Citroen C-Zero

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

fusky
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 21, 2010 3:05 am

Re: Citroen C-Zero

Mensagem por fusky »

pessoal, não sejam limitados ao ponto de só olharem pra numeros...
há mais coisas a meter na balança que não se podem traduzir pra numeros...

- se não se comprarem estes eléctricos porque são caros, eles deixam de os produzir alegando que não há mercado. ao passo que se se forem comprando com a massificação a tendência é ficarem cada vez mais baratos.
- se os comprarmos estamos a incentivar a sua produçao e o seu desenvolvimento (principalmente baterias)
- não estão a levar em conta o petróleo duplicar de preços.
- não estão a contabilizar o preço do oxigénio... (sim, já existem cotas para o co2)
- não estão a pesar o peso que o petróleo nos faz nas importações e consequentemente nos reduz a qualidade de vida no país.

em suma.. quem possa comprar, que compre. este ou outro ev. para que se continue a abrir portas ao desenvolvimento e inovação e mais tarde quem sabe ao baixar de preços para que seja viável a compra até só olhando pra numeros.

abraços
Imaginar é mais importante do que o saber A. Einstein

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

fusky Escreveu:pessoal, não sejam limitados ao ponto de só olharem pra numeros...
há mais coisas a meter na balança que não se podem traduzir pra numeros...

- se não se comprarem estes eléctricos porque são caros, eles deixam de os produzir alegando que não há mercado. ao passo que se se forem comprando com a massificação a tendência é ficarem cada vez mais baratos.
- se os comprarmos estamos a incentivar a sua produçao e o seu desenvolvimento (principalmente baterias)
- não estão a levar em conta o petróleo duplicar de preços.
- não estão a contabilizar o preço do oxigénio... (sim, já existem cotas para o co2)
- não estão a pesar o peso que o petróleo nos faz nas importações e consequentemente nos reduz a qualidade de vida no país.

em suma.. quem possa comprar, que compre. este ou outro ev. para que se continue a abrir portas ao desenvolvimento e inovação e mais tarde quem sabe ao baixar de preços para que seja viável a compra até só olhando pra numeros.

abraços
isso de comprar ve´s pela ecologia é treta , quem compra , ou quer comprar um ve a primeira coisa que vê é o preço, depois a autonomia e depois o tempo de carga das baterias , a parte ecológica é muito bonita mas não sai dos livros.

com a crise que estamos ou vamos atravessar a ecologia é muito cara e ficará para segundo plano.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

bem, o tavares tem razão por linhas tortas, mas mesmo assim com razão. não existe nenhum motivo para que os veiculos electricos sejam mais caros que os outros, comprar esses carros não é ser-se ecologico, é ser-se parvo! portanto alegar motivos ecologicos para cobrar mais caro por estes carros é especulação, não sejam vitimas alegres.

acabem com as mentiras todas como as falsas questões de segurança que quando sai um carro novo tem de ser atirado a uma parede, por exemplo, como se os engenheiros não fossem capazes de prever erros estruturais nos computadores. excesso de zelo, excesso de burocracias, excesso de legalizações, excesso de mercado especulativo... assim não vamos lá, tem muita gente a mamar em tetas secas. arranjem um trabalho produtivo e libertem a sociedade de tanto parasitismo, eis a razao... os erros são maioritariamente politicos, desde que me conheço nunca vi nenhum politico apertar o cinto nem tomar decisões acertadas.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

eu não estou a par dos preços dessas coisas com 4 rodas, por isso vou ter de especular um pouco (como, de resto, deve ter feito a "revista da especialidade"):

comparação:
- ve -------------- ci
custo inicial:
- 30.000€ --------- 15.000€
manutenção a cada 50.000 km:
- 50€ -------------- 5*200€=1.000€
imposto selo:
- 0€ --------------- 5*100€=500€
gastos com energia a cada 50.000 km:
- 500*1€=500€ --- 500*8€=4.000€
totais aos 50.000 km:
- 30.550€ -------- 20.500€
totais aos 100.000 km:
- 31.100€ -------- 26.000€
totais aos 150.000 km:
- 31.650€ -------- 31.500€
totais aos 200.000 km:
- 32.200€ -------- 37.000€
totais aos 250.000 km:
- 32.750€ -------- 42.500€
totais aos 300.000 km:
- 33.300€ -------- 48.000€

onde é que as minhas contas estão a falhar? será que as baterias não duram 250.000 km como a marca anunciou? é que cada 250.000 km no ci custam 5*5.500€=27.500€ e no ve 5*550€=2.750€ (se as baterias forem 10.000€, então dará 12.750€, que são menos quase 15.000€ que no ci)...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

