Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
-
alexjp4
- Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
ontem reclamei para a pmlink e-mail e por telefone, por causa dos prazos e que ainda não tinha sido contactado e recebi hoje um email a dizer "que a minha reclamação tinha sido devidamente encaminhada para a norquente, que o técnico instalador entrará em contacto o mais brevemente possivel, para agendar a data da instalação."
a minha mulher tambem ligou para lá para saber o que se passava e o que lhe disseram foi que tem havido uma grande procura destes paineis e que o fabricante está a ter dificuldades no fornecimento não sei se com os outros tambem é assim.
vou ficar a aguardar
a minha mulher tambem ligou para lá para saber o que se passava e o que lhe disseram foi que tem havido uma grande procura destes paineis e que o fabricante está a ter dificuldades no fornecimento não sei se com os outros tambem é assim.
vou ficar a aguardar
-
alexjp4
- Membro Gold

- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
então está correcto eles só têm é que reparar e pôr o equipamento a funcionar como deve de ser.ccarvalho Escreveu:boa tarde;
uma das válvulas do módulo do meu sistema 300lt ts vulcano não estava a funcionar bem.
hoje mesmo de manhã veio cá o instalador que me instalou tudo...e substituíu a peça inteira.
portanto...apesar dessa alínea 7, talvez tb se possa fazer desta maneira...não sei.
cmpts...
isto só vem contrariar o que alguns dizem por aí que quando aparecerem as avarias os equipamentos não têm assistencia porque o fabricante fica muito longe e não se vai deslocar para substituir ou reparar o que estiver mal.
ligou directamente para o instalador?
-
D'eu
- Membro Silver

- Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm
eu hoje já fui contactado pelo instalador. vão entregar o material na próxima quarta-feira e o instalador vem montar tudo na quinta seguinte. no que me diz respeito todos os prazos têm sido cumpridos ... as 4 semanas terminam daqui a duas semanas ... mas tenho conhecimento de situações em que a instalação foi realizada logo quase imediatamente...
Porque o Futuro, pode ser melhor ...
-
gonça
- Membro

- Registado: terça jan 20, 2009 9:36 pm
jfkpt Escreveu:exactamente, a publicidade da roca é enganosa.interrogação Escreveu:não concordo consigo minimamente.gonça Escreveu:
concordo consigo,não esquecer que há outras marcas na "guerra" entre as quais a roca.
estive a ler cuidadosamente o prospecto da roca, e fazendo bem as contas a roca não está minimamente na corrida.
notem-se os items que estão como custo extra, bem como a falta de manutenção...
não está incluida instalação, componentes, nem manutenção.
não percebo como continuam a impingir a roca... devem ser revendedores.
de certeza não conhece as condições apresentadas pela roca,caso positivo não fazia essas afirmações.
as propostas da roca incluem instalação,componentes e manutenção.sou instalador,já fiz vários contratos da roca e de outras marcas o que me leva com conhecimento de causa a fazer tal afirmação.
vamos com calma,pode não gostar da marca ou dos preços está no seu direito , mas !!!!!!
-
D'eu
- Membro Silver

a roca tem no seu programa 6 anos de manutenção incluída no preço?
-
Magma
- Membro Silver

- Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm
na proposta da roca a manutenção incluída no preço é apenas para o primeiro ano, correcto?
o módulo solar ou a resistência eléctrica, não estão incluídos no preço da proposta, correcto?
o módulo solar ou a resistência eléctrica, não estão incluídos no preço da proposta, correcto?
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável
-
D'eu
- Membro Silver

