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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda nov 29, 2010 7:06 pm
por maffeii
oi, me cadastrei no forum so por causa datua mensagem.
gostaria se vc tem como passar um esquema de como montar essa turbina.
eu me chamo carlos augusto e trabalho em um colegio como auxiliar de laboratorio, eu e a prof de fisica gostariamos de construir uma com os alunos.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça nov 30, 2010 1:34 pm
por Josenir
maffeii Escreveu:oi, me cadastrei no forum so por causa datua mensagem.
gostaria se vc tem como passar um esquema de como montar essa turbina.
eu me chamo carlos augusto e trabalho em um colegio como auxiliar de laboratorio, eu e a prof de fisica gostariamos de construir uma com os alunos.
ainda estou fazendo alterações no projeto, e ainda não tenho os desenhos passados em formato digital. assim que tiver posto aqui. enquanto isso, você pode ir desenvolvendo o gerador.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda dez 06, 2010 5:00 pm
por electronick
olá josenir!
o meu nome é joão marreiros, moro em santa iria da azóia (próximo de lisboa portugal) sou técnico de electrónica em rádio frequência, numa empresa de telecomunicações. já faz algum tempo que tenho acompanhado o seu projecto, na transformação de um alternador automotivo em turbina eólica, mas não tenho tido tempo, porque o meu trabalho, não tem um horário estipulado, posso trabalhar de dia ou de noite, mas resolvi hoje inscrever-me no fórum, para expor o que estou a fazer e também pedir ajuda naquilo que tenho duvidas. tenho uma casa pré fabricada num terreno hortícola na zona onde nasci, mais precisamente na região de sagres no algarve(sul de portugal). quem conhece aquela zona sabe que os ventos ali e principalmente de verão são constantes e moderados, como não tenho nas proximidades electricidade da empresa edp e também porque me dá um certo gozo, sou obrigado a ir para as energias renováveis. é sabido que as energias renováveis ainda são dispendiosas para um projecto completo, por essa razão resolvi e tive a sorte de me ofereceram baterias usadas de gel, que estão em bom estado, assim como também me ofereceram uma ups usada, de 24v/1000va.como tenho um furo para captação de água, com uma bomba que consome 6.9a a 230v, esta ups não tem potencia para alimentar a bomba e também é insuficiente para uma casa. por essa razão consegui adquirir um transformador de uma ups avariada de 130v/230v ac de 22a.quero com isto dizer que estou a desenvolver um projecto com este transformador (terei de alterar o enrolamento primário, para ser alimentado com um banco de baterias de 48v/400a) e mosfets de potencia para receber os impulsos da ups de 24v/1000va e assim ter uma corrente de saída razoável para a bomba e para a casa. como disse, o sitio é uma zona de bastante vento, o que quer dizer que tenho a vantagem de usar um aerogerador , mais rendimento e mais económico em relação aos painéis solares. é aqui que eu venho pedir ajuda ao josenir, por ter experiencia em alternadores com alterações para turbinas eólicas, só tenho pena de não ter mais tempo, mas vai devagar. tenho um grupo gerador, o alternador é de 230v/32a, que serve de apoio para a bomba do furo e para a casa, mas como o josenir sabe, não dá para ter o gerador a funcionar 24 horas por dia, quando me encontro na casa, porque é muito gasto em gasóleo não se torna económico. de momento apenas uso de verão para extrair água do furo, porque preciso de regar algumas arvores que tenho plantadas. o gerador tem um alternador paris rhone de 12v/50a que serve para carregar a bateria do arranque, tem uma lâmpada para a excitação, que apaga depois de estar a carregar. como tenho baterias de 24v/400a, resolvi adquirir um alternador automotivo usado de 24v/50a (não me recordo a marca) e montei no gerador para me carregar as baterias, porque de momento não tenho mais nenhuma alternativa para as carregar. este alternador, embora tenha lá também a lâmpada para a excitação, ele excita-se sozinho, porque já arranquei com ele sem a lâmpada e sem estar ligado às baterias, e meço na saída em vazio 115v, quando ligo às baterias, a tensão cai para 24, 26, ou 28v, dependendo do estado de carga das baterias e com uma corrente de cerca de 30 a 50a, também conforme a carga que as baterias têm. preciso de encontrar um alternador para carregar baterias de 48v, não vou usar 24v, porque tenho baterias para essa tensão e também, para não estar a usar demasiadas correntes em 24v, penso que para um exemplo de consumo de 20a em 230v ac, teremos uma descarga nas baterias de 24v de cerca de 160 a 180a, já em baterias de 48v será de 80 a 90a.gostava que o josenir me ajudasse na escolha do alternador automotivo:
1º- o alternador pode ser qualquer um, ou terá de ser um que se auto excite?
