o meu carro
-
hynek
- Staff Member

- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
land rover discovery 300 tdi
- comecei com 20% ov, com motor quente, notei logo um aumento de potência
- gradualmente aumentei a percentagem. com 60% notei alguma dificuldade no arranque frio
- desenvolvi umas velas de aquecimento (dos tubos antes da entrada no injector) que ajudam no arranque frio a mantém os tubos aquecidos durante o funcionamento do motor
- com estas velas cheguei a 90% ov + 10% da gasolina 95 (+óleo 2t), sem problemas. o motor revela melhor performance em comparação com gasóleo
as limitações são:
- com primeiro arranque matinal demora o pré-aquecimento pelo menos 2 minutos
- depois, enquanto o motor não está aquecido, não puxo por ele
passado 5 minutos não há mais limitações. o motor arranca sempre logo sem pré-aquecimento e sem problemas, mesmo depois de várias horas sem andar (passado 6 horas os tubos antes dos injectores tinham uma temperatura ainda 50 ºc).
comecei recolher óleo usado e depois de várias experiências com filtragem o óleo filtrado está completamente transparente e sem água.
agradecia se alguém me pudesse aconselhar como verificar, de uma forma inequívoca, a qualidade deste óleo filtrado.
- comecei com 20% ov, com motor quente, notei logo um aumento de potência
- gradualmente aumentei a percentagem. com 60% notei alguma dificuldade no arranque frio
- desenvolvi umas velas de aquecimento (dos tubos antes da entrada no injector) que ajudam no arranque frio a mantém os tubos aquecidos durante o funcionamento do motor
- com estas velas cheguei a 90% ov + 10% da gasolina 95 (+óleo 2t), sem problemas. o motor revela melhor performance em comparação com gasóleo
as limitações são:
- com primeiro arranque matinal demora o pré-aquecimento pelo menos 2 minutos
- depois, enquanto o motor não está aquecido, não puxo por ele
passado 5 minutos não há mais limitações. o motor arranca sempre logo sem pré-aquecimento e sem problemas, mesmo depois de várias horas sem andar (passado 6 horas os tubos antes dos injectores tinham uma temperatura ainda 50 ºc).
comecei recolher óleo usado e depois de várias experiências com filtragem o óleo filtrado está completamente transparente e sem água.
agradecia se alguém me pudesse aconselhar como verificar, de uma forma inequívoca, a qualidade deste óleo filtrado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
-
manuelcar
Autor do tópico - Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
está descrito que as bombas lucas têm problemas com o ovd. aparentemente trata-se da membrana da bomba de sucção auxiliar que não é feita de um material que resista à solicitação de um aumento de viscosidade do combustivel. se não houve danos de maior (ao nivel da bomba de pressão ou de juntas danificadas, não deve ser difícil mudar este componente. pelo menos na minha bosch em linha não custa muito, não é necessário desmontar a bomba nem mandar reparar é só questão de limpar retirar, mudar as juntas e remontar. o pior nestas coisas é sempre chegar ao sítio
-
Pedro Filipe
- Novo membro

- Registado: quarta jun 07, 2006 9:34 pm
boas
pedro
veículo:toyota corolla
cilindrada: 2000
percentagem de oleo:25% oleo + 75% diesel
adaptações realizadas:nenhumas
comentários:ate agora sem problemas com 400 km feitos
aparentemente(teoricamente) esta a comsumir menos pois nao atestei o deposito.estou a pensar aumentar pra 50% de oleo
filipe
veículo: renault
cilindrada: 1900
marca e tipo da bomba: lucas
percentagem de oleo: 30% oleo + 70% diesel
adaptações realizadas: nenhumas
comentários:esta tambem com 400 km feitos aparentemente sem problemas
gostariamos se pudessem que comentassem.
pedro
veículo:toyota corolla
cilindrada: 2000
percentagem de oleo:25% oleo + 75% diesel
adaptações realizadas:nenhumas
comentários:ate agora sem problemas com 400 km feitos
aparentemente(teoricamente) esta a comsumir menos pois nao atestei o deposito.estou a pensar aumentar pra 50% de oleo
filipe
veículo: renault
cilindrada: 1900
marca e tipo da bomba: lucas
percentagem de oleo: 30% oleo + 70% diesel
adaptações realizadas: nenhumas
comentários:esta tambem com 400 km feitos aparentemente sem problemas
gostariamos se pudessem que comentassem.
-
Esteva
- Membro

- Registado: quinta jun 01, 2006 12:45 pm
Pagero 2800
olá a todos!
tenho um pagero 2800 gls mod. de 98/2000, gostaria de saber qual a bomba injectora que tem montada, será que alguem me pode dizer?
para já não estou a pensar fazer qualquer alteração/ montagem de kit, estou a pensar utilizar 10 a 20% de ov.
penso que com estes valores não vou ter problemas.
obrigado!
tenho um pagero 2800 gls mod. de 98/2000, gostaria de saber qual a bomba injectora que tem montada, será que alguem me pode dizer?
para já não estou a pensar fazer qualquer alteração/ montagem de kit, estou a pensar utilizar 10 a 20% de ov.
penso que com estes valores não vou ter problemas.
obrigado!
-
manovio
- Membro

