EcoForest VS ExtraFlame

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por PedroPinheiro »

desde janeiro de 2009, na minha casa, com 200-250m2, tenho a estufa de peletes ecoforest hidroccoper cantina super de 29kw (http://www.ecoforest.es/) a funcionar na casa das máquinas, o que me permite aquecer toda a casa com bastante uniformidade. pelas indicações no visor, a água sai a 45º-48º, e tenho todas as divisões da casa aquecidas a 20º. se bem que recentemente o técnico veio "afinar" o sistema de distribuição da água, porque uma das divisões tinha a temperatura ambiente bem mais baixa e, verificou-se que o problema ficou resolvido. para já, apenas tenho a registar que a máquina tem muitos e preciosos "mecanismos de defesa" para não se estragar e que a limpeza regular é fundamental para o seu óptimo funcionamento. não sei se/quando vou recuperar o investimento de 4200€ em comparação com a máquina a gasóleo, mas agrada-me a ideia de ter uma máquina mais ecológica (acho eu).

quanto aos peletes, compro a 3.22€ cada saco de 15kg, na cooperativa agrícola de rio maior, local onde consegui o preço mais baixo e mais próximo da minha residência...até saber que a maxmat também vende este combustível por 2.85€/saco/15kg.

quanto à limpeza, de 2 em 2 dias, corro os varões de limpeza da "chaminé" uma vez por semana faço uma limpeza e aspiração geral, onde recolho 2-3 kg de cinzas.

por último, o consumo actual é de 10-15 sacos por semana, dependendo das horas de funcionamento e do frio no exterior. ainda estou a registar dados para elaborar mais detalhadmente o consumo da máquian. inicialmente, programei a estufa para funcionar todos os dias das 12:00 às 24:00, e é nessa base que referi o consumo. esta semana vou fazer uma experiência a conselho do técnico, ou seja, manter a estufa ligada 24 horas. a argumentação do técnico é a seguinte: a máquina consome menos combustível para manter uma temperatura constante - 20º neste caso -, quando comparado com um período de funcionamento programado para elevar a temperatura da casa dos 18,5º até aos ditos 20º. veremos se o técnico tem razão ou não...
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


Pedro Ribeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda dez 28, 2009 5:00 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Pedro Ribeiro »

tb vou ter a minha ecoforest,espero que não me venha a repender!!


Ricardo Rocha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda dez 28, 2009 8:21 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Ricardo Rocha »

estou inclinado para comprar uma ecoflorest só não encontro vendedor nos arredores de santa maria da feira se alguém conhecer agradeço.
também vi uma da mcz "nova hidro" muito boa a ver pelas características mas também não encontro representante nesta zona.


myself11
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por myself11 »

pedropinheiro Escreveu:...investimento de 4200€ em comparação com a máquina a gasóleo... por último, o consumo actual é de 10-15 sacos por semana, dependendo das horas de funcionamento e do frio no exterior....
pela explicação do user sugarstorm, infiro que será só para aquecimento da casa, certo? que sistema tem para as aqs?

ricardo rocha, também moro nessa zona. se tiver novidades, deixe-as aqui no tópico.


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por PedroPinheiro »

a ecoforest serve para aquecimento central e para as aqs tenho gás canalizado de botija, fornecido por uma empresa (13€ -17€/mês).

mais cedo do que previra, venho aqui colocar as conclusões sobre a experiência/teste referida na minha última mensagem:
- durante 48 horas, a máquina esteve programada para manter o interior da casa a 20º;
- no exterior, a temperatura não foi muita baixa - talvez 12º - 14º de mínima -, se comparada com dias anteriores, logo, a casa nunca perdeu muito calor e o consumo da máquina foi menor;
- em termos de consumo, na 48horas em que esteve ligada, registei 6 sacos de 15kg consumidos, que me custaram 3.22€ cada, o que equivale a afirmar, pelas minhas contas, a um consumo por hora de 0,40€/hora;
- dado que não tenho pessoas em casa durante 24 horas, a conclusão a que chego é que não justifica esta opção, além de que, o consumo absoluto de peletes é superior em comparação com um programa "bi-horário", i.é., um período de tempo ligado e outro desligado.

ao contrário do gasóleo, nos peletes, progressivamente, vamos encontrando preços mais baixos para este combustível, sem que a qualidade seja muito prejudicada.