2º- como deve ser difícil encontrar um alternador automotivo de 48v, estou a pensar adquirir um usado de 24v/80a e segundo as experiencias que o josenir fez, gostava de saber qual a sua opinião, porque me parece que o alternador de 24v teria de ser bobinado no estator, 4 a 5 vezes mais do que o original e claro com uma secção de fio menos de metade da original. os testes que fez diz que a corrente cai para metade, neste caso penso que irá cair para mais de metade, ou seja este alternador de 24v/ 80a, depois de ser alterado para carregar o grupo de baterias de 48v, com a sua rotação ideal, não irá carregar mais de 20 a 25a, que mesmo assim é melhor do que nada, agradeço a sua opinião.
3º- agradecia também que me dissesse quais as alterações que poderão ser feitas no seu regulador de carga, como ele foi concebido para 12v, eu vou precisar que me regule a carga para baterias de 48v, penso que o relé terá de ser alterado para 48v e de maior corrente de passagem, assim como deve ser necessário alterar alguns componentes do circuito, agradeço a sua opinião.
estou a pensar mais tarde montar 3 pás directas sem multiplicação, porque tenho ventos com boa velocidade, qual a sua opinião?
obrigado pela a atenção dispensada.
joão marreiros
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta dez 09, 2010 12:48 am
por Josenir
olá joão,
muito bom o seu projeto. espero que tenha sucesso.
quanto ao alternador, em princípio poderia ser qualquer um, mas dê preferência a um que tenha capacidade de auto-excitação, como os bosch e magnetti marelli, por exemplo.
o alternador de 24v para mim também parece ser o mais adequado para o seu projeto. quanto a refazer o bobinamento para atingir 48v, apenas não esqueça que o rotor está bobinado para 24v. então, ou você altera o circuito para fazer a excitação em 24v, ou então vai ter que refazer também o bobinamento do rotor para 48v.
infelizmente o nosso regulador/excitador foi dimensioando especificamente para funcionar em 12v. para alterá-lo para 24v até que seria fácil, mas para além disso vai complicar. talvez seja até mais viável desenvolver um novo regulador, com componentes mais adequados para 48v.
um dos impecilhos a esta alteração é o ci555, que funciona com tensão máxima de 18v, e também os mosfet's que precisam de tensão entre dreno e gate de no máximo 18v.
para até 24v, uma solução seria usar um regulador integrador de 3 pinos, do tipo do lm7815 para receber a tensão de saída do alternador (entre 24 e 28v) e alimentar o cricuito do regulador excitador. mas infelizmente os reguladores lm78xx suportam uma tensão máxima de entrada de 36v.
enfim, não vejo no momento um jeito fácil de converter este regulador/excitador para 48v. se tiver alguma outra ideia posto aqui.
boa sorte.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quarta dez 15, 2010 5:03 pm
por electronick
obrigado josenir, pela sua opinião, só hoje tive possibilidades de vir aqui ao forum, vou ver a possibilidade de projectar um regulador para 48v, ainda não tive possibilidades de procurar pelo alternador, só quando tiver algum tempo disponivel, quando tiver novidades direi algo.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 03, 2011 1:49 pm
por sergio jorgino
gostaria sr. josenir primeiro de agradeçer a forma como espoes os assuntos deixando-os claros de entender e por ceder do seu tempo que é valioso para compartilhar suas ideias.
bom dia a todos deste forum, estou desde ontem queimando minhas pistanas lendo tudo que é possível sobre gerador eolico com alternador. sou leigo, mas tenho muita curiosidade e necessidade de construir um gerador para minha resindencia no sitio, pois não tenho energia eletrica e isto é um transtorno. tenho muitas corredeira e vento neste sitio. ele está em um local alto, o rio corre entre morros e que canaliza um vento razoavel e outras vezes ventos fortes de mais, chegando a quebrar arvores.
tenho dois alternadores em minha casa, gostaria de fazer um gerador, pois os comprados estão fora de meu alcançe financeiro.
sr. josenir o sr. teria um manual como fazer um gerador eolico?
vi que aqui tem bastante conteudo para as minhas pesquisas, mas como sou leigo tenho que começar do nada. e por isso creio que o primeiro passo seja adquirir informação e instrução para depois ver os materiais e por mão na ''massa"".
desde já agradeço ao sr. e aquem mais possa me ajudar.
sergio jorgino
membro novo
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quarta jan 05, 2011 12:08 am
por Josenir
sergio jorgino Escreveu:gostaria sr. josenir primeiro de agradeçer a forma como espoes os assuntos deixando-os claros de entender e por ceder do seu tempo que é valioso para compartilhar suas ideias.
bom dia a todos deste forum, estou desde ontem queimando minhas pistanas lendo tudo que é possível sobre gerador eolico com alternador. sou leigo, mas tenho muita curiosidade e necessidade de construir um gerador para minha resindencia no sitio, pois não tenho energia eletrica e isto é um transtorno. tenho muitas corredeira e vento neste sitio. ele está em um local alto, o rio corre entre morros e que canaliza um vento razoavel e outras vezes ventos fortes de mais, chegando a quebrar arvores.
tenho dois alternadores em minha casa, gostaria de fazer um gerador, pois os comprados estão fora de meu alcançe financeiro.
sr. josenir o sr. teria um manual como fazer um gerador eolico?
