Nuclear

Energia Nuclear
Responder

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

custo combustível ano 100.000 veiculos = 100.020.000 * 1.533 euros = 153.330.660 euros
isso é o custo para o utilizador... para o estado, faz as contas assim:

100.020.000 * 0.6 euros = 60.012.000 - (100.020.000 * 0.933) = - 33.306.660

vistas bem as coisas... 100.000 eléctricos dão um prejuizo ao estado de 60 milhões de euros...
fora subsídios atribuídos à energia produzida em si...
miev - consume 22 kwh por cada 160 kilometros
média anual de km - 20.000 km
média mensal - 1667 km
carregamentos mensais - 10.4

energia gasta mensalmente para o miev - 10.4 * 22 = 229 kwh
energia gasta anualmente - 229kwh * 12 = 2746 kwh
custo nas cargas em alta = 2746 kwh * 0.11 euros/kwh = 302.06 euros
custo carga 100.000 miev em alta ao ano = 30.206.000 euros
não sei porquê, mas tenho o feeling que deverias duplicar o 22.... e adicionar perdas endémicas ao sistema...

se refizeres as contas com 44kw, vai-te duplicar todos os valores por aí fora... e dá-te um aumento de 1.1%, o que é relativamente bom, tendo em conta que a amosttra representa 1,96% do parque automóvel nacional...
Última edição por HLopes em quarta jul 23, 2008 2:33 pm, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:
custo combustível ano 100.000 veiculos = 100.020.000 * 1.533 euros = 153.330.660 euros
isso é o custo para o utilizador... para o estado, faz as contas assim:

100.020.000 * 0.6 euros = 60.012.000 - (100.020.000 * 0.933) = - 33.306.660

vistas bem as coisas... 100.000 eléctricos dão um prejuizo ao estado de 60 milhões de euros...
miev - consume 22 kwh por cada 160 kilometros
média anual de km - 20.000 km
média mensal - 1667 km
carregamentos mensais - 10.4

energia gasta mensalmente para o miev - 10.4 * 22 = 229 kwh
energia gasta anualmente - 229kwh * 12 = 2746 kwh
custo nas cargas em alta = 2746 kwh * 0.11 euros/kwh = 302.06 euros
custo carga 100.000 miev em alta ao ano = 30.206.000 euros
não sei porquê, mas tenho o feeling que deverias duplicar o 22....

agora estás preocupado com o estado, bolas mais ó homem.

se fores baterias de chumbo é cerca de 30 % mais, mas mesmo que dupliques o resultado final será muito animador na mesma.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

quem é o estado?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:quem é o estado?
o estado deveríamos ser todos nós, mas na verdade não é bem assim, isto porque compram mal e gastam ainda pior, enquanto nós cidadãos comuns temos de comprar bem e pagar melhor ainda para os sustentar "estado".

se veres bem as coisas, é dinheiro que fica por cá, portanto todos ficamos a ganhar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

se veres bem as coisas, é dinheiro que fica por cá, portanto todos ficamos a ganhar.
idem aspas para o nuclear! menos importações de carvão!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:
se veres bem as coisas, é dinheiro que fica por cá, portanto todos ficamos a ganhar.
idem aspas para o nuclear! menos importações de carvão!
então e os gordos , que a vêm construir, fazer manutenção e ensinar o pessoal a carregar no botões, contas apenas com aquilo que é o mais barato para a central nuclear, o combustível.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

então e os gordos , que a vêm construir, fazer manutenção e ensinar o pessoal a carregar no botões, contas apenas com aquilo que é o mais barato para a central nuclear, o combustível.
suponho que esteja tudo tomado em linha de conta quando me falam em €/kw.... julgo que a questão do não ter quem tenha o know-how para gerir uma central seja uma falsa questão....

isso não será um pouco de preconceito à lá simpons?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:
então e os gordos , que a vêm construir, fazer manutenção e ensinar o pessoal a carregar no botões, contas apenas com aquilo que é o mais barato para a central nuclear, o combustível.
suponho que esteja tudo tomado em linha de conta quando me falam em €/kw.... julgo que a questão do não ter quem tenha o know-how para gerir uma central seja uma falsa questão....

isso não será um pouco de preconceito à lá simpons?
então se vamos por esse caminho temos um bom futuro para as nucleares, entregamos o projecto a quem faz mais barato e não percebe nada do assunto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

...

pede-se a um quêfrô do martim moniz que faça isso pá... duas malgas de sopa por dia e e...

