Página 3 de 4
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 9:15 am
por jmal
Ainda existem algumas arestas para limar, falta um pack de 5s4p, que fará um total de 11088 kwh com um peso de 78 kg que dará para fazer uns 180 kms a rolar a 70 kmh. E sim, agora o problema será o tempo de carga, com o carregador dela ao máximo, levará umas 6 horas a carregar.
De resto, como tive de alterar o sw porque os acumuladores de carga são a 16 bits e ela conta ao mah (o máximo seria 65 ah), neste momento conta 76 ah, mas parece que ainda não está correto no gráfico da bateria, a estimativa também não está muito certa, mas vou aproveitar para modificar o algoritmo para um idêntico ao que tenho no bms da evo, que é muito mais fiável e não sofre de tanto nervosismo como o da vectrix.
Faltou dizer que está limitada a 115 kmh, deve chegar aos 117 reais, por incompatibilidade de sw e por falta dos elementos que referi, depois poderá chegar aos 120 kmh, sendo possível chegar aos 140 kmh, mas penso que não se justifica tanta velocidade e o velocímetro só marca 120.
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 10:01 am
por galt
10 kwh é excelente numa mota, a autonomia é sem dúvida superior a 200 kms.
Parabéns pelo investimento. Acredito que as viagens grandes sejam agora muito mais rápidas e tranquilas.
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 1:59 pm
por jmap
Jorge Rocha Escreveu:Muitos parabéns pela coragem desse Mega investimento!
Em relação aos ditos "80Ah", isso deixa-me sempre sem grande noção da dita potencia, e se é potencia, e muita, porque não converter isso para a linguagem mais standard, os famosos "KWh". Pela minha matemática, será a ultrapassar dos 10KWh, correto?
Isso já daria para fazer mais de 200Km com velocidades moderadas entre os 70Km/h.
Qual o peso total do pack?
É assim. De origem ela traz 30Ah nas Nimh e 42Ah nas Li+. Esta ainda não está completa porque lhe faltam 5 células que aguardo ansiosamente. Segundo o Dr. a capacidade actual dela "na tomada" são cerca 10KWh. Ainda não fiz testes de autonomia mas devido à tensão estar mais baixa (enquanto aguarda as células) a autonomia deverá rondar os 120-150km. Isto porque segundo ele, a falta de tensão prejudica a autonomia... Tem 117V e deveria ter 140V para poder ser directamente comparada. A capacidade dá força, a tensão dá pica... Ela tem mais pica que a original mas ainda ficará com mais. Entretanto já dei 115km/h a subir (teste de esforço máximo).
Também é preciso ter em conta que para encher 30Ah de NiMH têm de lá se colocar mais de 45Ah e nas de litio pouco mais de 30Ah pois a eficiência energética é muito maior.
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 3:27 pm
por Volt
Excelente notícia.

. Já leva quantos quilómetros esta?
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 5:23 pm
por Jorge Rocha
A relação peso potencia é muito boa, sabendo que uma NIMH pesam mais de 90Kg com apenas 3,7Kwh. É que fica com mais de 3X de capacidade do que na versão original! Essas LiFePO4 A123 são realmente uma revolução neste tipo de mobilidade!
Não sei porque os fabricantes não têm uns modelos com este tipo de capacidades? Feito em série, e comprando em quantidades, poderiam ter o mesmo produto por um preço muito mais apetecível, sem abdicarem de seus lucros. Nem todos têm a mesma mentalidade como os da Tesla, infelizmente!
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 7:01 pm
por jmap
Volt Escreveu:Excelente notícia.

. Já leva quantos quilómetros esta?
Pois é ehehe... Uns 4100km...
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 7:31 pm
por jmap
Jorge Rocha Escreveu:A relação peso potencia é muito boa, sabendo que uma NIMH pesam mais de 90Kg com apenas 3,7Kwh. É que fica com mais de 3X de capacidade do que na versão original! Essas LiFePO4 A123 são realmente uma revolução neste tipo de mobilidade!
Não sei porque os fabricantes não têm uns modelos com este tipo de capacidades? Feito em série, e comprando em quantidades, poderiam ter o mesmo produto por um preço muito mais apetecível, sem abdicarem de seus lucros. Nem todos têm a mesma mentalidade como os da Tesla, infelizmente!
Tens razão... já há tecnologia mas ainda custa muito...
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 11:10 pm
por galt
Eu tenho ideia que o tesla tem 2 baterias distintas. Cada bateria tem a voltagem aceite pelo motor. Corrijam-me se estou errado.
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 08, 2013 11:55 pm
por Jorge Rocha
galt Escreveu:Eu tenho ideia que o tesla tem 2 baterias distintas. Cada bateria tem a voltagem aceite pelo motor. Corrijam-me se estou errado.
Eu não estava a fazer comparações desse tipo! Até porque não é o local mais correto... Mas apenas queria dizer que ter muita autonomia, comparando com a concorrência dos VE´s, pode ser uma solução para muita gente, e uma mais valia para o acreditar neste tipo de mobilidade.
Mais uma vez os meus parabéns à Dark Spark, pelos seus 11KWh!
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: quarta jul 10, 2013 1:31 am
por jmap
Ainda há muito a fazer... Primeira descarga completa fez 136km... espero chegar aos 200km quando estiver completa. Vamos ver quantos Kwh carrega...
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: quarta jul 10, 2013 11:06 am
por Volt
Estou curioso para o saber também.

