Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 10:03 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por juikiuj »

obrigado pela pronta resposta.
não querendo abusar mas é possível indicar-me marca e mais ou menos o preço?
estou a considerar instalar um solahart de 300 litros e falta-me esta informação, provavelmente existe no fórum mas ainda não encontrei.

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

adeptosolar Escreveu:caro tugamor:

obrigado pelo "relato" da sua instalação e deixe-me felicitá-lo pela instalação de um sistema solar térmico.

gostaria, se possível, que esclarecesse os seguintes pontos:

1) qual o tipo de tubagem utilizada? falou em tubo "dupla camada"... multicamada? essa tubagem está colocada logo à saída da água quente? ou apenas após a misturadora termostática?

2) qual a espessura de isolamento utilizado?

obrigado pela atenção.

cumprimentos,

as
era "multicamada" que eu queria dizer e está colocado logo á saida da água quente,passando pela misturadora até á entrada do circuito de água quente, que aqui em casa é daquele "tubo verde" que é colado a alta temperatura(não sei o nome técnico).
o isolamento da parte de fora não lhe sei especificar a espessura, mas são umas mangas brancas por fora e pretas por dentro, cá dentro são umas mangas pretas de cerca de 0,5cm de espessura.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

infravermelho Escreveu:boas,

hoje tive em minha casa um instalador da solahart a ver a instalação. eu disse-lhe que estava interessado em instalar um termocifao de 300l e ele disse-me que não estava incluído a válvula termostatica e que custaria cerca de 70 + iva. isto é verdade? não estão incluídas as válvulas termostaticas??
infra,

verifique se a válvula termostática é indicada para equipamentos solares, pois estas suportam temperaturas até 100ºc e as outras penso que não vão até tão altas temperaturas.

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

adeptosolar Escreveu:caro magma:

de uma forma geral, pelo que sei, esses trabalhos são pagos à parte...agora preços...depende do instalador.

ps - para além do disjuntor e interruptor horário, não esqueça o contactor.

cumprimentos,

as
eu vou pagar esse trabalho á parte, durante a semana que vem vou acertar com o instalador, já agora poderia especificar o que é o "contactor"

obrigado

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

d'eu Escreveu:eu no meu caso não paguei nada relativo ao quadro electrico e também me foi instalado 2 disjuntores - 1 para a bomba solar + controlador e outro para a resistência (sendo que é controlado por um relógio). relativamente ao preço da misturadora termostatica e resistência o instalador fez-me a troca do módulo solar por estes dois sistemas. assim ficou ele a ganhar e eu (a vulcano só faz 90€ de desconto para quem não quiser o módulo solar, mas o modulo nas lojas custa mais do dobro)

tugamor: ficamos a espera de fotos ...
vou tentar logo que possível a reportagem fotográfica do evento,

cumprimentos,

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

diário de funcionamento

bem uma pequena correcção ao dia de ontem quando disse que a misturadora estava no nivel quatro 45º, queria dizer 49º.
quatro banhos ontem á noite com água quente, hoje de manhã não estando igual á da torneira da água fria, também não estava quente.
sai durante a manhã e quando regressei ás 13.00 já havia necessidade de misturar água fria para se aguentar a temperatura da água, portanto o sistema estava já a todo o vapor.
1ºbanho ás 19.00 e tive que ir ao sotão baixar a regulação da misturadora para o nivel 3 cerca de 44º, mais 3 banhocas a seguir continuando a existir a necessidade de haver mistura de água fria.
houve também algum consumo de água quente a seguir ao almoço e ainda há água quente, vamos ver amanhã de manhã ainda estará a bombar água quentinha e se terei a necessidade de baixar para o nivel 2 ou 2,5 da misturadora para haver mais comforto.
uma boa novidade que eu ainda não tinha pensado nisso é que neste momento podemos estar 2 pessoas a tomar banho ao mesmo tempo que existe água quente e pressão que chegue para os 2, o que com o esquentador não era possível(no meu caso esquentador de 11 l).

amanhã dou mais noticias, hoje estou bastante agradado com o funcionamento do equipamento.

cumprimentos,

AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Mensagem por AdeptoSolar »

tugamor Escreveu:
adeptosolar Escreveu:caro tugamor:

obrigado pelo "relato" da sua instalação e deixe-me felicitá-lo pela instalação de um sistema solar térmico.

gostaria, se possível, que esclarecesse os seguintes pontos:

1) qual o tipo de tubagem utilizada? falou em tubo "dupla camada"... multicamada? essa tubagem está colocada logo à saída da água quente? ou apenas após a misturadora termostática?