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Nuclear

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

[***************] Escreveu:vivam ...
fernando pereira Escreveu:(…) a opção nuclear por mim. è muito mais importante que a regionalização e o aborto clandestino.
isso é comparar o olho do ku com a feira de castro.. pois bem, [***************] a sua kubeça é livre de opinar, de preferência com boa educação.

a comparação é perfeitamente legitima, principalmente em relação à regionalização. è importante que seja uma opção indiscutivelmente democrática e nem sempre as maiorias tem legitimidade democrática, devido á elevada abstenção.

independentemente dos costumes e culturas regionais, nunca alguém deveria de ter a arrogância de que milhares ou milhões de alguéns não devam ter o direito á opinião e ao exercício dos seus direitos, inclusive o de requerer um referendo á assembleia de república, inclusive os defensores da opção nuclear.
é triste..muito triste..enveredar pelo insulto pessoal e directo contra quem até teve o proposito de enfatizar a sua intervenção..confirmado pela leitura que amigos e familiares fizeram da minha que originou esta sua..até os teria dispensado disso..mas quis confirmar..verificar e tambem dar-lhes um bom exemplo de até de quão baixo nivel alguns "educados" na realidade são..

ponto final
[***************]
não é triste é mais um processo necessário de aprendizagem/reciclagem, de todos nós…

espero que os seus familiares não cheguem ao pós limite da sua falha.

a boa educação qd nasce é para todos, inclusive os ditos honórios…
eu por mim só me defendo de quem me ofende, não respeitarem civilizadamente e educadamente a minha opinião é uma ofensa para mim ou qq pessoa humildemente digna, independentemente de reacções, ou não, em grupo, que por acaso desta vez não aconteceu e ainda bem...

acontece já aconteceu, por mim já foi, já esqueci.


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

factura escondida na conta da luz

outra fonte...
e outra

quanto a vocês não sei... mas sei que as únicas vezes que vi acontecer a situação retratada em cima, foi a propósito do nuclear, do governo, e agora das renováveis...

de volta ao lápis azul?

ah, mudaram-lhe o titulo....

energia - factura na conta da luz aumentou 162 milhões este ano

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:factura escondida na conta da luz

outra fonte...
e outra

quanto a vocês não sei... mas sei que as únicas vezes que vi acontecer a situação retratada em cima, foi a propósito do nuclear, do governo, e agora das renováveis...

de volta ao lápis azul?

ah, mudaram-lhe o titulo....

energia - factura na conta da luz aumentou 162 milhões este ano



então, deixa-me pensar.......hummm.....ok......certo.........ok, então quando tivermos nuclear vamos pagar esses 35 euros vezes quanto. se nos queres dizer que o nuclear é mais barato, acho que até tu já chegas-te á conclusão que não é, agora que é a solução para o futuro, disso não tenho dúvida, enquanto não descobrirem uma forma mais limpa de gerar energia como por exemplo a fusão.
esses argumentos de que é mais barato pra mim é treta, que são funcionais, são sim sr, que deixam lixo tóxico para o resto das nossas vidas e dos seguintes, também é verdade. que são a solução para o crescente aumento do consumo, sim, que serão necessárias para o uso de carros eléctricos, também não. eu nunca disse não ao nuclear, as vantagens são menores do que as desvantagens, a grande única vantage é que produz muita energia e continuamente num pequeno espaço de terreno, de resto não encontras mais nenhuma vantagem que seja convincente, nem o preço, verifica a factura dos franceses, pagam menos tal como pagam tantas outras coisas mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

o quarto incidente em 15 dias afectou o nuclear francês, com a contaminação ligeira, na manhã de quarta-feira, de cem funcionários da central nuclear edf em tricastin (sudeste) descrito como «sem gravidade» mas que «inquieta» a associação criirad, noticia a agência lusa.

ao início da manhã, durante uma operação de manutenção no edifício do reactor número 4 «foi aberta uma tubagem no interior do edifício (...) e escapou dela pó radioactivo», explicou alain peckre, o director da central.

a autarquia e a autoridade de segurança nuclear (asn) foram imediatamente prevenidas, acrescentou.

a autoridade de segurança nuclear decidiu propor provisoriamente este incidente no nível 0 da escala ines, que classifica incidentes e acidentes nucleares de 0 a 7.

a este nível, a asn geralmente não torna públicos os incidentes, mas a autoridade que fiscaliza o nuclear teve em conta o contexto, explicou o seu director-geral jean-christophe niel.

