Re: Mobi-E
Enviado: segunda set 27, 2010 10:59 pm
engraçado, fiz essa e outras questões das quais aguardo resposta!
assim que chegar informo!
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Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
https://www.novaenergia.net/forum/
serges Escreveu:vamos continuar a aguardar, temos memoria curta dos wattdrives????hmgp Escreveu:esta a falhar um pormenor. inaugurados ou não, oficialmente ou não, o que relamente importa são os cartões, senão não usas ponto final! e esses, pelo que dizes serges, só para o fim do ano...
vamos aguardar pela inauguração real feito por alguém ligado a politica pode ser... para a fotografia...
penso que seriam 300, mas não tenho certeza.seal Escreveu:mas afinal quantos vão estar operacionais até ao final do ano? já existem valores oficiais?
eu não disse que acreditava... disse que foi o ... anunciado que foi o que o seal perguntouserges Escreveu:duvido desse numero!
data de conclusão: zeroa fase piloto contempla a instalação de uma rede piloto com 1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de acesso público em portugal continental.
estes 1.300 pontos de carregamento normal serão colocados em almada, aveiro, beja, braga, bragança, cascais, castelo branco, coimbra, évora, faro, guarda, guimarães, leiria, lisboa, loures, portalegre, porto, santarém, setúbal, sintra, torres vedras, viana do castelo, vila nova de gaia, vila real e viseu.
os 50 pontos de carregamento rápido serão colocados preferencialmente nas vias de circulação entre estes concelhos, de forma a possibilitar a deslocação entre eles, assim como em zonas estratégicas que assegurem carregamentos de emergência.
esses numeros, do que me lembro, é até ao fim de 2011.seal Escreveu:fui-me informar no site deles:
mobi.e
data de conclusão: zeroa fase piloto contempla a instalação de uma rede piloto com 1.300 pontos de carregamento normal e 50 pontos de carregamento rápido em espaços de acesso público em portugal continental.
estes 1.300 pontos de carregamento normal serão colocados em almada, aveiro, beja, braga, bragança, cascais, castelo branco, coimbra, évora, faro, guarda, guimarães, leiria, lisboa, loures, portalegre, porto, santarém, setúbal, sintra, torres vedras, viana do castelo, vila nova de gaia, vila real e viseu.
os 50 pontos de carregamento rápido serão colocados preferencialmente nas vias de circulação entre estes concelhos, de forma a possibilitar a deslocação entre eles, assim como em zonas estratégicas que assegurem carregamentos de emergência.
neste momento há 23:
http://www.mobi-e.pt/pages/refuelstations.aspx
a funcionar tudo é que duvido...
em: http://www.mobi-e.pt/pages/howsubscribe.aspxsolicitar o cartão mobi.e
até 31 de dezembro de 2010 os cartões mobi.e poderão ser obtidos no portal mobi.e. o primeiro passo é o pré-registo no sistema.
a partir de janeiro de 2011, uma vez feito o registo será necessário proceder ao pedido de cartão junto do comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica (ceme) seleccionado directamente a partir do portal mobi.e.
em resultado deste processo será gerado um cartão pré-pago que será enviado por correio para o endereço indicado.
como posso abastecer o meu veículo eléctrico?
existirão dois tipos de carregamento de veículos eléctricos, o normal e o rápido. o normal é o preferencial e será utilizado no dia-a-dia pela maioria dos utilizadores, em casa ou na rede de acesso público mobi.e. o rápido foi pensado para automobilistas em deslocações maiores, cuja distância a percorrer seja superior ao raio de alcance das suas baterias, ou para carregamento de conveniência ou emergência.
carregamento
normal 6 a 8 horas de carregamento
rápido 20 a 30 minutos de carregamento
em: http://www.mobi-e.pt/pages/thecharging.aspxquanto vai custar?
importa distinguir entre a fase piloto e a fase comercial que lhe sucederá.
até final de 2010, quer a utilização do sistema quer a energia eléctrica fornecida serão gratuitas. entre janeiro de 2011 e até ao fim da fase piloto (previsto para final de 2012) cada comercializador de electricidade para a mobilidade eléctrica (ceme) poderá cobrar a electricidade ao preço fixado em sistema de mercado livre.
a gratuitidade no uso da rede piloto mantém-se, mas em espaços privados de acesso ao público poder-se-á cobrar o custo de utilização da infra-estrutura, custo esse que terá um limite máximo definido por regulação.
após o final da fase piloto, a electricidade será cobrada por cada ceme ao preço fixado em sistema de mercado livre ao qual acrescerá o custo de utilização da infra-estrutura.
desculpem a enxurrada de informaçãoos locais de estacionamento em edifícios novos ou reconstruídos são já obrigados por lei a dispor de um ponto de carregamento ou de uma tomada eléctrica para o carregamento de baterias de veículos eléctricos (dl n.º 39/2010 de 26 de abril, art.º 28.º).
seal Escreveu:será que estou a perceber bem e significa que será gratuito até final de 2012? ou quando dizem uso é só o poder utilizar?
afinal os 1300 postos normais e 50 rápidos é até final de 2012. pelo menos é o que parece.
em: http://www.mobi-e.pt/pages/faqs.aspxpara além do natural incentivo associado aos benefícios directos da mobilidade eléctrica (em relação à economia, energia e ambiente), existem ainda incentivos financeiros e não financeiros, como são:
* - isenção de isv (imposto sobre veículos) e iuc (imposto único de circulação);
* - subsídio directo de €5000 na aquisição, e €1500 adicionais no caso de abate de veículo em fim de vida, para os primeiros 5000 veículos - vendidos até final de 2012;
* - locais de estacionamento reservados para veículo eléctrico;
* - circulação permitida a veículo eléctrico em zonas de acesso restrito; encontra-se igualmente em preparação um pacote de incentivos à instalação de pontos de carregamento privados em condomínios.
subsídio directo de €5000 na aquisição, e €1500 adicionais no caso de abate de veículo em fim de vida, para os primeiros 5000 veículos - vendidos até final de 2012
não percebivolt Escreveu:apenas queria dizer que esta informação está incorrecta:subsídio directo de €5000 na aquisição, e €1500 adicionais no caso de abate de veículo em fim de vida, para os primeiros 5000 veículos - vendidos até final de 2012
a minha vectrix é um veículo...sergiomms Escreveu:não percebivolt Escreveu:apenas queria dizer que esta informação está incorrecta:subsídio directo de €5000 na aquisição, e €1500 adicionais no caso de abate de veículo em fim de vida, para os primeiros 5000 veículos - vendidos até final de 2012
a mim parece-me bem!
ok já percebi!!volt Escreveu: a minha vectrix é um veículo...