A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por RuFuS »

hmma Escreveu:
Volt Escreveu:PPS: A SYM GTS 125i Evo que tenho lá na garagem de casa, é bem mais leve e manobrável (a andar para a frente) que a Vectrix VX-1, mas a GTS não é uma maxi-scooter...
E falando apenas em termos do corpo da mota e peso, se as puseres lado a lado, a Vetrix é maior do que a GTS?
E qual o peso das duas?

A Vectrix para além de mais comprida também é mais larga...não vi ainda nenhuma 125/200cc nem eléctrica vinda da china com o corpo semelhante ao da Vectrix...só as 400cc pra cima é que têm mais corpo e estrutura que se equipara à vectrix.

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Concordo com o rufus, a Vectrix tem muita presença na estrada devido à sua imponência e estrutura, parecidas com ela talvez a Yamaha X-Max e a Kymco downtown, estas duas motos para mim estão muito bem conseguidas, gosto muito… ;)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

É bom e mau, tenho saudades da bereco, decerteza que quem a teve percebe, pois muito mais esguia no transito a vectrix caramba perde por ser "imponente" ou simplesmente grande.. lol!

Muitos kms volt acho que estás quase a apanhar me com esta... lol!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Pois é... :-). Daí que a Vectrix, como maxi-scooter, é feita para estradas maiores... Mas olha que eu até prefiro assim. É-me mais difícil fazer viagem em AE com motas pequenas, do que andar no meio do trânsito com a Super-ZEV. Esta mota é mesmo a ideal para o meu dia-a-dia.

:-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Como estava em falta para mostrar em melhor detalhe como fica o cobre-pernas que comprei para a Super-ZEV, aqui vai um vídeo amador (sem seios, mas com uma câmara a espreitar por debaixo de uma "saia")... :lol:

Link

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bem arranjada e com bainha lol...

Muito bem assim para viagens maiores compensa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Isso tem algum sistema anti-roubo? É que a crise torna os larápios + sábios... :roll:
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Só o alarme do cadeado. Ainda vou procurar um alarme melhorzito. Mas o meu dia-a-dia é de garagem em garagem... Daí não haver muita pressa. :-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Caros companheiros, sinto que o panorama está a mudar! Nunca, aqui há dois ou três (ou quatro) anos atrás, eu teria a possibilidade de ter tantos encontros esporádicos com companheiros eléctricos...

Hoje, pouco antes das 9, passei por muitos carros na A2 (por causa de um acidente na ponte o trânsito teve um aumento significativo). Um desses carros era um Leaf cor de vinho tinto (suspeito que seja o que pertence ao vgomes). Acenei e segui viagem. Já na portagem, passei por dois Prius (OK, estes não são bem eléctricos) separados por 3 ou 4 carros. Depois, na Avenida da Ponte, passei pelo hmma na sua amarelita. Aqui em Campolide volto a cruzar-me com um Prius antes de entrar na garagem do emprego. Agora, há coisa de 15 minutos, estava aqui a mirar a varanda e vejo o t3lmo a passar com a sua branquita. Ora, ainda o dia não acabou e acho que já bati um recorde em encontros esporádicos.

:-D.

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Também no outro dia vi um leaf azul a ir lá para a margem sul e antes disso um iOn com folhas verdes a passar mesmo ao lado da minha casa... mas tantos avistamentos no mesmo dia... só em alturas de concentração :D :D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Desculpem esta ausência mais prolongada, mas tenho tido um projecto profissional exigente em mãos e isso ocupou-me as manhãs, tardes e noites dos últimos tempos...

A Super-ZEV passou, na sexta-feira passada, os 11 mil quilómetros. A marca não é o mais curioso dessa viagem...

Tudo começou faltava pouco para a meia-noite. A minha Maria anda a fazer turnos da noite e, quando dá, eu vou levá-la (e buscá-la) ao trabalho, de forma a pouparmos uns (muitos) trocos em combustíveis malcheirosos.

Com tempo, peguei no meu casaco motard que tem ficado em casa (pois a garagem está muito fria), numas meias de futebol (até ao joelho) e, com calma, lá me fui preparando para o frio, o qual, graças aos muffs e à capa cobre-pernas (que foi mais uma excelente compra que fiz), não me tem afectado a condução. :-).

Assim, meti-me ao caminho para fazer os 20 quilómetros ida-e-volta de casa ao trabalho da Maria. Estranhei, no entanto, à medida que ia galgando quilómetros na noite, o facto de sentir uma aragem nas ancas, coisa nada frequente desde que comprei o cobre-pernas (que é 5*, para o caso de ainda não o ter dito ;-)).

Pelo caminho, uma ratazana (de esgoto) do tamanho de um gato adulto atravessou-se à minha frente. Forçado a travar, fiquei a pensar nas minhas próprias palavras quando aconselho cuidado com estes "imprevistos"...

Ao chegar ao trabalho dela, como estava muito frio, não saí da mota nem me pus a inventar, ao contrário do que acontece neste vídeo feito no mesmo local (mas no dia seguinte e com a outra ZEV):

Link

Só no regresso, já na garagem (em casa), enquanto metia a Super-ZEV à carga, a minha Maria diz algo do género: "Foste sem calças?"... E a minha reacção foi "Olha, era daí que vinha a aragem! Esqueci-me...". :-D.

