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Redução Mecânica

Enviado: quinta abr 29, 2010 2:51 am
por Armando
pensei nisso também... vai depender do quanto "justo" esses dentes são e do raio do disco maior... mas concordo com vc... a chance de não casar bem é grande. nesse caso volta-se a solução à popular correia v.

quanto às outras questões... alguma luz?

Re: Dúvdas

Enviado: sábado mai 01, 2010 3:29 am
por Josenir
armando Escreveu:venho pedir auxílio com algumas questões que vou colocar separadamente:
1 - quando se fala em colocar o triplo de espiras no estator de 12v, quer dizer 3x no lugar do que tinha originalmente ou acrescentar o triplo do que já existe, ficando 1+3=4?
quando dizemos "fazer novo bobinamento com o triplo do número de espiras do original" é exatamente isso que queremos dizer. se o bobinamento original possui 12 espiras, como 12 x 3 = 36, deve-se refazer o bobinamento com 36 espiras. é claro que para isso precisaremos usar um fio mais fino. e esse fio de dever ter uma bitola 3 vezes menor? não necessariamente. nos bobinamentos comerciais, por questões de facilidade, sempre existe um certo desperdiço de espaço. então podemos usar um fio com aproximadamente metade da secção do fio original. neste caso o bobinamento ficará mais cheio, e o espaço será melhor aproveitado. dá um pouquinho mais de trabalho, mas compensa. usando um fio mais grosso teremos mais potência disponível. se no final não der para por exatamente o triplo das espiras, uma diferença de até 10% menos, pouco vai fazer diferença. logo se ao invés de 36 só conseguir por 33, não há problema algum, funciona perfeitamente.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado mai 01, 2010 4:05 am
por Josenir
armando Escreveu:venho pedir auxílio com algumas questões que vou colocar separadamente:

2 - o savonius é de baixa rotação e se não me engano o josenir comentou que seu protótipo rendia de 20 a 30 rpm (com quatro tambores). alguém fez testes e poderia dar mais informações sobre isso com dados tipo vel do vento x tamanho do rotor x rpm ?

obs1.: considero o princípio de que quanto mais "largo" o rotor menor a velocidade e quanto mais "fino e comprido" maior a rotação.

obs2.: há variação nos rotores sobre rendimento em função da relação "arrasto" e/ou "sustentação aerodinâmina". penso em executar um rotor com "passagem de ar" que aumenta o rendimento e a velocidade. isso acontece pq aumenta absorção da energia do vento por sustentação aerodinâmica enquanto diminui o arrasto.
eu não gostaria de dar um parecer que venha a lhe desestimular neste trabalho, mas eu mesmo já fui um grande defensor das turbinas de eixo vertical, e aprendi da pior forma que, especialmente para a produção de energia, elas não são viáveis, especialmente o modelo savonious. se você tiver inimigos, estimule eles a usarem esta turbina para a produção de energia, e com certeza terá conseguido uma ótima vingança ! eh eh eh !

com isso não estou lhe afirmando que as turbinas de eixo vertical não servem ou não são viáveis. a turbina lenz, por exemplo, é uma turbina de eixo vertical que chega a ser viável para a produção de energia. mas a savonious, só tem alguma utilidade para mover dispositivos mecânicos que não necessitem de velocidade. para gerar energia a velocidade é vital. e engana-se quem pensa que esta turbina possui alto torque. isso é apenas uma meia verdade, pois especialmente em eólica, sem velocidade não há torque.

em geral ocorre um certo engano com os inicantes, que acreditam que as turbinas de eixo vertical possuem custo mais baixo e mecânica muito mais simplificada que uma de eixo horizontal. assim que conseguir terminar o seu primeiro projeto de turbina de eixo vertical vai ver que não é bem assim. é quase uma coisa pela outra, tanto em custo quanto em trabalho. a diferença é que a turbina de eixo horizontal requer um pouco mais de estudo, mas é a turbina indicada para a produção de energia, pois consegue a melhor relação entre velocidade do vento, rotação e torque.

com isso não lhe convido a mudar seus planos, apenas que lhe digo que a prudência recomenda que nunca deixemos de ouvir os mais velhos. boa sorte !