«não há qualquer ligação» entre os dois incidentes ocorridos em 15 dias em tricastin, em instalações que dependem de exploradores diferentes, precisou.

o novo incidente atinge a central edf em triscastin.

já a 07 de julho, uma fuga de líquidos radioactivos de um tanque da fábrica socatri, filial do grupo areva especializada nos resíduos nucleares, levara à demissão do seu director. esta «anomalia» foi classificada no nível 1.

uma outra fuga, a semana passada, de líquidos radioactivos numa fábrica de combustíveis em romans-sur-isère (drôme) foi também classificada no nível 1.

finalmente, sexta-feira, 15 funcionários foram contaminados «muito ligeiramente» por elementos radioactivos, segundo edf, num estaleiro de manutenção de uma unidade de produção da central nuclear de saint-alban/saint-maurice (sudeste), sem que o incidente tenha sido classificado pela asn.
fonte: http://diario.iol.pt/ambiente/nuclear-a ... -4070.html



portanto nada de preocupante, podem existir muitos mais destes acidentes que nem chegamos a saber, isto porque não são graves, apenas uma ligeira libertação de radioactividade, nada demais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

meu amigo... radioactividade gramas tu todo o dia.... se morares na guarda, então...

linque

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:meu amigo... radioactividade gramas tu todo o dia.... se morares na guarda, então...

linque

tem tudo a ver, ainda á pouco fiquei contaminado por causa de utilizar o meu telemóvel.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

não ficaste contaminado, mas afectou-te.... bem como linhas de alta tensão, routers wireless, tvs, radon, estar à lareira, fazer um barbecue com carvão, etc etc etc et al... suponho que nunca tenhas bebido água do luso....
angra 1 gerou, desde 1985, mais de 2,2 mil metros cúbicos de lixo radioativo de baixa e média intensidade, como roupas e luvas. angra 2, a partir de 2001, produziu pouco mais de 40 metros cúbicos. o volume não é considerado grande. tudo cabe dentro de uma piscina olímpica, que tem em torno de 2,5 mil metros cúbicos.

angra 1 gerou, desde 1985, mais de 2,2 mil metros cúbicos de lixo radioativo de baixa e média intensidade, como roupas e luvas. angra 2, a partir de 2001, produziu pouco mais de 40 metros cúbicos. o volume não é considerado grande. tudo cabe dentro de uma piscina olímpica, que tem em torno de 2,5 mil metros cúbicos.

o que mais preocupa é o lixo de alta radioatividade, que é o combustível nuclear já utilizado. esse material - que chega a cem metros cúbicos - ficará até 2020 em piscinas de resfriamento, dentro das próprias usinas.
100 m3! um cubo com 4.5 metros de lado! 23 anos! blue, reconheço que estava enganado... afinal, cabe na minha sala! e acho que ainda sobra um espacinho para o sofá...

só podem estar errados, estes dados....

linque

ah, e já agora...

linque

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

os riscos da energia nuclear

a bomba - a energia nuclear esteve, desde o início, intimamente ligada à bomba atômica e às armas nucleares, já que o mesmo princípio é aplicado nos dois casos. como bem dizia o físico robert oppenheimer, diretor do projeto manhattan, que deu origem à primeira bomba atômica do mundo, “não existe uma energia nuclear para a paz e outra para a guerra, as duas saem da mesma fonte”.

tanto o reator nuclear (local dentro da usina onde acontece a produção de energia) quanto à bomba atômica têm uma quantidade suficiente de material radioativo para provocar uma reação em cadeia.

o reator nuclear é uma câmara de resfriamento, blindada contra a radiação, onde é controlada esta reação em cadeia. nele é produzida energia e materiais fissionáveis como o plutônio, utilizados em bombas nucleares. a principal diferença entre uma bomba e um reator nuclear é que, nos reatores, a reação em cadeia é planejada para ser controlada e parar quando necessário. para isso, uma usina nuclear possui uma série de mecanismos de segurança.

