Página 3 de 11

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 12:04 pm
por galt
Já não vou trocar para uma Vectrix com baterias de Niquel. A SW Predator tem mais autonomia e menos chatices com o calor. :? :shock:

Hoje vai ter de carregar ao Sol, mais de 50 kms feitos ontem e hoje.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 12:14 pm
por E_MAN
galt Escreveu:Já não vou trocar para uma Vectrix com baterias de Niquel. A SW Predator tem mais autonomia e menos chatices com o calor. :? :shock:

Hoje vai ter de carregar ao Sol, mais de 50 kms feitos ontem e hoje.
Cuidado que as lifepo4 a partir dos 40.º tb acusam desgaste...mas para chegar lá.....tem que ser uma carga forte

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 12:24 pm
por jmal
galt Escreveu:Já não vou trocar para uma Vectrix com baterias de Niquel. A SW Predator tem mais autonomia e menos chatices com o calor. :? :shock:

Hoje vai ter de carregar ao Sol, mais de 50 kms feitos ontem e hoje.
Também têm problemas com o calor, mais tolerantes, 60ºC máximos, mas não te esqueças que a vectrix mede a temperatura em todos os modulos, 12 (no borne da célula mais ao centro, basicamente onde do exterior se tem a melhor medição), e reporta o mais alto, na tua predator não sabes, logo não existe motivos para preocupações, certo que elas têm feito kms sem problemas, mas não podemos comparar nem tempos de carga nem potências. As baterias da winston nem têm potência suficiente para a fazer rolar uma vectrix.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 12:29 pm
por E_MAN
Sò faz nos modulos, que treta....devia ser em todas as 102 celulas, assim dá apenas 6 mediçoes

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 12:31 pm
por jmal
E_MAN Escreveu:Sò faz nos modulos, que treta....devia ser em todas as 102 celulas, assim dá apenas 6 mediçoes
Eu disse 12, e mede na célula central, num módulo estão todas agarradas, se bem que têm um espaço entre elas para ventilação.

Podia medir na boa, mas provavelmente iria custar 1000 euros a mais.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 12:32 pm
por E_MAN
Então é só indicativo....

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 12:37 pm
por jmal
E_MAN Escreveu:Então é só indicativo....
Indicativo ?

Qualquer pack de nimh, ferramentas, brinquedos, etc, têm um sensor de temperatura, e o carregador usa esse sensor para determinar tensão e corrente e final da carga do pack, a parte má é que a vectrix teve pouco cuidado em usar esses sensores, e deixa que a temperatura suba muito sem reduzir a intensidade e tensão de carga.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 1:53 pm
por E_MAN
Chama-lhe o que quiseres.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 2:18 pm
por jmal
E_MAN Escreveu:Chama-lhe o que quiseres.
?

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 2:29 pm
por Edu_Rod
zointz Escreveu:Boas,
Relativamente a cargas na rua, no meu caso não será muito fácil nem recomendável, no entanto já tenho dado alguma ajuda.... chego, coloco delay 1-2 horas e se conseguir antes de iniciar a carga paro e volto a por o delay para mais tarde e fazer o inicio da carga só a partir do meio da noite quando em principio estará mais fresco. Nesta altura com mais calor carregar ao sol nem pensar, e se tivesse de ser por alguma razão nunca deixaria chegar á parte de balanceamento.... seja como for estou a aprender, a teoria já a sabia, mas faltava a pratica e aperceber-me dos tempos.

Uma nota curiosa, tentei avaliar a temperatura das baterias tocando na caixa das baterias com a mão, mas não sinto sequer morno, porque será ? 35 graus deveria ser morno alem de que a estrutura é de alumínio pelo que deveria deixar passar a temperatura para fora.
ve-se bem quando ela está a carregar com o ar da ventilação... a partir dos 30º sente-se bem o calor.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 2:33 pm
por zointz
galt Escreveu:Já não vou trocar para uma Vectrix com baterias de Niquel. A SW Predator tem mais autonomia e menos chatices com o calor. :? :shock:

Hoje vai ter de carregar ao Sol, mais de 50 kms feitos ontem e hoje.
Bom o que se pode dizer, se tivesse uma moto como a tua não teria trocado pela Vectrix, existiu alguns fatores que me fizeram trocar desta vez, 1º autonomia (tinha uma de 40Amp, 2º Segurança, atravessar a 25 de abril na Chica estava a deixar-me inseguro,3º qualidade duradoura (aqui é sempre uma lotaria mas comprova-se que pelo menos pequenas avarias tem muito menos), e por ultimo a oportunidade de negócio.

Acho que posso afirmar que cada caso é um caso, cheguei a ponderar comprar uma VX que se vende aqui no fórum de Lithium, mas depois pensei que não preciso de tanta autonomia e ia estar a investir dinheiro sem retorno alem de que por enquanto ainda está por comprovar que os problemas com as baterias de Lithium da Vectrix estão resolvidos.

Mais uma vez cada caso é um caso.