Re: Dúvidas

Enviado: sábado mai 01, 2010 4:20 am
por Josenir
armando Escreveu:venho pedir auxílio com algumas questões que vou colocar separadamente:
armando Escreveu:... pelos meus cálculos preciso gerar cerca de 250 w/h e considerando 16h/dia de ventos (empírico) obterei cerca de 120 kwh/mês, o suficiente para meu consumo. pretendo fazer um rotor vertical tipo savanius com 2 "andares" utilizando dois tambores de 200lt cortados e montados em oposição.
3 - esse meu cálculo faz sentido ou viajei? o que preciso gerar é 250 w/h ? ou seja, precisaria de 18 ampéres (14v) constantes durante 16 horas por dia a fim de disponibilizar 120 kwh/mês? um alternador de 12v 75a "transformado" cobriria essa demanda?
obs1.: considerei a fórmula v x a = w
obs2.: considero esses valores teóricos, pois as perdas não estão calculadas. acredito que as perdas entre geração e o consumo (depois de passar por regulador, baterias, distribuição / inversor) seja algo entre 10 e 20%
quanto mais dicas melhor... grato pela ajuda, armando.
os seus cálculos estão corretos, exceto pela quantidade de 16h/dia de vento, que está muito otimista. o prático é considerar 10h/dia em potência máxima. assim sendo, um alternador de 75a x 12v modificado podera conseguir até 450w/h. logo 450w/h x 10h x 30 dias = 135 kw/mês, o que está dentro do seu cálculo de 120 kw/mês, ainda mais considerando as perdas. é claro que, conforme as condições de ventos reais do local, pode-se ter uma valor real bem diferente do valor calculado, mas este é um parâmetro bastante realista.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: domingo mai 02, 2010 7:05 pm
por BRICOLEIRO
estou completamente de acordo com o amigo josenir. eu mesmo também já fiz algumas experiências com turbinas verticais e horizontais ao mesmo tempo, tendo verificado que os modelos horizontais funcionam muito melhor. quanto á fabricação de facto as verticais têm menos engenharia, mas o resultado final acaba por não compensar. esta é a minha opinião. longe de mim querer desencoraja-lo. bom trabalho

Peço auxílio

Enviado: terça mai 04, 2010 6:32 am
por Armando
bueno... o pessoal mais experiente teve uma folga e apareceu... grato pelas dcas e comentários

vocês me convenceram a alterar a idéia do meu projeto... a experiência conta muito e a teoria, ná prática, é outra... afinal, se não fosse para dar ouvidos àqueles que já queimaram os dedos nas inúmeras tentativas, não faria sentido estar aqui, então devo considerar fortemente essa possibilidade.

mas sendo ainda um pouco teimoso... fico imaginando que se o troço (savonius) gira com o vento, deve ser possível extrair alguma coisa... e o que eu preciso gerar nem é tanta coisa assim... tenho excelentes ventos (região nordeste e com 1km de espelho d'água por onde o vento corre solto antes de chegar a mim)... no mês passado chegou a rasgar a vela do meu laser (barco a vela) de tão forte que estava soprando... a savonius talvez fosse suficiente para minha necessidade mas talvez não seja então acho melhor passar a considerar a turbina horizontal principalmente pq no meu caso não estou pretendendo fazer vários protótipos e ser inovador, simplesmente preciso gerar minha própria energia e abastecer a casa em que vou viver.

por enquanto ainda estou caçando um alternador... já achei um de 12v 90a por r$ 200, usado funcionando, mas acho que encontro mais em conta... uma oficina daqui da cidade onde se enrolam grandes motores e geradores cobra r$ 50, para rebobinar (inclui o fio), também achei puxado, mas o cara é especialista. em breve devo resolver essa primeira etapa e, como disse, depois de estar com o alternador+regulador prontos vou passar para a fase do rotor.

