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Re: FORD PROBE'94

Enviado: sexta mai 01, 2009 12:31 am
por Bluesky
um warp 9 dual shaft... mamma mia!!!! temos motor sem duvida...

Re: FORD PROBE'94

Enviado: domingo mai 10, 2009 4:39 pm
por PMCBF_EV
penso que é util deixar aqui o custo do motor netgain. apurei todos os custos, que foram os seguintes :
motor : 1.123 eur. ($1.550)
transporte : 356 eur. ($492)
despesas em portugal : 504 eur.
ou seja um custo total de 1.983 eur.
o motor veio directo da fabrica, mas foi comprado através da belktronix.
foi também a belktronix que comprei todos os componentes para a trasformação : controlador, carregador, dc-dc, bms etc...
vou tirar fotos e coloco aqui junto com o custo do sistema.
no site da belktronix.com esta toda informação sobre o sistema e foi também colocado um link para este projecto. vejam em "electric vehicle conversions"... pedro's ev convesion...

Re: FORD PROBE'94

Enviado: domingo mai 10, 2009 9:37 pm
por mix
está ai uma bela nota negra, mas vai valer a pena
já sabes quanto vais gastar em baterias?

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Re: FORD PROBE'94

Enviado: segunda mai 11, 2009 8:50 pm
por murias
finalmente vi quanto vai custar o motor quando tiver dinheiro para ele eu tenho um alvo em mente q é esta transformação:
http://www.killawatt-electric-car-conve ... -mini.html

mini já tenho so falta o resto

Re: FORD PROBE'94

Enviado: segunda mai 11, 2009 11:43 pm
por rocker_pt
nem imaginam como eu adorava ter uma oficina e trabalhar com a mecânica automóvel. adoraria abraçar uma transformação destas de um mini ou carocha. possivelmente iria para um mini por ser mais pequeno e engraçado.
entretanto, vou apreciando com entusiasmo as vossas transformações.

aqui está uma boa ideia para um negócio:
1º fazer algumas transformações na garagem para ganhar experiência
2º começar a aceitar encomendas de interessados
3º contratar mais colaboradores, e ampliar a produção.
4º criar uma ipo e aumentar a capacidade
5ª mudar para instalações maiores

antevejo um grande potencial, de crescimento e de oferta de emprego.

partilho esta minha ideia convosco. quem a quer aproveitar?

Re: FORD PROBE'94

Enviado: terça mai 12, 2009 12:19 am
por mix


também adorava converter um mini!
o tozé já deu inicio a essa ideia de negocio!
aqui no fórum já tentamos criar algo do género. até fizemos uma reunião com uma almoçarada em coimbra com bastantes participantes. tentámos criar um grupo de trabalho (converte), mas o ppl começou-se a desinteressar e ficou tudo parado....
se quiseres levar essa ideia avante vê na sala de sócios o que já foi feito e já tens um ponto de partida!
eu apoio-te nessa ideia, mas sozinhos não fazemos nada....

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Re: FORD PROBE'94

Enviado: terça mai 12, 2009 1:04 pm
por rocker_pt
a mim...falta-me a parte operativa da coisa. não tenho nada nem ferramentas, nem sei como se pega num ferro de soldar....é esse o meu problema. teria de aprender uma arte que algumas pessoas já adquiriram com o tempo durante décadas no dia à dia. só tenho massa cinzenta (espero eu!)...e muita vontade de realizar coisas pela satisfação pessoal, com interesse científico e ainda com o benefício de ser um negócio inovador, de futuro e com bastante potencialidade.
é por isto que o tózé é o nosso lider: realizou o que todos nós ambicionamos realizar, e não temos t****** para o fazer.

um abraço.

Re: FORD PROBE'94

Enviado: terça mai 12, 2009 7:22 pm
por PMCBF_EV
durante os proximos dias vou tentar colocar aqui fotos e descrição dos principais componentes do sistema electrico que vou utilizar.
o sistema foi comprado a belktronix e a principal razão que me levou a escolher esta opção é ser um sistema totalmente integrado, ou seja, controlador, carregador, conversor dc-dc, bms etc.. estão interligados entre si e funcionam como um só.
em termos de custo global este sistema também é muito atractivo, o custo total foi de 3.031 eur. :
- todos os componentes do sistema : $2.890 (2.094 eur.)
- transporte : $343 (248 eur.)
- despesas em portugal : 689 eur.

o sistema é composto pelos seguintes elementos :
controlador 144v-500a
carregador 144v-675w
contactor geral
conversor dc-dc 7w
isobatmon (isolamento e segurança)
e-meter link-10 (indicador carga)
45 celulas lionmon (sistema bms para lifepo4)
potenciomentro (acelarador)
vehint (segurança e integração do sistema no carro)
Belktronix System 1.jpg
Belktronix System 1.jpg (106.93 KiB) Visto 5936 vezes
um esquema de blocos mas que utiliza baterias 12v.
BelktronixBlockDiagram1.jpg
BelktronixBlockDiagram1.jpg (126.24 KiB) Visto 5937 vezes

Re: FORD PROBE'94

Enviado: sexta mai 15, 2009 12:05 am
por Bluesky
excelente material pmcbf, agora vamos ver como tudo se integra. muito trabalhinho sem duvida. boa sorte.