também não estou por dentro dos preços, mas acho que estão aqui alguns preços desactualizados, por exemplo a manutenção ficar em 50,00 € acho pouco, (só para a mão de obra é esse valor, mesmo que não façam mais nada) em relação ao 5* não entendo, tá a multiplicar o que? anos? kms?
mas do que eu percebo e tendo em conta as tuas contas, o electrico é vantajoso após os +-150.000 kms, o que tendo em conta a maioria das utilizações dos carros citadinos (+- 40 kms dia) seriam precisos cerca de 4.000 dias (+- 10 anos) para o carro ser vantajoso a nível de um a gasolina, portanto na altura que o electrico começa a ter vantagens (a nivel de numerário), ele já está pronto para o abate....
temos de ter em conta que aos 10 anos, todos os carros começam a dar os seus pequenos problemas, que no caso dos electricos e se for a preços de hoje, só trocar de baterias, mais vale abater o carro.
è claro que há malta que faz centenas de kms por dia, mas também há outros que fazem poucas dezenas, penso que a média de 40 kms é boa para a média dos citadinos, ainda para mais que a autonomia não é o trunfo dos electricos.
temos de ter em conta que a própria cee está a obrigar os carros a ser muito mais economicos.
era bom que a cee também mandasse um pouco nas leis dos electricos, talvez baixassem mais os custos.
penso que o 2012 será decisivo para o futuro (ou não) do electrico.
Dos Fracos Não Reza a História...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

master Escreveu: a manutenção ficar em 50,00 € acho pouco, (só para a mão de obra é esse valor, mesmo que não façam mais nada) em relação ao 5* não entendo, tá a multiplicar o que? anos? kms?
por acaso era para ter metido 0€... só meti 50 para não me acusarem de estar a ser optimista. .

quanto aos "5*", fui eu que meti o preço por 10.000 km e multipliquei por 5 para dar os 50.000 (excepto no caso do selo, que são 5, um por ano).

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

o preço dos ve's (no actual estado do mercado) estão optimizados para terem aproximadamente o mesmo custo de um ci equivalente ao fim de 10 anos à média de 10.000km/ano!
o futuro custo com a gasolina, vai, logo na compra, todo para a marca, apenas se transfere o "glutão"!
no caso em que as baterias estão incluídas no preço final do carro, a partir desses 100.000km é que começa a compensar financeiramente;
no caso das baterias alugadas, nunca compensa!

independentemente das contas que se façam, se não chegarem a esta conclusão é porque as contas estão erradas!!
sergiomms

Pelicano
Membro
Membro
Registado: quinta jun 12, 2008 11:56 pm

Mensagem por Pelicano »

as coisas vão mudar. isso é certo. quando o petróleo duplicar de preço (o que acontecerá de certeza, só não se sabe é se demora pouco ou muito pouco...) o pessoal vai começar a interessar-se mais pelos eléctricos. há outra coisa importante, além da economia (já que a ecologia para o cidadão comum é a menor das preocupações): o silêncio. toda a gente que faz um test-drive passa-se com a elegância da condução e do sossego! isso vale dinheiro! é como ver um artigo qualquer numa loja: estamos na dúvida entre comprar devido ao preço, mas depois ao experimentar, vê que é espectacular e não resiste! acreditem que no meu caso, isso faz muita diferença. ainda por cima com o meu 12-anos que faz barulho que se farta
Cumprimentos verdes :)

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

eu já fiz a minha parte para incentivar os ve. comprei uma mota eléctrica que custa praticamente o dobro de qualquer 125 coreana ou de taiwan. ou seja podia ter comprado uma boa japonesa a gasolina mas não comprei. em parte por causa das contas que o volt apresentou, e porque tinha o exemplo da minha hornet 600, que me esvaziava a carteira cada vez que passava pela oficina.
a questão é que numa mota, se lhe deres muita utilização, amortizas o investimento inicial rapidamente, como o volt que em 2011, fica com a sua vectrix paga. já no caso dos automóveis, será difícil fazer 100.000 kms em pouco tempo, se só o vamos usar nas deslocações casa-trabalho.
pagar 30.000 euros por um c-zero que é do tamanho de um c1 (conheço bem o c1, a minha mulher tem um), para ter um carro que não leva bagagem nenhuma, só leva 4 pessoas e dava para comprar 2 c1 e ainda sobrava dinheiro para gasolina, para mim é ser pouco inteligente. neste caso os números dizem tudo.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

quanto ao ruído, ouvi uns rumores que o carro electrico é tão silencioso que pode vir a ser obrigado a emitir um ruído qualquer, nem que seja necessário colocar uns pneumáticos mais ruidosos.
temos de ter em conta as pessoas que necessitam de ouvir para viver, neste caso os surdos.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

é verdade, nas motas a diferença de preço é de 2000-3000€ facilmente recuperáveis. aqui estamos a falar de 15 000€, que são recuperáveis, mas ao fim de muitos kms.

