Duvidas a criar sistema híbrido eólico e solar.

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Re: Duvidas a criar sistema híbrido eólico e solar.

Mensagem por david_neves »

CrOhN Escreveu:Vais basear o teu investimento em medições feitas em Novembro!? Novembro é tradicionalmente dos meses mais produtivos em termos eólicos.

Mesmo com um ano de amostragem, apenas faria o investimento com muitas reservas.
Só daqui a uns 5 anos vou colocar o eolico 5kw, tempo mais que suficiente para ter uma ideia do vento anual ,eu coloquei este post para o Roger nao se precipitar na compra de um aerogerador, quando pelo o que sei ainda nem comprou anemômetro .
Crohn tens toda a razao e foi o que disse em cima no post !!! ,que com estes valores e este setup,
isto nao ia passar de um brinquedo caro a girar em cima da casa, isto nao quer dizer que nao seja possivel projectar bem o eolico.
Agora o meu interesse no eolico é apenas quando me desligar da edp, eu tenho um consumo reduzido 2kw/dia e as noites aqui sao muitas vezes ventosas (os valores em cima foram tirados sempre de tarde e os mesmos valores sao avg se usar a defeniçao normal do anemômetro os valores sobem)
11/11 - 9.6 max / 6max avg-

A ideia geral é ter o eolico a carregar as baterias (e se produzir a mais direcionar para o aquecimento), como mesmo dizeste novembro (inverno) meses mais ventosos, se temos mais vento e menos horas de sol é natural se me desligar da rede queira aproveitar essa energia para nao ter um pack de baterias tao dispendioso nem quando tiver 3 dias de sol no inverno seja unicamente para carregar baterias.
Imagem
Os valores mudam bastante com o tamanho das pás e altura do eolico, lembrar que tenho algumas
condiçoes favoraveis, todas as arvores tem metade da altura da casa e estao mais a baixo, tenho poucas casas a volta, a minha casa esta num pequeno monte, e é a casa mais alta da zona.
Tenho algumas ideias para rentablizar mais a produçao do eolico, nao vou colocar agora no topico porque se alguem me confortar a minha ideia nao posso colocar em pratica e nao vale a pena andar aqui a supor x ou y.

(Se entretanto legalizarem o Gti, sem nenhuma condicionante desfavoravel o projecto volta a mudar)

A curto prazo só estou interessado em montar um seguidor para começar a produzir.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu:Ai é!!!! taxa para videovigilancia!!
então um dia destes cá vem a multa!!!
Cuidado com estas palavras!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Boas
Mas está a pensar num aerogerador vertical ou horizontal.
Fiz um prototipo de um aerogerador vertical com 3 pás de 1,3m só para experimentar o vento aqui na zona.
Conclusão: produz mais um painel de 250W numa hora que um aerogerador numa semana. :mrgreen:
Mas é interessante, se arranja-se um alternador ímanes permanentes barato até era capaz de concluir o projeto.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo Escreveu:Boas
Fiz um prototipo de um aerogerador vertical com 3 pás de 1,3m só para experimentar o vento aqui na zona.
Conclusão: produz mais um painel de 250W numa hora que um aerogerador numa semana. :mrgreen:
Mas é interessante, se arranja-se um alternador ímanes permanentes barato até era capaz de concluir o projeto.
JMLorenzo junta-te ao clube, a minha localização (casa) não serve para eólicos a não ser que o meta a 30 ou 40 metros altura, isto aqui no meu local.

Há um user aqui no fórum que tem um montado igual ao meu, só que numa zona muito mais alta e descampada, diz ele que em média está sempre na casa dos 15 a 20 amperes, já o meu poucas vezes anda.
Por acaso esta semana está a rodar bem, já vi o amperímetro a chegar aos 40 amperes mas é por pouquinho tempo, em média tem estado entre os 8 e 12 amperes, mas quando passar estes dias de vento vai estar mais um ano as moscas, dai eu ter desistido de eólico, como já disse por ai, vou juntar mais 4 painéis aos 6 que já tenho, e assunto resolvido.
Quem não tem vento tem de ter painéis.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Autor do tópico
david_neves
Membro Silver
Membro Silver

JMLorenzo Escreveu:Boas

Jmlorenzo ja viste alguem aqui no forum com um pequeno eolico contente com ele? ha isto produz muito, vale bem o preço euro/watt?
Tem que se pensar e estudar antes de instalar o eolico, existe N variaveis , é como se tivesses paineis solares a sombra.
Vejo que existe interesse no aerogerador vou deixar duas paginas de referencia sobre o mesmo:

http://www.solacity.com/smallwindtruth.htm

http://www.solacity.com/siteselection.htm
O ladrão responde:

Autor do tópico
david_neves
Membro Silver
Membro Silver

Estava a pensar se vende-se o meu Termossifão para trocar por um de CF com duas serpentinas para ficar ja meio caminho andando para o aquecimento central.
Parece vos possivel colocar o circulaçao forçada a trabalhar como o termossifão, colocando os paineis a vacuo num ponto mais baixo que o Acumulador?
Que material a mais precisava de ter obrigatoriamente?
O ladrão responde:

Responder

Voltar para “Autoconsumo”