Cuidados com celulas de litio, Balanceamento por baixo

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Cuidados com celulas de litio, Balanceamento por baixo

Mensagem por Volt »

Que raio de mania de fazerem comparações absurdas. Se as Vectrix tivessem as limitações das chinesas, nunca teriam problemas. Mas eu percebo. Na natureza há muito a tendência do pequeno se colocar em bicos de pés para comparar-se com os grandes. Infelizmente, ainda há muita gente que não distingue a altura sem batota.

Sent from my iPad using Tapatalk
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

marcopns Escreveu:Não, não é a única. Ha tambem a do Rocker que vai com mais de 50 000km.
Á minha tem quase 30.000 e nunca troquei bms nem qualquer outra peça de origem salvo uma limpeza ao canhão.

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Meus caros...não vamos recomeçar tudo de novo pois não?!!!!
O Volt tem pelo menos alguma razão...
Volt Escreveu:Que raio de mania de fazerem comparações absurdas. Se as Vectrix tivessem as limitações das chinesas, nunca teriam problemas....
Se não houver muito cuidado com alguns produtos chineses...tá bem tá. É que há uma variável muito importante. Chama-se controlo de qualidade. Que costuma funcionar! Costuma!
Mas...será que não andamos com produto chinês, nas marcas de topo?
E então os que não tem dinheiro para comprar "topo de gama" só tem direito a andar a pé?
Na verdade temos que dar saída ao assunto com as opções que temos, (às vezes isso é tamanho da carteira).
O tamanho da nossa carteira não deve entrar aqui no fórum.
Eu tenho que ser mais comedido na utilização que o Volt. Mas consigo resolver as minhas necessidades com o meu produto. E isso tem que merecer respeito. Ninguém aqui contraria a diferença que existe nos produtos, mas temos que garantir a diversidade, (por causa das carteiras tb). E muito mais que isso proteger/apoiar quem queira entrar nos VE, mesmo que seja de bicicleta!
Evitem as comparações do tipo... a do meu pai é maior que a do teu...
Há muitos que nem estão para nos aturar, não mostram o que compraram e que ainda não avariou. Tiverem que ser menos exigentes, sim...mas estão na rua sim!
Vão todas avariar, sabeis muito bem. Façam prevalecer mostrando o grau de exigência/esforço a que submetem os vossos "brinquedos" mas parem de chamar aos restantes, os "menos exigentes" de PELINTRAS. Isso ofende.Fiz-me entender? ;)

BondadeSua

PS: No meu caso, o BMS foi reparado, (parece que não houve danos) e voltou para o lugar. Não é o melhor bem sei mas tem que servir!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Obrigado bondadesua

Voltando ao tema!

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

BondadeSua Escreveu::mrgreen:
Meus caros...não vamos recomeçar tudo de novo pois não?!!!!
Tudo dito!! Concordo a 200%!!! ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Voltando a este tópicomuito interesante sobre celulas de lítio...
Mais uma testemunha que pode ajudar a compreender o balanceamento por baixo.
http://www.evtv.me/
É fascinante como este senhor tem milhares de km feitos (sem BMS, mas ele tb não precisa dele, tem as suas próprias ferramentas) e continua com as baterias chinesas impecáveis. Será que seguindo um pouco a sua ideia conseguiríamos longevidade? É claro que sim, visto praticar descargas entre 0.5 e 1C a DOD a 80%....e mesmo preconizando 70%.
Mas não dá para todos. lol

PS: desculpa tb te ter esquido Iceman ou outros, mas não tenho estado mt atento, as minhas desculpas.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

O balanceamento por baixo pode não ser practico mas é a opção mais segura para quem não usa BMS. Aí o low voltage cut-off do controlador (como última segurança) pode funcionar da forma para a qual foi pensado. As baterias chegam ao fim com tensões "mais ou menos" similares naqueles rates de descarga (0,5 a 1C). Digo mais ou menos porque na zona final das curvas mais inclinada tudo se altera muito rápido.
Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu faço o balanceamento por cima na minha Swen (porque me é muito mais fácil fazer a verificação neste nível, e menos danoso para as células).
Em dois anos vai com 40 mil km, e mesmo tendo 17 células em série, e cada uma composta por 4 GBS de 20Ah em paralelo, e um controlador que corta apenas aos 42V, por vezes chego a descarregar o pack de modo a que todas as células fiquem com valores inferiores a 3,00V e nenhuma fica com menos de 2,60v (claro que não descarrego tudo até não poder mais, mas como se nota a diferença de potencia assim que a tensão desce dos 50V, é notório saber que é necessário carregar, ficando assim com uma boa reserva).

Portanto, um balanceamento por cima quando as células são muito idênticas em sua capacidade, é como um balanceamento por baixo, só que com a vantagem de se poder verificar isso a cada pequena descarga, logo após o carregamento.

Como tenho autonomia minima para 2h30, a descarga média é de 0,4C, o que deixa muito tranquilo o pack, mesmo com temperaturas a baixo de zero graus!
Tudo por um mundo mais limpo!

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

MVS Escreveu:O balanceamento por baixo pode não ser practico mas é a opção mais segura para quem não usa BMS. Aí o low voltage cut-off do controlador (como última segurança) pode funcionar da forma para a qual foi pensado. As baterias chegam ao fim com tensões "mais ou menos" similares naqueles rates de descarga (0,5 a 1C). Digo mais ou menos porque na zona final das curvas mais inclinada tudo se altera muito rápido.
Agora imagina isso aliado ao facto de limitar a descarga a 3v cada celulas....
Mas estamos a falar de bricoleurs, que nada mais têm a fazer do que mimar a mota todos os dias (exagero....1 x por mês)....mas para o comum dos mortais, não dá....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

O_volt Escreveu: Mas estamos a falar de bricoleurs, que nada mais têm a fazer do que mimar a mota todos os dias (exagero....1 x por mês)....mas para o comum dos mortais, não dá....
Existem alguns packs que são tão uniformes na auto-descarga que mesmo ao final de um ano o desbalanceamento é quase nulo.
Aspirar o carro demora muito mais a fazer que um balanceamento destes a cada 6 meses!
Tudo por um mundo mais limpo!

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

:mrgreen: Tens razão, devia aspirar mais vezes o meu carro.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”