vi que aqui tem bastante conteudo para as minhas pesquisas, mas como sou leigo tenho que começar do nada. e por isso creio que o primeiro passo seja adquirir informação e instrução para depois ver os materiais e por mão na ''massa"".
desde já agradeço ao sr. e aquem mais possa me ajudar.
sergio jorgino
membro novo
muito obrigado pelas boas palavras. fico muito gratificado quando recebo algum retorno positivo como este.
o projeto do alternador automotivo como gerador eólico, infelizmente ainda não está ao alcance dos iniciantes na área de energia eólica. eu não o recomendo para um primeiro projeto. é necessário alguma experiência para montá-lo. tenho trabalhado no sentido de tentar mudar esta realidade. algum dia, e espero ainda estar vivo para ver, vai ser possível adquirir a baixo custo o regulador/excitador para o alternador automotivo, e aí a coisa vai mudar bastante. assim, restaria apenas pedir a um bobinador para refazer o bobinamento de um alternador automotivo qualquer adquirido na sucata. e estaria pronto o gerador eólico.
mesmo assim, ainda faltaria a montagem da parte mecânica da turbina eólica, o que, para a faixa de potência dos 400w ou mais, também ainda não está ao alcance dos iniciantes. é necessário ter um pouco de experiência para construir a hélice e demais peças que compõem o conjunto, e obter um mínimo de rendimento e robustez na construção.
eu, por exemplo, já estudo energias renováveis há bastante tempo (há pelo menos 15 anos), e garanto construir turbina e gerador, com boa qualidade e rendimento, com potência até 1500w. acima disso ainda não me acredito com bagagem teórica suficiente, e por isso evito me aventurar. mesmo com geradores entre 1000w e 1500w, já tive vários insucessos. isso já me consumiu algum recurso e tempo, mas me deu muita experiência. de modo que hoje, só de ver um projeto iniciado, já tenho uma ideia da viabilidade ou não. existe muita coisa que eu não perco mais tempo fazendo, porque já sei que não compensa (turbinas de eixo vertical, por exemplo). mas para chegar neste ponto, acredite, perdi muito tempo montando pequenos geradores para acender leds. na verdade não "perdi tempo", ganhei experiência para chegar aos degraus que viriam mais acima.
por isso, observando a descrição do seu problema, sugiro que comece pela montagem de um micro gerador. algo que use um pequeno motor cc pronto, e que sirva apenas para acender alguns leds. use um motor de impressora, por exemplo. depois que conseguir fazer a coisa funcionar, passe para um gerador um pouco maior: um motor de refrigeração de automóvel, por exemplo. e só depois de concluir o seu terceiro projeto com sucesso, considere iniciar a construção do gerador baseado no alternador automotivo. se não tiver tempo, nem paciência para um aprendizado lento, como estou sugerindo, a saída seria comprar o conjunto gerdor/turbina pronto. e a falta de recursos não pode ser a desculpa para deixar de seguir a uma dessas opções, pois existem turbinas de pequeno porte prontas a preço bastante acessíveis no mercado.
já dei conselho semelhante a alguns outros iniciantes aqui no forum. penso que assim é a ordem certa das coisas. precisamos evoluir. e para isso, cada coisa precisa ser feita ao seu tempo.
boa sorte.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 06, 2011 8:41 pm
por sergio jorgino
josenir Escreveu:sergio jorgino Escreveu:gostaria sr. josenir primeiro de agradeçer a forma como espoes os assuntos deixando-os claros de entender e por ceder do seu tempo que é valioso para compartilhar suas ideias.
bom dia a todos deste forum, estou desde ontem queimando minhas pistanas lendo tudo que é possível sobre gerador eolico com alternador. sou leigo, mas tenho muita curiosidade e necessidade de construir um gerador para minha resindencia no sitio, pois não tenho energia eletrica e isto é um transtorno. tenho muitas corredeira e vento neste sitio. ele está em um local alto, o rio corre entre morros e que canaliza um vento razoavel e outras vezes ventos fortes de mais, chegando a quebrar arvores.
tenho dois alternadores em minha casa, gostaria de fazer um gerador, pois os comprados estão fora de meu alcançe financeiro.
sr. josenir o sr. teria um manual como fazer um gerador eolico?
vi que aqui tem bastante conteudo para as minhas pesquisas, mas como sou leigo tenho que começar do nada. e por isso creio que o primeiro passo seja adquirir informação e instrução para depois ver os materiais e por mão na ''massa"".
desde já agradeço ao sr. e aquem mais possa me ajudar.
sergio jorgino
membro novo
muito obrigado pelas boas palavras. fico muito gratificado quando recebo algum retorno positivo como este.
o projeto do alternador automotivo como gerador eólico, infelizmente ainda não está ao alcance dos iniciantes na área de energia eólica. eu não o recomendo para um primeiro projeto. é necessário alguma experiência para montá-lo. tenho trabalhado no sentido de tentar mudar esta realidade. algum dia, e espero ainda estar vivo para ver, vai ser possível adquirir a baixo custo o regulador/excitador para o alternador automotivo, e aí a coisa vai mudar bastante. assim, restaria apenas pedir a um bobinador para refazer o bobinamento de um alternador automotivo qualquer adquirido na sucata. e estaria pronto o gerador eólico.
