O meu Citroën Saxo Electrique
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Não te chegava 1, agora tens 2!
Ainda por cima estragaste o negócio do resto do pessoal! Isso é que foi pontaria!
Ainda por cima estragaste o negócio do resto do pessoal! Isso é que foi pontaria!
-
- Administrador
- Mensagens: 16156
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Lambão...
Tinha visto também... E pimba já tinha ido...
Malandro andas a limpar os eléctricos...
Ao menos de baterias está bom...
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Tinha visto também... E pimba já tinha ido...
Malandro andas a limpar os eléctricos...
Ao menos de baterias está bom...
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Apesar de só fazer a manutenção às baterias no domingo, não tenho grandes esperanças nas baterias, o carro esteve parado muito tempo. Mesmo que se recuperem, têm que ser desmontadas, limpas e lavadas e voltar a montar!serges Escreveu:Lambão...
Tinha visto também... E pimba já tinha ido...
Malandro andas a limpar os eléctricos...
Ao menos de baterias está bom...
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Este é um bom carro para a conversão para litio.
sergiomms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1601
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Esta frase vale mais mil palavras
Pareceu-me que o homem não sabia muito bem o que estava a vender. Teve um sucesso inesperado.
Mas tem jeito para o negocio porque enviou-me fotos depois de ter o negocio concluído contigo!
Ele tinha também um motor novo para venda...
Boa sorte com o novo veiculo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
só fechou o negocio na semana passada. por isso deve ter enviado fotos a muita gente.marcopns Escreveu:
Esta frase vale mais mil palavras
Pareceu-me que o homem não sabia muito bem o que estava a vender. Teve um sucesso inesperado.
Mas tem jeito para o negocio porque enviou-me fotos depois de ter o negocio concluído contigo!
Ele tinha também um motor novo para venda...
Boa sorte com o novo veiculo!
Era um puto a vender o carro do pai, comigo mudou de preço umas 4x! Deu para perceber que ele não estava a dar conta dos contactos que lhe surgiram. Foi preciso uma calma.....
Foi por causa do motor, da centralina(carregador, conversor), bomba de vacuo entre outras pequenas coisas que eu quis fazer negocio, é que são peças difíceis de conseguir e ele não sabia muito bem o que tinha nas mãos!
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2207
- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
- Localização: Valongo
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Boas,
O saxo ainda continua À venda?
O saxo ainda continua À venda?
_________________________
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
O Saxo Azul já foi vendido!
Ando a trabalhar para converter o branco, mas já "recebi" tanto d€sgo$to que estou prestes a abandonar o projecto.
(Arrependo-me profundamente de ter vendido o azulinho... )
Agora, enquanto trabalho no saxo ando a namorar os Leafs....
Ando a trabalhar para converter o branco, mas já "recebi" tanto d€sgo$to que estou prestes a abandonar o projecto.
(Arrependo-me profundamente de ter vendido o azulinho... )
Agora, enquanto trabalho no saxo ando a namorar os Leafs....
sergiomms
-
- Administrador
- Mensagens: 16156
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Ai ai... Sergio....
Que desgosto...
Que desgosto...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Até a minha mulher tem saudades.... enfim, foi bom enquanto durou....serges Escreveu:Ai ai... Sergio....
Que desgosto...
Partilho convosco o que me apercebi
Normalmente, o comprador de um carro usado pede sempre um desconto, se o vendedor não fizer uma atenção"zita" quase impossibilita o negócio, independentemente do preço pedido.
Consegui vender pelo preço pedido mas tive que fazer a atenção"zita" (que só a fiz por ter o Branco garantido) porque eu estava intransigente em relação ao preço.
Se eu tivesse pedido 8000€ no anuncio (sim eu sei que é bué) e tivesse feito a atenção"zorra" para os 7000€ tinha o carro vendido na mesma.
O que dá para perceber que apesar de reduzido o mercado para estes carros, mesmo velhos, ainda mexe.
sergiomms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
O carro tem 2 baterias maradas.... e não podem ser limpas, lavadas ou recuperadas, o carro tem apenas 50% da autonomia devido a estas baterias, ou seja, o caminho delas é o ecoponto!sergiomms Escreveu:... não tenho grandes esperanças nas baterias, o carro esteve parado muito tempo. Mesmo que se recuperem, têm que ser desmontadas, limpas e lavadas e voltar a montar!
