Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

marcioclavery Escreveu:bom tenho uma duvida
vou enrolar um alternador de 12v para 24v
tenho essa duvida usar fios 19 ou 20, onde vou enrolar falou para usar fio 22, daria certo.
tenho que mudar o rotor para 24v.
se for para usar conforme indicado aqui, juntamente com o nosso regulador/excitador, a receita é fazer um novo enrolamento com o triplo do número de espiras. sobre a bitola do fio, deve-se usar o mais grosso possível, desque que a nova bobina encaixe no espaço físico disponível nas ranhuras do estator. como varia muito esse espaço disponível, o único jeito é experimentar. se usar um fio muito fino, vai sobrar espaço, e vai ter menos potência disponível. até o momento, o fio mais fino que tenho usado é o 20 awg.
o rotor não precisa ser alterado, pois o gerador vai gerar 12v.

bigao
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda dez 21, 2009 9:34 pm

Mensagem por bigao »

josenir Escreveu:
epifanio Escreveu:bom dia josenir
estou começando a por o meu projeto em pratica. já consegui um alternador automotivo de 12v/35a da boch, seguindo suas instruçoes, pretendo usar um sistema de polias de alunminio 4:1 (200mm e 50mm). escolhi as polias de alumino por que acho que apresentam menor inercia.
agora vem minha duvida, eu estou construindo helices de pvc com 60cm de comprimento cada, isto será suficiente?
aguardo.
a minha experiência tem mostrado que para uma ampliação de 1:4 você precisaria ter uma hélice de 4 pás de 1m. com 3 pás de 60cm eu penso que, devido ao baixo torque, as perdas de ampliação serão muito grandes, mesmo para uma relação de 1:2. então seria melhor usar a hélice direto no eixo do alternador ou aumentar o tamanho das pás.

procure se preocupar também com a aerodiâmica das pás, para conseguir tirar delas o máximo de velocidade e torque. elas devem ter o perfil torcido da base para a ponta, de modo que o passo na base seja de 20º a 40º e nas pontas chegue a 0º ou próximo disso. uma ideia prática para definir as medidas das pás e conseguir um bom ganho é cortar as pás com a largura de 15% do comprimento na base e de 5% do compimento na ponta.
hélice2.jpg

oi amigo parabens pelo trabalho antes de mais nada.sou totalmente leigo no assunto de energia aeólica mas estava aqui lendo suas experiências, e pensei se seria possivel fazer um aero gerador fazendo uma adaptação naqueles exaustores que existem nos telhados de muitas industrias e galpões tendo em vista que os mesmos usam a força dos ventos para fazer a exaustão, tendo em vista que para uso em grandes cidades seria uma solução de repente mais fácil de instalar.obrigado a todos.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

bigao Escreveu:oi amigo parabens pelo trabalho antes de mais nada.sou totalmente leigo no assunto de energia aeólica mas estava aqui lendo suas experiências, e pensei se seria possivel fazer um aero gerador fazendo uma adaptação naqueles exaustores que existem nos telhados de muitas industrias e galpões tendo em vista que os mesmos usam a força dos ventos para fazer a exaustão, tendo em vista que para uso em grandes cidades seria uma solução de repente mais fácil de instalar.obrigado a todos.
eu conheço o exaustor ao qual você se refere. para o fim a que ele se destina, realmente é muito eficiente. já para aproveitar a sua força mecânica para a produção de energia, eu penso que não venha a ter bom aproveitamento, mas não deixa de ser uma ideia a se pensar. se tiver uma oportunidade, vou experimentar.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico »

josenir,

andei meio fora do forum nestes ultimo mes, mas tambem verifiquei que estes topicos tambem não tiveram muito movimento.
gostaria de compartilhar uma informação que me chegou as mãos e já estou pesquisando por aqui como conseguir este equipamento.
por favor de uma olhada e depois me fale sobre este grid tie inverter.
http://www.chinesegrid.com/wind-grid-ti ... al467.html

um grande abraço a todos

Amazonas
Membro
Membro
Registado: terça jan 05, 2010 6:12 pm

Mensagem por Amazonas »

