Escolha de Inversor.

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

Boas!
Acabei hoje de instalar o Grid e efectuar as ligações.
Eram cerca das seis e meia da tarde e os testes que fiz foram ainda muito poucos. Em Voc os painéis estavam apenas a debitar 25,2v o que é manifestamente pouco para os mais de 29V máximos, mas estava muito nublado e raramente houveram abertas.
Em carga o grid esteve sempre a debitar, embora o MPPT estivesse nos 19,5V o que é realmente pouco.
Em resumo, atendendo ao adiantado da hora e ao estado do céu, até cerca das sete horas esteve pelos 40 a 70w, para uma potência instalado de 350w. Houve um pequeno pico por uma aberta de sol, que chegou aos 145w, o que foi encorajador.
Vou ver nos próximos dias e especialmente se as tensões subirem devido ao sol, como é que se comporta o Grid já mais perto do limite de MPPT.
De uma forma ou de outra, já estou na produção!
Cumprimentos,
Do deserto...nada.

José Teixeira

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Pela experiência que tenho com esses grid tie chineses, só usando paineis em série (mais de 28V MPPT) é que obtive algum rendimento de jeito. De resto parecem que são PWM e não MPPT.

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Bom Dia,
Ou não! De facto o dia não me está a permitir verificar o rendimento da instalação com alguma estabilidade. Está bastante nublado e com chuva pelo norte de Lisboa.
De qualquer maneira e ainda bastante fora do melhor angulo, em uma ou outra pequena aberta, chego rapidamente aos 210/220W, o que para uma instalação de 350W, com um máximo espectável de eventualmente 300W, não está nada mal.
Vou vendo ao longo dos dias se apanho melhores condições e registo alguns avanços.
Nota-se que o inversor, sempre que entra um pouco de sol se ajusta pela subida da tensão e dispara corrente para a linha. Não sou um expert na matéria e está claro que deve haver aparelhos fantásticos a preços fantabulasticos, mas este esta a bombar, e isso é o mais importante.
Como não vou contar miliamperes, estou feliz com a minha montagem e com o resultado.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Não quero estar no "mete abaixo", mas... "been there, done that...". A eficiência não é o ponto forte desses inversores.

Fica uma dica:

Picos de abertas após nuvem, não são as melhores condições para veres o comportamento em produção. São sim, boas condições para veres se os picos saem das expecificações do equipamento. Deixa vir um dia quente e sem nuvens e já vais ver o que consegues produzir.

accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Mensagem por accoelho »

Como tem sido aqui dito, e correctamente.
Dos grid-tie chinocas não se pode esperar grande desempenho, mas fazem o necessário sem super rendimento.

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Boa Tarde,
Cerca das 14:30 fez uma aberta mais ou menos continua. Cheguei aos 260W (1,1 Amp), em modo continuo.
Para o mês de Maio e para os ângulos de incidência que tenho já me parece prometedor.

Quanto aos chinocas.... não sei o que é que sabem ou deixam de saber sobre o que é a industria.
Mas se estão a pensar que compram inversores, made in Germany ou outra historia qualquer....desenganem-se como é logico! É tudo chino sem exceção!

Até podem dizer que tem supervisão europeia na fabricação..... como tudo. Se virem são todos feitos no mesmo sitio com os comutadores e LED's na mesma posição e com o mesmo Firmware.

Ideias... que respeito se tivéssemos respeito pela nossa Industria, coisa que não existe por parte do nosso Estado.
Começando pelo preço da energia na produção......para não me alongar.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Sabe-se que a maior parte dos equipamentos electrónicos são fabricados na China, mas tambem há depois uns materiais e peças, uns melhores que os outros e depois tambem temos que a legislação chinesa é assim um pouco a modos ..... o que o CrOhN se calhar queria dizer é que nem sempre aquilo que os equipamentos chineses dizem é verdade, tens o caso deste regulador/controlador que diz que é MPPT e há vídeos na net a confirmar que ele não é MPPT e é mais caro que os outros que são PWM e para quem não tem conhecimentos suficientes compra a pensar que é uma coisa e depois sai outra, enquanto que os equipamentos de marcas europeias têm um controle mais apertado que os equipamentos de marcas chinesas.
tens o caso aqui no forum de um micro inversor Involar que avariou e passados poucos dias tinha sido substituído por outro e ainda nem sequer sabiam porque é que o inversor se tinha avariado, se calhar aqui tambem faz a diferença o preço, não quer dizer que sendo mais caro é sempre melhor ou que a assistência tambem seja sempre melhor.
Vai dando noticias das produções apesar de os próximos dias não vão ajudar muito.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Bom, o importante é que estejas satisfeito com a aquisição. O resto, são boatos!