. Se olharmos para a eficiência, diria que 12 era suficiente. Se contarmos com a equalização, já depende do software... Se fosse o original, menos de 14 não seria...

. Aceitam-se apostas.

.
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: quarta jul 10, 2013 11:36 am
por jmap
Volt Escreveu:Estou curioso para o saber também.

. Se olharmos para a eficiência, diria que 12 era suficiente. Se contarmos com a equalização, já depende do software... Se fosse o original, menos de 14 não seria...

. Aceitam-se apostas.

.
Segundo diz o Dr., devido Às baterias serem novas, ela ainda estará longe de admitir toda a carga. Ele estima que quando estiver completo carregue uns 10kwh. Neste momento não vai chegar a tanto... Quando vierem as outras céluas ela vai ficar com 11Kwh. O balanceamento (equalização) é muito suave e quase nada consome...
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: quarta jul 10, 2013 11:40 am
por Volt
É verdade, ainda não tens os 11kWh. Tens quanto neste momento?
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: quarta jul 10, 2013 11:47 am
por jmap
Volt Escreveu:É verdade, ainda não tens os 11kWh. Tens quanto neste momento?
Não sei ao certo. O Dr. diz cerca de 10KWh...
Ainda há trabalho em curso. O software sofreu modificações consideráveis e em assembly não é fácil desenvolver... Vou dar todo o feedback possível para ver se se ele o consegue melhorar um pouco mais, visto que esta é a primera que passa dos 60Ah e os contadores não tinham as variáveis pensadas para isso...
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 22, 2013 1:10 am
por jmap
Na unica descarga que fiz até agora andou 136Km... Ainda há muito para balancear e melhorar... Qual é o record nacional?
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 22, 2013 11:16 am
por Volt
De Vectrix deve ser esse.

. Embora uma Li+ consiga fazer isso se for até ao fim da carga numa viagem calma. É preciso é paciência para a fazer. Mas tu de certeza que ainda deves conseguir fazer mais.
Tens de fazer um "record" quando tiveres as células todas. Planeias uma viagem calma. Da tua casa ao restaurante da Mimosa, por exemplo. Será que dá para fazer seguido?

.
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda jul 22, 2013 3:39 pm
por jmap
Volt Escreveu:De Vectrix deve ser esse.

. Embora uma Li+ consiga fazer isso se for até ao fim da carga numa viagem calma. É preciso é paciência para a fazer. Mas tu de certeza que ainda deves conseguir fazer mais.
Tens de fazer um "record" quando tiveres as células todas. Planeias uma viagem calma. Da tua casa ao restaurante da Mimosa, por exemplo. Será que dá para fazer seguido?

.
O Jmal acha que quando estiver tudo finalizado, ela conseguirá fazer 200km com calma e uns 150km a guiar descontraidamente...
Ele está com umas ideias para um BMS fabuloso que uma vez implementado vai permitir grandes melhorias de desempenho... vamos ver... se alguém consegue é ele

Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda out 21, 2013 6:56 pm
por jmap
Tudo continua bem com esta menina. Aguardo ainda a possibilidade de terminar a transformação com as 20 células em falta, para que fiquem completos os 80Ah. Para já a autonomia dela deve rondar os 150km. Neste momento já conta 6192km...
Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda out 21, 2013 8:01 pm
por RuFuS
Tá na altura de mudares a foto do avatar...

Re: A minha segunda Vectrix (Dark Spark)
Enviado: segunda out 21, 2013 8:06 pm
por jmap
RuFuS Escreveu:Tá na altura de mudares a foto do avatar...

Nah, a outra ainda é a minha menina... Só depois de a vender é que passa a ser esta