continuo atento às dicas e comentários

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta jun 03, 2010 3:06 pm
por EM ESPAA
olá,

gostava de colocar uma questão:
necessito de saber onde ligar os fios do regulador/excitador ao alternador.

eu gostaria de saber onde ligar o exc-; gnd; ac; e como fazer as ligações das escovas do alternador.

o bat- irá ligar-se-á ao negativo da bateria o 12v+ irá ligar ao parafuso grande do alternador e o gnd pode ligar a qualquer parte do alternador, correcto?

http://img689.imageshack.us/i/dsc01989w.jpg/
http://img576.imageshack.us/i/dsc01981j.jpg/
http://img706.imageshack.us/i/dsc01984m.jpg/

gostaria de frisar também que este projecto do josenir é muito interessante, pelo que o meu grupo da escola decidiu tentar fazer um e só nos falta essa parte das ligações.

obrigado, em especial ao josenir.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta jun 03, 2010 10:52 pm
por Josenir
em espaa Escreveu:olá,
gostava de colocar uma questão:
necessito de saber onde ligar os fios do regulador/excitador ao alternador.
eu gostaria de saber onde ligar o exc-; gnd; ac; e como fazer as ligações das escovas do alternador.
o bat- irá ligar-se-á ao negativo da bateria o 12v+ irá ligar ao parafuso grande do alternador e o gnd pode ligar a qualquer parte do alternador, correcto?
http://img689.imageshack.us/i/dsc01989w.jpg/
http://img576.imageshack.us/i/dsc01981j.jpg/
http://img706.imageshack.us/i/dsc01984m.jpg/
gostaria de frisar também que este projecto do josenir é muito interessante, pelo que o meu grupo da escola decidiu tentar fazer um e só nos falta essa parte das ligações.
obrigado, em especial ao josenir.
o exc - vai para um dos fios das escovas do alternador. o exc + é o outro fio das escovas que é ligado no 12v+ (parafuso grosso de saída do alternador). o ac é ligado a qualquer um dos três fios esmaltados que saem do bobinamento do alternador(corrente alternada direto do bobinamento ).
as demais ligações estão corretas.
agradeço muito os elogios. boa sorte na montagem.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jun 25, 2010 3:05 pm
por kidney
josenir, sou novato neste forum, fiquei muito interessado neste regulador que voce projetou,queria saber se voce poderia expor neste forum a placa deste regulador na sua forma mais atualizada em tamanho real ,
desde ja agradeço.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jun 25, 2010 3:22 pm
por kidney
josenir, queria saber se voce tem algum projeto de anemometro.eu gotaria de propor a utilizacao de um ciclocomputador para servir de monitor, lembrando que ha dois tipos ,um leva em consideracao o tamanho do aro ja pré estabelecido em polegadas e o outro o tamanho da circunferencia da roda em milimetros que é muito mais preciso,queria usar tambem como palhetas, bolinhas de ping-pong cortadas ao meio,e usar como base um rotor de hd, acho que ficaria muito bom e barato ,fica faltando apenas um toque de mestre, obrigado.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jun 25, 2010 6:20 pm
por Josenir
kidney Escreveu:josenir, sou novato neste forum, fiquei muito interessado neste regulador que voce projetou,queria saber se voce poderia expor neste forum a placa deste regulador na sua forma mais atualizada em tamanho real ,
desde ja agradeço.
a versão mais atualizada já está publicada aqui mesmo. é só ir voltando pelas mensagens em ordem decrescente de data que você vai encontrar, e está disponível o arquivo do desenho original no formato do expresspcb, pronto para imprimir e passar para a placa cobreada.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jun 25, 2010 6:26 pm
por Josenir
kidney Escreveu:josenir, queria saber se voce tem algum projeto de anemometro.eu gotaria de propor a utilizacao de um ciclocomputador para servir de monitor, lembrando que ha dois tipos ,um leva em consideracao o tamanho do aro ja pré estabelecido em polegadas e o outro o tamanho da circunferencia da roda em milimetros que é muito mais preciso,queria usar tambem como palhetas, bolinhas de ping-pong cortadas ao meio,e usar como base um rotor de hd, acho que ficaria muito bom e barato ,fica faltando apenas um toque de mestre, obrigado.
devido ao baixo custo de um anemômetro, talvez não compense construir um. hoje você pode comprar um anemômetro portátil calibrado por aproximadamente r$ 150,00. para constuir um, você vai ter que possuir um anemômetro calibrado para fazer a calibragem do seu. ademais não é tão simples quanto parece.
um medidor de rotação (rpm) já é bem mais fácil de construir, mas também não compensa, pelo mesmo motivo: baixo custo.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta jul 08, 2010 12:47 am
por kidney
josenir , esse anemometro que voce menciona , é de helice ou de tres conchas? por que eu queria um modelo de tres conchas, porque nao precisa procurar a posicao exata do vento. se voce souber quanto custa e onde posso encontra-lo pelo menor preco por favor me comunique.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jul 09, 2010 12:22 am
por Josenir
kidney Escreveu:josenir , esse anemometro que voce menciona , é de helice ou de tres conchas? por que eu queria um modelo de tres conchas, porque nao precisa procurar a posicao exata do vento. se voce souber quanto custa e onde posso encontra-lo pelo menor preco por favor me comunique.
os anemômetros portáteis que eu conheço todos são de hélice. os anemômetros em formato concha são usados apenas em estações meterológicas, onde é necessária grande precisão nas medidas.
para uso em eólica, as medidas de velocidade do vento não precisam de tanto rigor quanto aquelas destinadas a previsão do tempo, por exemplo. os anemômetros mais baratos atendem perfeitamente.

