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Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 08, 2013 6:30 pm
por jmal
marcopns Escreveu:
jmal Escreveu: Eu aposto no motor, até neste teu post tá a explicação para isso, e no post onde ele fala desse teste também. Esse motor deve ter um cheiro a queimado já algo intenso, basta desapertar alguns parafusos para terem a certeza.
Penso que o motor já foi aberto para trocar os sensores hall que derreteram com o sobreaquecimento desse mesmo teste.
Ok, então problema detetado.

Se os sensores derreteram, imagina como tá o verniz do cobre no centro das bobines !!!

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 08, 2013 11:33 pm
por RJSC
Derreteram é uma maneira de dizer que queimaram.
Eu sem bem me lembro vi os sensores que de lá saíram e não tinham o plástico derretido.

Mesmo assim desconfio daquele motor...

Tenho por aqui um adaptador para medir miliohms com o multímetro, com precisão de 1% que talvez dê para detetar um curto circuito numa espira, mas precisava de medir outro motor para comparar e os terminais nas outras predator estão debaixo de muito plástico na frente...

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: quarta jan 09, 2013 12:40 am
por Jorge Rocha
marcopns Escreveu: Penso que o motor já foi aberto para trocar os sensores hall que derreteram com o sobreaquecimento desse mesmo teste.
Esse motor já foi aberto umas 4 vezes, embora da ultima vez não foi nenhum dos sensores hall, mas um sensor de temperatura que seria para a visualização no CB. Por descuido meu nem me tinha apercebido que sua temperatura maxima era 85º, e entrou em curto!
O motor não tem qualquer cheiro a queimado, nem cor disso, por incrivel que pareça! Mas algo se passa...

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: quarta jan 09, 2013 1:18 am
por MRider
Alguém não tem um motor que empreste para testar ?

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: quarta jan 09, 2013 1:35 am
por Jorge Rocha
visitante2 Escreveu:Alguém não tem um motor que empreste para testar ?
O MarcoPNS até já ofereceu!!! Teria de ser feito o que foi ao cabo do motor da Predator Ogadiv, interrompendo-o com uns ligadores para facil tira e põe! Se for para ver resolvido esse mistério eu até ofereço a aplicação! Quem fornece os materiais??? :D
São 6 fichas duplas 50A Anderson (2 para cada fase), duas de 5 pinos femea estanque e uma macho (para os sensores hall), e mais uns outros materiais de protecção mecanica e isolante!

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: quarta jan 09, 2013 11:53 am
por ICEM4N
Jorge Rocha Escreveu:
visitante2 Escreveu:Alguém não tem um motor que empreste para testar ?
O MarcoPNS até já ofereceu!!! Teria de ser feito o que foi ao cabo do motor da Predator Ogadiv, interrompendo-o com uns ligadores para facil tira e põe! Se for para ver resolvido esse mistério eu até ofereço a aplicação! Quem fornece os materiais??? :D
São 6 fichas duplas 50A Anderson (2 para cada fase), duas de 5 pinos femea estanque e uma macho (para os sensores hall), e mais uns outros materiais de protecção mecanica e isolante!
Poe a ficha na minha mota para fácil retirada da roda e pago os materiais. Fica assim caro?

ICEM4N - Ricardo
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Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: quinta jan 10, 2013 12:48 am
por Jorge Rocha
ICEM4N Escreveu:

Poe a ficha na minha mota para fácil retirada da roda e pago os materiais. Fica assim caro?
Nem fica assim tão caro, mas, encomendando, pode demorar um pouco a chegar. Em stock só tenho duas das de 50A, embora existem aqui numa loja em Aveiro que as tenha a 14€ cada (das originais), que é para esquecer... Das de 5 pinos estanques já as tenho encomendadas, mas ainda demorará!

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sexta jan 18, 2013 1:14 am
por ogadiv
Chegou o cabo para ligar ao controlador, e conseguir mudar alguns parâmetros, para ver se consigo atenuar o aquecimento do motor. Alguma sugestão?

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sexta jan 18, 2013 4:54 am
por Jorge Rocha
Como ninguém tem as baterias que tu tens, nenhum exemplo deverá ser seguido. Terás tu mesmo de começar com os parametros por baixo, e ires aumentando até encontrar uma armonia entre o que que gasta e o que anda.
Esses ultimos parametros que postaste, pensei estarem bem mais reduzidos. Experimenta colocar o Max Motor Current em 30%. Se bem entendo, sendo 350A o maximo que o controlador dá, ficará ainda com 105A de pico. Nem todas as suas irmãs o dão.

