "corrente" (eléctrica), só se mede quando há uma "carga", ou seja, algum dispositivo a ser alimentado pelo gerador.

podes ligar o multímetro, na escala de dc a (tens que mudar a ficha vermelha, vê o que lá está escrito) como ligas para medir a tensão, para experimentar. o multimetro numa escala de medição de corrente é praticamente um curto-circuito, daí actuar como uma carga, embora seja uma carga "difícil" para um gerador por não ter resistência. isto é um teste para ver a corrente máxima que o gerador é capaz de produzir, mas depois na prática acho que ele nunca chegará a essa corrente, pois devido ao curto-circuito a tensão é ~0 e não há carga (dispositivo) que funcione nestas condições.

ou entao dê uma vista de olhos em: viewtopic.php?f=27&t=8991
Jorge Barbosa

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

vergaranunes Escreveu:alguém teria uma orientação de como eu poderia medir a capacidade de carga desse motor de passo. o que devo colocar no circuito para medir a amperagem? algum dica?
você pode ligar o multímetro como na figura abaixo. mas é necessário um diodo para retificar e um capacitor eletrolítico para establilizar a tensão. e uma lâmpada incandescente (de 12v de automóvel) para servir de carga.
Medir_corrente.JPG
Medir_corrente.JPG (48.64 KiB) Visto 5989 vezes

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

jorge_barbosah Escreveu:njay refereste entao a usar varios circuitos... parece-me uma boa ideia!
basta pegar no circuito que o josenir deixou (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 970#p85970) e "multiplicá-lo" a partir do 7805 inclusivé. os leds que lá estão em paralelo é outra coisa que não se deve fazer, pois não é garantido que funcione nem que funcione de uma forma estável. cada led deve ter a sua resistência ou então devem ser ligados em série (quando a tensão de alimentação é alta o suficiente, mas só com 5v não dá para ligar leds brancos ou azuis em série).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:se é para aumentar a capacidade de corrente, porque não usar 2 ou mais 7805 em circuitos independentes? cada 7805 acende uma parte dos leds e assim está-se a usar o componente com aproveitamento e dentro das suas especificações. não são usados mais componentes do que se fossem soldados pino a pino.
com certeza, é mais racional, no caso de se usar o gerador para acender leds. mas se tiver que alimentar uma única carga, ainda fica valendo ligar dois, três ou mais em paralelo.

Autor do tópico
jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am

Mensagem por jorge_barbosah »

bem, como podem ver no meu outro topico ( viewtopic.php?f=79&t=9074 ) tenciono com este projecto criar energia suficiente para acender uns 10 leds brancos... :s acham que é possivel com as características do meu aerogerador?

ah, ja tenho aqui novas informaçoes para postar la, mas nao quero fazer duplo post :s
Jorge Barbosa

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
Contacto:

Mensagem por vergaranunes »

valeu josenir. farei meu relato aqui sobre a amperagem que eu consigo. mas já fico fazendo contas de cabeça (na calculadora)... se com um motorzinho de impressora consegui acender 132 leds de alto brilho (brancos)... então já tenho uma boa amperagem, não? em dias de vento forte, eles brilham com toda intensidade e do alto da minha casa, iluminam o pátio com sua luz.

ctavares
Membro
Membro
Registado: segunda mar 02, 2009 2:23 pm

Mensagem por ctavares »

olá a todos... sou novo por aqui!
realmente estes pequenos motores de impressora geram alguma energia que se vê (luz). tenho um montado faz já 4 dias e acende na perfeição 10 leds. o que gostava de saber realmente é se este pequeno motor é capaz de carregar alguma bateria. se sim qual e como devo fazer, obrigado.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ctavares Escreveu:olá a todos... sou novo por aqui!
realmente estes pequenos motores de impressora geram alguma energia que se vê (luz). tenho um montado faz já 4 dias e acende na perfeição 10 leds. o que gostava de saber realmente é se este pequeno motor é capaz de carregar alguma bateria. se sim qual e como devo fazer, obrigado.
se você acredita que o seu gerador acende 10 leds com ótimo brilho, como o consumo de um led com brilho máximo está em torno de 25 ma, podemos considerar 10 x 25ma = 250 ma. mesmo considerando que a tensão deve estar abaixo dos 5v, mas vamos usar um valor otimista de 5v para calcular a potência gerada: 5v x 0.25a = 1,25w.
1,25w é pouco para se pensar em uma aplicação útil. se você conseguir um motor que produza mais de 12v x 500 ma (12v x 0.5a = 6w) pelo menos, poderia carregar uma bateria de 12v x 7a para uma aplicação útil como acender uma lâmpada fluorescente durante a noite.
se você conseguir um gerador com essa potência, 3 pás de alumínio de 50cm são suficientes para fazê-lo gerar a máxima potência. e neste caso, quanto ao controlador de carga para a bateria eu poderia lhe fornecer um projeto simplificado.

