Análise económica solar térmico AQS (moradia unifamiliar)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am

Re: Análise económica solar térmico AQS (moradia unifamiliar)

Mensagem por manguela »

toze_feup Escreveu:...aliás o motivo pelo qual trocamos o aquecimento de aqs do esquentador para a caldeira de aquecimento é q também permite ter a recirculação ás torneiras para ainda se poupar mais água e dá mt mais conforto coisa q com o esquentador (embora próximo dos quartos de banho não era possivel recircular), demorava-se uns segundos grandes a temperar a água, agora é imediato e para-se mt mais vezes a água durante o duche para por shampoo, gel ou simplesmente passar o sabonete até porque as torneiras dos 4 banhos passaram a ser termoestaticas porque a temperatura da água é agora muito estável.

cumps!
peço desculpa, mas explica lá melhor como se faz essa recirculação?
não se perde energia por a agua ficar sempre quente nos tubos o dia inteiro? não fica a caldeira sempre ligada?

eu vou iniciar agora o projecto da minha casa e quero ver se faço tudo o mais economico possivel e com o minimo de consumos.. tou a ponderar seriamente em aquecer as aguas com painel solar e electricidade apenas.
XANGO Elite - www.eumudei.com

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

viva a circulação/recirculação faz-se em tubagem isolada, mas perde sempre obviamente algum calor, a caldeira não está sempre ligada (apenas se liga qd a temperatura do deposito baixa dos 40, depois liga-se até esta atingir os 55º e volta a desligar-se), pois tem um acumulador de 100l e a recirculação está apenas ligada alguns momentos do dia de forma continua e depois esporadicamente por exemplo nas hora de "vazio" recircula apenas 5min a cada 30min, de manhã e ao fim de tarde é q recircula continuamente, de qq forma a velocidade de recirculação é baixa(a bomba tem controlo de velocidade) já para não existir mt agitação na água e se perder o minimo de calor. claro q fechada no deposito perderia menos calor, mas a água q poupas e o conforto extra compensam o consumo ligeiramente e digo-te mesmo mt ligeiramente superior. a caldeira no meu caso está bt perto das zonas de utilização para exactamente existir o minimod e água a recircular e se perder o minimo de calor.

cumps!

manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por manguela »

toze_feup Escreveu:viva a circulação/recirculação faz-se em tubagem isolada, mas perde sempre obviamente algum calor, a caldeira não está sempre ligada (apenas se liga qd a temperatura do deposito baixa dos 40, depois liga-se até esta atingir os 55º e volta a desligar-se), pois tem um acumulador de 100l e a recirculação está apenas ligada alguns momentos do dia de forma continua e depois esporadicamente por exemplo nas hora de "vazio" recircula apenas 5min a cada 30min, de manhã e ao fim de tarde é q recircula continuamente, de qq forma a velocidade de recirculação é baixa(a bomba tem controlo de velocidade) já para não existir mt agitação na água e se perder o minimo de calor. claro q fechada no deposito perderia menos calor, mas a água q poupas e o conforto extra compensam o consumo ligeiramente e digo-te mesmo mt ligeiramente superior. a caldeira no meu caso está bt perto das zonas de utilização para exactamente existir o minimod e água a recircular e se perder o minimo de calor.

cumps!
hum... obrigado pela rápida explicação.

isso implica uma instalação um pouco mais complicada para resolver um pequeno pormenor...
tens o custo da tubagem adicional, da bomba(quanto gasta a bomba?), da energia necessaria para aquecer as perdas...
será mesmo compensador?
não fiquei convencido.. axo que vou colocar o painel de aquecimento o mais proximo possivel dos locais de consumo e pronto..
estou a seguir a apologia de "keep it simple"...

como controlas isto??
recirculação está apenas ligada alguns momentos do dia de forma continua e depois esporadicamente por exemplo nas hora de "vazio" recircula apenas 5min a cada 30min,
o que desliga e desliga a recirculação? algum tipo de relogio?!.. não tou a ver como..

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva!opa no meu caso a própria bomba de recirculação tem umas palhetas tipo temporizador de 24h (em intervalos de 5min) onde regulas em q momentos queres a recirculação (palheta pra cima recircula, palheta pra baixo desliga), bem como o controlo de temperatura e caudal (é uma dwild não sei modelo mas posso ver gasta 30w quando em recirculação).o ideal é teres o sistema de deposito o + perto possivel da utilização, quanto à tubagem eu não creio q vá por aí o preço muito menos numa casa q vai ser construida de raiz. precisas apenas de um unico ramal principal de retorno e depois cada casa de banho tem tubo de saida q entra nesse ramal, não precisas de por todos os tubos a ir ter ao deposito obviamente, o q corta substancialmente nos tubos necessários e é 1 coisa q fica para a vida inteira, depois um dia se quiseres por dá mt + trabalho.outro factor engraçado é q se kiseres podes fazer o balanceamento de pressões com as contas bem feitas do diametro dos ramais de distribuição, eu no meu caso fiz e digo-te q foi outra coisa, já podem estar 2 ou 3 pessoas a tomar banho sem haver crise de levar peladelas ou de ter corte do caudal (mas isto sim já implica um preço mais elevado, porque convém também ter-se um deposito para águas frias, etc). quanto à energia é dificil de quantificar pois sempre tive a caldeira a funcionar assim. não me queixo pois o ano passado para águas sanitárias somente de 4 de abril(quando desliguei o aquec central e ficou apenas pra banhos) até fim de setembro gastei à volta de 80l de gasoleo o q dá a modica quantia de ao preço actual do gasoleo de aquecimento 72.8€ ou seja 6 meses 12,33€/mês de dispendio de energia. o que poupas em água se calhar dá para fazer a diferença da recirculação (não posso contar pq uso água do poço nem faço ideia de qt fica o m3 de água neste momento apenas pago a taxa de disponibilidade a maior parte dos meses).