Ouvi o HR dizer que se a mota puxar mais de 120A em pico, já está a ultrapassar seus limites. Outra coisa que disse foi que se pode colocar a mota no descanso central e ao acelerar a fundo, o consumo deverá andar por volta dos 10A. Até, para quem tem CB, que queira ajudar a verificar esse valor, o pode fazer e publicar, para podermos comparar. Obrigado a todos desde já!

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sexta jan 18, 2013 12:36 pm
por ogadiv
Obrigado JR pela tua disponibilidade, já agora coloco mais umas imagens das configurações atuais

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sexta jan 18, 2013 12:42 pm
por marcopns
O resultado da minha mota com o punho enrolado no descanso central, luzes desligadas:
77V, 12ah, 900W

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sexta jan 18, 2013 12:49 pm
por jmal
marcopns Escreveu:O resultado da minha mota com o punho enrolado no descanso central, luzes desligadas:
77V, 12ah, 900W
Tanto :shock: :shock: :shock:

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sexta jan 18, 2013 12:55 pm
por marcopns
jmal Escreveu:
marcopns Escreveu:O resultado da minha mota com o punho enrolado no descanso central, luzes desligadas:
77V, 12ah, 900W
Tanto :shock: :shock: :shock:
Sim... mas eu não noto nada de anormal... nem aquecimento nem redução de autonomia.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sábado jan 19, 2013 12:26 am
por ogadiv
A minha em aceleração com o descanso central, anda nos 12A a 15A, os valores do meu computador de bordo são um pouco instáveis, por isso está sempre a variar.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: sábado jan 19, 2013 1:41 pm
por pafi
Fiz dois testes consecutivos com alguns segundos de intervalo entre eles.
O valor da intensidade da corrente elétrica ronda os 10A-11A. O pico, no segundo teste, logo depois de rodar a fundo chegou aos 58A, mas foi menos de um piscar de olhos. Depois, travei com o botão da travagem regenerativa e teve um pico de 50A.
Mesmo com estes testes intensos, o pack não se queixou e o carregador não ligou. Curiosamente o valor da autonomia voltou aos 120 :)

Link

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 21, 2013 10:08 pm
por ogadiv
Após aceder ao controlador, hoje foi dia de testes para tentar afinar a máquina e evitar o consequente aquecimento do motor.
As sugestões do Jorge e do RJSC foram colocar:
Max Motor Current: entre 20% a 30%
Max battery Currente: a 100%

Após colocar o motor currente a 30%, para arrancar tinha que ter a ajuda dos pés, tal é a lentidão dela. Fui aumentando esse valor, após várias testes, que ficou no valor da imagem em baixo (70%).
Quanto à battery current, tem o máximo de 70%, e também após vários testes decidi colocar no valor em baixo (25%), isto faz com que o gasto dos ampares não ultrapasse os 105A/110A.

A mota ficou mais lenta, quer no arranque, quer o tempo para atingir uma velocidade mais elevada, mas não atinge picos de quase 200 ampares como acontecia primeiro. Não sei se isto irá contribuir para um menor aquecimento do motor.

O que aconteceu também foi que a regenerativa ficou muito mais fraca e eu aumentei-a.

A imagem apresenta os valores que tinha antes das alterações.

O que eu pedia a todos os camaradas elétricos, era que me dissessem a vossa opinião sobre estes valores do controlador, e aos colegas predatorianos, me fizessem o favor de me dizer os valores que têm nas vossas motas.

Obrigado a todos.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 21, 2013 10:23 pm
por MRider
Não te posso ajudar nisso.
Ainda nem consegui instalar o cabo e ja foi testado num pc com o win 7 nem da sinal lol .

Desculpa o off topic :mrgreen:

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 22, 2013 10:03 am
por rocker_pt
A minha tem 60ah como tu sabes. Tal como está, creio que está com o comportamento ideal (é a minha opinião), tanto nos parametros da aceleração como regeneração. Mesmo sabendo que tu tens 75AH, se ficasses com um comportamento semelhante à minha ficarias com uma boa configuração e as tuas baterias até ficariam com mais folga em relação à minha. Não te posso dar a ajuda que pedes agora pois não tenho como medir, mas podes faze-lo numa próxima concentração... (ou se quiseres fazer um passeio até Gaia)
:))

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 22, 2013 11:46 am
por ogadiv
Obrigado rocker_pt, espero que mais colegas elétricos, dêm a opinião sobre as configurações e seus comentários.
Quando for ao porto, e tiveres disponível podemos combinar e verificamos os valores, mas também podes fazer uma visita a minha casa, teria todo o gosto.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 22, 2013 8:14 pm
por galt
Eu também gosto da configuração da minha. :)
Mas medir/mostrar esses valores tem de ser com o vosso equipamento, porque eu não tenho como fazê-lo. ;)