no entanto, esses mecanismos nem sempre funcionam – vide os inúmeros acidentes que já aconteceram com reatores nucleares. é justamente aí que mora o perigo.

a fronteira entre o uso civil e militar da tecnologia nuclear nunca foi clara. o motivo é óbvio: os primeiros reatores nucleares foram construídos com a finalidade específica de produzir plutônio para as bombas americanas. só depois foram adaptados para gerar eletricidade.

a tecnologia nuclear permite o desenvolvimento de armas nucleares, que podem ser construídas a partir do urânio (o combustível das usinas nucleares) ou do plutônio (presente no lixo nuclear). vários países que hoje possuem bombas atômicas desenvolveram-nas em paralelo a programas nucleares ‘para fins pacíficos’, como os da índia e do paquistão.

conheça mais sobre a proliferação de armas nucleares no mundo no site do greenpeace internacional.

a radiação – é a denominação do que acontece quando há liberação de radiação no meio ambiente. basicamente, o mesmo aconteceu com a explosão das bombas atômicas lançadas sobre hiroshima e nagazaki, no japão, no final da segunda guerra mundial, e com o acidente de chernobyl, na ucrânia. em ambos os casos, os efeitos foram devastadores para a população e para as regiões próximas.

quando uma pessoa é afetada por uma alta dose de radiação, os primeiros sintomas são náusea, fadiga, vômitos e diarréia, seguidos por hemorragia, inflamação da boca e da garganta e queda de cabelo. nos casos graves, há um colapso de várias funções vitais, e a vítima pode morrer em duas a quatro semanas.

outro grande problema da radiação é sua longa vida. para saber quanto tempo um material radioativo leva para perder a radioatividade, os cientistas calculam sua meia vida – o tempo necessário para a atividade de um elemento radioativo ser reduzida à metade da sua atividade inicial.
a meia vida do urânio-238 é de aproximadamente 5.000.000.000 anos que é a idade calculada da terra.

morte e destruição têm acompanhado não só as bombas atômicas, mas também o uso comercial da energia nuclear. cada cabo que pega fogo, cada cano rompido, pode em questão de minutos transformar uma usina nuclear em um pesadelo atômico.

além de problemas nos reatores de usinas nucleares, podem ocorrer inúmeros acidentes em fábricas que produzem combustível para reatores, nas minas que desenterram milhões de toneladas de urânio que estavam sob várias camadas geológicas de rocha ou durante o transporte desses materiais. muitas vezes, o urânio viaja de um continente a outro durante o processo de fabricação do combustível nuclear.

lixo nuclear –a indústria nuclear gera uma enorme quantidade de lixo radioativo. nenhum país do mundo encontrou até hoje uma solução satisfatória e definitiva para esse problema. os defensores da energia nuclear costumam afirmar que a quantidade de dejetos radioativos é muito pequena, o que é mentira. calcula-se que, no funcionamento normal de uma usina, para cada metro cúbico de lixo altamente, são gerados 240 metros cúbicos de lixo de baixo nível e 16 metros cúbicos de lixo de médio nível radioativo.

a radioatividade do lixo nuclear diminui com o tempo. cada elemento tem uma meia vida, que é o tempo que demora para a radioatividade cair pela metade. alguns radioisótopos continuam perigosos por milhões de anos. o lixo radioativo precisa ser armazenado por séculos e isolados do meio ambiente por centenas de milênios e pode ser dividido em 3 níveis radioativos:

lixo de baixo nível radioativo (low level waste - llw, na sigla em inglês) – é gerado por hospitais e na indústria e no ciclo do combustível nuclear. isto inclui papéis, panos, ferramentas, roupas, filtros, etc, que contêm pequenas quantidades de radioatividade e uma meia vida curta.

lixo de nível radioativo intermediário (intermediate level waste – ilw, na sigla em inglês) - contém quantidades mais altas de radioatividade e, em alguns casos, precisam ser armazenados. incluem resinas, esgoto químico revestimento de metal do reator e materiais contaminados provenientes do descomissionamento do reator.

lixo de alto nível radioativo (high level waste – hlw, na sigla em inglês) é produzido a partir dos reatores nucleares. contém sub produtos da fissão e elementos transuranicos gerados no reator principal. são altamente radioativos e frequentemente quentes.

