Só daqui a uns 5 anos vou colocar o eolico 5kw, tempo mais que suficiente para ter uma ideia do vento anual ,eu coloquei este post para o Roger nao se precipitar na compra de um aerogerador, quando pelo o que sei ainda nem comprou anemômetro .CrOhN Escreveu:Vais basear o teu investimento em medições feitas em Novembro!? Novembro é tradicionalmente dos meses mais produtivos em termos eólicos.
Mesmo com um ano de amostragem, apenas faria o investimento com muitas reservas.
Crohn tens toda a razao e foi o que disse em cima no post !!! ,que com estes valores e este setup,
isto nao ia passar de um brinquedo caro a girar em cima da casa, isto nao quer dizer que nao seja possivel projectar bem o eolico.
Agora o meu interesse no eolico é apenas quando me desligar da edp, eu tenho um consumo reduzido 2kw/dia e as noites aqui sao muitas vezes ventosas (os valores em cima foram tirados sempre de tarde e os mesmos valores sao avg se usar a defeniçao normal do anemômetro os valores sobem)
11/11 - 9.6 max / 6max avg-
A ideia geral é ter o eolico a carregar as baterias (e se produzir a mais direcionar para o aquecimento), como mesmo dizeste novembro (inverno) meses mais ventosos, se temos mais vento e menos horas de sol é natural se me desligar da rede queira aproveitar essa energia para nao ter um pack de baterias tao dispendioso nem quando tiver 3 dias de sol no inverno seja unicamente para carregar baterias.

Os valores mudam bastante com o tamanho das pás e altura do eolico, lembrar que tenho algumas
condiçoes favoraveis, todas as arvores tem metade da altura da casa e estao mais a baixo, tenho poucas casas a volta, a minha casa esta num pequeno monte, e é a casa mais alta da zona.
Tenho algumas ideias para rentablizar mais a produçao do eolico, nao vou colocar agora no topico porque se alguem me confortar a minha ideia nao posso colocar em pratica e nao vale a pena andar aqui a supor x ou y.
(Se entretanto legalizarem o Gti, sem nenhuma condicionante desfavoravel o projecto volta a mudar)
A curto prazo só estou interessado em montar um seguidor para começar a produzir.