Muitos parabéns ao dois corajosos que se aventuraram a tal desafio e que o superaram facilmente!
Pafi, temos de marcar um encontro na Serra da Estrela para superar todos os records nacionais, em diferença de altitude!
ICEM4N Escreveu:
Esta mota veio de Rio tinto ate Felgueiras. Cerca de 42km. A minha sempre a andar bem e ele atrás. A minha mal aqueceu e a dele queimava a Mao. Isto com temperaturas de 7 graus
Desculpa, mas pode estar a haver alguma especulação!!!
Sejamos praticos... eu vinha a brincar, a cavalo daquele bicho infernal, acelerando e desacelerando, mas mantendo a mesma média de velocidade que o ICEM4N. É normal esperar um maior consumo e consequentemente maior aquecimento com este tipo de condução!
O mesmo motor, ainda sem a diminuição de potencia, por mais que 1 vez, fez 110km seguidos (com 1 carga) em 2 horas, e pouco mais de morno ficou!
Se bem me lembro, sempre que me vinha parar às mãos uma viatura nova e com alta potencia, as médias de consumo eram nos primeiros dias, quase o dobro dos de ao final de umas semanas de a conduzir! Pois quando já se tem as noções do comportamento do motor e se quer poupar combustivel, já sabemos como faze-lo!
Uma das coisas que limita muito o aquecimento das mesmas Predatores é a disponibilidade da corrente que as baterias lhe fornecem.
Quero eu dizer que, mesmo com o controlador regulado para o maximo de potencia, tendo umas baterias com 3kWh ou com 4,6KWh (40Ah e 60Ah respetivamente), sendo estas ThunderSky ou Winston, não conseguiremos ultrapassar muito e de forma continua, sua capacidade nominal.
Se o fizer-mos a tensão baixará tanto que o controlador corta por baixa tensão!
Já com 5,7KWh das HIFE Green Power a coisa muda ligeiramente de figura!
Por este mesmo motivo, já se verificou que não resulta em aumento de potencia, a alteração feita ao controlador, para mais percentagem de potencia, quer no motor, quer nas baterias! (Muitos já o tentaram ingloriamente!)
Resultará um aumento de potencia em baterias, principalmente se estas forem de grande disponibilidade energetica, como umas A123 ou Headway. Claro que mesmo que seja um aumento com as Winston ou equivalentes, notar-se-á melhorias na disponibilidade e em autonomia!