Este é um bom carro para a conversão para litio.
Como não tenho a conversão ainda definida e preciso de ter o carro a andar, estou à procura de 2 baterias destas (saft stm5 100MRE).
vamos lá ver onde é que as vou arranjar.....
sergiomms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 501
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
- Localização: Aveiro
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Se o quiseres vender, fala comigo!
Esses 50% de autonomia chegava-me perfeitamente para o dia a dia.
Esses 50% de autonomia chegava-me perfeitamente para o dia a dia.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Eu ando a namorar os Leafs, a venda não está completamente fora de questão, assim como a conversão para litio; vai ser uma batalha de ponderação de paixãotecnicófinanceirarenateves Escreveu:Se o quiseres vender, fala comigo!
Esses 50% de autonomia chegava-me perfeitamente para o dia a dia.
A situação de funcionamento com 2 baterias maradas não é sustentavel porque a falha destas vai exigir mais das outras reduzindo-lhe os ciclos e o tempo de vida, em menos de nada terias as 20 baterias maradas
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Pode parecer estranho mas as células das Vectrix NiMH também podem substituir essas que tens, e há mercado delas aí perto de ti!
Pelo menos já andavas com a tensão total do pack, tudo certinho!
Podes formar paralelos até atingir a mesma capacidade (Ah) ou superior, e fazer a substituição pelas de origem.
Os Amperes que sairem de uma célula são os mesmos que sairão de todas as que estão em série.
Se sobrar alguns Ah depois de uma descarga total nas outras 20, essas 20 ficam quase há mesma tensão como se todas as 22 estivessem descarregadas. O controlador deverá fazer o corte por tensão baixa igualmente!
Ambos os modelos de baterias fazem o balanceamento por transpiração!
Pelo menos já andavas com a tensão total do pack, tudo certinho!
Podes formar paralelos até atingir a mesma capacidade (Ah) ou superior, e fazer a substituição pelas de origem.
Os Amperes que sairem de uma célula são os mesmos que sairão de todas as que estão em série.
Se sobrar alguns Ah depois de uma descarga total nas outras 20, essas 20 ficam quase há mesma tensão como se todas as 22 estivessem descarregadas. O controlador deverá fazer o corte por tensão baixa igualmente!
Ambos os modelos de baterias fazem o balanceamento por transpiração!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Pode ser uma solução para desenrascar, mas, vou cansar melhor todas as possibilidades de conseguir as baterias e ver de que forma e a que preço a saft vende baterias novas ou ver se consigo importar 2 usadas...
Não sei se vou optar por isso ou passo directamente para a conversão para litio.
Não sei se vou optar por isso ou passo directamente para a conversão para litio.
sergiomms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Não existem estas baterias à venda usadas, ou seja, as que existem são logo absorvidas pelo primeiro interessado que as vê à venda.
A saft vende as baterias novas mas o preço dava para metade de conversão para litio!
As minha espectativas em relação à conversão para litio eram algo caprichosas e por isso não fazia intenções de converter já o carro, tipo:
- baterias 100ah kokam (38)
- interface chademo
- bms com interface android
Então eu estava à espera para juntar 10.000€ para esta conversão caprichosa, mas, o facto de ter perdido 2 baterias antes de ter o "pé-de-meia" junto, veio alterar as coisas!
A kokam pede 6500€ pelas baterias (não me parece nada demais)
O interface Chademo é estupidamente caro pediram-me 10000€.
O bms que estou a pensar em utilizar é o elektromotus, só porque foi dos poucos que encontrei que prevê a utilização com baterias Lipolymer e tem um adaptador para android com um custo de +-900€.
Como preciso do carro e o "pé-de-meia" ainda não chegou aos valores pretendidos mesmo abandonando o chademo (obviamente.... 10000€ ) vou ter que me contentar com uma conversão bem mais barata!
Então estou a pensar em 40 Winston 100Ah e manter este mesmo bms.
Dos técnicos presentes no forum, alguém tem opinião formada sobre este bms? tenho lido feedbacks neutros (pelo menos não são negativos).
Ou então se houver algum interessado em comprar um saxo electrico sem baterias e a precisar de mimos.......Vou pedir um crédito para um Leaf.
A saft vende as baterias novas mas o preço dava para metade de conversão para litio!