josenir, após ler os 14 ítens sobre o tema em questão, parabenizo a todos e pricipalmente a você pelo execelente trabalho e publicação livre a qualquer pessoa que deseje utilizar essa fonte como mais uma alternativa. sou leigo e interassado em energia eolica e nos finais de semana, gosto de fazer umas trelas diferente ademais, minha profissão é suporte em segurança, trabalho numa empresa federal e realizo forense par
a a receita federal. gostaria de solicitar do amigo uma ajuda: ganhei do meu cunhado um alternado do astra gm 12v 100a, esse alternado foi rebobinado para 24v aqui em recife é claro que não fui eu mas, gostaria muito de fazê-lo. a placa já está pronta e testei conforme você ensinou bem explicadinho inclusive, com os problemas que ocorreu com os colegas do forum, eu fui sanando aos pouquinhos. agora, minha duvida: meu alternador está acom a bobina com três fios, presumo que seja trifásico, ai tudo bem, ocorre que você mostra no esquema de ligação uma entrada para o ac daí a dúvida, sobram duas entradas, onde ligar e mais, os diodos serão preservados ou seja, esses 3 diodos que estavam no circuito do alternador serão utilizados no seu esquema? abaço a todos.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

amazonas Escreveu:josenir, após ler os 14 ítens sobre o tema em questão, parabenizo a todos e pricipalmente a você pelo execelente trabalho e publicação livre a qualquer pessoa que deseje utilizar essa fonte como mais uma alternativa. sou leigo e interassado em energia eolica e nos finais de semana, gosto de fazer umas trelas diferente ademais, minha profissão é suporte em segurança, trabalho numa empresa federal e realizo forense par
a a receita federal. gostaria de solicitar do amigo uma ajuda: ganhei do meu cunhado um alternado do astra gm 12v 100a, esse alternado foi rebobinado para 24v aqui em recife é claro que não fui eu mas, gostaria muito de fazê-lo. a placa já está pronta e testei conforme você ensinou bem explicadinho inclusive, com os problemas que ocorreu com os colegas do forum, eu fui sanando aos pouquinhos. agora, minha duvida: meu alternador está acom a bobina com três fios, presumo que seja trifásico, ai tudo bem, ocorre que você mostra no esquema de ligação uma entrada para o ac daí a dúvida, sobram duas entradas, onde ligar e mais, os diodos serão preservados ou seja, esses 3 diodos que estavam no circuito do alternador serão utilizados no seu esquema? abaço a todos.
em primeiro lugar, meus parabéns por ter conseguido montar o regulador/excitador. infelizmente, isso ainda não está ao alcance de todos.
os três fios que saem da bobina do estator do alternador devem ser ligados na ponte retificadora do mesmo, que se encontra na tampa traseira, como já era usado originalmente. assim a corrente alternada gerada pelo alternador será convertida em corrente contínua pelos diodos originais, e o terminal positivo de saída do alternador será ligado no positivo da bateria, conforme o esquema de ligação. dessa forma a energia será enviada para a bateria.
apenas um dos três fios do estator é ligado ao circuito diretamente, e isso é necessário apenas como um forma de sensoriar o momento de ser acionada a excitação. e mesmo este fio que vem para o circuito deve continuar ligado à ponte retificadora.

ederbio
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta fev 03, 2010 7:39 pm

Mensagem por ederbio »

josenir não entendo nada de tudo isso mas tenho muito interesse em um gerar de energia que use fontes alternativas. vc poderia me informar o valor aproximado para se construir um aerogerador como esse que expôs?

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

ederbio Escreveu:josenir não entendo nada de tudo isso mas tenho muito interesse em um gerar de energia que use fontes alternativas. vc poderia me informar o valor aproximado para se construir um aerogerador como esse que expôs?
ederbio, esta é a sua primeira intervenção no fórum e fórum quer dizer discussão de ideias, não fornecedor de preços.
seria bom se apresentar em apresentações e como diz que não entende nada deveria ler para entender...
o josenir expôs todo o seu trabalho aqui no fórum o que seria bom também você lê-lo!
se quiser saber o preço deverá pedir directamente ao josenir por mp.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

sobrinhomario
Membro
Membro
Registado: quarta jan 27, 2010 12:46 pm

Mensagem por sobrinhomario »

boas pessoal

josenir

quanto mais eu exploro este fórum, mais fico perplexo...
sinto-me como uma criança numa loja de doces e brinquedos...

