njay Escreveu:um multímetro, numa escala de corrente. fica aqui um artigo sobre como usar o multímetro (e outras coisitas mais): http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=5093vergaranunes Escreveu:alguém teria uma orientação de como eu poderia medir a capacidade de carga desse motor de passo. o que devo colocar no circuito para medir a amperagem? algum dica?
não sei bem se é isto que queres:os amperes, ou melhor dizendo, a "corrente" (eléctrica), só se mede quando há uma "carga", ou seja, algum dispositivo a ser alimentado pelo gerador.
podes ligar o multímetro, na escala de dc a (tens que mudar a ficha vermelha, vê o que lá está escrito) como ligas para medir a tensão, para experimentar. o multimetro numa escala de medição de corrente é praticamente um curto-circuito, daí actuar como uma carga, embora seja uma carga "difícil" para um gerador por não ter resistência. isto é um teste para ver a corrente máxima que o gerador é capaz de produzir, mas depois na prática acho que ele nunca chegará a essa corrente, pois devido ao curto-circuito a tensão é ~0 e não há carga (dispositivo) que funcione nestas condições.
ou entao dê uma vista de olhos em: viewtopic.php?f=27&t=8991