mesmo assim, ainda faltaria a montagem da parte mecânica da turbina eólica, o que, para a faixa de potência dos 400w ou mais, também ainda não está ao alcance dos iniciantes. é necessário ter um pouco de experiência para construir a hélice e demais peças que compõem o conjunto, e obter um mínimo de rendimento e robustez na construção.
eu, por exemplo, já estudo energias renováveis há bastante tempo (há pelo menos 15 anos), e garanto construir turbina e gerador, com boa qualidade e rendimento, com potência até 1500w. acima disso ainda não me acredito com bagagem teórica suficiente, e por isso evito me aventurar. mesmo com geradores entre 1000w e 1500w, já tive vários insucessos. isso já me consumiu algum recurso e tempo, mas me deu muita experiência. de modo que hoje, só de ver um projeto iniciado, já tenho uma ideia da viabilidade ou não. existe muita coisa que eu não perco mais tempo fazendo, porque já sei que não compensa (turbinas de eixo vertical, por exemplo). mas para chegar neste ponto, acredite, perdi muito tempo montando pequenos geradores para acender leds. na verdade não "perdi tempo", ganhei experiência para chegar aos degraus que viriam mais acima.
por isso, observando a descrição do seu problema, sugiro que comece pela montagem de um micro gerador. algo que use um pequeno motor cc pronto, e que sirva apenas para acender alguns leds. use um motor de impressora, por exemplo. depois que conseguir fazer a coisa funcionar, passe para um gerador um pouco maior: um motor de refrigeração de automóvel, por exemplo. e só depois de concluir o seu terceiro projeto com sucesso, considere iniciar a construção do gerador baseado no alternador automotivo. se não tiver tempo, nem paciência para um aprendizado lento, como estou sugerindo, a saída seria comprar o conjunto gerdor/turbina pronto. e a falta de recursos não pode ser a desculpa para deixar de seguir a uma dessas opções, pois existem turbinas de pequeno porte prontas a preço bastante acessíveis no mercado.
já dei conselho semelhante a alguns outros iniciantes aqui no forum. penso que assim é a ordem certa das coisas. precisamos evoluir. e para isso, cada coisa precisa ser feita ao seu tempo.
boa sorte.
muito obrigado pela pronta resposta, fico contente com sua sinceridade, não adianta eu me enganar que é só ligar dois fiozinho e tudo bem.
já comecei a fazer uns riscos no papel, estou criando um espaço aqui em casa e espero não botar fogo nela.
passei o final de semana no sitio e me brotou um monte de ideias e vejo pelo que você me falou que tenho que aproveitar o que tenho em abundancia lá que é a água . vi um gerador de 5kva, terei que ver qual a situação real dele, tipo, modelo, rotação, tens experiencia em roda d´agua com gerador josenir?
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 06, 2011 10:40 pm
por Goahead
nem tive coragem de ler tanta pagina!! fiquei-me pelos primeiros posts.
já tens isso a funcionar?
não é preciso fazer qualquer tipo de experiencia para percerber que um alternador de carro se não for re-bobinado e levar um campo magnetico forte que não comprometa a rotação do primeiro nunca ira funcionar de forma rentavel e o output será sempre reduzido!
mesmo usando imans existe o problema de cog que não é facil retirar ou prever na bobinação.
segundo percebi visto que não quer usar baterias para criação de campo nem imans neo que neste caso não custariam mais do que 5 euritos, irá usar 2 alternadores de baixo rendimento ligados mecanicamente no mesmo eixo mesmo sabendo das perdas causadas na parte mecanica?? é isto?
de facto é um projecto giro para aprendizagem, mas não para gerar energia.
num gerador moderno e efficiente, só existe campo magnetico e energia cinetica.
a electronica é usada em controlo!
goahead
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 06, 2011 11:23 pm
por Josenir
sergio jorgino Escreveu:muito obrigado pela pronta resposta, fico contente com sua sinceridade, não adianta eu me enganar que é só ligar dois fiozinho e tudo bem.
já comecei a fazer uns riscos no papel, estou criando um espaço aqui em casa e espero não botar fogo nela.
passei o final de semana no sitio e me brotou um monte de ideias e vejo pelo que você me falou que tenho que aproveitar o que tenho em abundancia lá que é a água. vi um gerador de 5kva, terei que ver qual a situação real dele, tipo, modelo, rotação, tens experiencia em roda d´agua com gerador josenir?
um gerador convencional (de 5kva ou qualquer ou potência) vai precisar de uma rotação de 1800 rpm, e isso não vai ser fácil conseguir com uma roda d'água. você precisaria primeiro construir a roda d'água e ver quanta rotação consegue. e não adianta usar uma multiplicação muito maior do que 1:6. com multiplicação muito alta, as perdas mecânicas tornarão a geração de energia praticamente inviável. ou seja, você pode até conseguir uma rotação de 1000 rpm, mas com um mínimo peso no gerador essa rotação vai cair muito, e assim o gerador não vai conseguir um mínimo de rendimento.
