Govecs S2.4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re:

Mensagem por karamelo »

cuttysark76 Escreveu:Karamelo, eu acho que podes ligar o meu carregador à ficha Anderson por baixo do assento. Se quiseres, posso emprestar-to. Programa aí a regeneração do teu pack. Tenho o posto Mobi.e ali do técnico que me pode safar durante uns dias.
Eu não tenho ficha anderson, é uma C13.

Acho estranho esta diferença, porque pelas minhas contas o pack tinha a capacidade total, e até o próprio bms reporta que o pack está a 100% e que nunca teve descargas completas...

Tenho de lá ir ler as diferenças depois de carregado, porque ainda por cima o comando que eu não consigo ler do BMS é a quantidade de energia ainda restante no pack.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Govecs S2.4

Mensagem por cuttysark76 »

Imagem não tens esta ficha?


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Não, eu tenho um fio que fica enrolado nessa caixa do canto inferior esquerdo e que tem logo a tomada para ligar à parede na ponta, o fio entra lá para dentro e vai ter ao carregador...

Imagem


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

Eu tenho ambos! O Jorge disse-me que nas dele também tem. Não estará noutro sítio qualquer? Não consegues fazer um adaptador?


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Antes disso ainda vou ver se me safo com o BMS...


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Depois de carregar a bateria por completo à 2 dias sem andar com a mota hoje voltei a por à carga, no fim da carga deixei passar alguns minutos e estava assim:

Cell[01] volt.: 4.063 V
Cell[02] volt.: 4.063 V
Cell[03] volt.: 4.063 V
Cell[04] volt.: 4.062 V
Cell[05] volt.: 4.062 V
Cell[06] volt.: 4.06 V
Cell[07] volt.: 4.061 V
Cell[08] volt.: 4.058 V
Cell[09] volt.: 4.06 V
Cell[10] volt.: 4.053 V
Cell[11] volt.: 4.201 V
Cell[12] volt.: 4.202 V
Cell[13] volt.: 4.204 V
Cell[14] volt.: 4.136 V
Cell[15] volt.: 4.199 V
Cell[16] volt.: 4.199 V
Cell[17] volt.: 4.201 V
Cell[18] volt.: 4.197 V
Cell[19] volt.: 4.2 V
Cell[20] volt.: 4.195 V

No outro dia que falei anteriormente, estava assim:

Cell[01] volt.: 4.063 V
Cell[02] volt.: 4.063 V
Cell[03] volt.: 4.063 V
Cell[04] volt.: 4.062 V
Cell[05] volt.: 4.062 V
Cell[06] volt.: 4.06 V
Cell[07] volt.: 4.061 V
Cell[08] volt.: 4.058 V
Cell[09] volt.: 4.06 V
Cell[10] volt.: 4.053 V
Cell[11] volt.: 3.964 V
Cell[12] volt.: 3.966 V
Cell[13] volt.: 3.967 V
Cell[14] volt.: 3.93 V
Cell[15] volt.: 3.964 V
Cell[16] volt.: 3.959 V
Cell[17] volt.: 3.962 V
Cell[18] volt.: 3.959 V
Cell[19] volt.: 3.961 V
Cell[20] volt.: 3.957 V

Acho estranho aquelas primeiras 10 estarem iguais.. Cheira-me a um bug qualquer e se as ignorar, e olhar só para as da 11 à 20, já começa tudo a parecer mais correcto...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Jorge Rocha »

Desculpa dizer-te, pela má noticia, estás com sérios problemas no teu pack.
Ainda bem que não fizeste nenhuma descarga total, pois o bms iria assumir que terias apenas uns 33Ah, ou 75% da capacidade. Isso acontece se uma primeira célula bater no fundo (aos 2,50V), registando a capacidade que consumiu, e atribuindo-a como a total disponível restante.

Mas não são tudo más noticias. Poderás reportar o problema para a garantia (e ficares com uma tremenda dor de cabeça até que tudo se resolva) ou então abres o teu pack (que bastante complicado é) e fazes tu mesmo o balanceamento necessário, a cada célula individualmente (ou ainda, colocas o bms a funcionar como deve ser, usando o O2 Micro usb_I2C Adapter, que eu te empresto com todo o gosto, bastando colocar por exemplo o balanceamento a valores da célula mais baixa, e dar tempo para os bleeds fazerem o balanceamento)

Por teres 2 bms unidos entre si, deverás fazer os procedimentos correctos, para que ambos sigam um trabalho em conjunto, como o esperado, de um saudável pack de baterias controlado por bms.