veja alguns no link abaixo:
http://www.instrutemp.com.br/seguranca- ... ce&dir=asc

o meu é deste modelo:
http://www.brasilhobby.com.br/descricao ... rod=i03965

se procurar vai achar a preços mais baixos do que estes.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jul 09, 2010 12:39 am
por kidney
josenir,cá está eu mais uma vez.estou com um projeto em parceria com meu amigo aldemir, de uma turbina eolica usando um alternador de monza(delco remy), este alternador em particular é muito eficiente em comparação com outros que nós possuimos acho que é em função de seu rotor, talvez. estamos usando como multiplicador, uma polia de maquina de costura daquelas antigas, de ferro fundido isto nos dá uma relação de um pouco mais 1:5x,queriamos saber postar fotos mas ainda não temos muita familiaridade com o computador.eu sou novato em eólica mas este meu amigo, o aldemir já tem prá lá de 15 anos que vem fazendo diversas experiências bem sucedidas de aerogeradores de baixa potência.o (sistema) regulador exitador que ele desenvolveu è bem rudimentar na frente do seu,mas deu pra quebrar um galho na década de 90 quando ele (aldemir) instalou seu primeiro aerogerador que ultilizava um alternador delco do opala com modificaçoes no estator(mais espiras com fio mais fino)no municipio de guanacés (distante cerca de 60km de fortaleza)no sitio do sogro dele, que nesta época não possuia rede elétrica.o primeiro sistema regulador exitador funcionava assim:acoplado ao eixo da turbina, na parte de trás havia um motor de imans permanentes com multiplicador que começava a gerar corrente suficiente para acionar um relé quando a turbina alcançava uma certa velocidade,o relé por sua vez mandava um positivo 12v para uma das escovas do rotor , magnetizando-o pois a outra escova já estava aterrada. o único problema que ele teve ,foi carregar a bateria com tensões que ultrapassavam 40 volts. aí você já sabe o que acontece.estamos querendo agora copiar o seu projeto de regulador/exitador , e queriamos saber por quanto você nos enviaria a placa impressa pelos correios se for possivel.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sexta jul 09, 2010 12:55 am
por kidney
josenir, como está o seu projeto da turbina de 2kw? se você já terminou, por favor poste fotos.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado jul 24, 2010 2:45 am
por kidney
alguém aí, sabe do josenir?