a manutenção durante o primeiro ano é 5*! porque se ficar tudo bem instalado aquando da primeira visita o 1 ano já passou ... ... e depois, a parte engraçada, é que alguns destes sistemas têm garantias de 5 anos por ex. mas para que esta garantia seja válida tem de haver um contrato de manutenção. a 120€ durante 6 anos vão 720€!!!!
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
boa noite a todos
antes de mais quero esclarecer o seguinte:
não entrei no fórum com intuito comercial
que eu saiba ainda não referenciei a marca que comercializo, nem o irei fazer, para já é contra o regulamento do fórum, e também ainda não critiquei nenhuma marca.
não sou contra o protocolo mas sim contra a sua transparência e favorecimento comercial, acho que isso é um ponto que qualquer um de vós se consegue aperceber.
tentando responder a todos de forma seguida:
tlicas
pode favorecer o inverno dando mais inclinação, mas porquê?
como já referi em cima não quero vender painéis atravez do fórum, se quer barato compre norquente ou então compre material chinoca ainda fica mais barato.
jfkpt
norquente – 1.91 m2 x 2 = 3.82 m2
2.058 kwh / 3.82m2 = 0.53 kwh por m2
vulcano - 2.23m2 x 1 = 2.23 m2
1.748 kwh / 2.23 m2 = 0.78 kwh por m2
atenção que a energia anual referida é calculada sobre a área total disponível obviamente quantos mais painéis tivermos maior será a energia fornecida.
se tivéssemos a mesma área na vulcano teríamos 2.97 kwh anual.
para tudo existe um ponto de equilíbrio, diga-me compare com todas as outras marcas o porque de só nesta existir uma área superior à outras?
agora raciocine.
volt
letras maiúsculas serve para frisar pontos importantes, quanto aos smilies se eles cá estão servem para alguma coisa talvez dar algum animo ao tópicos.
pedromi
não adivinho más instalações, eu já as vi.
não me condenem por os alertar, vou-vos dar um conselho no dia que forem montar o equipamento estejam presentes e façam todo o tipo de perguntas as quais tem duvidas outra verifiquem as telhas depois da obra concluída.
interrogação
exatamente, um sistema solar nunca poderá cobrir a necessidade a 100% durante todo o ano dai tentarmos dimencionar para que seja os 100% na altura de mais calor, mas posso-lhe dizer que um sistema bem dimensionado garante-lhe 70 ou 80 % anual.
os 100 % no inverno será difícil cobrir.
quanto aos dispositivos de segurança para o sobre dimensionamento no termossifão o mais comum será a válvula de expanção térmica que por acaso dos equipamentos no protocolo só as solargus é que tem, existem outros sistemas de proteção mas são equipamentos ligeiramente mais caros e doutra marca é claro.
ccarvalho
sistemas perfeitos não existem seja qual for a área de negócio
não vou mencionar preços nem marcas
os valores a apresentar dependem da instalação
quanto a si sr d'eu
você está-me a interpretar mal, eu não me julgo o maior, eu não sou perfeito mas tento ser profissional no que faço, alem de se ter que ter prática tem que se ter formação para evoluir .
você já vio a minha paciência, perco tempo a tentar vos dar dicas e depois levo com comentários como o seu, é ingrato não é. mas é engraçado criticam mas não provam o contrário do que eu digo!!!
o melhor sistema forçado neste momento no protocolo é sonnenkraft
aspectos importantes na instalação:
acompanhar toda a obra
isolamento armaflex sht 20mm, diâmetro da tubagem 15mm, pescoço de cavalo nas ligações á saída do deposito para o colector, varrimento do ar e enchimento do circuito primário efectuado com bomba de carga especifica para o efeito, existem mais pormenores mas para já chega.
alexjp4
antes de mais quero esclarecer o seguinte:
não entrei no fórum com intuito comercial
que eu saiba ainda não referenciei a marca que comercializo, nem o irei fazer, para já é contra o regulamento do fórum, e também ainda não critiquei nenhuma marca.
não sou contra o protocolo mas sim contra a sua transparência e favorecimento comercial, acho que isso é um ponto que qualquer um de vós se consegue aperceber.
tlicas
como já referi em cima não quero vender painéis atravez do fórum, se quer barato compre norquente ou então compre material chinoca ainda fica mais barato.
jfkpt
está equivocadoexactamente, contra factos não há argumentos.
ora então vamos lá ver os factos:
norquente:
energia anual fornecida - 2058kwh
àrea dos colectores - 1,92*2 = 3,82m2
vulcano:
