Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Se você vai fazer o bobinamento hexafásico com um total de 18 bobinas, então cada fase vai ficar com 3 bobinas, ou invés de 6, como está no seu desenho. A forma de ligar as bobinas de cada fase é a mesma. Apenas você terá 12 fios no final, ao invés de 6 do bobinamento trifásico.

Esses 12 fios você tem várias maneira de ligar, conforme abaixo:
LigHexa.JPG
LigHexa.JPG (49.59 KiB) Visto 3509 vezes

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Josenir!

Gostei muito do cálculo que você postou no início deste tópico:
formula para cálculo da rotação do gerador:
rpm = 120 x f / np

onde:
rpm - rotações por minuto
f - freqüência (em hertz ou pulso por segundo)
np - número de pólos

Gostaria de saber como fazer para obter a frequência para inserir no cálculo.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá Josenir!
Gostei muito do cálculo que você postou no início deste tópico:
formula para cálculo da rotação do gerador:
rpm = 120 x f / np
onde:
rpm - rotações por minuto
f - freqüência (em hertz ou pulso por segundo)
np - número de pólos
Gostaria de saber como fazer para obter a frequência para inserir no cálculo.
Você é quem define qual a frequência que deseja obter do gerador. Valores práticos usados em geradores convencionais são 50 e 60Hz. Nos meus cálculos uso 60Hz. A frequência vai variar de acordo com a rotação do gerador. Essa fórmula é só para lhe dar uma ideia da rotação que o seu gerador vai necessitar para produzir energia com uma frequência aceitável (com um minimo de qualidade).

Como a corrente alternada vai ser retificada, no final, à primeira vista parece que a frequência não importa. Mas na verdade, se a frequência for muito baixa, a corrente contínua obtida vai ser muito fraca e oscilante, por isso é bom considerar valores próximos a 50 ou 60Hz.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Entendi.
Existe alguma tabela que informe a frequência de acordo com a rotação do gerador?

pansk
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta ago 18, 2010 2:51 am

Mensagem por pansk »

:|

pansk
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta ago 18, 2010 2:51 am

Mensagem por pansk »

:| Josenir em primeiro é um prazer poder escrever diretamente a vc pois já faz um bom tempo que estou apenas lendo e vendo não só vc mais todos os colaboradores deste forum e decidi eu mesmo tentar montar um gerador ,com 9 bobinas 140 espiras 24 imãs sendo 12 em cada disco. Com isso consigo facil e girando na mão 13,14,15Vcc eu estou retificando com 6 diodos que tirei de um nolbreik ,fis alguns teste de amperagem com uma lampada de 12v de carros de 50W e consegui medir apenas 1,6A ,que ate danifiou 2 diodos!1º pergunta para ser um gerador melhor ele presisa gerar 12Vcc 10 a 15A´,para ai sim eu poder usa-lo como um gerador eolico,!Se sim como posso melhora-lo
,a estou usando sam imã de ferrite ,ou imãns normal nada de Neodimio!
será que isso pode me impedir a minha potencia?
E obrigado pelas espliações,que vc me deu no forum e apartir de agora pode contar com mais um amigo!!!!
E amanha vou postar fotos deste gerador !!!!!

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

pansk Escreveu::| Josenir em primeiro é um prazer poder escrever diretamente a vc pois já faz um bom tempo que estou apenas lendo e vendo não só vc mais todos os colaboradores deste forum e decidi eu mesmo tentar montar um gerador ,com 9 bobinas 140 espiras 24 imãs sendo 12 em cada disco. Com isso consigo facil e girando na mão 13,14,15Vcc eu estou retificando com 6 diodos que tirei de um nolbreik ,fis alguns teste de amperagem com uma lampada de 12v de carros de 50W e consegui medir apenas 1,6A ,que ate danifiou 2 diodos!1º pergunta para ser um gerador melhor ele presisa gerar 12Vcc 10 a 15A´,para ai sim eu poder usa-lo como um gerador eolico,!Se sim como posso melhora-lo
,a estou usando sam imã de ferrite ,ou imãns normal nada de Neodimio!
será que isso pode me impedir a minha potencia?
E obrigado pelas espliações,que vc me deu no forum e apartir de agora pode contar com mais um amigo!!!!
E amanha vou postar fotos deste gerador !!!!!
12V x 10A = 120W. É uma potência relativamente modesta. Dependendo do tamanho dos imãs, é possível conseguir essa potência com ímãs de ferrite sim.
Para conseguir o máximo do seu gerador é preciso antes saber qual rotação a turbina vai ser capaz de fornecer. Sabendo a rotação, você usa a menor quantidade possível de espiras que venha a fornecer a tensão desejada com a rotação disponível. E o fio mais grosso possível para o espaço disponível de bobinamento.
Sem saber a rotação média da turbina

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Entendi.
Existe alguma tabela que informe a frequência de acordo com a rotação do gerador?
Nunca vi uma tabela dessas, mas não faz falta, pois a formula citada anteriormente permite calcular facilmente a frequência disponível para um gerador de quantidade de pólos conhecida em qualquer rotação.
Vá por mim, considere uma frequência de 50 ou 60Hz. O que não pode é trabalhar com frequência muito abaixo disso, pois aí não terá uma boa potência disponível, e ainda a tensão será muito oscilante.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Obrigado Josenir.

