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Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: quarta mar 03, 2010 9:21 am
por Romi
zacarix:

os 80km que faço diáriamente não são apenas com uma carga. faço uma carga parcial no trabalho.
mas de qualquer das maneiras com o feedback que já vou tendo da mota, tenho em crer que ainda fazia muito mais kilometros além destes 40km.

quanto ao trajecto e velocidades, acessos a ponte, ponte, eixo norte-sul e 2ª circular vou a velocidades mais moderadas conforme o transito, chegando a auto-estrada vou sempre de punho trancado..

no teu caso fazes os 60km de certeza

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: quarta mar 03, 2010 5:30 pm
por Zacarix
romi,
obrigado pela informação

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 10:58 am
por Romi
ontem com 946 km conheci pela primeira vez o reboque... não sei se nao gostou da agua, parou e prontos!
quando cheguei a casa, fui ver se trabalhava só por descargo de consciencia e parecia que nada tinha acontecido... tenho que ir a bruxa...

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 11:10 am
por mauri
romi Escreveu:ontem com 946 km conheci pela primeira vez o reboque... não sei se nao gostou da agua, parou e prontos!
quando cheguei a casa, fui ver se trabalhava só por descargo de consciencia e parecia que nada tinha acontecido... tenho que ir a bruxa...
devia ter sido algum fio desligado(?).
dizem que não há bruxas, mas que as há, as há!.
antes assim, não ter acontecido nada mais grave.

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 4:53 pm
por Barrocas
romi Escreveu:ontem com 946 km conheci pela primeira vez o reboque... não sei se nao gostou da agua, parou e prontos!
quando cheguei a casa, fui ver se trabalhava só por descargo de consciencia e parecia que nada tinha acontecido... tenho que ir a bruxa...

a luz de stop ficou continuamente acesa quando a mota deixou de andar?

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 5:23 pm
por Romi
barrocas agora com essa é que me lixaste... realmente quando estava parado a espera do reboque reparei que as luzes de presença atras pareciam bem mais fortes que o normal... mas daí a desconfiar de alguma coisa...

sabes de algo que possa ajudar esta caça à bruxa? é que quando a descarreguei do reboque já andava perfeitamente...

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 7:27 pm
por serges
pois, pode muito bem ser isso pois com o travaão accionado, ligado o stop ele não mexe... pelo menos com a bereco acontecia isso!

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 7:58 pm
por hugopinto
boas,

não sei se foi esse o problema ou não, mas realmente essa é a malapata deste modelo. os travões e o descanso accionam o corte do acelerador...
o princípio até é bastante interessante, nomeadamente o do descanso, porque a mota não faz baralho quando está ligada e assim evitam-se distrações com consequências que podem ser graves, mas na prática este sistema revela-se cheio de limitações.
a maior delas é mesmo o facto de não ser possível desligá-lo pois não funciona como um sistema de corte paralelo ao do acelerador, mas sim em série (pelos menos em algumas), logo para o desligar é necessário alterar o funcionamento das luzes de stop.

espero que o problema seja encontrado e resolvido depressa!

bons km

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 10:49 pm
por rocker_pt
he he he...
não me digas que tinhas a mota pousada no descanso e como tentaste ligar a mota e não dava.....chamaste o reboque, sem saber que o descanso bloqueava o funcionamento do motor.

não leste o livro de instruções antes de pegar na mota?

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sábado mar 06, 2010 11:59 pm
por Barrocas
romi, testa cada uma das manetes de travão da seguinte forma:

aperta muito devagar e verifica se ouves um "click". se esse som surgir ao mínimo toque, tens um sensor demasiado sensível, e se assim for, desactiva-te o controlador e a moto deixa de acelerar sem razão aparente.

se for esse o caso, podes verificar a folga entre a manete e a pequena patilha do sensor, e talvez adicionar alguma fina "fatia" de plástico colada na manete, para alterar a posição em que o corte é activado. deve existir uma pequena margem de movimento inicial na manete, antes de ser activado o corte, para evitar que seja accionado sem ser necessário.

ja vi casos similares em motas similares à tua, e em situação extrema, os sensores podem deixar de funcionar de vez (bloqueiam) e tem de se substituir esse sensor.

se ficares apeado, e suspeitares que é um dos sensores de travão (e visto que não vais ter problemas de garantia por mexericar na mota) podes desapertar os plásticos envolventes do guiador, e desligar uma das fichas do sensor problemático. isso vai quebrar o circuito de corte, as luzes de stop apagam, e a mota volta a poder acelerar, mas tens de ter consciência que esse sensor desligado também deixa de acender a luz de travão ... por isso terias de travar com ambas as manetes em simultâneo para que percebam que vais reduzir a velocidade.