energia anual fornecida - 1748kwh`
àrea dos colectores - 2,23 m2
fazendo um comparativo:
energia: 2058/1748 = 1,18 - ou seja, o sistema da norquente fornece mais 18% de energia.
àrea: 3,82/2,23 = 71% - a àrea do norquente é superior em 71% ao da vulcano.
atenção que a energia anual referida é calculada sobre a área total disponível obviamente quantos mais painéis tivermos maior será a energia fornecida.
se tivéssemos a mesma área na vulcano teríamos 2.97 kwh anual.
para tudo existe um ponto de equilíbrio, diga-me compare com todas as outras marcas o porque de só nesta existir uma área superior à outras?
agora raciocine.
volt
letras maiúsculas serve para frisar pontos importantes, quanto aos smilies se eles cá estão servem para alguma coisa talvez dar algum animo ao tópicos.
pedromi
não adivinho más instalações, eu já as vi.
não me condenem por os alertar, vou-vos dar um conselho no dia que forem montar o equipamento estejam presentes e façam todo o tipo de perguntas as quais tem duvidas outra verifiquem as telhas depois da obra concluída.
interrogação
exatamente, um sistema solar nunca poderá cobrir a necessidade a 100% durante todo o ano dai tentarmos dimencionar para que seja os 100% na altura de mais calor, mas posso-lhe dizer que um sistema bem dimensionado garante-lhe 70 ou 80 % anual.
os 100 % no inverno será difícil cobrir.
quanto aos dispositivos de segurança para o sobre dimensionamento no termossifão o mais comum será a válvula de expanção térmica que por acaso dos equipamentos no protocolo só as solargus é que tem, existem outros sistemas de proteção mas são equipamentos ligeiramente mais caros e doutra marca é claro.
ccarvalho
sistemas perfeitos não existem seja qual for a área de negócio
não vou mencionar preços nem marcas
os valores a apresentar dependem da instalação
quanto a si sr d'eu
quem melhor para lhe responder do que o sr ccarvalho ou qualquer outro forista que tenha instalado o sistema pelo governo.já agora como é que o instalador fyntas sabe que nos sistemas até agora instalados não foi instalada a dita válvula redutora? se calhar faz fiscalização e conhece todos os sistemas até agora montado.
essa é uma pergunta básica para dimensionamento do sistema, comecei a trabalhar em energia solar em 2002, comecei a trabalhar por minha conta em 2003 e já nessa altura eu fazia essa pergunta.olhe que nos meus 10 orçamentos não vi ninguem a perguntar-me qual era o meu consumo ... ou apresentar-me calculos da energia que necessito para aquecer x l de água na região onde eu vivo
você está-me a interpretar mal, eu não me julgo o maior, eu não sou perfeito mas tento ser profissional no que faço, alem de se ter que ter prática tem que se ter formação para evoluir .
você já vio a minha paciência, perco tempo a tentar vos dar dicas e depois levo com comentários como o seu, é ingrato não é. mas é engraçado criticam mas não provam o contrário do que eu digo!!!
eu do-lhe uma dicajá agora, algum utilizador instalou o sistema de circulação forçada ao abrigo deste programa? será que podia dar o seu feedback? (prometo que não critico nada! sim, porque de caminho o pessoal até tem medo de escrever ...).
o melhor sistema forçado neste momento no protocolo é sonnenkraft
aspectos importantes na instalação:
acompanhar toda a obra
isolamento armaflex sht 20mm, diâmetro da tubagem 15mm, pescoço de cavalo nas ligações á saída do deposito para o colector, varrimento do ar e enchimento do circuito primário efectuado com bomba de carga especifica para o efeito, existem mais pormenores mas para já chega.
não estou a criticar os instaladores só vos estou a alertar para terem atençãoexcesso de críticas? mas são os instaladores que vêm aqui criticar-se uns aos outros!!! que querem que se faça? são eles que vêm dizer que as instalações feitas pelo colega não estão correctas ... que são sobredimensionadas ... que são isto ... que são aquilo ... não tenho culpa que não haja ética profissional! lol
alexjp4
isto ainda está fresco ainda existem muitas instalações a fazerentão está correcto eles só têm é que reparar e pôr o equipamento a funcionar como deve de ser.
isto só vem contrariar o que alguns dizem por aí que quando aparecerem as avarias os equipamentos não têm assistencia porque o fabricante fica muito longe e não se vai deslocar para substituir ou reparar o que estiver mal.
-
Magma
- Membro Silver

- Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm
qual o melhor ts 300l do programa?
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
neste momento em minha opinião é o vulcano.
em breve vai entrar outra marca, indiscutivelmente melhor.
em breve vai entrar outra marca, indiscutivelmente melhor.
-
tlicas
- Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
fyntas;fyntas Escreveu:
tlicas
bom dia. efectivamente o sr disse que o problema do norquente que é o sobredimensionamento e que de verão ia ser complicado. penso que se aumentar a inclinação dos painéis e priveligiar o inverno, também deixo de ter o problema de sobredimensionamento no verão. correcto ?
quanto a instalar produto chinês, bem, muitas das marcas reputadas que estão ou querem estar no programa do estado se calhar vão buscar muita coisa à china, mas tudo bem, se calhar têm um marketing eficiente e enganam os pacóvios.
quanto ao que vou instalar, neste momento estou inclinado para norquente, mas ainda não decidi, estou à espera da próxima remessa de aderentes ao programa para então decidir.
cumprimentos
tlicas
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
onde é que estou equivocado?fyntas Escreveu:
está equivocado
sempre referi que o painel da norquente tem menor rendimento do que o da vulcano, mas o sistema completo da norquente fornece mais energia.
e volto a reforçar, o que interessa ao utilizador não é o rendimento individual dos painéis, mas sim o do sistema.
para mim é óbvio, os colectores da norquente, uma vez que têm menor rendimento, são mais baratos, daí eles incluirem dois em vez de um.fyntas Escreveu:
agora raciocine.
e o problema do sobredimensionamento para mim é uma falsa questão.
neste momento a tecnologia encontra-se num estado em que um colector único apenas consegue captar x energia.
se a tecnologia actual permitisse que o colector conseguisse captar o dobro do que acontece actualmente acha que não era usado? claro que era.
ainda sobre o "sobredimensionamento":
para o vulcano, comparação entre os ts de 200 e 300l:
ts de 200l - ts de 300l -> 50% mais água.
energia 200l = 1748kwh - energia 300l = 2778kwh -> 59% mais energia no ts de 300l.
ora se "apenas" há 50% mais de água, porque é que o sistema fornece 59% mais?
deve estar sobredimensionado!
isto tudo para dizer que também consigo distorcer os dados para puxar a brasa à minha sardinha.
como já referi, gostava que a discussão fosse produtiva e não andassemos todos aqui a inventar problemas, mas fico irritado com certos comentários e gosto de responder na mesma moeda.
não leve a mal, é tudo no espírito da discussão sã!
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
concordo com o fyntas no aspecto em que temos que estar presente no dia da instalação e fazer todas as perguntas ao instalador para que ele faça a instalação bem feita, pois com tanto pedido e vendo pelo tempo de espera da norquente os instaladores não têm mãos a medir, se forem bons profissionais, provavelmente não fazem nada de errado, mas é um factor que ajuda a atabalhoar e a deixar as coisas mal feitas.
como não percebo nada destes sistemas será que alguém poderia colocar uma pequena lista de questões a serem feitas ao instalador no dia da instalação? uma espécie de cábula para quando estiver no telhado sacar do papel às escondidas
[[]]
como não percebo nada destes sistemas será que alguém poderia colocar uma pequena lista de questões a serem feitas ao instalador no dia da instalação? uma espécie de cábula para quando estiver no telhado sacar do papel às escondidas
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
Interrogação
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm
eu também estou à espera da próxima fornada, para um cf de 300 l.
para já iria para wikora, porque me "senti" bem com o instalador que foi a casa (bastante prestável, esclarecedor, de mente aberta a várias soluções), e por a nível de qualidade estar muito perto da sonnenkraft (pelo que me foi comentado).
já agora, na próxima fornada qual seria a sua preferência de marca, fyntas?
cumprimentos
ps: na realidade o que desejava é que a amk e os seus tubos de vácuo entrassem no programa, pois seria a minha escolha natural dado ter o telhado virado a norte e uma parede vertical virada a sul...
para já iria para wikora, porque me "senti" bem com o instalador que foi a casa (bastante prestável, esclarecedor, de mente aberta a várias soluções), e por a nível de qualidade estar muito perto da sonnenkraft (pelo que me foi comentado).
cumprimentos
ps: na realidade o que desejava é que a amk e os seus tubos de vácuo entrassem no programa, pois seria a minha escolha natural dado ter o telhado virado a norte e uma parede vertical virada a sul...
-
jfkpt
- Membro Dedicado

- Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am
o instalador da wikora foi a sua casa ao abrigo do programa do estado, sem compromisso?interrogação Escreveu:eu também estou à espera da próxima fornada, para um cf de 300 l.
cumprimentos
ou teve que pagar alguma coisa?
-
infravermelho
- Membro Dedicado

- Registado: terça abr 29, 2008 10:54 pm
boas,
mas já alguem sabe quais sao as marcas que vao entrar ou quando vao entrar?
cumprimentos
mas já alguem sabe quais sao as marcas que vao entrar ou quando vao entrar?
cumprimentos
-
Interrogação
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm
não foi através do programa.jfkpt Escreveu: o instalador da wikora foi a sua casa ao abrigo do programa do estado, sem compromisso?
ou teve que pagar alguma coisa?
mandei um e-mail a uma série de instaladores que me pareciam representar material que me interessava.
este respondeu e prontificou-se a ir ver o local. foi bastante atencioso, e tem-me respondido a diversas dúvidas, por telefone e e-mail.
-
ffbento
- Membro Dedicado

- Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm
ora vivam,
tal como agendado, na terça-feira recebi o material (ts 200l da vulcano). o material é entregue pelo fornecedor. na quarta o instalador começou a instalação e ontem terminou (2 dias).
pontos positivos a salientar:
- excelente profissionalismo (datas/horas combinadas, etc).
- disponibilidade para satisfazer o cliente (local de instalação do painel, passagem dos tubos pela chaminé-assumindo que os tubos seriam nesse caso diferentes - sem custo adicional, etc).
- capacidade e condições de trabalho (escada com elevador eléctrico para colocar o material no telhado - casa com 1º andar).
- voluntarismo (foi necessário mudar o esquentador ligeiramente para o kit caber dentro do móvel da cozinha e isso implicou inclusivé mudar tubos do gaz, água, etc - sem qualquer problema ou custo adicional).
- comunicação - surgiram dúvidas/questões/opções e ligaram-me sempre para clarificar e/ou confirmar (ex: surgiu uma questão com a colocação do tubo de descarga da válvula de segurança. em vez de decidirem - dado que eu não estava no local - ligaram-me explicaram-me e decidimos em conjunto).
pontos negativos:
- até agora, a única coisa que não me agradou foi ter de esperar sensivelmente 2 semanas após a primeira visita, para validação da viabiliade da instalação e a instalação propriamente dita. isso deveu-se à disponibilidade do instalador. contudo, por outro lado, na altura foi marcada uma data que foi religiosamente respeitada, pelo que classifico isto como um ponto "neutro".
não quer dizer que não possa vir a mudar de opinião e a descobrir problemas que ainda nao conheço, mas para já estou bastante satisfeito.
de salientar que deixei expresso que sou potencial cliente de microgeração e que se o instalador me deixasse satisfeito estaria em condições vantajosas para essa futura etapa.
como a instalação acabou ontem já ao final da tarde, só hoje é que vou verificar se a coisa está a funcionar.
ainda não tive tempo de subir ao telhado para confirmar as ligações e isolamento mas vou fazê-lo no fim-de-semana e depois colocarei aqui uma actualização e fotografias.