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Boas.
A mim o que mais me importa é o pay-back!
O que sei é que gastei 254 € no sistema e que quando tenha 1100 KW produzidos está pago e a bombar grátis.
Os sistemas ideais e de rendimento espetacular custam 3x mais e já veremos se pagam o investimento! Esta é a minha base de eficiência.
Eu percebo as outras formas de pensar mas como tenho esta deficiência profissional o que mais me interessa é a eficiência em base do rendimento expectável pelo investimento. Ser purista ajuda na melhora mas não melhora a minha expectativa de exploração do que quer que seja! Sou mais pelo pratico!
Vou mantendo a informação sobre a eficiência do sistema!
Abraços
Do deserto...nada.

José Teixeira

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Mensagem por carfes »

Bom dia José

Obrigado pelo update.
Sim, sem duvida que para mim o que mais me interessa é o pay-back e tambem acho que por esse valor conseguimos um payback rapido...
Mande fotos com o equipamento todo montado.

Acho que vou tambem mandar vir um inversor igual ao seu, até porque permite duplicar o numero de paineis se vir que ainda consegue absorver mais eletricidade.
EU estou a pensar colocar agora 2 (1 a sul e outro a oeste) mas mais tarde talvez adicionar outro a poente pois tenho bastantes consumos de tarde.

Obrigado

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Bom Dia,
Como disse, os dias não têm estado de feição para fazer grandes testes.
Eu estive a calcular através do link abaixo, as minhas condições e as espectativas que posso tirar da potencia instalada.

http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php

Na verdade, e tendo em conta o angulo que tenho em relação ao Sul, que é de cerca de 30º (condição da posição do telhado onde tenho os painéis), considerando uma perda de 15% para o inversor (por ser Chines e de baixa qualidade.....e componentes de quarta classe e etc), sai que é espectável um valor de perda total de 26,5%.
Se a Potencia instalada é de 350W, dificilmente verei o sistema ir além dos 255 W de saída. Eu os 245W já vi no aparelho de medida da tomada.... Não está tudo perdido :-)
Por outro lado, fiquei satisfeito porque tenho um angulo de inclinação bastante pequeno. Não tenho o valor exato, mas andará nos 25º. Pensei em alterar para os 35º, mas o que ganho no inverno perco no verão, sendo que no ano inteiro teria uma diferença teórica de 1KW, em 520KW espectáveis se alterar a inclinação de 25 até 35º.

Ainda pensando nesta potencia e no rendimento médio diário para o mês de Maio na minha localização, verifico que deveria produzir, 1,72KW/dia. Ontem o dia esteve um pouco melhor, e fez 1,3 KW. Vou ver hoje como se comporta, já que ainda parece estar melhor que ontem!
A estarem corretos os cálculos, e se for capaz de produzir 500KW no ano com esta geringonça, a um custo de 0,22 €/KW durante a semana e 0,17€/KW aos domingos, sai que poupo 106,6€/Ano. Como investi menos de 260€, terei um pay-back de 2,5 anos.
Não está mal!
Do deserto...nada.

José Teixeira

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

ztxnew Escreveu:Boas.
A mim o que mais me importa é o pay-back!
O que sei é que gastei 254 € no sistema e que quando tenha 1100 KW produzidos está pago e a bombar grátis.
Os sistemas ideais e de rendimento espetacular custam 3x mais e já veremos se pagam o investimento! Esta é a minha base de eficiência.
Eu percebo as outras formas de pensar mas como tenho esta deficiência profissional o que mais me interessa é a eficiência em base do rendimento expectável pelo investimento. Ser purista ajuda na melhora mas não melhora a minha expectativa de exploração do que quer que seja! Sou mais pelo pratico!
Vou mantendo a informação sobre a eficiência do sistema!
Abraços
Boas

Eu tambem penso assim, tanto assim é que a minha microprodução tem paineis chineses (não dos piores) em detrimento duns Sunpower (que supostamente são muito melhores que os meus Trina Solar) mas a minha ficou paga em 4 anos e 4 meses e com os Sunpower só ficava ao fim de quase 5 anos e meio e isto nas simulações, o que queria alertar é que há muitos equipamentos chineses que dizem uma coisa e são outra, não estou a dizer que o teu inversor é bom ou mau, o exemplo que dei foi que ia comprar aquele regulador a pensar que era MPPT porque diz no regulador e nas instruções tambem falam no MPPT e ia pagar mais por um equipamento que não vale o preço e podia comprar um sem MPPT muito mais barato, mas necessito mesmo que seja MPPT porque é para ligar painéis de 45,2V a baterias de 12V
Boa sorte e vai dando noticias das produções.