Sabe informar onde encontro, no brasil, lâmpadas compactas (fluorescentes) de 12 volts, com 10 wats ou mais?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Obrigado Josenir.
Sabe informar onde encontro, no brasil, lâmpadas compactas (fluorescentes) de 12 volts, com 10 wats ou mais?
Procurando no Google você encontra muitos fornecedores dessas lâmpadas. No momento me lembro do Mercado Livre (www.mercadolivre.com.br).

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Ok Josenir. Busquei no google com a palavra chave “fluorescente 12v”.

Será que ocorre muita perda para distribuir 12v em uma residência? Ou será que as perdas não são significativas?
Sabe se existe algum material que explique sobre estas perdas?

Estive pesquisando sobre motor a vapor e achei um vídeo seu ... por acaso está querendo montar um fusca movido a vapor???
:P :P
Grato por sua atenção.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Ok Josenir. Busquei no google com a palavra chave “fluorescente 12v”.
Será que ocorre muita perda para distribuir 12v em uma residência? Ou será que as perdas não são significativas?
Sabe se existe algum material que explique sobre estas perdas?
Estive pesquisando sobre motor a vapor e achei um vídeo seu ... por acaso está querendo montar um fusca movido a vapor???
:P :P Grato por sua atenção.
Se você usar um fio com bitola compatível com a corrente que vai ser drenada pelas lâmpadas ou aparelhos ligados, e sendo apenas para distribuir a energia dentro de uma residência, as perdas são desprezíveis.

O que não pode ser feito é o transporte da energia a longas distâncias em baixa tensão. Por exemplo, levar a energia a mais de 50 metros de distância. Pois aí sim as perdas já começam a ser consideráveis. Se procurar um pouco mais sobre "perdas no transporte de energia" deve encontrar algum material mais técnico.

Sobre o motor de fusca, é um projeto antigo que eu tenho para transformar um motor a combustão em motor a vapor. O estudo avançou bastante, no entanto esbarrou na falta de uma caldeira. Mas em breve retomarei a pesquisa. De todo jeito, como o vídeo mostra, o motor já funcionou, mastrando que o projeto é plenamente viável.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Valeu Josenir! Vou pesquisar agora mesmo.

Com relação ao motor a vapor, se for de seu interesse, poderia abrir um tópico aqui no fórum, gostaria muito de acompanhar o projeto, parece promissor.
Tenho planos de montar um motor a vapor que tenha o sol como fonte de calor, usando lentes de Fresnel, acredito que seja viável, pois algumas concentram os raios a mais de 1.000 graus celsius.

Tenho um equipamento que acompanha o deslocamento da terra, que eu usava em astronomia para fotografar estrelas.

Acredito que conceguirei montar, apesar de ter um pouco de medo da caldeira, mas acho que deve haver algum projeto que não seja perigoso, o que não aguento mais é ver tanta energia solar e usar tão pouco dela.

Sucesso.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Mensagem por joao000020 »

Boas.
Ao realizar o meu projecto surgiu-me uma duvida que pode ser a duvida de muitas pessoas.
Se as bobines tiveres uma diferença de voltas, por exemplo uma tiver 30 e a outra tiver 33 , o que vai influenciar? é indiferente?

cumprimentos

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:Boas.
Ao realizar o meu projecto surgiu-me uma duvida que pode ser a duvida de muitas pessoas.
Se as bobines tiveres uma diferença de voltas, por exemplo uma tiver 30 e a outra tiver 33 , o que vai influenciar? é indiferente?
cumprimentos
Não chega a ser um problema sério, mas também não custa nada contar com atenção, de modo que as bobinas fiquem com a mesma quantidade de espiras e ocupem o mesmo volume, deixando o bobinamento mais uniforme.

Se a diferença entre a quantidade de espiras de uma bobina for bem maior que a das demais, é possível que esta venha a aquecer mais do que as outras.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Obrigado .
E em relação á espessura dos discos eu fiz um com 4mm , de ferro .
È bom ? mau?
Os iman não não dos mais fortes!

Cumprimentos , este forum está bastante completo, gosto :)

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:Obrigado .
E em relação á espessura dos discos eu fiz um com 4mm , de ferro .
È bom ? mau?
Os iman não não dos mais fortes!
Cumprimentos , este forum está bastante completo, gosto :)
Os discos precisam ter uma boa espessura por dois motivos: para blindar o campo magnético dos imãs e para suportar o esforço mecânico. Discos com 4mm de espessura para imãs de 20x40x10mm de neodímio estão bem dimensionados. Se aumentar os imãs, deve aumentar a espessura.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado os meus imans são dessas dimenções .
cumprimentos
:)

Amazonas
Membro
Membro
Registado: terça jan 05, 2010 6:12 pm

Mensagem por Amazonas »

Haveria possibilidade dos srs adicionarem no Mercado Livre para venda um curso documentado com fotos e video detalhado em CD para venda? ajudaria bastante na hora de bobinar um alternador para os nossos projetos em eólica, isso facilitaram em muito principalmente os leigos como eu que tenho que ficar dependendo de bobinador. Grato e abraço a todos.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Em breve. Juntos chegaremos lá!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”