então, procure improvisar uma roda d'água, e faça os primeiros testes com um motor cc de refrigeração de automóvel para ter uma ideia do que é possível produzir de energia. acredito que é um bom começo.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 06, 2011 11:38 pm
por Josenir
goahead Escreveu:nem tive coragem de ler tanta pagina!! fiquei-me pelos primeiros posts.
já tens isso a funcionar?
não é preciso fazer qualquer tipo de experiencia para percerber que um alternador de carro se não for re-bobinado e levar um campo magnetico forte que não comprometa a rotação do primeiro nunca ira funcionar de forma rentavel e o output será sempre reduzido!
mesmo usando imans existe o problema de cog que não é facil retirar ou prever na bobinação.
segundo percebi visto que não quer usar baterias para criação de campo nem imans neo que neste caso não custariam mais do que 5 euritos, irá usar 2 alternadores de baixo rendimento ligados mecanicamente no mesmo eixo mesmo sabendo das perdas causadas na parte mecanica?? é isto?
de facto é um projecto giro para aprendizagem, mas não para gerar energia.
num gerador moderno e efficiente, só existe campo magnetico e energia cinetica.
a electronica é usada em controlo!
goahead
não é nada disso. é melhor você ler mais um pouco, e só depois fazer algum comentário ou pergunta.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 06, 2011 11:52 pm
por sergio jorgino
josenir por enquanto obrigado, vou favor os experimentos e espero continuar com sua ajuda, bom final de semana
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: sexta jan 07, 2011 6:37 pm
por Goahead
josenir Escreveu:
não é nada disso. é melhor você ler mais um pouco, e só depois fazer algum comentário ou pergunta.
com certeza que consegues resumir as 19 paginas em duas linhas...
explica-me então isso melhor
goahead
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: domingo jan 09, 2011 12:56 am
por Josenir
goahead Escreveu:com certeza que consegues resumir as 19 paginas em duas linhas...
explica-me então isso melhor
goahead
o projeto
o presente projeto consiste em adaptar um alternador automotivo para uso em energia eólica. como é sabido, um gerador para energia eólica deve ser capaz de gerar em baixas rotações (a partir de 300 rpm) e ainda suportar excessos de rotação (acima sde 1000 rpm). é desejável ainda, que não dependa de uma fonte auxiliar de energia para a sua partida. estas são justamente algumas das características do nosso gerador baseado no alternador automotivo. junte-se o baixíssimo custo final do produto, e temos aí um produto com muitas vantagens em relação ao que existe hoje disponível no mercado.
a base teórica
uma vez que os alternadores automotivos modernos possuem 12 pólos no bobinamento, isso já os torna altamente promissores para o nosso projeto. um gerador de 12 pólos precisa de apenas 600 rpm para gerar corrente alternada em 60hz. a quase totalidade dos alternadores automotivos usam armaduras do induzido em aço silício, que retem magnetismo remanescente, permitindo assim a auto-excitação.
por um acaso, nos automóveis, como sempre há umja bateria disponível, os fabricantes não se preocuparam em desenvolver um regulador capaz de fazer a auto-excitação. também, em função de o motor do automóvel ter um motor com alta rotação disponível (pelo menos 6000 rpm), o regulador original automotivo limita o rendimento do alternador. só por isso é que se pensa que o alternador automotivo não seria adequado para eólica.
um ponto chave deste projeto foi desenvolver um regulador capaz de fazer a auto-excitação do alternador, e que aproveite melhor a energia nas baixas rotações. o que aliás, não é nada de outro mundo. o outro ponto foi refazer o bobinamento do alternador com o triplo do número de espiras, uma vez que o bobinamento original foi feito para altas rotações. assim, com mais espiras, teremos uma capacidade de geração menor do que a capacidade original do alternador, o que não chega a ser problema algum. os alternadores atuais são muito potentes, logo é muito fácil encontrar um alternador de 100a x 12v, o que dá aproximadamente 1200w. com a adaptação proposta, facilmente se consegue 600w com um alternador destes, o que já está de muito bom tamanho para a nossa proposta, que é para uso em turbinas eólicas de pequeno porte. se essa potência não for suficiente, facilmente se consegue um alternador de caminhão com o dobro disso.
conclusão
assim nasceu o projeto do alternador automotivo como gerador eólico, desenvolvido pelo pesquisador josenir silvério, no extremo norte do brasil, com a intenção de desmistificar o tema "gerador eólico" e popularizar a energia eólica, permitindo que pessoas comuns, com um mínimo de conhecimento da técnica possam construir o seu gerador eólico.