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: domingo mar 07, 2010 12:03 am
por Romi
recapitulando, penso que o problema não seja ainda esse. porque ela começou a soluçar e a perder força, ainda andei na berma da auto-estrada uns metros a 10km/h. até que parou...

se fosse o switch realmente teria feito logo corte definitivo ao controlador/motor.

mas a questão das luzes chamou-me a atenção quando estava a espera do reboque, deixei-a com as luzes ligadas, pisca inclusive para estar bem visivel e parecia-me que as luzes de presença traseiras estavam mais fortes que o normal, mas com a carga de água que estava a cair e o stress de não molhar os documentos e chamar a assistencia, não mais me lembrei de ir travar para confirmar a dúvida das luzes.

uma hora depois quando cheguei a casa, fui testa-la e já funcionava perfeitamente... não deve demorar muito para eu desmontar as protecções todas, so deixo o bms a funcionar... é que a confiança na mota já começa a ser escassa, e a ponte 25 de abril não tem berma...

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: domingo mar 07, 2010 12:06 am
por Romi
só vi agora a tua mensagem barrocas..

obrigado pelas dicas, embora muito sinceramente ache que há ali mais qualquer coisa...

by the way... quanto a desmontar a mota... já deve ser pouco o que eu ainda não desmontei dela...

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: domingo mar 07, 2010 12:17 am
por Barrocas
então não gosta de andar à chuva e constipou-se

problema de isolamento nas ligações? a minha anda à chuva diariamente e não tenho tido problema...

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: segunda mar 08, 2010 11:44 pm
por Romi
só uma pequena actualização, visto que agora não vou arriscar outra vez, vou optar por fazer as coisas com pés e cabeça. vou desmonta-la toda, verificar tudo, po-la a minha medida e optar por alguns conselhos dados pelos mais experientes, antes de voltar a fazer tiradas diárias de 80km.

em relação à pequena actualização, é apenas uma curiosidade, a luz forte traseira que mencionei anteriormente é referente ao descanso lateral, pois ao acioná-lo acende automaticamente as luzes de travão.

cumprimentos

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: quinta mar 11, 2010 3:50 am
por mauri
parece-me que essa chinesa tem posto os olhos em bico ao romi!

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: quinta mar 11, 2010 10:17 am
por serges
mais sorte homem tenta descodificar a coisa...

um abraço!

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: quinta mar 11, 2010 12:01 pm
por Romi
o meu problema tem sido a falta de tempo.. e como sabemos estas coisas não se resolvem sozinhas.
penso que no fim-de-semana já consiga começar a restruturação.

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: quinta mar 11, 2010 12:03 pm
por O_volt
romi Escreveu:o meu problema tem sido a falta de tempo.. e como sabemos estas coisas não se resolvem sozinhas.
penso que no fim-de-semana já consiga começar a restruturação.
manda umas fotos!

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sexta mar 19, 2010 3:29 pm
por jmal
romi, tás com problemas de disjuntor, mete um de 63 amperes dos bons, eu depois de "mexer" na minha, o disjuntor disparava um bocado, depois de andar alguns kms ele aquecia e fazia a função dele, era de 50 amperes, agora tenho 1 de 63 e nunca mais tive problemas.

Re: Mais uma Chinesa de 5000W (60Ah)

Enviado: sexta mar 19, 2010 4:10 pm
por Romi
o meu é de 100a, o problema dele é que à entrada meço 73v e à saída tanto media 73, como 68, como 58... agora arranjei um jeito que está a trabalhar, mas não está de confiança. estou à espera de um, visto que em stock não arranjo em nenhuma loja de electricidade, têm todas que mandar vir, e alguma com uns preços que nem digo nada...

em jeito de pequeno update:

já isolei todas os c.i. que estão por cima das celulas, que já estavam a ficar oxidados.
montei o 2º controlador, e optei por coloca-lo internamente. montei-lhe um cooler de fonte de alimentação de pc para o manter sempre fresquinho, que me gasta apenas 4wh, e tenho andado com ela sempre que posso. e como já lhe perdi um bocado "o amor" por me ter deixado apeado , é sempre a rasgar sem misericórdias.
fica a faltar o relé na ignição, para lhe desviar as tensões altas (obrigado pela dica o_volt), e o disjuntor novo para começar a bater 80 ou mais km por dia outra vez.

vamos ver...