ctavares
Membro
Membro

Mensagem por ctavares »

agradeço os calculos, porque apesar de não perceber muito de electrónica foi com pequenas dicas destas que construí o meu aerogerador. contudo devo referir que optei pelo motor de impressora porque no inicio deste tópico o mesmo josemir dizer que provalvelmente dáva um bom carregador de baterias de gel 12v. vou continuar a testar este motor para ver até onde vai.
já agora vejo-me na obrigação de partinhar convosco o que fiz:
primeiro acho que não se deve inutilizar aquipamentos que ainda funcionam, há tanta coisa por aí que se pode aproveitar. fui a um centro de reconha de electrodomésticos e trouxe uma impressora hp e um microondas. numa primeira experiencia usei o motor do prato do microondas que rodando com a mão conseguia acender alguns leds, mas acabei por desistir dele porque era muito pesado pois tinha desmultiplicação.
da impressora tirei 3 motores, um deles não produz nada. dos outros dois num apliquei a ventoinha de refrigeração que vem no microondas, comecei logo a ter alguma rotação com esta ventoinha. para obter menhores resultados aumentei o tamanho das 5 pás da mesma ventoinha para cerca de 15cm usando plastico rigido. fiz assim e achei prático porque resolvi logo o problema de equilibrio das pás e o eixo do motor encaixou na perfeição na ventoinha.
devo confessar que fiquei logo espantado com a rotação que e minha enjenhoca estava a atingir, o vento rondava os 20kmh, liguei-lhe 3 leds... e mais 3... e por fim os ultimos 4 que tinha.
o facto é que este pequeno motor está já a 6 dias a trabanhar incansável, já suportou ventos de 60kmh e à noite já está a iluminar-me o pátio e a cozinha com os 10 leds. pena é que a luz produzida não é constante razão pela qual vou tentar saber consegue carregar alguma bateria.
bom penso que fui demasiado longo, mas se quiserem mais algum pormenor estou ao dispor e ajudarei naquilo que puder.

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

parabéns pelo trabalho. seria muito bom se pudéssemos ver algumas fotos e/ou vídeos do trabalho.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ctavares Escreveu:agradeço os calculos, porque apesar de não perceber muito de electrónica foi com pequenas dicas destas que construí o meu aerogerador. contudo devo referir que optei pelo motor de impressora porque no inicio deste tópico o mesmo josenir dizer que provalvelmente dáva um bom carregador de baterias de gel 12v. vou continuar a testar este motor para ver até onde vai.
quando disse anteriormente que um motor de impressora poderia carregar uma bateria de gel, apenas quis dizer que isso é possível, e agora não estou dizendo o contrário. na verdade, agora o contexto é outro. estamos falando de uma aplicação prática e útil com um certo consumo, que seria acender uma lâmpada de 15w, por exemplo, durante a noite, por umas 6 horas a cada 24 horas.
se usaremos uma lâmpada de 15w por 6 horas, o consumo vai ser de 15 x 6 = 90w/dia. se houver vento para o gerador trabalhar 12 horas por dia a potência que ele precisa gerar é de 90 / 12 = 7,5w. assim concluímos que um gerador com capacidade de 7,5w vai dar conta de funcionar uma lâmpada fluorescente de 15w durante 6 horas por dia.
o fato de o seu gerador produzir apenas 1,5w não significa que não possa carregar a bateria de 12v x 7a, significa apenas que não será capaz de gerar a energia suficiente para alimentar a carga. se ele gera 1,5w vai demorar 5 vezes mais tempo para pôr na bateria a carga que a lâmpada vai gastar. logo serão necessárias 60 horas de trabalho deste gerador para garantir o funcionamento da lâmpada pelas mesmas 6 horas.
enfim, a partir de um mínimo de energia útil, qualquer que seja a potência do gerador vai servir para carregar uma bateria, o problema mesmo é que sendo baixa a potência que vai fornecer, vai demorar mais tempo para carregar a bateria completamente. então o problema mesmo não é se vai conseguir carregar a bateria ou não, e sim se vai dar conta da carga ou não.
para 10 leds já está provado que este serve, mas para uma carga maior, é provável que tenha que conseguir um maior. existem motores de impressora grandes com capacidade de gerar mais do que 7,5w, é só procurar.