2) qual a espessura de isolamento utilizado?

obrigado pela atenção.

cumprimentos,

as
era "multicamada" que eu queria dizer e está colocado logo á saida da água quente,passando pela misturadora até á entrada do circuito de água quente, que aqui em casa é daquele "tubo verde" que é colado a alta temperatura(não sei o nome técnico).
o isolamento da parte de fora não lhe sei especificar a espessura, mas são umas mangas brancas por fora e pretas por dentro, cá dentro são umas mangas pretas de cerca de 0,5cm de espessura.

cumprimentos,
caro tugamor:

quando lhe fiz a pergunta a confirmar se era tubo "multicamada" era de facto para ter essa confirmação. é que, com este tipo de tubagem logo à saída de água quente do sistema (antes da válvula misturadora) poderá ter alguns problemas, visto que este tipo de tubagem não suporta temperaturas muito elevadas (não sei qual a marca aplicada mas a maioria que existe no mercado suporta 90ºc com tempo limitado).
se souber a marca, facilmente temos acesso ao certificado do tubo e aí pode-se verificar os limites de temperatura.
o "tubo verde" colado a que se refere é o ppr.

quanto ao isolamento, sendo ele de cor branca, indicia, em princípio que tem protecção uv.

cumprimentos,

as

AdeptoSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 26, 2009 9:44 pm

Mensagem por AdeptoSolar »

tugamor Escreveu:

de uma forma geral, pelo que sei, esses trabalhos são pagos à parte...agora preços...depende do instalador.

cumprimentos,

as
eu vou pagar esse trabalho á parte, durante a semana que vem vou acertar com o instalador, já agora poderia especificar o que é o "contactor"

obrigado
tugamor:

uma das funções do contactor (entre outras) é de "proteger" o interruptor horário, aumentando a sua durabilidade, pois o mesmo é sujeito a operações repetidas de ligar-desligar.

não sei se vai optar por um interruptor horário digital ou analógico. no caso do primeiro (devido ao seu custo) aconselho a instalação do referido contactor.

cumprimentos,

as

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

adeptosolar Escreveu:
tugamor Escreveu:

cumprimentos,

as

obrigado
tugamor:

uma das funções do contactor (entre outras) é de "proteger" o interruptor horário, aumentando a sua durabilidade, pois o mesmo é sujeito a operações repetidas de ligar-desligar.

não sei se vai optar por um interruptor horário digital ou analógico. no caso do primeiro (devido ao seu custo) aconselho a instalação do referido contactor.

cumprimentos,

as
caro adeptosolar..... seja qual for o caso (digital ou analógico) e contactor é dispensável!
o contactor por si é caro.... no máximo usaria um relé barato!!

se a carga estiver dentro do especificado pelo fabricante do interruptor horário, este aguente milhões de operações!! muito mais que qualquer um de nós pode durar!! ou seja morremos todos e o interruptor ainda funciona!!
além de que um contactor é demasiado caro comparativamente a um interruptor horário

just my 2 cents
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

valter silva Escreveu: eu tenho tubos de vacuo e tenho uma micro- produção a funcionar (como sabes )
caro valter

como se comportam os tubos de vácuo? (especialmente no inverno, com pouca exposição solar)
de que marca são?
que características têem? (rendimento e percas)

estou indeciso entre os tubos do programa (remarcados como vicoren, mas da ritter) (64% rendimento / 0,8 perca ) e os wikora (79% rensimento / 3,7 perca)

muito obrigado

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

bem hoje a coisa correu muito bem, logo pela manhã bem cedo água quentinha a bombar e assim foi o dia todo. claramente não houve quebras, desde ontem á noite após os banhos, até hoje de manhã.