os lixos de nível radioativo intermediário e baixo representam 95% do total de radioatividade produzida durante todo o processo de geração de eletricidade pela tecnologia nuclear. a quantidade de hlw está aumentando em 12 mil metros detoneladas por ano, o equivalente a 100 ônibus de dois andares ou a duas quadras de basquete.

a exploração de urânio nas minas também produz enormes quantidades de resíduos, inclusive partículas radioativas que podem contaminar a água e os alimentos. além disso, no processo de enriquecimento de urânio, são gerados, para cada metro cúbico de dejetos altamente radioativos, mil metros cúbicos de lixo de baixo nível radioativo.

não existem dados exatos sobre a quantidade de lixo radioativo já produzido até hoje no mundo. em geral, o público desconhece o perigo associado a esses dejetos e qual é seu destino, mas calcula-se que, anualmente, são acumulados no mundo cerca de 12 mil toneladas de rejeitos radioativos de alta atividade. na maioria dos países esse lixo é armazenado, de forma provisória, no interior das usinas. a quantidade de rejeitos de baixa e média radioatividade de angra 1 e 2, por exemplo, é estimada em cerca de 2.500 toneladas. estes rejeitos encontram-se armazenados de forma provisória em dois galpões. já os rejeitos de alta radioatividade estão armazenados em piscina e aguardam um depósito permanente.

nos estados unidos, os resíduos altamente radioativos estão depositados em cerca de 120 locais. há um projeto, chamado de *yucca mountain project*, de acondicionar esse lixo de forma definitiva em um depósito construído a 300 metros abaixo da superfície, em uma formação geológica natural situada a 160 quilômetros de distância de las vegas. esse projeto já consumiu us$ 9 bilhões e revelou-se um tremendo elefante branco – ainda está longe de ser concluído.
fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/nuclea ... ia-nuclear

hlopes esses valores podem não estar correctos, mas o mundo é muito grande.

espanha – em novembro de 2007, durante uma troca de combustível da usina nuclear ascó i, houve um vazamento de material radioativo pelo sistema de ventilação, que acabou contaminando um contêiner que estava próximo. na época do vazamento, a empresa nada comunicou a população. até que no início de abril um caminhão deixou o material que destinava-se a reciclagem fora do sítio nuclear, o que acabou provocando contaminação em áreas públicas.

no entanto, a empresa responsável pela usina manteve essa grave quebra de segurança em segredo durante meses. mesmo após o greenpeace ter publicado detalhes do acidente, a conselho nuclear de segurança (cns), da espanha, continuou a subestimar a gravidade do fato por muitos dias. pressionado pelas evidências, eles foram forçados a admitir que o vazamento foi pelo menos cem vezes maior do que o anunciado inicialmente. partículas radioativas quentes foram espalhadas por muitos quilômetros fora da usina e centenas de pessoas precisaram ser examinadas em busca de uma possível contaminação.
http://www.greenpeace.org/brasil/nuclea ... -acidentes

sabe-se lá do que acontece mais, em frança não divulgam, em espanha também não.

calendário nuclear



quanto à radioatividade existem vários tipos;

http://pt.wikipedia.org/wiki/radioatividade
http://pt.wikipedia.org/wiki/radia%c3%a7%c3%a3o
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

a bomba - a energia nuclear esteve, desde o início, intimamente ligada à bomba atômica e às armas nucleares, já que o mesmo princípio é aplicado nos dois casos.
errado.
ignoring of course iaea safeguards, that is only possible if bomb grade plutonium is produced in the fuel in the first place. weapons grade plutonium is produced in specially designed reactors because of the technical precision required to ensure the purity of plutonium-239. plutonium produced inside power reactors is full of plutonium-240 and plutonium-241 and others totalling at least 45% of the element. these isotopes sometimes undergo spontaneous fission and this tends to lead to pre-ignition, whereby the bomb blows itself apart before a significant amount of energy is released. no plutonium bomb has ever been produced with less than 90% plutonium-239 in it.

the proliferation threat is not reprocessing, but production of weapons grade material in a reactor in the first place. this does not happen in commercial reactors.
os lixos de nível radioativo intermediário e baixo representam 95% do total de radioatividade produzida durante todo o processo de geração de eletricidade pela tecnologia nuclear. a quantidade de hlw está aumentando em 12 mil metros de toneladas por ano, o equivalente a 100 ônibus de dois andares ou a duas quadras de basquete.