mas, gostaria de perguntar uma coisa:
conforme eu entendí, o o regulador/excitador incia a excitação a, digamos, 180 rpm, e desliga a 175 rpm (exemplo, é claro!)
pois bem, se tivermos ventos brandos, que a turbina fique oscilando nessa faixa, o excitador vai ficar ligando e desligando constantemente, correto?
pois bem, e se colocarmos atrás das pás um volante de motor de automóvel, para funcionar como volante de inércia (como no motor), creio que a oscilação diminuiria muito... claro que a turbina iria demorar um pouquinho mais para partir, mas depois de vencida a inércia, teria energia acumulada, mantendo uma rotação mais constante, e " sentindo" menos o peso do alternador excitado...

sem contar também que poderia ser utilizada a cremalheira em volta dele, como transmissor da força...

desculpem o post longo

sucesso a todos

antonio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sobrinhomario Escreveu:boas pessoal
josenir
quanto mais eu exploro este fórum, mais fico perplexo...
sinto-me como uma criança numa loja de doces e brinquedos...
mas, gostaria de perguntar uma coisa:
conforme eu entendí, o o regulador/excitador incia a excitação a, digamos, 180 rpm, e desliga a 175 rpm (exemplo, é claro!)
pois bem, se tivermos ventos brandos, que a turbina fique oscilando nessa faixa, o excitador vai ficar ligando e desligando constantemente, correto?
pois bem, e se colocarmos atrás das pás um volante de motor de automóvel, para funcionar como volante de inércia (como no motor), creio que a oscilação diminuiria muito... claro que a turbina iria demorar um pouquinho mais para partir, mas depois de vencida a inércia, teria energia acumulada, mantendo uma rotação mais constante, e " sentindo" menos o peso do alternador excitado...
sem contar também que poderia ser utilizada a cremalheira em volta dele, como transmissor da força...
desculpem o post longo
sucesso a todos
antonio
o fato de a excitação ser ligada e desligada muitas vezes não chega a ser um problema. pelo contrário, isso é extremamente importante para se obter um bom rendimento com ventos fracos e oscilantes, e o circuito não sofre nada com isso.
o conjunto da hélice deve ser construido com o menor peso possível. qualquer pequeno peso prejudica muito mais do que poderia ajudar. já fiz muitas hélices, e as que apresentaram melhor rendimento foram justamente as mais leves. um volante só faz sentido em motores a combustão, pois eles fazem força no eixo por uma pequena porção tempo em cada ciclo.
o peso do alternador é controlado pelo regulador e nunca chegar a ser excessivo a ponto de parar a turbina. a hélice pára por falta de vento e não pelo peso do alternador. a excitação é gradual e conforme a velocidade da hélice.
mas se você vier a experimentar tal alteração, não deixe de comentar aqui os resultados obtidos.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Mensagem por silva_fuinha »

estes meus tempos livres estão a ser uma alegria, até mesmo para o meu filho que só tem 5 anos, mas já lhe estou a pegar o bixinho, hi,hi,hi.
ora estou nas pás, ora no controlador, ora na torre, e é mesmo nesse que gostaria de tirar algumas duvidas se possivel.
josenir, voce que espessura de cabos é que usou na sua torre, e usou quatro cabos em cada andar?
a minha duvida é a seguinte:
no local onde eu vou implantar a torre ha algumas arvores á volta,o que dificulta depois a subida e descida da mesma, e eu gostaria de perguntar se é viavel usar apenas três cabos em cada andar, ou se ficará muito fraco, poderia se reforçar sempre a espessura dos mesmos claro.
para a torre já tenho três tubos ( um de 4" outro de 3,5" e outro de 3" ) claro que são cada de 6 metros de cumprimento, brevemente irei tratar da união dos três.
obrigado.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:estes meus tempos livres estão a ser uma alegria, até mesmo para o meu filho que só tem 5 anos, mas já lhe estou a pegar o bixinho, hi,hi,hi.
ora estou nas pás, ora no controlador, ora na torre, e é mesmo nesse que gostaria de tirar algumas duvidas se possivel.
josenir, voce que espessura de cabos é que usou na sua torre, e usou quatro cabos em cada andar?
a minha duvida é a seguinte:
no local onde eu vou implantar a torre ha algumas arvores á volta,o que dificulta depois a subida e descida da mesma, e eu gostaria de perguntar se é viavel usar apenas três cabos em cada andar, ou se ficará muito fraco, poderia se reforçar sempre a espessura dos mesmos claro.
para a torre já tenho três tubos ( um de 4" outro de 3,5" e outro de 3" ) claro que são cada de 6 metros de cumprimento, brevemente irei tratar da união dos três.
obrigado.
a minha torre ficou com 14,5m de altura, e eu usei um tubo de 4", um de 3" e 3m de tubo de 2". usei 6 cabos para o estaiamento divididos em dois jogos de 3 cabos. os primeiros 3 cabos foram presos na altura de 7m e os outros 3 cabos foram presos à altura de aproximadamente 13m. no chão procurei dar uma distância igual à altura dos cabos para prendê-los. usei cabo de aço de 4mm. depois de pronta ficou muito segura, e acredito que da próxima vou experimentar cabos de 3mm, para diminuir o custo. usei 6 estacas no chão, uma para cada cabo, mas da próxima vou experimentar usar apenas 3.
estive lendo uma matéria sobre torres recentemente e observei uma recomendação que ainda não tinha visto, e talvez lhe deva ser útil. a matéria dizia que num raio de 150 metros em torno da torre não deve existir nenhum obstáculo mais alto do que ela. em geral acredito que todos já temos essa ideia, o que eu não tinha visto era isso em forma de números.
boa sorte, e muito cuidado com essa altura, hein !

