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Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: domingo jan 06, 2013 11:51 pm
por RJSC
Motores de jante com mais potência são difíceis de arranjar, porque não têm arrefecimento nenhum.

Por exemplo, na kelly o mais potente que vendem é só de 6 kW: http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-389.html
E mesmo assim custa 600 dólares (e de portes nem sei quanto será).

A melhor solução seria colocar-lhe nos espaços interiores uns blocos de alumínio ocos para circular água com uma pequena bomba de 12V.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 12:05 am
por ICEM4N
O meu motor em esforço aquece muito menos quase nada

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 12:11 am
por RJSC
ICEM4N Escreveu:O meu motor em esforço aquece muito menos quase nada
Mas foi a par com ele?
É que se calhar ele vai a andar mais que tu nas subidas, não sei.
Mas também desconfio daquele motor. :?

Vamos ter mesmo que organizar um teste a par para saber.

Na tua mota também não tens amperímetro para saber a corrente que gastas em esforço para comparar com a dele.
Porque o que aquece o motor é a corrente, não a tensão.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 12:19 am
por ICEM4N
RJSC Escreveu:
ICEM4N Escreveu:O meu motor em esforço aquece muito menos quase nada
Mas foi a par com ele?
É que se calhar ele vai a andar mais que tu nas subidas, não sei.
Mas também desconfio daquele motor. :?

Vamos ter mesmo que organizar um teste a par para saber.

Na tua mota também não tens amperímetro para saber a corrente que gastas em esforço para comparar com a dele.
Porque o que aquece o motor é a corrente, não a tensão.
Esta mota veio de Rio tinto ate Felgueiras. Cerca de 42km. A minha sempre a andar bem e ele atrás. A minha mal aqueceu e a dele queimava a Mao. Isto com temperaturas de 7 graus

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 12:35 am
por RJSC
ICEM4N Escreveu: Esta mota veio de Rio tinto ate Felgueiras. Cerca de 42km. A minha sempre a andar bem e ele atrás. A minha mal aqueceu e a dele queimava a Mao. Isto com temperaturas de 7 graus
:shock: WTF?
Pronto, está feito o teste! :(

Parece que lhe saiu um motor mais fraco na rifa...
Será que houve um engano na fábrica e veio um motor com bobinagem de 4 kW?
Ou como vinha numa mota com baterias de chumbo, mandaram um motor mais fraco?

Ou então tiveste tu sorte com o motor como tiveste com as baterias, que te saíram melhores que a do resto da malta.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 12:43 am
por pafi
RJSC Escreveu:Motores de jante com mais potência são difíceis de arranjar, porque não têm arrefecimento nenhum.(...)
Há estes, mas não são para scooter: http://www.enertrac.net/product.php
(Está lá uma foto de uma mota conhecida destas andanças)

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 1:05 am
por Jorge Rocha
Só consigo perceber que fizeram uma pausa aos 55 minutos (que deve ter sido para o carregamento), mas desligou alguma vez por aquecimento? Quantas vezes e a quais minutos do grafico?

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 1:07 am
por pafi
Ogadiv, está na hora de alterar a tua foto. Se calhar é por isso que ela anda a aquecer tanto o motor :lol: Está zangada contigo!

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 1:20 am
por pafi
Acho que podes mudar a escala do Sportstracker e voltar a publicar outro gráfico.
E há um novo record - quase 1100m de altitude! E sem ter que ir mexer no motor devido à variação da pressão atmosférica (que diminui à medida que a altitude aumenta). Mais um pormenor a que os VE's estão imunes 8-)
Deve ter sido a primeira scooter a viajar por esses valores. Vamos lá ver se o visitante2 se aventura pelos 1800m do pico do Areeiro, ou então qual será a primeira scooter a subir a serra da Estrela...?

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 2:00 am
por Jorge Rocha
Muitos parabéns ao dois corajosos que se aventuraram a tal desafio e que o superaram facilmente!

Pafi, temos de marcar um encontro na Serra da Estrela para superar todos os records nacionais, em diferença de altitude!

ICEM4N Escreveu:
Esta mota veio de Rio tinto ate Felgueiras. Cerca de 42km. A minha sempre a andar bem e ele atrás. A minha mal aqueceu e a dele queimava a Mao. Isto com temperaturas de 7 graus
Desculpa, mas pode estar a haver alguma especulação!!!
Sejamos praticos... eu vinha a brincar, a cavalo daquele bicho infernal, acelerando e desacelerando, mas mantendo a mesma média de velocidade que o ICEM4N. É normal esperar um maior consumo e consequentemente maior aquecimento com este tipo de condução!
O mesmo motor, ainda sem a diminuição de potencia, por mais que 1 vez, fez 110km seguidos (com 1 carga) em 2 horas, e pouco mais de morno ficou!

Se bem me lembro, sempre que me vinha parar às mãos uma viatura nova e com alta potencia, as médias de consumo eram nos primeiros dias, quase o dobro dos de ao final de umas semanas de a conduzir! Pois quando já se tem as noções do comportamento do motor e se quer poupar combustivel, já sabemos como faze-lo!