Re: FORD PROBE'94

Enviado: sábado mai 16, 2009 6:37 pm
por PMCBF_EV
power center (controlador)
Belktronix Controller 144v500A.jpg
Belktronix Controller 144v500A.jpg (106.72 KiB) Visto 5836 vezes
capaz de fornecer até 500a dc ao motor, contem proteção por baixa voltagem (lvp), redução e corte de potencia por aquecimento.
recebe informação do acelarador e autorização de funcionamento do integrador do veiculo.

Re: FORD PROBE'94

Enviado: sábado mai 16, 2009 6:54 pm
por PMCBF_EV
carregador 144v 675w
Belktronix Charger GEN2 144v675W.jpg
Belktronix Charger GEN2 144v675W.jpg (99.05 KiB) Visto 5826 vezes
combina as funções de carregador da bateria de tracção (144v) e da bateria original do carro (12v).
recebe informação de ovp (protecção alta voltagem) de cada uma das baterias (celulas lifepo4).
passa informação ao integrador do veiculo de autorização de funcionamento (corta esta autorização quando em carga).

Re: FORD PROBE'94

Enviado: sábado mai 16, 2009 7:01 pm
por PMCBF_EV
vehint - integrador veiculo
Belktronix VehInt.jpg
Belktronix VehInt.jpg (40.5 KiB) Visto 5822 vezes
recebe os sinais de ingnição do sistema original do carro (ignição e "trabalho").
gere autorizações e sequencia de arranque do conversor dc-dc, acelarador, contactor, controlador e ventoinhas de arrefecimento.
possui led's que permitem a visualização de toda a sequencia de arranque, facilitando a localização de possiveis problemas

Re: FORD PROBE'94

Enviado: sábado mai 16, 2009 7:19 pm
por PMCBF_EV
lionmon's - monitores baterias
Belktronix LionMon.jpg
Belktronix LionMon.jpg (29.27 KiB) Visto 5822 vezes
cada celula lifepo4 possui uma destas placas de controle.
controlam e informam situações de lvp e ovp.
a dissipação do excesso de corrente é feito atraves de uma resistencia de 4 ohm.

Re: FORD PROBE'94

Enviado: sábado mai 16, 2009 8:09 pm
por jmal
tenho 2 observações a fazer, carregador de 675w, acho muito pouco, não sei qual o pack que vais utilizar, mas será caso para perguntar, quantos dias leva a carregar. toma por exemplo um pack de 144v 90 ah, são 12960 watts, logo 12960 / 675 = 19.2 horas de carga.

outra observação é dos lionmon's, com uma dissipação de 4 ohm vai ter muito pouca corrente de dissipação, por exemplo as lifepo4 carregam até 3.65 v (normalmente, estes valores podem ser um pouco maiores ou menores) logo tem 3.65 v / 4 ohm = 0.910 ah, isto são pouco mais de 3 watts, não é pouco, mas depende das baterias, a minha scooter tem baterias de 40 ah e utiliza resistências dissipação de 3 ohm.

Re: FORD PROBE'94

Enviado: domingo mai 17, 2009 1:38 pm
por PMCBF_EV
jmal, os 675w referem-se a parte dc/dc do carregador, a que é utilizada para carregar a bateria original do carro. esta secção é capaz de fornecer 50a (13,5v) - 675w.

a parte do carregador pelas informações que obtive consegue fornecer até 6,5a, o que dá cerca de 13,8h para carregar o tal pack de 90ah, não é muito melhor mas permite carregar o pack durante a noite.

sei também que a belktronix esta a desenvolver um novo carregador de 2,4kw, pode ser um possivel upgrade para o futuro.

quanto ao aquecimento das resistencias de 4 ohm vão ficar um pouco quentes realmente, nas notas de montagem do sistema isso é referido. mas pelo que vejo em outros sistemas normalmente são utilizadas resistencias de 4 ohm para lifepo4 e 3 ohm para os diversos tipos de baterias de chumbo.

obrigado pelas tuas notas, são sempre bem vindas.

Re: FORD PROBE'94

Enviado: domingo mai 17, 2009 2:54 pm
por jmal
pmcbf_ev Escreveu:jmal, os 675w referem-se a parte dc/dc do carregador, a que é utilizada para carregar a bateria original do carro. esta secção é capaz de fornecer 50a (13,5v) - 675w.

a parte do carregador pelas informações que obtive consegue fornecer até 6,5a, o que dá cerca de 13,8h para carregar o tal pack de 90ah, não é muito melhor mas permite carregar o pack durante a noite.

sei também que a belktronix esta a desenvolver um novo carregador de 2,4kw, pode ser um possivel upgrade para o futuro.

quanto ao aquecimento das resistencias de 4 ohm vão ficar um pouco quentes realmente, nas notas de montagem do sistema isso é referido. mas pelo que vejo em outros sistemas normalmente são utilizadas resistencias de 4 ohm para lifepo4 e 3 ohm para os diversos tipos de baterias de chumbo.

obrigado pelas tuas notas, são sempre bem vindas.
ok, referi 90 ah para exemplo, o que acho pouco para esse carro, de qualquer maneira depois podes fazer o upgrade se esse se revelar muito lento.

força com isso....