eu precisava comprar carro novo, o leaf era bom mas tive de exclui todas as opções acima dos 20 000€, tive de fazer o que todos os portugueses fazem, escolher um limite de preço adequado aos meus rendimentos, por isso com muita pena minha tive de excluir os eléctricos. depois pensei bem... com os eléctricos aí a porta, é um disparate comprar carro a gasolina agora, ainda mais com o combustível a passar de 1,5€!! é como comprar agora um televisor crt, quando temos tanta tecnologia disponivel.... por isso optei por esperar, nao compro nada... espero o tempo que for necessário por um eléctrico por menos de 20 000€ com baterias incluídas, um pack decente para 300-400km, de uma gama semelhante ao renault clio, seat ibiza, etc. a mitsubishi diz que em 2014 este carro custara 15 000€, que raio de estratégia de vendas é esta??? lançam um produto no mercado e dizem-nos: não comprem agora que daqui a 3 anos custará metade... quando o meu vizinho comprou um plasma por 10 000€ ninguém lhe disse que em 2010 custaria 400€, senão ele teria esperado.

1,5€ por 1 litro de gasolina... 60€ por atestar... pensem bem no custo/beneficio

master... certamente querias falar nos cegos e nao nos surdos. as restantes pessoas que abram a pestana... não se atravessa a rua sem olhar

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

master Escreveu:quanto ao ruído, ouvi uns rumores que o carro electrico é tão silencioso que pode vir a ser obrigado a emitir um ruído qualquer, nem que seja necessário colocar uns pneumáticos mais ruidosos.
temos de ter em conta as pessoas que necessitam de ouvir para viver, neste caso os surdos.
então e os hibridos, as bicicletas, motas a descer com motor parado ???

desculpa, mas não qualquer sentido, além disso ouvem-se, os pneus.

ps: o híbrido do meu irmão é mais silencioso que a scooter dele, mesmo com o motor ci a trabalhar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

master Escreveu:quanto ao ruído, ouvi uns rumores que o carro electrico é tão silencioso que pode vir a ser obrigado a emitir um ruído qualquer, nem que seja necessário colocar uns pneumáticos mais ruidosos.
os surdos não ouvem carro nenhum! nem que seja um ferrari de acelerador a fundo!
podem falar os cegos, mas então já tinham sido todos passados a ferro por um prius a menos de 30 km/h (velocidade em que só o motor eléctrico funciona), ou levado com um bicicleta em cima.
isto já para não falar que em qualquer automóvel a gasolina recente o ruído do motor é abafado pelo ruido do resto do trânsito e dos pneus.
e já agora, porque é que nenhum cego levou ainda com um elétrico ou um trolley em cima?

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

rjsc Escreveu:
os surdos não ouvem carro nenhum! nem que seja um ferrari de acelerador a fundo!
podem falar os cegos, mas então já tinham sido todos passados a ferro por um prius a menos de 30 km/h (velocidade em que só o motor eléctrico funciona), ou levado com um bicicleta em cima.
isto já para não falar que em qualquer automóvel a gasolina recente o ruído do motor é abafado pelo ruido do resto do trânsito e dos pneus.
e já agora, porque é que nenhum cego levou ainda com um elétrico ou um trolley em cima?

a minha experiência quando vou a conduzir um veiculo silencioso (tenho um prius e uma moto eléctrica), acabo por ter o dobro do cuidado a baixas velocidades (o problema é sempre a baixas velocidades).

não sei se existe algum estudo, mas por mim garanto que a probabilidade de acidentes diminui bastante pelo facto de conduzir um veiculo eléctrico, pelo menos acidentes com alguma gravidade (já tive um sujeito que ia a andar para trás num estacionamento e bateu-me contra a porta traseira do prius só não sabemos se teria acontecido com um veiculo ci, pois o estacionamento era ao ar livre e havia algum vento)

fiquem bem.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

sorry....
cegos

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

penso que o ruído interior não é o mais importante, dentro do carro com o rádio ligado, mulher a bla, bla, bla e as crianças aos gritos, acho que dentro do carro o ruído do motor não faz grande diferença.
lá fora é mais importante.
eu pessoalmente acho que é muito importante o silencio exterior, estarmos numa fila enorme de para e arranca e não se ouvir nada.

voltando atrás:
falei em tempos com um revendedor de marca (renault) e ele disse-me que ganha mais nas oficinas com as revisões, manutenções, etc... (cerca de 6x mais) do que na venda de automóveis e que na oficina dele têm mais de 2 dezenas de trabalhadores e no stand apenas 2 vendedores.
tendo em conta o que se disse aqui em que a revisão fica em menos de 50 € por cada 50.000 kms (+- 2 anos), temos que pensar nos milhares de trabalhadores que vão para o desemprego pois não haverá a longo prazo carros nas oficinas.
è claro que noutras áreas em que se está a trocar os trabalhadores por máquinas isso já acontece, mas fico com essa idéia - vai haver muito menos trabalhadores nas oficinas e esses trabalhadores serão muito mais especializados.
è o futuro....