lixo nuclear –a indústria nuclear gera uma enorme quantidade de lixo radioativo. nenhum país do mundo encontrou até hoje uma solução satisfatória e definitiva para esse problema. os defensores da energia nuclear costumam afirmar que a quantidade de dejetos radioativos é muito pequena, o que é mentira. calcula-se que, no funcionamento normal de uma usina, para cada metro cúbico de lixo altamente, são gerados 240 metros cúbicos de lixo de baixo nível e 16 metros cúbicos de lixo de médio nível radioativo.

a radioatividade do lixo nuclear diminui com o tempo. cada elemento tem uma meia vida, que é o tempo que demora para a radioatividade cair pela metade. alguns radioisótopos continuam perigosos por milhões de anos. o lixo radioativo precisa ser armazenado por séculos e isolados do meio ambiente por centenas de milênios e pode ser dividido em 3 níveis radioativos:
tens or hundreds of thousands? no. unreprocessed spent fuel will have decayed to below the activity of the original uranium ore in under ten thousand years. figure 2 shows the generic decay curve for spent pwr fuel. figures such as 50,000, 100,000, or sometimes millions of years get tossed around, but they are more likely to have originated from a random number generator (hyperbole always involves randomly large numbers). the radioactivity of the original uranium ore is generally used as a benchmark since it is what we would be dealing with if it were not for nuclear power. uranium ore is also not especially radioactive and so represents a relativity benign level of activity.

it should also be remembered that radioisotopes decay exponentially. spent fuel does not remain glowing green for ten thousand years at which point it stops being significantly radioactive. throughout the millennia, it is continually decaying, becoming less and less radioactive, less and less hazardous, as time goes on. and because the decay is exponential, most of it happens in the early stages so that the majority of time period is spent at a significantly lower level of activity than at initial disposal and in fact a level that is not especially hazardous at all. compare this to those mercury and arsenic solid wastes from coal burning, which will be just as hazardous in ten thousand years as they are today.
de quanto é a half life desses resíduos (ilw)? 30 anos? 40 anos? para os llw, é de dias e meses... para os hlw (os 5% que duram mais) são necessários 10^3 anos para voltarem ao nível do minério de uranio. já para não dizer que esses 95% é radioactividade emitida enquanto a energia está a ser gerada, e não após. alias, não tem sentido nenhum que um resíduo radioactivo com uma meia vida de 5000 anos produza menos radioactividade que um que tem uma meia vida de 40...
a exploração de urânio nas minas também produz enormes quantidades de resíduos, inclusive partículas radioativas que podem contaminar a água e os alimentos. além disso, no processo de enriquecimento de urânio, são gerados, para cada metro cúbico de dejetos altamente radioativos, mil metros cúbicos de lixo de baixo nível radioativo.
agua do luso, pá... água do luso...

1 adult human (100 bq/kg) 7000 bq
1 kg of coffee 1000 bq
1 kg superphosphate fertiliser 5000 bq
the air in a 100 sq metre australian home (radon) 3000 bq
the air in many 100 sq metre european homes (radon) 30 000 bq
1 household smoke detector (with americium) 30 000 bq
radioisotope for medical diagnosis 70 million bq
radioisotope source for medical therapy 100 000 000 million bq
1 kg 50-year old vitrified high-level nuclear waste 10 000 000 million bq
1 luminous exit sign (1970s) 1 000 000 million bq
1 kg uranium 25 million bq
1 kg uranium ore (canadian, 15%) 25 million bq
1 kg uranium ore (australian, 0.3% 500 000 bq

1 kg low level radioactive waste 1 million bq
1 kg of coal ash 2000 bq
1 kg of granite 1000 bq
on jan. 18, 2005, the u.s. nuclear regulatory commission decided that depleted uranium is a low level waste - and the du therefore may be transfered to doe for disposition, as requested by the license applicant. (view details)

on sept. 26, 2001, the texas department of health approved the disposal of du counterweights at a land burial facility not even licensed for disposal of radioactive waste, as requested by the license applicant. (view details)

on nov. 5, 1998, a french appeals court, revoking a lower tribunal's decision, ruled that depleted uranium is no waste, but a "directly usable raw material that is effectively used for multiple uses" - and the du therefore may be stored indefinitely in the form of u3o8 in purpose-built storage buildings, as requested by the license applicant. (view details)
lembro-me pelo menos de 2 gajos que morreram durante a construção das ventoinhas lá na minha zona.... isto fora o que acontece por aí mundo fora.