Uma das coisas que limita muito o aquecimento das mesmas Predatores é a disponibilidade da corrente que as baterias lhe fornecem.
Quero eu dizer que, mesmo com o controlador regulado para o maximo de potencia, tendo umas baterias com 3kWh ou com 4,6KWh (40Ah e 60Ah respetivamente), sendo estas ThunderSky ou Winston, não conseguiremos ultrapassar muito e de forma continua, sua capacidade nominal.
Se o fizer-mos a tensão baixará tanto que o controlador corta por baixa tensão!
Já com 5,7KWh das HIFE Green Power a coisa muda ligeiramente de figura!
Por este mesmo motivo, já se verificou que não resulta em aumento de potencia, a alteração feita ao controlador, para mais percentagem de potencia, quer no motor, quer nas baterias! (Muitos já o tentaram ingloriamente!)
Resultará um aumento de potencia em baterias, principalmente se estas forem de grande disponibilidade energetica, como umas A123 ou Headway. Claro que mesmo que seja um aumento com as Winston ou equivalentes, notar-se-á melhorias na disponibilidade e em autonomia!

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 8:50 am
por MRider
Hum acho que não é com a potência da minha que me aventuro até ao pico do arreeiro lol

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 10:31 am
por marcopns
Ogadiv, quais os valores de consumo instantâneo que lês nas 3 seguintes situações: em forte aceleração aceleração, a subir a serra com 2 e com punho enrolado a velocidade máxima?
Qual a tensão do pack quando puxas mais de 100ah?
Chamo atenção para a pressão dos pneus. Com 2 pessoas deve ser acima dos 2,5

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 10:38 am
por ogadiv
Neste link, podem consultar o percurso mais detalhado:
http://www.sports-tracker.com/#/workout ... cp69aguhbp

Quanto às paragens por aquecimento foi sensivelmente ao:
km. 31
km. 35
km. 81

De referir que jeitão dá a mota parar por causa do aquecimento, senão ainda ardia :)
Quanto ao resto do comportamento da mota, muito bom, a última alteração da suspensão feita pelo Jorge, o espaço debaixo do banco que dá para levar o farnel e tudo, e o cabo de enrolar, é só desenrolar e carregar :)
Este mês já estão feitos 623 km.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 10:41 am
por ogadiv
marcopns Escreveu:Ogadiv, quais os valores de consumo instantâneo que lês nas 3 seguintes situações: em forte aceleração aceleração, a subir a serra com 2 e com punho enrolado a velocidade máxima?
Qual a tensão do pack quando puxas mais de 100ah?
Chamo atenção para a pressão dos pneus. Com 2 pessoas deve ser acima dos 2,5
Em forte aceleração, vai aos 100 e tal ampares
A subir a serra com 2, evitei passar os 60 ampares
Com o punho enrolado a subir a serra, nunca o fiz

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 11:43 am
por ICEM4N
Anda que sábado, se tudo correr bem e o Jorge Lab estiver aberto ao publico, vais arder essa mota na autoestrada atras de mim...

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 12:21 pm
por Jorge Rocha
Aos kms que desligou (31,35,81), dá para verificar seus motivos de aquecimento, tanto pela média de velocidades nos 10km anteriores como pela diferença de altitude que percorreu, nesses mesmos kms anteriores.
O que poderá também estar a acontecer é que o térmistor ficou regulado para desligar muito cedo, evitando assim algum esquentamento!

ICEM4N, propõe antes o contrário, vens tu na do ogadiv e o ogadiv na tua atrás de ti. Desta forma mata-se dois coelhos de uma só vez!!! :D

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: segunda jan 07, 2013 12:29 pm
por RJSC
ICEM4N Escreveu:Anda que sábado, se tudo correr bem e o Jorge Lab estiver aberto ao publico, vais arder essa mota na autoestrada atras de mim...
Invejoso... Querias era que lhe ardesse a mota! :lol:

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 08, 2013 5:23 pm
por marcopns
ogadiv Escreveu: Em forte aceleração, vai aos 100 e tal ampares
A subir a serra com 2, evitei passar os 60 ampares
Com o punho enrolado a subir a serra, nunca o fiz
Lembro-me que o Jorge sobreaqueceu o motor no primeiro grande teste, 40km em auto-estrada. Isso não é nada normal!

A mota certamente esta com um consumo exagerado e desperdiça muita energia no aquecimento do motor!
Parece-me que o motor ou o controlador não estão bem... e eu aposto no controlador!

Se vêm ao JorgeLab no próximo sábado, eu também lá estou... :)

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 08, 2013 5:49 pm
por jmal
marcopns Escreveu:
ogadiv Escreveu: Em forte aceleração, vai aos 100 e tal ampares
A subir a serra com 2, evitei passar os 60 ampares
Com o punho enrolado a subir a serra, nunca o fiz
Lembro-me que o Jorge sobreaqueceu o motor no primeiro grande teste, 40km em auto-estrada. Isso não é nada normal!

A mota certamente esta com um consumo exagerado e desperdiça muita energia no aquecimento do motor!
Parece-me que o motor ou o controlador não estão bem... e eu aposto no controlador!

Se vêm ao JorgeLab no próximo sábado, eu também lá estou... :)

Eu aposto no motor, até neste teu post tá a explicação para isso, e no post onde ele fala desse teste também. Esse motor deve ter um cheiro a queimado já algo intenso, basta desapertar alguns parafusos para terem a certeza.

Re: SW - Predator 5000 - Ogadiv

Enviado: terça jan 08, 2013 6:18 pm
por marcopns
jmal Escreveu: Eu aposto no motor, até neste teu post tá a explicação para isso, e no post onde ele fala desse teste também. Esse motor deve ter um cheiro a queimado já algo intenso, basta desapertar alguns parafusos para terem a certeza.
Penso que o motor já foi aberto para trocar os sensores hall que derreteram com o sobreaquecimento desse mesmo teste.