adepto solar,
porque só agora estou a ver as mensagens, não consegui ir verificar o tubo, mas do que me lembro de ver a marca era "aeron"?, acho eu e recordo-me de ver pelo menos os 95ºc inscritos no tubo e os -20ºc, será?, pelo menos os 95º tenho a certeza, os -20ºc é que não, mas vou confirmar, logo que possa.

cumprimentos,

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

lexo
Membro
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Mensagem por lexo »

boas ,
conforme foi dito atrás, o contactor (neste caso seria relé) de protecção ao interruptor programável horário é desnecessário porque estes já têm inversor para correntes de saida de 16a que suportam na boa a corrente de alimentação da resistencia. se considerarmos que a mesma vai ligar aí umas 100 a 150 vezes por ano não vai ser por aí que o"gato vai ás filhoses".

cumprimentos

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

tugamor Escreveu: era "multicamada" que eu queria dizer e está colocado logo á saida da água quente,passando pela misturadora até á entrada do circuito de água quente,
furaram tecto e/ou paredes claro e o tubo ficou á vista ou taparam com calha técnica?

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Mensagem por saloio »

boas

bem ontem lá iniciei o processo para aquisição de sl 300 da solarhart sem modulo solar.

alem de ter sido complicado o processo pois tive a infeliz idea de ir fazer o dito num dos banco no qual detenho uma conta, neste caso a caixa de credito agrícola, ora qual não foi meu espanto que me foi solicitado uma factura pro forme.

como desconhecia tal processo, comuniquei com o apoio ao cliente deste processo, o qual ficou digamos admirado, más confirmou problemas com essa instituição, visto já haver outra queixa.

da parte da tarde fui a outra entidade financeira neste caso o m. bcp, no qual estava tudo bem e la fiz a encomenda.

aguardo neste momento contacto por parte do importador, para entrega do referido material.

cump's
*****Saloio*****

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

juikiuj Escreveu:aenor é a certificação do tubo http://www.aenorinternacional.com/en/inicio/index.asp
então se se trata de um tubo certificado, é bom sinal, ou não?

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

juikiuj Escreveu:
tugamor Escreveu: era "multicamada" que eu queria dizer e está colocado logo á saida da água quente,passando pela misturadora até á entrada do circuito de água quente,
furaram tecto e/ou paredes claro e o tubo ficou á vista ou taparam com calha técnica?
o tubo para entrar no telhado entrou por uma telha passadeira, depois seguio o seu caminho entre a telha e as vigas até passar no sitio escolhido para o sótão, não sendo pois necessário furar tectos nem paredes, nem calha técnica apenas isolamento, a única parte que fica vista é desde o cilindro até entrar para debaixo da telha, estando este bocado bem isolado.
os únicos furos foram nas telhas para enfiar a estrutura, mas foram feitas na parte de cima da telha, sendo depois cheios com espuma expansivel, e depois com uma outra massa para acabar de isolar os furos.

cumprimentos,

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

saloio Escreveu:boas

bem ontem lá iniciei o processo para aquisição de sl 300 da solarhart sem modulo solar.

alem de ter sido complicado o processo pois tive a infeliz idea de ir fazer o dito num dos banco no qual detenho uma conta, neste caso a caixa de credito agrícola, ora qual não foi meu espanto que me foi solicitado uma factura pro forme.

como desconhecia tal processo, comuniquei com o apoio ao cliente deste processo, o qual ficou digamos admirado, más confirmou problemas com essa instituição, visto já haver outra queixa.

da parte da tarde fui a outra entidade financeira neste caso o m. bcp, no qual estava tudo bem e la fiz a encomenda.

aguardo neste momento contacto por parte do importador, para entrega do referido material.

cump's
caro "saloio",

á partida quem o vai contactar é o instalador que a solahart indicar.

bioa sorte,

cumprimentos,

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

bem hoje como o céu se manteve nublado durante todo o dia, julguei que já iria notar alguma quebra na água quente, mas não foi isso que aconteceu, até esta hora ainda é necessário utilzar água quente e fria, meio por meio, se calhar ainda vou ter de baixar o nível da misturadora, vamos ver, já que as previsões meteorológicas para os próximos dias são de alguma nebulosidade.
vou aguardar

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

não tinha percebido que o sotão era habitável, obrigado.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”