cumps!

manguela
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por manguela »

toze_feup Escreveu:viva!opa no meu caso a própria bomba de recirculação tem umas palhetas tipo temporizador de 24h (em intervalos de 5min) onde regulas em q momentos queres a recirculação (palheta pra cima recircula, palheta pra baixo desliga), bem como o controlo de temperatura e caudal (é uma dwild não sei modelo mas posso ver gasta 30w quando em recirculação).o ideal é teres o sistema de deposito o + perto possivel da utilização, quanto à tubagem eu não creio q vá por aí o preço muito menos numa casa q vai ser construida de raiz. precisas apenas de um unico ramal principal de retorno e depois cada casa de banho tem tubo de saida q entra nesse ramal, não precisas de por todos os tubos a ir ter ao deposito obviamente, o q corta substancialmente nos tubos necessários e é 1 coisa q fica para a vida inteira, depois um dia se quiseres por dá mt + trabalho.outro factor engraçado é q se kiseres podes fazer o balanceamento de pressões com as contas bem feitas do diametro dos ramais de distribuição, eu no meu caso fiz e digo-te q foi outra coisa, já podem estar 2 ou 3 pessoas a tomar banho sem haver crise de levar peladelas ou de ter corte do caudal (mas isto sim já implica um preço mais elevado, porque convém também ter-se um deposito para águas frias, etc). quanto à energia é dificil de quantificar pois sempre tive a caldeira a funcionar assim. não me queixo pois o ano passado para águas sanitárias somente de 4 de abril(quando desliguei o aquec central e ficou apenas pra banhos) até fim de setembro gastei à volta de 80l de gasoleo o q dá a modica quantia de ao preço actual do gasoleo de aquecimento 72.8€ ou seja 6 meses 12,33€/mês de dispendio de energia. o que poupas em água se calhar dá para fazer a diferença da recirculação (não posso contar pq uso água do poço nem faço ideia de qt fica o m3 de água neste momento apenas pago a taxa de disponibilidade a maior parte dos meses).

cumps!
obrigado pela explicação...
mas assim mais me ajudas... com poço.. consumo de agua n devia ser uma preocupaçao tua...
por acaso é também uma coisa que queria fazer.. um furo de captaçao de agua!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

o gasto de água não é uma preocupação economica mas sim ambiental, mas como te disse também quanto menos água gastar, menos energia e menos € gasto, consequentemente menos co2 deito para a atmosfera (não é por causa das teorias catastrofistas do aquec global e etc porque nem acredito mt nelas, mas apenas porque acho q devemos poluir o menos possivel por educação e não porque pode acontecer isto ou aquilo):d
e vais ver q o conforto de teres a água quentinha sempre sem diferenças de caudal ou diferenças de temperatura é outra coisa mesmo. tu dizes q é apenas um pormenor agora, mas depois de experimentares, principalmente nos dias mm frios de inverno vais ver o q é lavares a cara sem esperar pela água quente ou tomar banho de gás mal entras na banheira é qualidade de vida acredita! o meu poço não é de furo é mesmo á moda antiga de aneis (era um poço de rega dos campos de cultivo), agora quando fizer a casa nova ao lado da actual vou aproveitar para fazer recirculação da água no piso radiante para arrefecimento da casa de verão visto q a água do poço sai das torneiras a 15º-16º fico com climatização de "frio" pelo preço da electricidade da bomba q é mt reduzido (praí uma bomba de 60w já recircula na boa a água) quando comparado com qq sistema de fazer frio q eu conheço (a/c, chillers, etc).

cumps!

ps: o gasto de energia extra não será mt grande se tiveres o sistema bem regulado para as tuas necessidades diárias e tem também em conta que se não recirculares, a água arrefece nos canos e depois ainda antes de estares a ter água quente na torneira já está água fria a entrar para o depósito para compensar a fria q saiu do tubo misturando-se com a água quente do deposito arrefecendo o mesmo...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

aqui fica um esquema de um circuito aqs com recirculação. é uma boa ideia para quem vai fazer obras ou quem vai construir, porque a água é preciosa e o seu preço deverá ser fortemente actualizado no futuro.
reparem também na válvula termostática.
recirculação.jpg
recirculação.jpg (0 Bytes) Visto 3902 vezes
Porreiro, pá!

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

o que são os rectangulos com uma diagonal na linha fria da termoestática e retorno de quente?
Cumprimentos
Nuno Leitão

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

boa pergunta! válvulas de retenção?
Porreiro, pá!

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

yaya nem me tinha lembrado disso
Cumprimentos
Nuno Leitão

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”