próxima experiência: peletes da maxmat de caldas da rainha.
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

ricardo rocha Escreveu:estou inclinado para comprar uma ecoflorest só não encontro vendedor nos arredores de santa maria da feira se alguém conhecer agradeço.
também vi uma da mcz "nova hidro" muito boa a ver pelas características mas também não encontro representante nesta zona.
boas ricardo,

apanhe a a1 no sentido sul e saia na saída para aveiro sul.
deve ter a larinox mesmo aí ao pé, na zona industrial do mamodeiro:

http://www.larinox.com/local.php

eles são os representantes da ecoforest em portugal, e pelo que tenho lido no fórum têm preços interessantes...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

pedropinheiro Escreveu:a ecoforest serve para aquecimento central e para as aqs tenho gás canalizado de botija, fornecido por uma empresa (13€ -17€/mês).

mais cedo do que previra, venho aqui colocar as conclusões sobre a experiência/teste referida na minha última mensagem:
- durante 48 horas, a máquina esteve programada para manter o interior da casa a 20º;
- no exterior, a temperatura não foi muita baixa - talvez 12º - 14º de mínima -, se comparada com dias anteriores, logo, a casa nunca perdeu muito calor e o consumo da máquina foi menor;
- em termos de consumo, na 48horas em que esteve ligada, registei 6 sacos de 15kg consumidos, que me custaram 3.22€ cada, o que equivale a afirmar, pelas minhas contas, a um consumo por hora de 0,40€/hora;
- dado que não tenho pessoas em casa durante 24 horas, a conclusão a que chego é que não justifica esta opção, além de que, o consumo absoluto de peletes é superior em comparação com um programa "bi-horário", i.é., um período de tempo ligado e outro desligado.

ao contrário do gasóleo, nos peletes, progressivamente, vamos encontrando preços mais baixos para este combustível, sem que a qualidade seja muito prejudicada.

próxima experiência: peletes da maxmat de caldas da rainha.
boas pedropinheiro,

se a temperatura exterior for muito baixa talvez compense manter o aquecimento ligado 24h por dia. isto porque se a temperatura interior da casa baixar muito durante as horas que ele está desligado (digamos que baixa 3º, 4º ou até mais) depois a máquina vai trabalhar ao máximo durante algumas horas até chegar aos 20º. só depois faz modulação.
agora se a temperatura interior não baixar muito provavelmente não vale a pena.
é tudo uma questão de ir fazendo experiências...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Ricardo Rocha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda dez 28, 2009 8:21 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Ricardo Rocha »

myself11 Escreveu:
pedropinheiro Escreveu:.
ricardo rocha, também moro nessa zona. se tiver novidades, deixe-as aqui no tópico.
pergunta feita a um representante (villasol espinho) das salamandras a pellets ecoforest

salamandra a pellets ecoforest - hidrocopper agua ou hidrocopper super agua

" gostaria de saber qual destes dois modelos o que se adquaria mais a minha
situação, tenho de instalar cerca de 95 elementos radiadores mais dois
toalheiros e gostaria de poder aquecer com uma destas salamandras, so não
sei qual a melhor também se for possível gostaria de saber qual o preço das mesmas."

resposta:
exmo. senhor.

a estufa indicada para o que informa é a hidrocopper de 24 kw e o preço é
de 3.050,00 + iva 12% . (dedutível no i.r.s.).


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

boas ricardo,

o preço não está mau. mais 16€ do que a minha.
mas continuo a achar que não perdia nada em contactar a larinox.
eu não fiz negócio com eles pois eram de bastante longe e não queriam instalar em lisboa.
mas lembro-me que na altura (fim de 2008) tinham uma campanha de 25% de desconto em todos os produtos de pellets. ora 25% em 3400€...como dizia o eng. guterres: "é só fazer as contas"
pode ser que consiga mais barato.