ctavares
Membro
Membro

Mensagem por ctavares »

obrigado josenir pela paciencia que tem tido!
estamos neste forum para troca de experiências e sabedoria. vou tentar encontrar um motor melhor, mas primeiro gatinhamos para depois andar.
percebo então que o pequeno motor é capaz e ainda tenho mais 1. a minha ideia é a seguinte: por os dois motores a carregar a mesma bateria e em vez da lampada fluorescente usar leds.
quanto às fotos, infelizmente não tenho da construção do aerogerador, mas como ele ainda está a funcionar vou pedir a um amigo que me tire algumas fotos porque não tenho camara digital.

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Mensagem por carioca »

oi josenir tenho uma dúvida um gerador que esteja mesmo quando não atinje os 12 v está a carregar a bateria, só que não a consegue carregar ao máximo, ou só começa a fornecer carga quando atinge os 12v.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:oi josenir tenho uma dúvida um gerador que esteja mesmo quando não atinje os 12 v está a carregar a bateria, só que não a consegue carregar ao máximo, ou só começa a fornecer carga quando atinge os 12v.
uma bateria de 12v na verdade, quando está totalmente carregada apresenta uma tensão de aproximadamente 13,5v. logo para ser possível carregar uma bateria de 12v é necessário uma tensão em torno de 14v. se você fornecer muito mais que 14v vai sobrecarregar a bateria, diminuindo a sua vida útil, e se fornecer menos de 12v não vai conseguir carregá-la.
mas se você pensa em montar um gerador eólico, com certeza vai precisar de um regulador de tensão, e o regulador tem que ser capaz de regular a tensão para o valor que permite carregar a bateria e ainda protegê-la de uma sobrecarga.

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Mensagem por carioca »

o que eu quis perguntar é se a energia que o gerador está a produzir mas que não atinje os 12 v é ou não aproveitada, para a beteria. ou é ignorada.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Mensagem por silva_fuinha »

boas a todos, tem estado um ventinho porreiro para as nossas máquinas.
antes de mais, desmontei um impressora velhinha, e deparei com dois motores de passo, penso eu, e como ando a reunir material que o pessoal indica aqui vão as experiências.
apenas gostava que me dissessem se possível, os motores são bons??
Anexos
Diapositivo1.JPG
Diapositivo1.JPG (41.73 KiB) Visto 5444 vezes
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

a experiências foram ligar uns poucos de leds e ver o "potencia do motor" de acordoo com um circuito postado pelo pessoal.
Anexos
Placas.jpg
Placas.jpg (51.27 KiB) Visto 5441 vezes

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

agora a parte pratica.
dá para por os leds a permanecerem acessos mais tempo??
ou então por exemplo, recarregar uma pilha (x, qual?) e com um sensor, de luz os leds permanecerem mais tempo ligados durante a noite.
penso que o motor acende mais leds, mas para já ficam seis a brilhar bem.

por fim poderiam me dar uma ideia, como aplicar umas pequenas pás para o por a funcionar?
Anexos

[A extensão 3gp foi desativada e não pode ser exibida.]

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

e que tal?
Anexos

[A extensão 3gp foi desativada e não pode ser exibida.]

vergaranunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Contacto:

estes motores se parecem muito com os de uma canon que desmontei. aqui funcionaram muito bem, mas não tive ambição de montar qualquer circuito mais útil que o acender de alguns leds que brilham na sala de minha casa à noite.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”