Qualquer coisa dispõe!


cuttysark76 Escreveu:Eu tenho ambos! O Jorge disse-me que nas dele também tem. Não estará noutro sítio qualquer? Não consegues fazer um adaptador?
Verdade. Em todas as que têm baterias amovíveis, existe a possibilidade de se adicionar um carregador extra, ligado à ficha extra dentro do banco.
Já nas que têm os 3KWh, sem serem amovíveis, e por já terem um carregador de 12A, em vez do de 7A, essa tomada não existe.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Jorge Rocha Escreveu:Desculpa dizer-te, pela má noticia, estás com sérios problemas no teu pack.
Ainda bem que não fizeste nenhuma descarga total, pois o bms iria assumir que terias apenas uns 33Ah, ou 75% da capacidade. Isso acontece se uma primeira célula bater no fundo (aos 2,50V), registando a capacidade que consumiu, e atribuindo-a como a total disponível restante.

Mas não são tudo más noticias. Poderás reportar o problema para a garantia (e ficares com uma tremenda dor de cabeça até que tudo se resolva) ou então abres o teu pack (que bastante complicado é) e fazes tu mesmo o balanceamento necessário, a cada célula individualmente (ou ainda, colocas o bms a funcionar como deve ser, usando o O2 Micro usb_I2C Adapter, que eu te empresto com todo o gosto, bastando colocar por exemplo o balanceamento a valores da célula mais baixa, e dar tempo para os bleeds fazerem o balanceamento)

Por teres 2 bms unidos entre si, deverás fazer os procedimentos correctos, para que ambos sigam um trabalho em conjunto, como o esperado, de um saudável pack de baterias controlado por bms.

Qualquer coisa dispõe!
Acho que não é assim tão crítico, repara na minha última frase. O problema é na leitura da tensão células. As primeiras 10 têm sempre o mesmo valor, cada conjunto de 10 deve ser controlado por 1 dos OZs. Se calhar com um reset ao bms ia ao sítio, mas o problema também pode ser a minha forma de ler a tensão das células, ou apenas da leitura do pic.

Eu já descarreguei mais de 75% (80%), o BDI mostrava os 20% restantes. E quando carreguei, os KW que entraram foram os correspondentes a 80% dos 3KW do pack. Tenho ideia que se alguma coisa estivesse errado isto não seria assim...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Govecs S2.4

Mensagem por MRider »

:shock: se esses valores estão correctos isso tá mau.

Era bom verificar isso o quanto antes .
Live long and prosper!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Jorge Rocha Escreveu:
Qualquer coisa dispõe!
Jorge, há alguma maneira de desligar o bms e voltar a liga-lo? Algum fusível que lhe tire a alimentação do lado de fora do pack?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Jorge Rocha »

karamelo Escreveu:Jorge, há alguma maneira de desligar o bms e voltar a liga-lo? Algum fusível que lhe tire a alimentação do lado de fora do pack?
Sei que ele recebe alimentação dos 12V, mas isso deverá ser para quando, por auto-descarga, as células ficam com valores muito baixos, insuficiente para alimentar o bms. Agora que desligue sem abrir, desconheço...

Um pack de 1,5KWh carrega da tomada 1,9KWh. O teu carregou quanto?
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

A marcar ainda 26% da bateria carregou 2.44kw depois de andar 42km. Dá 3.3kw a 100%.


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Já consegui fazer o reset ao bms, mas não resolveu nada, tenho de pensar como abordar a govecs directamente, já que cá em Portugal se usa um voltímetro para ver se o pack está bom.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1474
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Mensagem por cuttysark76 »

É possível fazer o bleed sem abrir o Pack? Caso se façam difíceis com a garantia, podes sempre pedir apoio para balancear o Pack... Um softwarezito...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Govecs S2.4

Mensagem por MRider »

karamelo Escreveu:Já consegui fazer o reset ao bms, mas não resolveu nada, tenho de pensar como abordar a govecs directamente, já que cá em Portugal se usa um voltímetro para ver se o pack está bom.
O valores mantêm - se ?
Live long and prosper!


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

MRider Escreveu:
karamelo Escreveu:Já consegui fazer o reset ao bms, mas não resolveu nada, tenho de pensar como abordar a govecs directamente, já que cá em Portugal se usa um voltímetro para ver se o pack está bom.
O valores mantêm - se ?
Os das primeiras 10 células sim, há ali um erro qualquer na leitura delas...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Govecs S2.4

Mensagem por MRider »

Será mesmo de leitura ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Govecs S2.4

Mensagem por Mumia »

não sei se é muito difícil... mas e que tal meter a menina de "barriga aberta" e medires célula a célula e ficares descansado :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

MRider Escreveu:Será mesmo de leitura ?
Ou de leitura ou do bms, não acredito que as células com cargas e descargas pelo meio tenham sempre a mesma tensão...


Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: Govecs S2.4

Mensagem por karamelo »

Mumia Escreveu:não sei se é muito difícil... mas e que tal meter a menina de "barriga aberta" e medires célula a célula e ficares descansado :)
Além dos problemas de garantia, de ter que descascar quase o chassis todo, no fim são só 400 pilhas 18650 :)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”