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por PedroPinheiro »

sugarstorm Escreveu:
boas pedropinheiro,

se a temperatura exterior for muito baixa talvez compense manter o aquecimento ligado 24h por dia. isto porque se a temperatura interior da casa baixar muito durante as horas que ele está desligado (digamos que baixa 3º, 4º ou até mais) depois a máquina vai trabalhar ao máximo durante algumas horas até chegar aos 20º. só depois faz modulação.
agora se a temperatura interior não baixar muito provavelmente não vale a pena.
é tudo uma questão de ir fazendo experiências...

sugarstorm
a temperatura exterior na minha zona, nos dias mais frios, ronda os 2º-3º. felizmente, a casa é nova e tem bom isolamento térmico, de tal forma que quando a máquina é desligada às 0:00, a temperatura das casa está nos 20,5º e quando volta a ligar, por volta das 12:00-14:00, a temperatura ambiente situa-se acima dos 19º.

sim, tenho feito imensas experiências e até já tenho algumas certezas e rotinas bem definidas.
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por sugarstorm »

boas pedropinheiro,

se a sua vivenda aguenta bem a temperatura o mais racional é ter um ciclo deste género:

1- ligar antes de sair da caminha e deixar 3 horas a aquecer de manhã (algo como entre as 6:00 e as 9:00);
2- voltar a ligar antes de chegar a casa até 1 hora antes de voltar para a caminha (por exemplo entre as 16.00 e as 23:00).

deste modo a casa leva um aquecimento de manhã, pois arrefeceu durante a noite, e depois leva outro quando o sol se vai embora. entre as 9:00 e 16:00, a menos que estejam dias muito frios ou sombrios, a temperatura não costuma cair muito. além disso geralmente nesse intervalo estamos no trabalho, logo aquecer uma casa vazia não faz muito sentido.
e são 10h por dia de aquecimento, ou seja, 2 sacos de pellets + ou -.

é só a minha experiência. neste dias de chuva em que as temperaturas estiveram mais altas nem liguei a minha caldeira de manhã. e garanto-lhe que estou confortável. frio, nunca mais!

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


PedroPinheiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quarta ago 22, 2007 9:59 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por PedroPinheiro »

nunca optei por dois períodos de funcionamento, visto que:
- quando termina o período de funcionamento da noite, ou seja, às 24:00, a casa tem uma temperatura ambiente acima dos 20.5º, e;
- de manhã estamos pouco tempo em casa, e;
- quando nos levantamos, por norma a casa tem uma temperatura ambiente entre os 19º e os 20º, e;
- em 3 horas de funcionamento, através do piso radiante, a casa nunca iria aquecer muito.

mas estamos de acordo: frio nunca mais!!!
Cumprimentos,

Pedro Pinheiro
_______________
Professor de Educação Física
http://www.pedropinheiro.net

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Leinad1 »

sugarstorm Escreveu:e são 10h por dia de aquecimento, ou seja, 2 sacos de pellets + ou -.

sugarstorm
mas isso não é muito? dá por dia ~6€. ao fim de 1 mes fica a 180€!!


jorgeaguiar63
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 21, 2009 3:30 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por jorgeaguiar63 »

sugarstorm Escreveu:boas pedropinheiro,

se a sua vivenda aguenta bem a temperatura o mais racional é ter um ciclo deste género:

1- ligar antes de sair da caminha e deixar 3 horas a aquecer de manhã (algo como entre as 6:00 e as 9:00);
2- voltar a ligar antes de chegar a casa até 1 hora antes de voltar para a caminha (por exemplo entre as 16.00 e as 23:00).

deste modo a casa leva um aquecimento de manhã, pois arrefeceu durante a noite, e depois leva outro quando o sol se vai embora. entre as 9:00 e 16:00, a menos que estejam dias muito frios ou sombrios, a temperatura não costuma cair muito. além disso geralmente nesse intervalo estamos no trabalho, logo aquecer uma casa vazia não faz muito sentido.
e são 10h por dia de aquecimento, ou seja, 2 sacos de pellets + ou -.

é só a minha experiência. neste dias de chuva em que as temperaturas estiveram mais altas nem liguei a minha caldeira de manhã. e garanto-lhe que estou confortável. frio, nunca mais!