As minha espectativas em relação à conversão para litio eram algo caprichosas e por isso não fazia intenções de converter já o carro, tipo:
- baterias 100ah kokam (38)
- interface chademo
- bms com interface android
Então eu estava à espera para juntar 10.000€ para esta conversão caprichosa, mas, o facto de ter perdido 2 baterias antes de ter o "pé-de-meia" junto, veio alterar as coisas!
A kokam pede 6500€ pelas baterias (não me parece nada demais)
O interface Chademo é estupidamente caro pediram-me 10000€.
O bms que estou a pensar em utilizar é o elektromotus, só porque foi dos poucos que encontrei que prevê a utilização com baterias Lipolymer e tem um adaptador para android com um custo de +-900€.
Como preciso do carro e o "pé-de-meia" ainda não chegou aos valores pretendidos mesmo abandonando o chademo (obviamente.... 10000€ ) vou ter que me contentar com uma conversão bem mais barata!
Então estou a pensar em 40 Winston 100Ah e manter este mesmo bms.
Dos técnicos presentes no forum, alguém tem opinião formada sobre este bms? tenho lido feedbacks neutros (pelo menos não são negativos).
Ou então se houver algum interessado em comprar um saxo electrico sem baterias e a precisar de mimos.......Vou pedir um crédito para um Leaf.
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2374
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
Já as uso há anos em aero-modelismo, porque são as com melhor relação peso-energia, e num avião todo o peso conta.
Já as uso há anos em aero-modelismo, porque são as com melhor relação peso-energia, e num avião todo o peso conta.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
No site referem os 800 ciclos (deve ser porque não são submetidas a esforços como no teu avião)!RJSC Escreveu:Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
Já as uso há anos em aero-modelismo, porque são as com melhor relação peso-energia, e num avião todo o peso conta.
Pareceu-me muito bom poder acompanhar o estado das células em tempo real, podendo assim o utilizador confirmar o bom funcionamento dos equipamentos. Se é esse o valor final com todos os componentes necessários para essas funções que referes, acho muito bom!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
Nem um nem outro! A folha de especificações indica a 23ºC (+-3ºC) mais de 4000 ciclos a 1C/1C até 80% DOD (entre 3.4V e 4.1V).Jorge Rocha Escreveu:No site referem os 800 ciclos (deve ser porque não são submetidas a esforços como no teu avião)!RJSC Escreveu:Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
Já as uso há anos em aero-modelismo, porque são as com melhor relação peso-energia, e num avião todo o peso conta.
Não sei que baterias usas no avião mas estas não cabem lá dentro
Estas te a referir ao bms?Jorge Rocha Escreveu: Pareceu-me muito bom poder acompanhar o estado das células em tempo real, podendo assim o utilizador confirmar o bom funcionamento dos equipamentos. Se é esse o valor final com todos os componentes necessários para essas funções que referes, acho muito bom!
sergiomms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2374
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
No avião as descargas são entre 5C e 30C, e acima de 95% DOD ( 4.2V a 3.3V ) para obter entre 10 a 15 minutos de voo (com algumas acrobacias).
No final do voo as células saem do avião a mais de 45°C de verão.
Alguns aviões na pista onde vou atingem 300 km/h e fazem descargas a 90C... As baterias duram 20 a 50 ciclos...
Têm motores de 3kW do tamanho de uma pilha de tamanho D.
No final do voo as células saem do avião a mais de 45°C de verão.
Alguns aviões na pista onde vou atingem 300 km/h e fazem descargas a 90C... As baterias duram 20 a 50 ciclos...
Têm motores de 3kW do tamanho de uma pilha de tamanho D.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1351
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
- Localização: Almada
Re: O meu Citroën Saxo Electrique
RJSC Escreveu:Atenção que as baterias de polímeros de lítio mesmo bem tratadas só aguentam 500 ciclos...
...
Achas que isso é bem tratadas? tens muita sorte em conseguir fazer 500ciclos.RJSC Escreveu:No avião as descargas são entre 5C e 30C, e acima de 95% DOD ( 4.2V a 3.3V ) para obter entre 10 a 15 minutos de voo (com algumas acrobacias).
No final do voo as células saem do avião a mais de 45°C de verão.
Eu pensei nelas porque ia ter um pack de 14kwh com 70kg em vez de 12kwh com 265kg, com as winston vou ter 13kwh com 140kg.
sergiomms