- Registado: sexta mai 12, 2006 8:53 pm
pessoal,
não quero ser chato com este tipo de perguntas, mas se alguem quiser ou souber responder agradecia, que tipo ( marca ) de bombas e injectores
tem o,
. ford fiesta 1800 d van
. opel corsa 1.5 td
de maneira a que pondere para já colocar uma pequena percentagem de ovd e mais tarde fazer a respectiva alteração.
obrigado
não quero ser chato com este tipo de perguntas, mas se alguem quiser ou souber responder agradecia, que tipo ( marca ) de bombas e injectores
tem o,
. ford fiesta 1800 d van
. opel corsa 1.5 td
de maneira a que pondere para já colocar uma pequena percentagem de ovd e mais tarde fazer a respectiva alteração.
obrigado
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
-
visitante
- Membro Gold

-
Esteva
- Membro

- Registado: quinta jun 01, 2006 12:45 pm
Bomba Zexel tipo ME
boas!
[***************]:
obrigado pela resposta no outro tema do forum.
fiquei quase na mesma. é que neste forum fala-se muito em bombas boch e lucas, em que as bosch são melhores para a utilização de ovd.
como a minha é uma zexel me, fiquei sem saber se é tão boa como a bosch.
estou a pensar utilizar as percentagens do jossef, sem qualquer alteração de momento.
agradecia uma opinião!
obrigado.
[***************]:
obrigado pela resposta no outro tema do forum.
fiquei quase na mesma. é que neste forum fala-se muito em bombas boch e lucas, em que as bosch são melhores para a utilização de ovd.
como a minha é uma zexel me, fiquei sem saber se é tão boa como a bosch.
estou a pensar utilizar as percentagens do jossef, sem qualquer alteração de momento.
agradecia uma opinião!
obrigado.
-
Zé_de_VConde
- Membro

- Registado: domingo jun 11, 2006 1:16 am
Partilha de informação
viva,
comecei à cerca de 2 semanas a usar ov misturado com diesel num corsa 1.5d - motor isuzu.
cerca de 100km com 8l diesel e 2l ov novo
10km com 3l diesel e 10l ov novo
400km com 75% diesel e 25% ov novo
à parte do cheiro a "pipocas", não tenho notado nada de especial ... na verdade, e por se tratar de um carro já muito velho, o arranque a frio parece ter melhorado (mas também pode ter a ver com temperaturas matinais mais altas)
fernando, seria possível dizer-me que tipo de bombas equipam cada um destes carros:
-corsa 1.5d - fev2003
-corsa 1.5td - dez2004
-patrol gr td6 - set1998
comecei por "experimentar" no corsa, por ser o "que dói menos" caso alguma coisa corra mal, e por ter sido comprado só mesmo para poupar umas "coroas" em "gota", mas o meu objectivo é fazer a viagem das férias, aí para baixo, com o depósito do gr (90 litros - aprox.600km) cheio de ov, e o regresso também ... à chegada, de cada uma das viagens grandes, encho com gasóleo para "limpar" ... que lhe parece?
obrigado
zé araújo
comecei à cerca de 2 semanas a usar ov misturado com diesel num corsa 1.5d - motor isuzu.
cerca de 100km com 8l diesel e 2l ov novo
10km com 3l diesel e 10l ov novo
400km com 75% diesel e 25% ov novo
à parte do cheiro a "pipocas", não tenho notado nada de especial ... na verdade, e por se tratar de um carro já muito velho, o arranque a frio parece ter melhorado (mas também pode ter a ver com temperaturas matinais mais altas)
fernando, seria possível dizer-me que tipo de bombas equipam cada um destes carros:
-corsa 1.5d - fev2003
-corsa 1.5td - dez2004
-patrol gr td6 - set1998
comecei por "experimentar" no corsa, por ser o "que dói menos" caso alguma coisa corra mal, e por ter sido comprado só mesmo para poupar umas "coroas" em "gota", mas o meu objectivo é fazer a viagem das férias, aí para baixo, com o depósito do gr (90 litros - aprox.600km) cheio de ov, e o regresso também ... à chegada, de cada uma das viagens grandes, encho com gasóleo para "limpar" ... que lhe parece?
obrigado
zé araújo
-
visitante
- Membro Gold