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado jul 24, 2010 4:39 pm
por Josenir
kidney Escreveu:josenir,cá está eu mais uma vez.estou com um projeto em parceria com meu amigo aldemir, de uma turbina eolica usando um alternador de monza(delco remy), este alternador em particular é muito eficiente em comparação com outros que nós possuimos acho que é em função de seu rotor, talvez. estamos usando como multiplicador, uma polia de maquina de costura daquelas antigas, de ferro fundido isto nos dá uma relação de um pouco mais 1:5x,queriamos saber postar fotos mas ainda não temos muita familiaridade com o computador.eu sou novato em eólica mas este meu amigo, o aldemir já tem prá lá de 15 anos que vem fazendo diversas experiências bem sucedidas de aerogeradores de baixa potência.o (sistema) regulador exitador que ele desenvolveu è bem rudimentar na frente do seu,mas deu pra quebrar um galho na década de 90 quando ele (aldemir) instalou seu primeiro aerogerador que ultilizava um alternador delco do opala com modificaçoes no estator(mais espiras com fio mais fino)no municipio de guanacés (distante cerca de 60km de fortaleza)no sitio do sogro dele, que nesta época não possuia rede elétrica.o primeiro sistema regulador exitador funcionava assim:acoplado ao eixo da turbina, na parte de trás havia um motor de imans permanentes com multiplicador que começava a gerar corrente suficiente para acionar um relé quando a turbina alcançava uma certa velocidade,o relé por sua vez mandava um positivo 12v para uma das escovas do rotor , magnetizando-o pois a outra escova já estava aterrada. o único problema que ele teve ,foi carregar a bateria com tensões que ultrapassavam 40 volts. aí você já sabe o que acontece.estamos querendo agora copiar o seu projeto de regulador/exitador , e queriamos saber por quanto você nos enviaria a placa impressa pelos correios se for possivel.
já faz algum tempo que eu venho planejando a comercialização deste regulador/excitador. mas antes disso planejei fazer uma revisão geral no circuito, introduzindo alguns melhoramentos, e ainda não consegui terminar. em breve estarei com isso resolvido, e comunico a todos aqui no forum.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: sábado jul 24, 2010 4:45 pm
por Josenir
kidney Escreveu:josenir, como está o seu projeto da turbina de 2kw? se você já terminou, por favor poste fotos.
o meu projeto está há mais de um ano parado por falta de tempo. acontece que eu resolvi terminar a faculdade, e aí a coisa complicou. o curso toma todo tempo que eu tenho e mais o tempo que eu não tenho. tive que parar grande parte dos meus projetos para poder me dedicar aos estudos.
a turbina de 2kw chegou a produzir um pouco mais de 1kw com o alternador de ônibus de 24v x 16 pólos. a parte mecânica suportou muito bem os esforços e excessos de vento. mas ainda há muito o que melhorar. em 2011 termino o curso, e volto com força total.
mas ainda consigo um pouco de tempo para dar uma ajudinha aos colegas do forum. disso eu não abro mão !

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Enviado: quinta ago 05, 2010 1:12 pm
por kidney
josenir, qual tipo de bateria você usa em seus projetos? automomotivas ou estacionárias? qual tipo, modelo e marca você prefere? quanto tempo de vida em média elas duram? onde as encontro? estou a te perguntar porquê estou usando baterias usadas, que nâo estão atendendo as minhas espectativas. estou querendo comprá-las novas por isso venho a te pedir essa ajudinha.