tenho aqui o contrato de manutenção e o protocolo de intervenção celebrados com a vulcano. se estiverem interessados posso disponibilizar para consulta.
deixo também uma pergunta para os especialistas: a válvula de expansão neste sistema está dentro do depósito (foi esta a informação que me foi dada)?
obrigado
ffb
tal como agendado, na terça-feira recebi o material (ts 200l da vulcano). o material é entregue pelo fornecedor. na quarta o instalador começou a instalação e ontem terminou (2 dias).
pontos positivos a salientar:
- excelente profissionalismo (datas/horas combinadas, etc).
- disponibilidade para satisfazer o cliente (local de instalação do painel, passagem dos tubos pela chaminé-assumindo que os tubos seriam nesse caso diferentes - sem custo adicional, etc).
- capacidade e condições de trabalho (escada com elevador eléctrico para colocar o material no telhado - casa com 1º andar).
- voluntarismo (foi necessário mudar o esquentador ligeiramente para o kit caber dentro do móvel da cozinha e isso implicou inclusivé mudar tubos do gaz, água, etc - sem qualquer problema ou custo adicional).
- comunicação - surgiram dúvidas/questões/opções e ligaram-me sempre para clarificar e/ou confirmar (ex: surgiu uma questão com a colocação do tubo de descarga da válvula de segurança. em vez de decidirem - dado que eu não estava no local - ligaram-me explicaram-me e decidimos em conjunto).
pontos negativos:
- até agora, a única coisa que não me agradou foi ter de esperar sensivelmente 2 semanas após a primeira visita, para validação da viabiliade da instalação e a instalação propriamente dita. isso deveu-se à disponibilidade do instalador. contudo, por outro lado, na altura foi marcada uma data que foi religiosamente respeitada, pelo que classifico isto como um ponto "neutro".
não quer dizer que não possa vir a mudar de opinião e a descobrir problemas que ainda nao conheço, mas para já estou bastante satisfeito.
de salientar que deixei expresso que sou potencial cliente de microgeração e que se o instalador me deixasse satisfeito estaria em condições vantajosas para essa futura etapa.
como a instalação acabou ontem já ao final da tarde, só hoje é que vou verificar se a coisa está a funcionar.
ainda não tive tempo de subir ao telhado para confirmar as ligações e isolamento mas vou fazê-lo no fim-de-semana e depois colocarei aqui uma actualização e fotografias.
tenho aqui o contrato de manutenção e o protocolo de intervenção celebrados com a vulcano. se estiverem interessados posso disponibilizar para consulta.
deixo também uma pergunta para os especialistas: a válvula de expansão neste sistema está dentro do depósito (foi esta a informação que me foi dada)?
obrigado
ffb
-
D'eu
- Membro Silver

ffbento: se poderes disponibilizar o documento da manutenção para consulta a gente agradece.
ficamos a aguardar pela tua opinião ... e pelas fotografia ...
obrigada!
ficamos a aguardar pela tua opinião ... e pelas fotografia ...
obrigada!
-
ffbento
- Membro Dedicado

- Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm
tentei adicionar o do contrato interessa (sem a folha de rosto onde constam a identificação da empresa e do cliente) mas mesmo assim ficou demasiado grande. depois arranjo alternativa.
ffb
ffb