vivam...
araújo...
relativamente aos corsas agradeço que indiques os anos correctos já que para os anos por ti indicados.. 2003 e 2004.. os modelos corsa (versão c) veem equipados com motorizações 1.7d di ou 1.7d dti...
quanto ao patrol gr...existem duas versões :
y60 motor rd28t com bomba bosch kiki tipo ve
y61 motor rd28eti com bomba bosch tipo 104721-2000 #16700vb300
voltando aos corsas com motorizações de origem isuzu de 1993 a 2000 :
motores tipo 4ec1
1.5d bomba bosch ver284
1.5td bomba bosch ver305
motores tipo t4ec1 bomba bosch ve4/9f r305
um abraço
[***************]
araújo...
relativamente aos corsas agradeço que indiques os anos correctos já que para os anos por ti indicados.. 2003 e 2004.. os modelos corsa (versão c) veem equipados com motorizações 1.7d di ou 1.7d dti...
quanto ao patrol gr...existem duas versões :
y60 motor rd28t com bomba bosch kiki tipo ve
y61 motor rd28eti com bomba bosch tipo 104721-2000 #16700vb300
voltando aos corsas com motorizações de origem isuzu de 1993 a 2000 :
motores tipo 4ec1
1.5d bomba bosch ver284
1.5td bomba bosch ver305
motores tipo t4ec1 bomba bosch ve4/9f r305
um abraço
[***************]
-
visitante
- Membro Gold

vivam...
esteva...pois em relação ás bombas zexel tenho de obter mais informações acerca das mesmas já que sinceramente é marca para mim desconhecida...
existe um teste que faço na oficina para aferir da resistencia das diversas bombas quando sujeitas a pressões superiores ás normais e efectivamente as bosch..e dentro destas principalmente as em linha..são as que não apresentam quaisquer problemas..
sabendo alguma coisa informo
um abraço
[***************]
esteva...pois em relação ás bombas zexel tenho de obter mais informações acerca das mesmas já que sinceramente é marca para mim desconhecida...
existe um teste que faço na oficina para aferir da resistencia das diversas bombas quando sujeitas a pressões superiores ás normais e efectivamente as bosch..e dentro destas principalmente as em linha..são as que não apresentam quaisquer problemas..
sabendo alguma coisa informo
um abraço
[***************]
-
manuelcar
Autor do tópico - Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
olá zé:
bem vindo ao forum.
acerca do teu comentário de usar gasoleo só para limpar, gostaria de esclarecer que o poder detergente do ov é muito superior ao do gasoleo, pelo que faz mais sentido usar o oleo para limpar os residuos do gasoleo do que o inverso. recomenda-se até alguma atenção ao filtro após 1000 ou 2000 km a usar ov pois pode entupir com os residuos de gasoleo arrastados por aquele.
saúde da boa!
bem vindo ao forum.
acerca do teu comentário de usar gasoleo só para limpar, gostaria de esclarecer que o poder detergente do ov é muito superior ao do gasoleo, pelo que faz mais sentido usar o oleo para limpar os residuos do gasoleo do que o inverso. recomenda-se até alguma atenção ao filtro após 1000 ou 2000 km a usar ov pois pode entupir com os residuos de gasoleo arrastados por aquele.
saúde da boa!
-
visitante
- Membro Gold

vivam
confirma-se....
zexel
em 1999, a bosch aumentou sua gama de produtos e também sua holding com a introdução da empresa japonesa zexel em seu programa. a zexel atua no mercado de equipamentos automotivos, fabricação de componentes para injeção diesel, sistemas de ar-condicionado e componentes hidráulicos, todos com licença bosch.
um abraço
[***************]
confirma-se....
zexel
em 1999, a bosch aumentou sua gama de produtos e também sua holding com a introdução da empresa japonesa zexel em seu programa. a zexel atua no mercado de equipamentos automotivos, fabricação de componentes para injeção diesel, sistemas de ar-condicionado e componentes hidráulicos, todos com licença bosch.
um abraço
[***************]
-
hynek
- Staff Member

- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Hyundai H1 do fim de 2002
fernando,
meu hyundai h1 é do fim de 2002, o motor d4bh 2.5 turbo (p.f. confirma a bomba, se é lucas. é uma bomba computarizada).
achas que se pode usar, com segurança, alguma percentagem do ov?
obrigado pela info.
meu hyundai h1 é do fim de 2002, o motor d4bh 2.5 turbo (p.f. confirma a bomba, se é lucas. é uma bomba computarizada).
achas que se pode usar, com segurança, alguma percentagem do ov?
obrigado pela info.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
visitante
- Membro Gold

vivam...
hynek...
no autodata..actualizado de 2005..não me aparece esse codigo de motor..
o unico que me aparece é o db4f..pelo que.. ou o teu é uma sequencia de referencia..ou uma série especial..
contudo poderás ver qual a marca na propria bomba..
em pequenas percentagens creio não advirem problemas..mesmo tratando-se de uma lucas..
um abraço
[***************]
hynek...
no autodata..actualizado de 2005..não me aparece esse codigo de motor..
o unico que me aparece é o db4f..pelo que.. ou o teu é uma sequencia de referencia..ou uma série especial..
contudo poderás ver qual a marca na propria bomba..
em pequenas percentagens creio não advirem problemas..mesmo tratando-se de uma lucas..
um abraço
[***************]