mauricio.figueiredo
Membro
Membro
Registado: quarta fev 24, 2010 3:36 pm

Mensagem por mauricio.figueiredo »

senhores, bom dia.

bem, sou novato no fórum, e adorei este post. li o mesmo de cabo a rabo e estou ensaiando para montar o meu primeiro gerador.
me apresentando, trabalho com reparos navais, e sou técnico em eletricidade. moro no rio de janeiro e adoro energias alternativas.
ainda não tenho nada montado, mas tenho pesquisado bastante para iniciar meus projetos.

sei que este post já é meio antigo, mas espero que os companheiros ainda estejam participando do mesmo.

tenho uma pergunda ao josenir, se o mesmo puder responder:
este regulador, funcionaria sem ter uma bateria acoplada ao mesmo? sei pelo forum de que o mesmo não necessita de carga da bateria para iniciar a excitação, mas minha dúvida é se o mesmo trabalharia sem nenhuma bateria acoplada ao circuito.
pergunto isto, pois pretendo usar o gerador acoplado a um grid tie inverter, conferme ja mencionado anteriormente no post.

no intuito de colaborar também, fica aqui uma dica para confecção de placas de ci que ainda não testei, mas vou testar hoje a noite:
http://www.electronica-pt.com/index.php ... iew/97/37/

o motivo de eu estar postando isto aqui, é que o processo descrito anteriormente no fórum não funcionaou bem para mim, então vou tentar desta maneira.