lembro-me também de ter referido que 2 ventoinhas caíram em inglaterra, com menos de 6 meses de diferença, e que uma já pegou fogo cá. relembro também a da austrália, com 200.000ha ardidos, e lembro que o maior acidente relacionado com energia foi mesmo com uma barragem...

já vi que tens uma lista bastante completa... podes juntar-lhe estes...

agora arranja-me listas desse estilo para as renováveis, por exemplo.

as ventoinhas andam aí há quê? 10 anos?

aquele documento é, pura e simplesmente, uma bosta. misturar energia nuclear com bombas nucleares... já para não falar do apelo ao sentimento.... se quiseres, também te posso apresentar pessoas defícientes, com cancro, hidrocefalia... nascidas em portugal e 10 anos depois de chernobyl. até pessoas nascidas antes, e que morreram antes....

é que esquecem-se que a ucrânia tem 50 milhões de habitantes....

não estou a dizer que não é inteiramente verdade... mas convém pensar um pouco.... um dos gajos que andou a limpar a merd* viveu até aos 65 e tem cancro....
if we put an end to nuclear activities then we should be able to erase the knowledge that will allow the development of nuclear weapons.

how orwellian! no doubt some of the more authoritarian anti-nuclear types will approve of this idea, but many more will have some aversion to the idea that inconvenient or unpleasant knowledge should be purged from human consciousness, with all requisite burning of books and cleansing of the population.

more to point, this is entirely unworkable. knowledge is not so easily compartmentalised. the basic physics that allowed the development of nuclear weapons has applications everywhere and so there is no way to just delete it. further to that, the first bomb makers developed their knowledge from scratch. it has been done before and it can be done again. attempting to pretend einstein and rutherford never existed will never succeed in actually eliminating knowledge.
aliás, em lisboa há um gajo totil conhecido, que parece que sofreu mutações... costuma andar a pedir dinheiro com o bi na mão para provar que aquilo que tem na cara não é falso.... mas aparentemente nunca esteve na ucrânia...

a falta de $$$ e de cuidados médicos apropriados, para além de uma ideologia em decadência também ajudam....

coitados dos doentes, deficientes e estropiados nacionais, que não tem uma explosão nuclear para se queixar!!! só se podem queixar do gajo lá de cima!



e eu tenho azia... acho que é por causa das renováveis


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

ionising radiation is also generated in a range of medical, commercial and industrial activities. the most familiar and, in national terms, the largest of these sources of exposure is medical x-rays. a typical breakdown between natural background and artificial sources of radiation is shown in the pie chart.

natural radiation contributes about 88% of the annual dose to the population and medical procedures most of the remaining 12%. natural and artificial radiations are not different in kind or effect.
menos de 0.04% tem origem em descargas nucleares.
containment: radioactive materials are confined and kept out of the environment. radioactive isotopes for medical use, for example, are dispensed in closed handling facilities, while nuclear reactors operate within closed systems with multiple barriers which keep the radioactive materials contained. rooms have a reduced air pressure so that any leaks occur into the room and not out from the room.
radiation is energy travelling through space.
linque
linque
Última edição por HLopes em sexta jul 25, 2008 12:42 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Nuclear

Mensagem por jmal »

lembro-me pelo menos de 2 gajos que morreram durante a construção das ventoinhas lá na minha zona.... isto fora o que acontece por aí mundo fora.

lembro-me também de ter referido que 2 ventoinhas caíram em inglaterra, com menos de 6 meses de diferença, e que uma já pegou fogo cá. relembro também a da austrália, com 200.000ha ardidos, e lembro que o maior acidente relacionado com energia foi mesmo com uma barragem...
lá estás tu a comparar renováveis com nuclear, bolas.

então mas que tem a ver acidentes com radioactividade com a quedas de 2 gajos de uma ventoinha, espera aí, sabes o que é radioactividade, sabes que um gajo contaminado com radioactividade, não com radioactividade normal, transmite essa mesma radioactividade para os seus filhos e netos. já agora porque é que não se pode tirar radiografias e fazer tacs com muita frequência, e atenção, estamos a utilizar radiação de baixo nível.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”