Re: FORD PROBE'94

Enviado: segunda mai 18, 2009 11:29 pm
por PMCBF_EV
mecanica geral
associados ao motor de combustão estão dois componentes fundamentais do carro : travões e direcção.

no caso dos travões perdemos o vacuo e o sistema fica comprometido.
com a ajuda do cd da ford é facil visualizar a situação. este é um esquema de todo o sistema de travões do carro, incluindo o abs.
Anti Look Brake System (ABS).jpg
Anti Look Brake System (ABS).jpg (102.33 KiB) Visto 5717 vezes
e em seguida um detalhe do "power boost" !?
Brake Booster, Power.jpg
Brake Booster, Power.jpg (85.63 KiB) Visto 5717 vezes
é necessario encontrar uma fonte alternativa de vacuo para ligar no tubo com a indicação 7 no esquema.
a solução é uma bomba de vacuo 12v, o problema é qual utilizar ? que potencia ? consumo, nivel de ruido e vibração são parametros importantes na escolha.
pelas pesquisas que fiz uma das melhores soluções sera a bomba da mes-dea 70/6e, alguém sabe onde é possivel encontra-la em portugal ? e outras sugestões ?

no caso da direcção julgo que o problema não é tão grave, e a minha primeira ideia é converte-la para "manual" com um simples "by-pass".
o esquema presente no carro.
Steering System, Power.jpg
Steering System, Power.jpg (86.2 KiB) Visto 5718 vezes
o numero 5 já não existe, era alimentado pelo motor de combustão, através das correias e saiu junto com o motor.
fazendo um "loop" entre os tubos 2 e 3 fechamos o circuito e temos um sistema "manual", alguém consegue prever o comportamento da direcção nesta situação ?
em pesquisas tenho visto que em vez de fazer o "by-pass" directo é melhor faze-lo através do deposito de oleo da direcção (6), ou seja, ligo o fim do tubo 2 a entrada do deposito (6) e o tubo 3 a saida do mesmo. pareçe ter algumas vantagens manter a ligação via deposito ?!
outras soluções ? (queria evitar a colocação de mais motores).

numa visão simplificada tudo o que não pertence a estes dois sistemas não faz falta no carro...vamos começar a limpeza.

Re: FORD PROBE'94

Enviado: terça mai 19, 2009 12:10 am
por visitante
vivam ...

começo pela questão mais simples..a da direcção..ao eliminares a bomba de pressão do sistema o resultado será o mesmo que tentares conduzir um veiculo de direcção assistida que tenha por exemplo ficado sem a correia auxiliar..ou seja..muito dificil de manobrar..e não haverão by-passes que te valham..

talvez te seja mais facil e fiavel recorreres a uma caixa de direcção sem assistencia e a adaptares ao carro..isso é relativamente simples..e tu farás isso com uma perna ás costas..

quanto aos travões e á questão da servo-assistencia dos mesmos..imagina o servo-freio como uma alavanca multiplicadora de força..já que de facto é esse o seu efeito..conseguirás obter os mesmos resultados de duas formas distintas..ou alterando a posição do eixo do pedal (forma menos eficaz) ou recorrendo a uma caixa de engrenagens..esta ultima opção já a apliquei em diversas situações..tanto para direcção como para "assistencia" aos travões..(sempre com 3 carretos..de diametros diferentes)..

por ultimo tenho acompanhado esse teu trabalho com muito interesse..e tás de parabens..

abraços
[***************]

Re: FORD PROBE'94

Enviado: terça mai 19, 2009 10:13 am
por Romi
quanto aos travões e á questão da servo-assistencia dos mesmos..imagina o servo-freio como uma alavanca multiplicadora de força..já que de facto é esse o seu efeito..conseguirás obter os mesmos resultados de duas formas distintas..ou alterando a posição do eixo do pedal (forma menos eficaz) ou recorrendo a uma caixa de engrenagens..esta ultima opção já a apliquei em diversas situações..tanto para direcção como para "assistencia" aos travões..(sempre com 3 carretos..de diametros diferentes)..
fernando, consegues alguma literatura e/ou informações, e já agora preços para isso?
pode muito bem vir a ser uma alternativa prática às dispendiosas bomba de vácuo.

cumprimentos

Re: FORD PROBE'94

Enviado: terça mai 19, 2009 10:51 am
por PMCBF_EV
fernando, é possivel um "passo a passo" para a questão da direcção ? com o apoio do desenho é possivel dizeres o que deve ser retirado e o que coloco no seu lugar ?
é que não faço a minima ideia de como o fazer.
onde é que consigo encontrar uma caixa de direcção sem assistencia ? numa sucata ? recomendas algum modelo em especial ?

quanto aos travões colocando a bomba de vacuo o sistema vai ficar perfeito não é ? e aqui prefiro gastar alguns "amperes" e jogar pelo seguro.

desculpa tantas questões de uma só vez...
cumprimentos