PS: Têm estado -3 graus a esta hora nos visores dos carros que estacionam aqui pertinho da Ribeira de Azeitão...
Anexos
S-Z@11123.2
[email protected]
IMG_0807.JPG (74.27 KiB) Visto 2064 vezes

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Como assim sem calças?!? Referia-se às do fato da mota, ou depois das meias ao joelho até às ancas ficaste por aí? Brrr...!!!
Acho que o "projecto profissional exigente" também deve ter-te consumido a parte cerebral reservada às tuas funções de motard e não deste conta. "Sem calças?"... Esta tem entrada direta para o best of :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois... Já por diversas vezes saí de casa de chinelos por esquecimento. Mas normalmente dou por isso quando vou tirar o descanso à mota. Neste caso, não dei por nada. :lol:
Eu estava em casa, quentinho, de pijama. O meu super-casaco-motard, também estava em casa devido ao frio que tem estado na garagem (que arrefece o interior do casaco). As meias até ao joelho foi uma inovação deste inverno, que tem dado muito jeito. Esquecer-me de vestir umas calças, foi uma inovação dessa noite. :-D. A ver se não repito. Aqui um vizinho amigo meu a quem contei a história, há poucos dias relembrou-me, enquanto eu dizia que tinha de ir buscar a mota para sair: "E vais vestido?" :-).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

Boas rapaz. Olha como é que tens aprendido a lidar com as baterias de litio? Com o facto de o desempenho delas cair de repente quando tens de fazer a descarga completa? Como te proteges para não ficar apeado? Com as Ni-MH, um gajo que as sinta, nunca fica apeado mas com o litio é tramado...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:lol: :lol: :lol:
Já tinha visto, esquecer o "PIN", mas esta é muito melhor!!!! Chama-se enrgia do "futuro"... :lol: :lol:
;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:Boas rapaz. Olha como é que tens aprendido a lidar com as baterias de litio? Com o facto de o desempenho delas cair de repente quando tens de fazer a descarga completa? Como te proteges para não ficar apeado? Com as Ni-MH, um gajo que as sinta, nunca fica apeado mas com o litio é tramado...
Ora boas e, ainda bem que perguntas, pois eu estava mesmo a planear falar sobre isso um dia destes. :-D.

O desempenho já não cai tão de repente como ao início. Não sei se o frio também não ajudará, mas o certo é que, especialmente se não tiver feito a equalização no último carregamento, quando ainda faltam algumas barras para a carga da bateria acabar, já sinto uma ou outra célula a cortar. E depois, é repetir o que já fazia com a outra, que é calcular o ritmo certo para não ficar apeado e chegar a casa antes do corte.
Até hoje, só cortou nas 6 primeiras descargas e na chegada a Portimão quando fui ver o Glorioso jogar com os marafados do Arade.
Mas já por diversas vezes cheguei a casa quando ela está muito perto do corte. Até dá a sensação que cortaria assim que eu rodasse um pouco mais o punho...

Penso que, nesse aspecto, já conheço o lítio tão bem como o níquel e, ficar apeado, é coisa que não deverá acontecer. Excepção feita ao tal dia em que atravessei a "nova ponte-velha" sobre o Arade e fiz (à volta de) um quilómetro a passear com a mota na mão, mais o meu pai, a caminho da casa dele... :-D. Mas estava atrasado para ver o jogo e o caminho para quem vem de Silves era novo para mim (daí ter esgotado a carga, consciente de que teria de ter este passeio no fim do jogo)... :-).

Mas nem imaginas as saudades que tenho das NiMH. O comportamento era mais estável... O lítio precisa mesmo de equalização! A autonomia desce muito se não a fizer e a previsão de carga, nos últimos fôlegos, é má. De tal forma que, um caminho em que gasto 4 ou 5 barras quando arranco de carga cheia, pode significar gastar as 6 ou 7 últimas barras e obrigar a regressar a ritmo de sff*.

SFF*: Ritmo de "dá-licença-que-chegue-a-casa-sem-corte-menina-Super-ZEV", se-faz-favor?...

:-).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

Obrigado pela elucidação... Eu cá mantenho-me com as NiMH. Há um novo firmware feito The Laird que estou tentado a experimentar. As cargas são muito mais lentas e as baterias muito melhor tratadas... parece mesmo que elas começam a ganhar mais carga pouco a pouco. As NiMH se forem bem tratadas duram muito... Há uns quantos já a usar aquilo, tenho de investigar a sério um dia destes... Tu que tens alternativa, não queres pensar nisso?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).
Desculpem esta ausência mais prolongada, mas tenho tido um projecto profissional exigente em mãos e isso ocupou-me as manhãs, tardes e noites dos últimos tempos...
A Super-ZEV passou, na sexta-feira passada, os 11 mil quilómetros. A marca não é o mais curioso dessa viagem...
Estás prestes a apanhar-me ;)
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

Grande Volt,
A tua Super ZEV está equipada com um suporte para o GPS / Telemóvel, onde posso arranjar isso? O material é fiável?
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

MH, comprei na http://www.locatis.eu" onclick="window.open(this.href);return false; há um "tempão". Acho que coloquei isso no DB d'A minha ZEV. Custou entre 50 a 60 euros e aconselho. Vale o preço.

jmap, o The Laird não queimou o carregador com uma das experiências com o novo software dele? Já há muito que não acompanho os avanços disso... Não sei como ficou. Mas eu não estava a pensar meter-me nisso. Perderia a garantia e, neste momento, até acho que o melhor é vender a minha ZEV. Por enquanto, se a vender, ainda recebo mais do que devo ao banco no Leasing. E tenho pena de a ter parada...

:-).

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”