Nota: A minha Chica nunca foi carregada ao sol porque fiz questão de não o fazer.... opções, se um dia tiver de carregar a VX ao sol, farei só até aos 80% pois nesse periodo aquece muito pouco.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 2:34 pm
por zointz
Edu_Rod Escreveu:
ve-se bem quando ela está a carregar com o ar da ventilação... a partir dos 30º sente-se bem o calor.

Referia-me á temperatura da caixa das baterias, por exemplo no fim da carga e já desligada.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 4:11 pm
por Volt
Problemas nas Vectrix com baterias de Lítio? Não estarás a confundir com o problema do software inicial com as especificações erradas? Se estás, então posso te confirmar que ficou resolvido.

PS: Eu também não trocava uma mota com o dobro ou triplo da potência de uma chinesa, por uma chinesa... Mas cada um tem as suas preferências...

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 4:40 pm
por zointz
Volt Escreveu:Problemas nas Vectrix com baterias de Lítio? Não estarás a confundir com o problema do software inicial com as especificações erradas? Se estás, então posso te confirmar que ficou resolvido.

PS: Eu também não trocava uma mota com o dobro ou triplo da potência de uma chinesa, por uma chinesa... Mas cada um tem as suas preferências...

Boas,
Esse tipo de informação é muito importante em comunidades como esta, será que me escapou ? Seja como For a Li+ é demais para mim, pois como disse cada caso é um caso.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 4:55 pm
por E_MAN
Acho que as Li passaram de 3,65v a 3,5v de carga máxima.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 9:19 pm
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:... As baterias da winston nem têm potência suficiente para a fazer rolar uma vectrix.
Espeta-lhe 8KWh e depois corre atrás dela a ver se a agarras! Ai se eu tivesse mais dinheiro... Já vi ao vivo e a cores uma com a coluna central cheia das amarelinhas! Terá de se prenunciar, seu dono, de tal desempenho!

Eu já fiquei maravilhado com o comportamento das Sinopoly. Com uma descarga de 1,5C durante uns largos segundos e a tensão não baixou dos 3,16v. Penso que as Winston sejam qualquer coisa melhores neste aspecto... já no peso, são muito mais pesadas, mas mesmo assim, muito mais leves que as NiMH.

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 9:54 pm
por serges
Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:... As baterias da winston nem têm potência suficiente para a fazer rolar uma vectrix.
Espeta-lhe 8KWh e depois corre atrás dela a ver se a agarras! Ai se eu tivesse mais dinheiro... Já vi ao vivo e a cores uma com a coluna central cheia das amarelinhas! Terá de se prenunciar, seu dono, de tal desempenho!

Eu já fiquei maravilhado com o comportamento das Sinopoly. Com uma descarga de 1,5C durante uns largos segundos e a tensão não baixou dos 3,16v. Penso que as Winston sejam qualquer coisa melhores neste aspecto... já no peso, são muito mais pesadas, mas mesmo assim, muito mais leves que as NiMH.
Infelizmente muitos testemunhos de quem fez a conversão do fórum vis e estão todas a dar raia... Estamos a falar de 40ah e 50ah da thundersky...

Enfim espero que evoluam mais...

Quanto ao Ni gostava mas não eram para mim... Como diz o zointz e bem cada caso é um caso...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 9:55 pm
por sugarstorm
Como é muito fácil puxar +100A numa Vectrix, 40Ah são curtos. O problema das prismáticas é que nunca se deve colocar menos de 60Ah. Sejam CALB, Winston, Sinopoly ou Wina. E não é fácil enfiar esses 60ah dentro de uma Vectrix sem alterar a caixa das baterias. E assim começa-se a alterar a (bonita) estética das meninas :D
Eu sou um que estou rendido às A123, pela sua capacidade de serem abusadas (aguentam a brincar com os 200A que as Vectrix chegam a puxar).
Só é pena serem dificeis de arranjar e serem mais caras. Mas a qualidade paga-se e o Tavares também já está a ajudar no problema da disponibilidade.
Além disso é possível colocar uns 100Ah de A123 numa Vectrix. Estamos a falar de um pack com 12.5kwh!!!

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 10:49 pm
por E_MAN
Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:... As baterias da winston nem têm potência suficiente para a fazer rolar uma vectrix.
Espeta-lhe 8KWh e depois corre atrás dela a ver se a agarras! Ai se eu tivesse mais dinheiro... Já vi ao vivo e a cores uma com a coluna central cheia das amarelinhas! Terá de se prenunciar, seu dono, de tal desempenho!

Eu já fiquei maravilhado com o comportamento das Sinopoly. Com uma descarga de 1,5C durante uns largos segundos e a tensão não baixou dos 3,16v. Penso que as Winston sejam qualquer coisa melhores neste aspecto... já no peso, são muito mais pesadas, mas mesmo assim, muito mais leves que as NiMH.
Correr atrás, essa foi boa :-)

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Enviado: terça set 03, 2013 11:39 pm
por zointz
Acho que o que estão todos a dizer é que existem problemas sérios com os C's nas de lithium "normais", podendo se resolver com A123 ou com maior capacidade diminuindo assim os C's.