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Olá José

Então como vão essas produções? Ainda contente com o Inversor?
Estes ultimos dias deve ter produzido bem...

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Boa noite.
Hoje deveria ter produzido cerca de 1,8 KW de acordo com a média teórica para o local e potência instalada e a produção foi de 1,6 KW.
Creio que o facto de ter os painéis a 19 graus em vez de pelo menos 25 a 30 faz alguma diferença, pelo menos nas últimas horas do dia.
Já mandei fazer uns suportes para os levantar cerca de 7 graus e queria montar no final de semana para testar, mas só pode melhorar pela melhora do ângulo médio de incidência.

Mas sim! Embora não esteja agora com tempo para fazer segimento, estou contente com os sistema. Creio que farei mais de 11 KW por semana de produção em Maio e poderei chegar aos 13 em pleno Julho.
Como trabalho num ramo muito apetitoso para quem gosta destas coisas, vou eventualmente pensar em montar outra instalação para armazenar durante o dia e injectar á noite em casa. Vou ainda ver como é que isso se pode fazer porque estou completamente ás escuras, e planifico o projecto.
Abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira

carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por carfes »

Obrigado pelo feedback, dá-me confiança para mandar vir um inverter igual :) e os paineis devem chegar dia 18.

Em relação ás produções é mais ou menos o que se esperava, não são brilhantes... mas pelo custo... prefiro produzir 20% menos do que investir o dobro... esperemos é que não avarie :D
ztxnew Escreveu:Como trabalho num ramo muito apetitoso para quem gosta destas coisas, vou eventualmente pensar em montar outra instalação para armazenar durante o dia e injectar á noite em casa. Vou ainda ver como é que isso se pode fazer porque estou completamente ás escuras, e planifico o projecto.
Em relação a isto, estive uma vez tambem a analisar e a melhor ($$$$) solução era usar o mesmo inversor com uma especie de relé antes do inversor que alterne entre a corrente dos paineis ou da bateria conforme a altura do dia. Mas com este inversor não sei se dá...

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

Primeira semana completa.
10,8 KW produzidos e consumidos em casa. Não é significativo, mas não fica longe do rendimento teórico.. Além disso estava com um "slope" de 19 Graus. Esta semana, embora mais nublada, estão com um slope de 26 Graus.
Vamos ver como se comporta o sistema.

Entretanto já estou a estudar um sistema para baterias de forma a colmatar os stand-by e os maiores consumos nocturnos.
Estou a pensar em colocar um controlador de carga de 30A. Não sei se este:
http://www.ebay.co.uk/itm/30A-12V-24V-S ... SwFnFWBCiF
Ou se este:
http://www.ebay.co.uk/itm/30A-MPPT-Sola ... SwwpdW~PTy
Ou mesmo um idêntico ao anterior mas que me parece uma cópia.

Vou entrar com quatro painéis de 175W, em série de dois e paralelo de dois, para a carga das baterias.
Coloco um inversor de rede de 300w, que me fará os mesmos 300W de entrada na rede, comandado por um relógio que acciona das 19 até ás 24 Horas ( quando a energia é mais cara), e volta a entrar das 7 á 9 da manha em que os painéis ainda não produzem nada.
Vou colocar, baterias com mais pelo menos 180A/h de 24 V (duas de 12 em série).

Agradeço comentários que ajudem a refinar a escolha em termos de preço/qualidade. Ou mesmo alguma crítica ou dúvida.
Abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Não poderás utilizar os paineis em série. Terá que ser tudo em paralelo. Desta forma, qualquer um dos reguladores será adequado.

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu:Não poderás utilizar os paineis em série. Terá que ser tudo em paralelo. Desta forma, qualquer um dos reguladores será adequado.
Bom Dia e obrigado.
Só não entendo porque é que não podem ser duas series de dois ligadas em paralelo!
A minha intenção é de aumentar a tensão e diminuir a corrente para baixar perdas. Também com 4 painéis em paralelo esse regulador pode não ser suficiente! Teria que eventualmente saltar para o de 40A! Apesar de que os 4 painéis de 175W nunca cheguem á potencia máxima e por isso não chegariam aos 30A.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

VOC de 2 paineis em série (2x29.3=58.6V), excede o suportado pelos controladores (~48V).

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu:VOC de 2 paineis em série (2x29.3=58.6V), excede o suportado pelos controladores (~48V).
OK, ;) .
Tem toda a razão! Eu esqueci esse detalhe e estava apenas a pensar em Vmax em carga que são 23V.
Obrigado pela ajuda.

Vou avançar com este projeto logo que tenha pelo menos dois painéis.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Responder

Voltar para “Autoconsumo”