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

volt Escreveu:onde é que as minhas contas estão a falhar?
por ex. aqui:
volt Escreveu:por acaso era para ter metido 0€... só meti 50 para não me acusarem de estar a ser optimista. .
em 50.000km's o electrico gasta 50€ de manutenção? então? não gasta pneus, pastilhas e discos de travão, escovas, filtros, amortecedores, sinoblocos, etc...?
sem dúvida que o ve tem uma boa parte da manutenção poupada por não ter o motor ci mas não é "isento" de manutenção, tem muitas outras coisas em comum com o ci que dão despesa! assumes 0 ou 50€ de manutenção do ve e falas em 200€ a cada 10.000 do ci?
mesmo com essas contas que fizeste o ve só compensa já depois dos 150.000km's, vocês que são pessoas "dentro do assunto" e com experiência prática na utilização de ve's acham mesmo que as baterias vão durar isso?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

erbium Escreveu:
volt Escreveu:onde é que as minhas contas estão a falhar?
por ex. aqui:
volt Escreveu:por acaso era para ter metido 0€... só meti 50 para não me acusarem de estar a ser optimista. .
em 50.000km's o electrico gasta 50€ de manutenção? então? não gasta pneus, pastilhas e discos de travão, escovas, filtros, amortecedores, sinoblocos, etc...?
sem dúvida que o ve tem uma boa parte da manutenção poupada por não ter o motor ci mas não é "isento" de manutenção, tem muitas outras coisas em comum com o ci que dão despesa! assumes 0 ou 50€ de manutenção do ve e falas em 200€ a cada 10.000 do ci?
mesmo com essas contas que fizeste o ve só compensa já depois dos 150.000km's, vocês que são pessoas "dentro do assunto" e com experiência prática na utilização de ve's acham mesmo que as baterias vão durar isso?
eu não contei nas contas, nem do ve, nem do ci, pneus, pastilhas, discos, amortecedores, etc. apenas contei óleos, filtros (pois é, um ve não tem), afinações e mão de obra. 200 euros é muito por 10 mil kms a ci? então qual é o valor correcto?
eu podia dar os valores dos meus veículos ci e do meu veículo ve, mas aí a diferença era maior, visto que nos quase 40 mil kms que tenho a andar num ve, não gastei nada em óleos, filtros ou afinações, nem, logicamente, em mão de obra destas coisas...

se quiser incluir pneus nas contas, pode meter uns 200 euros a mais a cada uma das simulações que fiz. esteja à vontade. mas a diferença deverá ser a mesma...

ps: quanto à pergunta dos kms que durará a bateria, não estará ela respondida pela garantia dada pelo fabricante? eu sei que não gastarei um tostão em baterias durante os kms que o fabricante da minha zev me garantiu...

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

o que o erbium diz é verdade.
excluindo o motor ci e os equipamentos para o manterem em funcionamento , um ve é igual a um ci .

filtro - é evidente que um ve também tem o do habitáculo, custo médio 40 euros , mudança a cada 50.000kms ou 2 anos

oleo - todos os ve ´s tem - o oleo de travões - deve-se mudar de 2 em 2 anos , custo médio de mudança com mão-de-obra , 40 euros , além da correção de nivel que deve ser feita periodicamente

outros liquidos - os novos motores eléctricos bem como os respectivos controladores são arrefecidos a liquido , mais um ponto de manutenção , nivel periodicamente e troca a cada 100.000kms ou 3 anos.

claro que há outros componentes susceptiveis de manutenção , claro que o que eu disse não existe nas motas e claro que este tópico é sobre um automóvel e é sobre ele que é o meu raciocinio.

se o comparativo fosse entre uma mota ci e uma mota ve , por exemplo uma 125 japonesa , e uma eléctrica chinesa aí optaria pela eléctrica , porque a diferença de uma boa mota ci para uma electrica neste momento é mais rápido de rentabilizar.

volt,
não sei qual o ci que conduzes , mas o ci que conduzo diariamente faz cada revisão aos 50.000kms e gasto menos de 200 euros, o que pode encarecer mais na revisão num ci normalmente é a correia de distribuição , o meu muda aos 150.000kms ou 10 anos e a mudança custa 130 euros com mão-de-obra e opto sempre por peças originais neste caso opel.

se a ideia é poupar dinheiro , um ci é a melhor opção , apesar do maior custo do combustivel
se a ideia é ecológica a melhor opção é o ve
eu iria para um hibrido , mas não há comerciais hibridos , e o que me faz falta é um veiculo comercial.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

tavares, estas a falar de comerciais correcto? é que normalmente as manutenção são aos 20 000- 30 000km e custam mais que o que referes

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”