o melhor é preencher o espaço disponível nas ranhuras do estator com o triplo do número de espiras, usando o fio mais grosso possível. mais espiras não são necessárias, apenas vão diminuir a potência.mauricio.figueiredo Escreveu:obrigado pela ajuda senhores. bem em relação a ter que usar fio mais fino e perder potência, eu tinha conhecimento disto, mas quando me referi ao número de espiras, eu não intencionava a diminuir mais ainda a bitola do fio, para colocar mais foi, e sim o máximo possível com o mesmo fio utilizado para triplicar o número de espiras. ou seja, se o fio fosse 20, e desse mais do que o triplo de espiras, sei la umas 5 ou dez a mais eu colocaria, esta era a ideia, mas como sou novo e ainda não montei nada, estou tentando pegar o máximo de informação possível antes de me aventurar.
o número ideal de pás para qualquer condição de vento, e que está consagrado mundialmente é 3. para condições de ventos fracos pode-se pensar em usar 4 pás. mais do que isso acaba-se incorrendo em erro semelhante a usar muito mais espiras do que o necesário no alternador. a rotação fica muito baixa e produz pouco torque.mauricio.figueiredo Escreveu:outro detalhe seria em relação ao torque: pelo que pesquisei até agora, um maior número de pás aumenta o torque, porém também faz com que a turbina gire mais lento, correto?
na minha região, as vezes venta bastante, mas em boa parte do tempo o vento não é muito forte, apesar de constante.
a minha intenção era então montar com um número maior de pás, e com um alternador que atingisse uma voltagem/amperagem decente, com o mínimo de rotação possível. note bem, é so uma ideia, não sei se é possível.
uma ideia mais viável é usar um diâmetro maior. com uma hélice de diâmetro maior terá uma perda de velocidade, mas essa perda é bem menor do que se aumentar o número de pás. e neste caso consegue varrer uma área maior e captar mais energia do vento.