é claro que, à primeira vista, pode até paracer muito pretencioso, e talvez se olhe até com desconfiança para a proposta, mas já aqui no forum temos muitos colegas com grande bagagem teórica na área que aprovaram o projeto. e vários outros que conseguiram montar e fazer funcionar, sem grande esforço.
essa é uma daquelas ideias simples, mas que infelizmente, ou ninguém pensou, ou ninguém se interessou, ou ainda alguém pode até já ter desenvolvido, mas engavetou.
o projeto se encontra publicado aqui na íntegra, para quem quiser, montar e comprovar o seu funcionamento, para uso próprio. é vedada apenas a comercialização do produto, uma vez que foi requerida a patente junto ao escritório brasileiro de patentes (inpi), sob o número pi0902401-8.
parte dos créditos são do governo brasileiro, que através do cnpq (conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico) financiou a pesquisa. é inegável o grande incentivo que existe hoje no brasil à pesquisa científica.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 10, 2011 12:29 pm
por Goahead
josenir Escreveu:goahead Escreveu:com certeza que consegues resumir as 19 paginas em duas linhas...
explica-me então isso melhor
goahead
o projeto
o presente projeto consiste em adaptar um alternador automotivo para uso em energia eólica. como é sabido, um gerador para energia eólica deve ser capaz de gerar em baixas rotações (a partir de 300 rpm) e ainda suportar excessos de rotação (acima sde 1000 rpm). é desejável ainda, que não dependa de uma fonte auxiliar de energia para a sua partida. estas são justamente algumas das características do nosso gerador baseado no alternador automotivo. junte-se o baixíssimo custo final do produto, e temos aí um produto com muitas vantagens em relação ao que existe hoje disponível no mercado.
o meu objectivo não é viabilizar ou não o projecto, mas sim chamar a atenção para alguns pontos:
300rpm pode não ser baixa rotação, pois depende do diametro das pás.
pás de 1.2m diâmetro tem um cut-in de 300rpm, 1.8m 240rpm, 4.2m 120rpm.
o power máximo disponível para cada exemplo será quando atinge cerca do dobro dos rpm...após esse valor o gerador entra em decadência.
josenir Escreveu:
a base teórica
uma vez que os alternadores automotivos modernos possuem 12 pólos no bobinamento, isso já os torna altamente promissores para o nosso projeto. um gerador de 12 pólos precisa de apenas 600 rpm para gerar corrente alternada em 60hz. a quase totalidade dos alternadores automotivos usam armaduras do induzido em aço silício, que retem magnetismo remanescente, permitindo assim a auto-excitação.
por um acaso, nos automóveis, como sempre há umja bateria disponível, os fabricantes não se preocuparam em desenvolver um regulador capaz de fazer a auto-excitação. também, em função de o motor do automóvel ter um motor com alta rotação disponível (pelo menos 6000 rpm), o regulador original automotivo limita o rendimento do alternador. só por isso é que se pensa que o alternador automotivo não seria adequado para eólica.
um ponto chave deste projeto foi desenvolver um regulador capaz de fazer a auto-excitação do alternador, e que aproveite melhor a energia nas baixas rotações. o que aliás, não é nada de outro mundo. o outro ponto foi refazer o bobinamento do alternador com o triplo do número de espiras, uma vez que o bobinamento original foi feito para altas rotações. assim, com mais espiras, teremos uma capacidade de geração menor do que a capacidade original do alternador, o que não chega a ser problema algum. os alternadores atuais são muito potentes, logo é muito fácil encontrar um alternador de 100a x 12v, o que dá aproximadamente 1200w. com a adaptação proposta, facilmente se consegue 600w com um alternador destes, o que já está de muito bom tamanho para a nossa proposta, que é para uso em turbinas eólicas de pequeno porte. se essa potência não for suficiente, facilmente se consegue um alternador de caminhão com o dobro disso.
- a auto-excitação consome cerca de 30w a 40w constantemente
- inserir mais "voltas" nas bobines implica reduzir diâmetro do fio, logo menos amperes disponíveis e ainda aumenta a resistência das bobines, o que faz com que a eficiência baixe muito.
- rolamentos demasiado pequenos para suporte de pás grandes
já foram feitos muitos cálculos sobre este tipo de alternadores e o que pretendem é inventar a roda.
o ponto de partida é que um alternador de carro nunca tem eficiência superior a 60%, logo dos 1200w teoricamente disponíveis, só retiras 720w...as 6000rpms!
se pegares num papel e fizeres umas contas, verás que não será possível retirar mais do que 200w de um alternador modificado, se lhe retirares os 40w para o campo magnético (visto que não querem usar neodymiuns) e reduzires todos os parametros de ineficiência (calor que será gerado nas bobines etc) , no final terás um gerador de 100w a 600rpm.
irás obter 600rpm uma a duas vezes por ano e somente durante curtos períodos de grande tempestade.
40w gastos em campo magnético, equivale a quase 1kw/h por dia que é uma grande perda num gerador com um rating de 200w.
josenir Escreveu:
conclusão
assim nasceu o projeto do alternador automotivo como gerador eólico, desenvolvido pelo pesquisador josenir silvério, no extremo norte do brasil, com a intenção de desmistificar o tema "gerador eólico" e popularizar a energia eólica, permitindo que pessoas comuns, com um mínimo de conhecimento da técnica possam construir o seu gerador eólico.