sugarstorm
concordo completamente consigo.
no meu caso também tenho um horário de manhã (das 05:10 até às 07:20) e outro da parte da tarde (das 17:00 às 23:00), o que dá muito bom resultado.
onde vivo, nos arredores do porto (santo tirso), a temperatura nos dias de muito frio, ronda os 0º (e às vezes chega até aos -2º).
tenho há cerca de 2 anos uma lucrezia hidro (estraflame), mas pelo que vejo com as vossas experiências, a minha deve ter algum problema, pois gasto cerca de 20/23 kg de peletes por dia (na potencia 3) e a água chega aos 70º/71º (só no fim do dia de funcionamento) e a temperatura da casa ronda os 19º (através da leitura de termometro digital). mas depende da zona da casa, pois na sala de estar com cerca de 60 m2, que é no r/ch. e tem uma ligação "aberta" para o 1º andar, é aquecida pela própria máquina, no entanto, noto algum "desconforto" quando venho do 1º piso.
a parte mais distante da casa, que se situa no 1º andar (lado oposto à máquina) também tem alguma dificuldade em aquecer. e para chegar próximo dos 19º tem que estar quase 24 horas a funcionar.
claro que a temperatura da caldeira depende da qualidade da pelete. a que estou a usar neste momento tem um poder calorifico bastante grande (das experiências que fiz, é a que tem mais). o defeito é deixar "pedra" de carvão ao fim do dia, mesmo com a limpeza automática.
a minha residência tem 110 elementos e 3 toalheiros. mas penso que estão mal distribuidos, apesar da casa estar bem isolada.


Ricardo Rocha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda dez 28, 2009 8:21 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Ricardo Rocha »

ricardo rocha Escreveu:
myself11 Escreveu:
pedropinheiro Escreveu:.
ricardo rocha, também moro nessa zona. se tiver novidades, deixe-as aqui no tópico.
pergunta feita a um representante (villasol espinho) das salamandras a pellets ecoforest

salamandra a pellets ecoforest - hidrocopper agua ou hidrocopper super agua

" gostaria de saber qual destes dois modelos o que se adquaria mais a minha
situação, tenho de instalar cerca de 95 elementos radiadores mais dois
toalheiros e gostaria de poder aquecer com uma destas salamandras, so não
sei qual a melhor também se for possível gostaria de saber qual o preço das mesmas."

resposta:
exmo. senhor.

a estufa indicada para o que informa é a hidrocopper de 24 kw e o preço é
de 3.050,00 + iva 12% . (dedutível no i.r.s.).
boas já foi contactado pelo vendedor da mcz "nova hidro" pelos vistos também vende a ecoforest, pelo o que me disse, tanto vende de uma marca como outra mas em termos de relação qualidade eficiência energética a mcz é superior e em termos de preços é uma diferença pouco significativa.

já agora o que me dizem ás bombas de calor, tenho lido comentários (positivos) em relação a este produto.
o produto que mais tenho ouvido dizer bem é da daikin a nível de preços pode não o ser,
ainda não me informei com nenhum vendedor os preços que eu vi foram neste site
" http://www.combiserv.pt/index_ficheiros ... oraqs.html "
o problema é que este tipo de forma de aquecimento com bomba de calor inicialmente tem um investimento superior
as vantagens parece que são o baixo consumo eléctrico baixo a verdade é uma tenho um painel solar da solarhart 300l em que quando o apoio eléctrico entra em acção são 7 amperes,
e de inverno são muitas as vezes em que entra em acção, contra 3a de uma bomba de calor ex:da ochsner, da daikin não sei ao certo diz que são 1.26kw, em amperes não sei ao certo quanto será em amperes.

a verdade é que tenho sobrevivido ao inverno com dois ac samsung 12000btus um na cozinha outro no quarto, e quero começar a fazer uso da pré instalação deixada para os radiadores, mas agora estou numa interrogação, o que optar energia eléctrica 0.1259€ o kw ainda com opção do bi-horário metade do preço á noite ou 0.21€ o kg das pellets.
daí agora esta interrogação estufa a pellets ou bomba de calor ??? esta última com manutenção igual a zero pelo menos não será necessário limpar a cinza. haja energia eléctrica sempre.


menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por menoalexx »

bom dia,
depois deste tempo todo o que pode dizer da sua ecoforest hidrocooper? não tem dado problemas, como é o consumo e vale mesmo a pena o investimento?

