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Re: Jaguar i pace

Enviado: segunda jul 06, 2020 9:29 pm
por pjcorreia
Boa noite,

nao sei se este sera o melhor local para colocar esta questao mas como a mesma se prende com um iPace aqui fica: Desde o ano passado que adquiri um iPace (modelo 2020) e desde entao tenho vindo a ficar cada vez mais desiludido:
1) um carro com um bateria de 90 kw/h que nos postos de 22 nao carrega a mais de 7
2) o homecharger que vem o carro deixa de funcionar sem qualquer aviso aleatoriamente (o que se torna deveras agradavel quando o deixamos a carregar o dia/noite inteira e ao chegarmos verificamos que quase nada carregou)
3) em varios pontos de carregamento rapido nas AE simplesmente nao consigo por o carro a carregar (Diz que esta a inicializar a carga e nao passa dai) mesmo quando existem outros que conseguem logo a seguir carregar na mesma tomada
4) em carregamento semi e rapido por vezes para de carregar sem qualquer aviso. Por varias vezes estou numa estacao de service a carregar e de repente verifico na app que parou de carregar. Vou a correr para o carro para reiniciar o carregamento e fico como no ponto 3

Estou a partilhar estas experiencias por gostaria de saber se isto se trata de problemas deste modelo ou de um defeito do meu carro em especifico.

Re: Jaguar i pace

Enviado: terça jul 07, 2020 7:54 am
por Freddy_krueger
Isso não me parece nada uma coisa normal... ganda nóia :(

Quanto ao ponto 1), devia ter esclarecido isso previamente pois nas características do carro menciona claramente que carrega apenas a 32Amp Monofásico, seja 7,4kw.... não tem carregador trifásico. Realmente podia ter face ao tamanho da bateria, mas foi uma opção (errada) da Jaguar...

Todas as outras coisas para mim exigem uma ida à jaguar... não é normal e se lhe disserem que é "force" a coisa...

Só uma questão, no carregamento AC (não rápido), não tem nenhum temporizador ligado no carro?! Ás vezes esta função faz com que não carreguemos o que pensamos...

São coisas muito sérias e nada condizentes com o nomal funcionamento de um veiculo... eu nunca tive problemas de carregamento interrompido salvo por culpa minha :P (a cena do temporizador).

Re: Jaguar i pace

Enviado: terça jul 07, 2020 8:42 am
por civic
Pois, também sou da opinião que isso merece uma visita ao concessionário.

Re: Jaguar i pace

Enviado: terça jul 07, 2020 8:50 am
por mafgod
Sobre o ponto 1.
Infelizmente os vendedores não esclarecem tudo sobre os carros, seja VE ou ICE (quantos não compram ICEs a diesel e depois dizem que ninguém lhes disse que tem de o por a passear na AE para regenerar a FAP).
Apesar de ter uma bateria grande, a velocidade máxima de carregamento nos postos normais, sejam monofásicos ou trifásicos, esta limitada a 32A. O "problema" está no carro, culpa da Porsche por ter optado por um carregador monofásico de 32A. Não há nada a fazer, é mesmo assim.

Sobre o ponto 2.
O home charger é um carregador doméstico ou uma BOX?
Quais as características dela? É configurável? Tem temporizador?
Sobre a velocidade de carregamento, admitindo que tem um carregador doméstico, geralmente é de 10A, ou seja carrega a 2,3kW... portanto, se a bateria é de 90kW, vai precisar de mais de 40h para carregar dos 0 aos 100%.Vai carregar por hora cerca de 2,5% da bateria.
Se carregar a 16A (com outro cabo doméstico ou uma box), reduz para pouco mais de 24h, correspondendo a cerca de 4% por hora.
Se colocar em casa uma box que lhe permite carregar a 32A, reduz para pouco mais de 12h, correspondendo a cerca de 8% por hora.
Se tiver uma BOX, qual a potência de carregamento que ela permite?
O carro deixar de carregar aleatoriamente pode ser problemas na instalação elétrica (má ligação, problemas de terra, ruído na linha, tensão demasiado baixo ou alta), do home charger ou do próprio carregador interno do carro.