obrigado.
mauricio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

mauricio.figueiredo Escreveu:senhores, bom dia.
bem, sou novato no fórum, e adorei este post. li o mesmo de cabo a rabo e estou ensaiando para montar o meu primeiro gerador.
me apresentando, trabalho com reparos navais, e sou técnico em eletricidade. moro no rio de janeiro e adoro energias alternativas.
ainda não tenho nada montado, mas tenho pesquisado bastante para iniciar meus projetos.
sei que este post já é meio antigo, mas espero que os companheiros ainda estejam participando do mesmo.
no intuito de colaborar também, fica aqui uma dica para confecção de placas de ci que ainda não testei, mas vou testar hoje a noite:
http://www.electronica-pt.com/index.php ... iew/97/37/
o motivo de eu estar postando isto aqui, é que o processo descrito anteriormente no fórum não funcionaou bem para mim, então vou tentar desta maneira.
obrigado.
mauricio
seja bem vindo mauricio.
esse material sobre placas de ci é de muito boa qualidade, e funciona com certeza. já estivemos discutindo um pouco sobre este tema aqui. esta realmente é a técnica mais simples e econômica. apenas um alerta quanto ao tempo de aquecimento do papel na placa, que neste documento indica 2 minutos. o tempo depende da temperatura usada. eu por exemplo uso 20 segundos com a temperatura a 80% do máximo do ferro de passar. em 40 segundos a essa temperatura o cobre dilata e se solta da placa fazendo uma bolha e um som semelhente a um estouro de balão. neste caso a placa é danificada. para manter o ferro por 2 minutos sobre a placa a temperatura deve ser de no máximo 40%.
sobre o papel, eu lhe diria para não usar o papel fotográfico, pois o papel comum funciona exatamente igual, custa muitas vezes mais barato, e é mais fácil de soltar da placa.
mauricio.figueiredo Escreveu:tenho uma pergunda ao josenir, se o mesmo puder responder:
este regulador, funcionaria sem ter uma bateria acoplada ao mesmo? sei pelo forum de que o mesmo não necessita de carga da bateria para iniciar a excitação, mas minha dúvida é se o mesmo trabalharia sem nenhuma bateria acoplada ao circuito.
pergunto isto, pois pretendo usar o gerador acoplado a um grid tie inverter, conferme ja mencionado anteriormente no post.
esta mesma pergunta já foi aqui levanda pelo nosso colega jamerico, à qual eu respondi afirmativamente. ele pretende a mesma coisa que você: usar um inversor grid tie para injetar a energia direto na rede elétrica. e isso é perfeitamente possível com o nosso regulador/excitador, pois havendo vento, com certeza ele produz energia sem a necessidade de bateria. há que se verificar apenas a constância dos ventos da sua região e tolerância do inversor a variação de tensão quando o vento for inconstante. mas mesmo no pior caso isso provavelmente se resolverá com um simples banco de capacitores, o que tem baixíssimo custo, e dura a vida toda. um conjunto de capacitores se comportam como uma bateria e deixa a energia mais estabilizada, fornecendo energia de melhor qualidade para o inversor. no próprio regulador já existem capacitores que fazem este trabalho, mas levendo em conta a qualidade ideal para carga de baterias.

mauricio.figueiredo
Membro
Membro

olá josenir,

pelo visto, o tópico continua ativo, obrigado pela resposta.
como já tem algum tempo que vc testou o seu alternador, vc deve ter mais dados do mesmo.
quantos watts vc conseguiu atingir? e no fim, vc usou foi o enrolamento trifásico com 12 polos, correto?
com mais ou menos quantas rpm o mesmo começa a ser aproveitável?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

mauricio.figueiredo Escreveu:olá josenir,
como já tem algum tempo que vc testou o seu alternador, vc deve ter mais dados do mesmo.
quantos watts vc conseguiu atingir? e no fim, vc usou foi o enrolamento trifásico com 12 polos, correto? com mais ou menos quantas rpm o mesmo começa a ser aproveitável?
a potência máxima depende da potência do alternador usado como base. usando um alternador de 12v x 75a eu já obtive na bancada aproximadamente 500w e com o mesmo alternador em campo ligado na turbina até 320w. mas existem alternadores de maior potência e com isso é possível atingir bem mais potência. no momento tenho me limitado a isso devido ao compromisso com o meu atual projeto de turbina de pequeno porte, o qual possui dimensões limitadas.
o bobinamento usado é o trifásico igual ao original do alternador, com 12 pólos, apenas alterando o número de espiras para o triplo. a velocidade de partida varia de acordo com o alternador, e varia entre 180 e 240 rpm para este bobinamento. se usar mais espiras consegue gerar com menos rotação ainda, mas eu não recomendo.

mauricio.figueiredo
Membro
Membro

josenir Escreveu:
mauricio.figueiredo Escreveu:olá josenir,
quantos watts vc conseguiu atingir? e no fim, vc usou foi o enrolamento trifásico com 12 polos, correto? com mais ou menos quantas rpm o mesmo começa a ser aproveitável?
a potência máxima depende da potência do alternador usado como base. usando um alternador de 12v x 75a eu já obtive na bancada aproximadamente 500w e com o mesmo alternador em campo ligado na turbina até 320w. mas existem alternadores de maior potência e com isso é possível atingir bem mais potência. no momento tenho me limitado a isso devido ao compromisso com o meu atual projeto de turbina de pequeno porte, o qual possui dimensões limitadas.
o bobinamento usado é o trifásico igual ao original do alternador, com 12 pólos, apenas alterando o número de espiras para o triplo. a velocidade de partida varia de acordo com o alternador, e varia entre 180 e 240 rpm para este bobinamento. se usar mais espiras consegue gerar com menos rotação ainda, mas eu não recomendo.
bem, vamos lá: porque vc não recomenda maior número de espiras? esta era uma das minhas ideias, colocar o máximo de espiras com o fio mais grosso possível. qual seria o problema?