é claro que, à primeira vista, pode até paracer muito pretencioso, e talvez se olhe até com desconfiança para a proposta, mas já aqui no forum temos muitos colegas com grande bagagem teórica na área que aprovaram o projeto. e vários outros que conseguiram montar e fazer funcionar, sem grande esforço.
essa é uma daquelas ideias simples, mas que infelizmente, ou ninguém pensou, ou ninguém se interessou, ou ainda alguém pode até já ter desenvolvido, mas engavetou.
o projeto se encontra publicado aqui na íntegra, para quem quiser, montar e comprovar o seu funcionamento, para uso próprio. é vedada apenas a comercialização do produto, uma vez que foi requerida a patente junto ao escritório brasileiro de patentes (inpi), sob o número pi0902401-8.
parte dos créditos são do governo brasileiro, que através do cnpq (conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico) financiou a pesquisa. é inegável o grande incentivo que existe hoje no brasil à pesquisa científica.
é necessario aliar a teoria a pratica, venham lá esses teóricos com bagagem explicar aqui o porquê do apoio e viabilidade disto.
houve quem consegui-se por isto a funcionar? disso eu não duvido, mas qual o potencia conseguida? deixa-me adivinhar...+/-100w
não te deixes demover pelas minhas palavras, mas:
é um projecto bom para que as pessoas possam aprender um pouco mais sobre energia eólica , campo magnetico etc, e nesse ponto o estado faz bem a incentivar a pesquisa...mas em termos práticos não serve mais do que carregar umas pilhas para o radio portatil ou acender umas lampadas de leds.
goahead
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 10, 2011 4:17 pm
por Josenir
amigo,
como já disse anteriormente, acredito que é melhor você se inteirar mais sobre o assunto antes de dar pareceres a respeito. pelos seus comentários facilmente se observa que não se informou bem sobre o projeto, e por isso faz comentários fora de contexto.
goahead Escreveu:o meu objectivo não é viabilizar ou não o projecto, mas sim chamar a atenção para alguns pontos:
300rpm pode não ser baixa rotação, pois depende do diametro das pás.
pás de 1.2m diâmetro tem um cut-in de 300rpm, 1.8m 240rpm, 4.2m 120rpm.
o power máximo disponível para cada exemplo será quando atinge cerca do dobro dos rpm...após esse valor o gerador entra em decadência.
como estamos falando do
gerador eólico, quando digo 300 rpm, estou me referindo à
rotação do gerador, e não da rotação da hélice da turbina. se você se informar mais um pouco vai ver que o nosso projeto de turbina eólica prevê uma ampliação por correia e polia de 1:4, com isso para a rotação de 300 rpm no gerador a rotação da hélice vai ser 150 rpm, e isso para as pás sugeridas de 1m, é baixa rotação, com certeza.
goahead Escreveu:- a auto-excitação consome cerca de 30w a 40w constantemente
- inserir mais "voltas" nas bobines implica reduzir diâmetro do fio, logo menos amperes disponíveis e ainda aumenta a resistência das bobines, o que faz com que a eficiência baixe muito.
- rolamentos demasiado pequenos para suporte de pás grandes
como você poderia dizer que a auto-excitação consome 30w a 40w sem conhecer a indutância da bobina do alternador? e como pode pensar que esse consumo é constante?
a excitação proporcionada pelo regulador/excitador publicado aqui é feita por pulso pwm (modulação em largura de pulso), e é proporcional à rotação, por isso jamais vai ser constante. se a rotação se mantiver abaixo de 200 rpm, simplesmente não existe excitação, e à medida que a rotação aumenta, a corrente de excitação aumenta, diminuindo somente se a tensão de saída execeder a tensão de corte, regulada pelo usuário entre 15 e 18v.
não tivemos problemas com rolamentos quebrados nos protótipos usados até hoje, por isso optamos pelo menor rolamento possível, diminuindo perdas por atrito. não vejo necessidade de usar rolamento super dimensiobados. quem achar isso necessário, que o faça no seu projeto. o nosso objetivo aqui não é ditar nenhuma norma acerca de tamanho de rolamentos, e tão somente orientar sobre a adaptação do alternador automotivo para uso em eólica.
quanto à eficiência, muito já foi discutido aqui sobre o tema, e se você se informar mais, vai ver que o ponto forte do nosso projeto não é a eficiência, e sim o baixo custo, e a relação custo/benefício do produto final. temos aqui um projeto popular com rendimento razoável, e não pretendemos competir em eficiência, e sim em baixo custo e construção robusta.
goahead Escreveu:já foram feitos muitos cálculos sobre este tipo de alternadores e o que pretendem é inventar a roda.
acredito que muita gente já queimou pestana tentando conseguir fazer um alternador automotivo funcionar como gerador eólico. e só porque não conseguiu teve a pretensão de proclamar que é inviável. eu consegui, e publiquei aqui para qualquer um experimentar e ver com seus próprios olhos. não vê quem não quer.
