edupatorod Escreveu:cax:
sobre a humidade relativa que aparece no manual da scooter.
como podes ver no site da meteorologia nacional: http://www.meteo.pt
70% é a humidade quando está a chuver.
100% é quando tens a scooter mergulhada em agua.
portanto a bereco tem um comportamento identico às scooters a combustão.
mergulhadas em agua páram e deixam de funcionar.
com chuva normal aguentam.
eduardo
ecomotores.com
é muito relativo (como o próprio nome indica), pode chover com humidades de 50%, por exemplo em dias de aguaceiros, pode cair uma valente granizada e o ar estar relativamente seco, e pode não chover com humidade de 100%, por exemplo quando está nevoeiro denso.orbis Escreveu:quando está a chover a humidade relativa é quase sempre superior a 90%.
para a bereco não é recomendada humidade superior a (cerca) de 70%, o que também é relativo mas significa que ela não se dá muito bem com humidade elevada.
de facto, o problema que tive deveu-se a água que entrou no electrónico dos piscas (donde vem o tic tic), felizmente não se inutilizou e desde que o tenho mantido sempre (relativamente) seco funciona na perfeição.
como deixo a bereco estacionada ao relento durante o dia, as duas vezes que isso aconteceu choveu de facto bastante e a desgraçada aguentou com a chuva directamente em cima o dia todo que eu só montei quando parou (acho que sou mais sensível à humidade que a bereco).
esta semana, como sou bereco addicted (e ter de pegar no carro ou ir de autocarro é um transtorno), arrisquei mesmo com ameaça de chuva e circulei em dias bastante húmidos, mas sem chuva. zero problemas.
continuo a fazer a carga de 1/2 hora ao almoço, sei que as baterias querem carga máxima sempre que possível, mas será que cargas incompletas diminuem o tempo de vida das baterias?
outra coisa, alguém aqui disse que havia postes para carregamento no colombo em lisboa. será que me podiam arranjar umas fotos para ver se consigo convencer a câmara aqui de viana a pôr nos muitos parques do sítio?
serges, és uma estrela!!!