Sobre o ponto 3, postos de AE assumo que sejam os rápidos... parece ser os problemas do ZOE com a terra. Mas também pode não ser. Já que no ponto 4, após abortar o carregamento, já não volta a carregar.
Quando isto acontece, qual o nível de carga (%) da bateria?
Há carros e/ou postos rápidos que não carregam acima e um determinado nível de potência.

Estando o carro na garantia, ia à marcar para esclarecer os pontos 2, 3 e 4.

Re: Jaguar i pace

Enviado: terça jul 07, 2020 8:55 am
por Freddy_krueger
Sim, vá à marca e explique tudo o que acontece muito bem... depois diga-nos como coisa se resolveu...mas de todo esse conjunto de coisas me parece normal.

Re: Jaguar i pace

Enviado: terça jul 07, 2020 10:54 am
por jfr2006
Creio que já li em algum lado que existem de facto alguns problemas com os i-pace e os carregamentos rápidos.

Acho que li também que a Jaguar está a tratar da questão ou que já tinha tratado.

Se voltar a encontrar essa informação, coloco aqui.

Mas o melhor a fazer nesta altura é passar no concessionário.

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Re: Jaguar i pace

Enviado: terça jul 07, 2020 11:39 am
por Freddy_krueger
jfr2006 Escreveu: terça jul 07, 2020 10:54 am Creio que já li em algum lado que existem de facto alguns problemas com os i-pace e os carregamentos rápidos.

Acho que li também que a Jaguar está a tratar da questão ou que já tinha tratado.
Na altura de primeiras unidades, penso que nalguns testes do Bjorn Nyland (Ver youtube), acho que ele realmente teve algum stress em PCR pois lembro-me de ver alguma coisa... se calhar falta algum "patch" de software no carro que resolva a coisa... Chatear a Jaguar até resolverem de vez pois essas situações são insustentáveis.

Lembram-me as Ducatis antigas que o pessoal não se importava se não pegassem pois podiam ficar na garagem a contemplá-las (pois eram de facto lindas :))... é chatear a marca a sério.

Re: Jaguar i pace

Enviado: terça jul 21, 2020 11:41 pm
por aalmeida
Também tenho um e já passei por essas experiências.

Quanto ao ponto 1, nada a fazer, o carro é monofásico. Para o ano já há modelo trifasico.

Quanto ao ponto 2, pode ter que ver com a hora de carregamento definida nas opções. Caso contrário, levar à marca.

No ponto 3, já está tudo muito melhor, mas ainda há muitos carregadores, sobretudo efacec que necessitam de um update para funcionar com o ipace. Está a melhorar aos poucos mas ainda há alguns na A1 por exemplo.

Re: Jaguar i pace

Enviado: quarta jul 22, 2020 2:39 pm
por Freddy_krueger
aalmeida Escreveu: terça jul 21, 2020 11:41 pm No ponto 3, já está tudo muito melhor, mas ainda há muitos carregadores, sobretudo efacec que necessitam de um update para funcionar com o ipace. Está a melhorar aos poucos mas ainda há alguns na A1 por exemplo.
Pois... custa mas é mandar um email à mobie (e eventualmente também ao OPC) para resolverem situação e eventualmente até a algum regulador (será a ERSE) para termos certeza que da próxima conseguem carregar...

Re: Jaguar i pace

Enviado: sexta mai 05, 2023 10:52 pm
por pedrolima678
Olá a todos,

Estou a pensar em vomprar o e-pace usado.
Alguém me pode dar o feedback do seu, se vale a pena e também dos custos de manutenção obrigatória, etc.

É que na Alemanha, de 2020, já se arranjam a menos de 40.000€... é uma hipótese a considerar, se o carro valer a pena, usado.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk


Re: Jaguar i pace

Enviado: segunda jun 26, 2023 1:22 pm
por Freddy_krueger
Minha opinião em relação ao carro:
- Estéticamente giro :)
- Potência: Mais que Q.B.
- Eficiência: Carro algo "guloso" face a Tesla...em linha com consumos Mercedes EQC e Audi E-tron (agora Q8 etron)
- Problemas conhecidos: Alguns problemas em carregadores PCR mas penso que ultrapassados. Possibilidade de fogo no pack de baterias devido a células utilizadas pela LG (mesmo problema de Hyundai Kauai/kona e Chevrolet Bolt/Opel ampera-e) ainda não resolvido.