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm

Mensagem por Tiengenhocas »

bem, vamos lá: porque vc não recomenda maior número de espiras? esta era uma das minhas ideias, colocar o máximo de espiras com o fio mais grosso possível. qual seria o problema?[/quote]

mais espiras,obriga a utilizar fio mais fino e menos potencia.
quando o ferro tem espaço podem fazer o que eu fiz algumas vezes:alargar os canais na fresadora.
dá uma trabalheira, mas resulta
DSCN1475.JPG
DSCN1475.JPG (61.32 KiB) Visto 6942 vezes

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

mauricio.figueiredo Escreveu:bem, vamos lá: porque vc não recomenda maior número de espiras? esta era uma das minhas ideias, colocar o máximo de espiras com o fio mais grosso possível. qual seria o problema?
obrigado pela ajuda, tiengenhocas, e parabéns pela ideia.

o triplo do número de espiras do bobinamento original já impõe a necessidade de uso de fio mais fino que o original, e com isso um considerável aumento da resistência deste bobinamento, o que diminui a máxima potência gerada. quanto mais espiras, maior a resistência, e menor a potência gerada. a resistência aumenta por dois motivos: pela maior quantidade de espiras e pela menor bitola do fio.
o aumento do número de espiras com certeza diminui a rotação necessária para a geração de energia, mas reduz a potência máxima possível de ser atingida pelo alternador.
um gerador que começa a gerar com rotação em torno de 300 rpm é o mais adequado para uso em energia eólica. abaixo desta rotação a turbina não produz torque suficiente e apresenta baixo rendimento mecânico. seria como você andar de bicicleta usando uma ampliação muito grande. você teria a impressão de que com menos pedaladas andaria em uma velocidade muito mais alta, mas na prática o que ocorre é que você vai fazer muito mais força, e com isso vai cansar, e andar menos.

mauricio.figueiredo
Membro
Membro

josenir Escreveu:
mauricio.figueiredo Escreveu:bem, vamos lá: porque vc não recomenda maior número de espiras? esta era uma das minhas ideias, colocar o máximo de espiras com o fio mais grosso possível. qual seria o problema?
obrigado pela ajuda, tiengenhocas, e parabéns pela ideia.

o triplo do número de espiras do bobinamento original já impõe a necessidade de uso de fio mais fino que o original, e com isso um considerável aumento da resistência deste bobinamento, o que diminui a máxima potência gerada. quanto mais espiras, maior a resistência, e menor a potência gerada. a resistência aumenta por dois motivos: pela maior quantidade de espiras e pela menor bitola do fio.
o aumento do número de espiras com certeza diminui a rotação necessária para a geração de energia, mas reduz a potência máxima possível de ser atingida pelo alternador.
um gerador que começa a gerar com rotação em torno de 300 rpm é o mais adequado para uso em energia eólica. abaixo desta rotação a turbina não produz torque suficiente e apresenta baixo rendimento mecânico. seria como você andar de bicicleta usando uma ampliação muito grande. você teria a impressão de que com menos pedaladas andaria em uma velocidade muito mais alta, mas na prática o que ocorre é que você vai fazer muito mais força, e com isso vai cansar, e andar menos.
obrigado pela ajuda senhores. bem em relação a ter que usar fio mais fino e perder potência, eu tinha conhecimento disto, mas quando me referi ao número de espiras, eu não intencionava a diminuir mais ainda a bitola do fio, para colocar mais foi, e sim o máximo possível com o mesmo fio utilizado para triplicar o número de espiras. ou seja, se o fio fosse 20, e desse mais do que o triplo de espiras, sei la umas 5 ou dez a mais eu colocaria, esta era a ideia, mas como sou novo e ainda não montei nada, estou tentando pegar o máximo de informação possível antes de me aventurar.
outro detalhe seria em relação ao torque: pelo que pesquisei até agora, um maior número de pás aumenta o torque, porém também faz com que a turbina gire mais lento, correto?
na minha região, as vezes venta bastante, mas em boa parte do tempo o vento não é muito forte, apesar de constante.
a minha intenção era então montar com um número maior de pás, e com um alternador que atingisse uma voltagem/amperagem decente, com o mínimo de rotação possível. note bem, é so uma ideia, não sei se é possível.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”