é que estou a pensar adquirir uma para deixar de utilizar gasóleo.

obrigado
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por dmorgado »

boa noite caro pedro pinheiro.
quando se tomam decisões que melhoram a carteira e o ambiente estamos no caminho certo!
estou a estudar a possibilidade de fazer o mesmo em relação ao meu aquecimento central.
tal como o sr. tenho uma caldeira a gasóleo em que o único problema é mesmo gastar, gastar, gastar...é essa a razão que me leva a possivelmente investir num sistema alternativo - por certo a pellets.

de momento aqueço uma sala bastante grande com uma salamandra a pellets da qual só tenho a dizer bem. aquece rápido e é bastante económica.
o problema maior é que não me aquece a casa toda e ainda por cima tenho chão radiante em toda a casa. como lhe parece que se irá comportar um sistema destes no meu aquecimento radiante? gastará menos? necessitarei de menor potência na caldeira a pellets?

tenho mais uma coisa em comum consigo o painel solar por termosifão que gostaria que fosse complementado com este sistema para aqs. gostaria que expusesse aqui a sua decisão.


menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por menoalexx »

boa noite, estive a ler com muita atenção e já tem algum tempo algumas respostas, depois dete tempo todo, qual o custo de utilização das caldeiras a pellets? justifica o investimento? as ecoforest hidroocoper não derem problemas.

agradeço desde já o comentário de todos.

atentamente,
menoalexx
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por Magma »

boa noite

após quase três invernos utilização da ecoforest hidrocooper, continuo muito satisfeito. até ao momento não tem dado problemas e os consumos têm-se mantido bastante comedidos. neste inverno gastei até ao momento 350 euros de peletes e já lá vão quase 4 meses de funcionamento.
continuo a gastar cerca de um saco diário durante a semana (quando não utilizo a sala principal com cerca de 80m2, utilizando apenas a sala onde tenho a caldeira) e um saco e meio por dia no fim de semana, quando aqueço toda a casa e mantenho a caldeira ligada por mais tempo durante a manhã.
durante a semana utilizo a caldeira na potência 5 e no fim de semana na potência 7 (num máximo de nove). em ambos os casos a temperatura de saída chega aos 65ºc programados de série na caldeira (é um valor sensato, mas pode facilmente ser alterado,mas nunca senti necessidade), após o que começa a fazer modulação, gastando menos.
neste momento, a programação é das 18.15h às 23.30h e das 5.45h às 8.30h durante a semana e ao fim de semana fica ligada até às 9.30h, durante a manhã. é o suficiente para a manter a casa entre os 18 e os 20ºc, o que considero confortável.
um bom isolamento da casa é fundamental, pois assim durante os períodos de não funcionamento da caldeira a temperatura no interior da casa mantém-se sempre acima dos 18ºc.

a manutenção diária continua a ser a que já descrevi noutras intervenções.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável


menoalexx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda fev 08, 2010 11:54 am

Re: EcoForest VS ExtraFlame

Mensagem por menoalexx »

bom dia,
relativamente à manutenção diária como fazem? tem que parar a estufa, chegamos a casa e esta já está a trabalhar certo?
quanto tempo demora a arrancar?








magma Escreveu:boa noite

após quase três invernos utilização da ecoforest hidrocooper, continuo muito satisfeito. até ao momento não tem dado problemas e os consumos têm-se mantido bastante comedidos. neste inverno gastei até ao momento 350 euros de peletes e já lá vão quase 4 meses de funcionamento.
continuo a gastar cerca de um saco diário durante a semana (quando não utilizo a sala principal com cerca de 80m2, utilizando apenas a sala onde tenho a caldeira) e um saco e meio por dia no fim de semana, quando aqueço toda a casa e mantenho a caldeira ligada por mais tempo durante a manhã.
durante a semana utilizo a caldeira na potência 5 e no fim de semana na potência 7 (num máximo de nove). em ambos os casos a temperatura de saída chega aos 65ºc programados de série na caldeira (é um valor sensato, mas pode facilmente ser alterado,mas nunca senti necessidade), após o que começa a fazer modulação, gastando menos.
neste momento, a programação é das 18.15h às 23.30h e das 5.45h às 8.30h durante a semana e ao fim de semana fica ligada até às 9.30h, durante a manhã. é o suficiente para a manter a casa entre os 18 e os 20ºc, o que considero confortável.
um bom isolamento da casa é fundamental, pois assim durante os períodos de não funcionamento da caldeira a temperatura no interior da casa mantém-se sempre acima dos 18ºc.

a manutenção diária continua a ser a que já descrevi noutras intervenções.
Menoxx
"O único sítio em que o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário"

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”