goahead Escreveu:o ponto de partida é que um alternador de carro nunca tem eficiência superior a 60%, logo dos 1200w teoricamente disponíveis, só retiras 720w...as 6000rpms!
se pegares num papel e fizeres umas contas, verás que não será possível retirar mais do que 200w de um alternador modificado, se lhe retirares os 40w para o campo magnético (visto que não querem usar neodymiuns) e reduzires todos os parametros de ineficiência (calor que será gerado nas bobines etc) , no final terás um gerador de 100w a 600rpm.
irás obter 600rpm uma a duas vezes por ano e somente durante curtos períodos de grande tempestade. 40w gastos em campo magnético, equivale a quase 1kw/h por dia que é uma grande perda num gerador com um rating de 200w.
aí já está você a fazer conjecturas daquilo que não conhece. só aceito esses comentários de alguém que montar o projeto tal como está publicado aqui. se não conhece, é melhor se abster de comentar. você não pode tomar como parâmetro o rendimento do alternador automotivo original como é usado no automóvel, isso é um engano sem tamanho. não estou propondo aqui usar um alternador de automóvel original como gerador eólico, isso seria uma insanidade.
goahead Escreveu:é necessario aliar a teoria a pratica, venham lá esses teóricos com bagagem explicar aqui o porquê do apoio e viabilidade disto.
houve quem consegui-se por isto a funcionar? disso eu não duvido, mas qual o potencia conseguida? deixa-me adivinhar...+/-100w
tenho hoje funcionando uma turbina eólica com um alternador modificado conforme o projeto aqui publicado, a qual usa um alternador bosch de 12v x 95a (potência original) e produz até 500w com ventos de 9 m/s.
goahead Escreveu:não te deixes demover pelas minhas palavras, mas:
é um projecto bom para que as pessoas possam aprender um pouco mais sobre energia eólica , campo magnetico etc, e nesse ponto o estado faz bem a incentivar a pesquisa...mas em termos práticos não serve mais do que carregar umas pilhas para o radio portatil ou acender umas lampadas de leds.
infelizmente, mais uma vez você diz grande disparate sem conhecer da causa. isso é lamentável. procure ser mais cauteloso nos próximos comentários, isso é indispensável para o convívio em sociedade. temos já o exemplo de alguns membros que foram expurgados desta comunidade por acreditarem ser donos do conhecimento e desprezar a experiência dos mais velhos.
se você quer mostrar seus conhecimentos da área de eólica, eu lhe sugiro que abra um tópico e mostre os seus projetos realizados. é mais construtivo para você e para todos que, ao invés de procurar defeito no trabalho dos outros, procure mostrar as suas realizações.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 10, 2011 6:26 pm
por tavares
goahead,
parece-me que você é um expert na matéria , talvez fosse bom mostrar um trabalho feito por si .
você aprendeu isso tudo mexendo no material , ou foi nos livros?
é que de teoricos passam aqui pelo fórum muitos , mas mostrar trabalho feito já não , mas todos " sabem " por defeitos.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 10, 2011 6:47 pm
por BRICOLEIRO
amigo goahead sem o querer ofender. que tal ao invés de andar para aqui com palavras estrangeiras e palpites duvidosos, mostra-se algo de jeito. pois todos nós já reparamos que percebe da matéria.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 10, 2011 7:05 pm
por Njay
electronick Escreveu:obrigado josenir, pela sua opinião, só hoje tive possibilidades de vir aqui ao forum, vou ver a possibilidade de projectar um regulador para 48v, ainda não tive possibilidades de procurar pelo alternador, só quando tiver algum tempo disponivel, quando tiver novidades direi algo.
o lm2575 (até 1a de saída) e lm2576 (até 3a de saída) têm uma versão (hv) que suporta tensões de entrada até 60v:
http://www.national.com/ds/lm/lm2575.pdf
http://www.national.com/ds/lm/lm2576.pdf
não sei se não será preciso ainda assim colocar à entrada algum circuito que limite picos de tensão, por exemplo um tsv da transil e uns condensadores/bobinas.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 10, 2011 10:39 pm
por Josenir
muito bom saber disso. eu não conhecia estes componentes. quando tiver um tempinho de folga vou querer verificar como eles se comportam na prática. o que eu tenho observado com estes reguladores de tensão integrados é que eles não são muito eficientes. eles aquecem muito. os lm78xx por exemplo, embora os fabricantes os especifiquem para corrente de 1a, na prática, com 500 ma eles aquecem axageradamente. e quanto maior a diferença de tensão a regular, mais eles aquecem. logo há que se verificar na prática como se comportam estes lm2575/76 com diferença tão alta de tensão, entrando 60v e saindo 12v, por exemplo.
estive vendo num fornecedor onde compro componentes (
www.farnell.com.br) que o lm2575t custa r$ 7,30 e o lm2575hv custa r$ 15,66. tenho comprado os lm78xx por r$ 0,65.