Govecs S2.4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Re: Govecs S2.4

Mensagem por cuttysark76 »

Estava a olhar para esses gráficos e estavam a fazer-me muita confusão. Como é que seria possível manter o Torque aumentando as RPM?!? O MVS ainda confirmou as minhas dúvidas, 11KW de potencia (21Nm X 5000RPM).
A ideia que tinha é que o Torque tendia para "0" quando a velocidade aumenta. Andei a brincar com as calculadoras de Torque, como esta http://www.wentec.com/unipower/calculat ... torque.asp para confirmar, obviamente.
Mas a configuração original da Govecs também é semelhante...
Esses 190A não correspondem quase a 5C no teu pack de 40A?
Para esses 3,5KW que o MVS refere, o limite não deveria ser cerca de 50A?
Para 5000RPM com 3.5KW o Torque é de +/- 6.7Nm...
Para 1000RPM com 3.5KW o Torque é de +/-33NM...
Na minha cabeça, para uma potência constante de 3.5KW, o Torque iria de +/-300 Nm até os 6Nm, em função das RPM.
Ou é absurdo o que estou a dizer?!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Tens razão. Aquelas configurações de origem são uma idiotice. Não foram decerto feitas oficialmente pela Sevcon.
cuttysark76 Escreveu:A ideia que tinha é que o Torque tendia para "0" quando a velocidade aumenta.
Certo.
cuttysark76 Escreveu:Esses 190A não correspondem quase a 5C no teu pack de 40A?
Isto não é corrente na bateria mas sim nas fases do motor por curtos instantes.
cuttysark76 Escreveu:Para esses 3,5KW que o MVS refere, o limite não deveria ser cerca de 50A?
Certo. Já não me lembro da corrente máxima definida na bateria, ou são 50 ou 60A nem tenho agora fácil acesso a esta informação. O Jorge poderá confirmar.
cuttysark76 Escreveu:Para 5000RPM com 3.5KW o Torque é de +/- 6.7Nm...
Certo.
cuttysark76 Escreveu:Na minha cabeça, para uma potência constante de 3.5KW, o Torque iria de +/-300 Nm até os 6Nm, em função das RPM.
A 0 rpm tens os vinte e tal Nm conforme a corrente máxima nas fases do motor programada. Basta colocar esses valores de binário calculados naquela tabela dos Power Maps e o controlador traça a curva e mais importante ainda... usa-a.
Imagem

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Mensagem por karamelo »

MVS Escreveu:
cuttysark76 Escreveu:Para esses 3,5KW que o MVS refere, o limite não deveria ser cerca de 50A?
Certo. Já não me lembro da corrente máxima definida na bateria, ou são 50 ou 60A nem tenho agora fácil acesso a esta informação. O Jorge poderá confirmar.
60A é o limite do BMS, 50 ou 55 é o limite no controlador.
MVS Escreveu:
cuttysark76 Escreveu:Para 5000RPM com 3.5KW o Torque é de +/- 6.7Nm...
Certo.
cuttysark76 Escreveu:Na minha cabeça, para uma potência constante de 3.5KW, o Torque iria de +/-300 Nm até os 6Nm, em função das RPM.
A 0 rpm tens os vinte e tal Nm conforme a corrente máxima nas fases do motor programada. Basta colocar esses valores de binário calculados naquela tabela dos Power Maps e o controlador traça a curva e mais importante ainda... usa-a.
A única limitação é que segundo o controlador e de acordo com a configuração o pico são os 29NM. Para conseguirmos é preciso aumentar a corrente algures. Eu não faço ideia onde, e receio danificar o motor.

Ou seja segundo o que vocês estão a dizer era meter 33nm aos 1000 rpm e 6.7nm aos 5000rpm?

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Para aumentar o binário de máximo basta aumentar a corrente por fase máxima no controlador e o limite de motor. Não deves faze-lo. O valor que vem na configuração de origem já é demasiado elevado. O motor não é eficiente a produzir esse binário extra e sobreaquece.

Sim. Podes reconstruir os 9 valores de binário da tabela com o calculador online indicado pelo cuttysark76 usando uma potência máxima de referência de 3,6 a 4KW (72V x 50A ou 55A).
Imagem

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

MVS Escreveu:Para aumentar o binário de máximo basta aumentar a corrente por fase máxima no controlador e o limite de motor. Não deves faze-lo. O valor que vem na configuração de origem já é demasiado elevado. O motor não é eficiente a produzir esse binário extra e sobreaquece.

Sim. Podes reconstruir os 9 valores de binário da tabela com o calculador online indicado pelo cuttysark76 usando uma potência máxima de referência de 3,6 a 4KW (72V x 50A ou 55A).

Então o que me estás a dizer é para aos 1000RPM deixar o que está e a partir daí ir construindo a curva com os valores da calculadora. Certo?

Achas que se devia baixar os valores da corrente? A documentação da letrika diz 190A de pico e 50Arms. 3,3KW de potência e 3800RPM. Não consigo situar nenhum destes valores, à excepção do de pico, na configuração do controlador. Os 3800RPM não são o máximo, os 3,3KW não estamos a usar e os 50Arms não faço ideia onde os considerar...

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Bom, entretanto como o software da go-tech não funciona com o meu BMS dediquei-me a fazer reverse engineering a isto. Já falo com o BMS, mas não consigo entender as respostas todas. Parece-me um OZ890. Já consigo ter acesso ao dump da eeprom, ando agora a tentar arranjar alguma ferramenta dos oz890 que consiga ler este dump. A outra alternativa é dedicar-me a tentar perceber as respostas, mas não está fácil, por exemplo, a listagem das tensões das células é algo deste género:

08 68 08 68 08 68 00 68 00 68 F0 67 F8 67 E8 67 F0 67 C8 67 D0 67 80 65 88 65 90 65 A8 64 78 65 60 65 70 65 60 65 68 65 58 65

Do pouco que consegui ler, percebi que o pack nunca registou uma descarga profunda. O que me deixou contente!

Bom bom, era no fim disto tudo, pegar num arduino, com uns shields série, can, gps, bluetooth e gprs e montar algo tipo isto:

http://www.janspace.com/b2evolution/ard ... ooterputer

Mas com uns features mais evoluídas, por ter acesso ao canbus e ao bms. Com o bluetooth e o gprs arranjávamos uma APP a aceder à mota e a aceder os dados com a app do telemóvel.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Eu já tinha dito qual era o IC, BQ7xxxx da TI, vê o "command set" desse.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

karamelo Escreveu:Bom, entretanto como o software da go-tech não funciona com o meu BMS dediquei-me a fazer reverse engineering a isto. Já falo com o BMS, mas não consigo entender as respostas todas. Parece-me um OZ890. Já consigo ter acesso ao dump da eeprom, ando agora a tentar arranjar alguma ferramenta dos oz890 que consiga ler este dump. A outra alternativa é dedicar-me a tentar perceber as respostas, mas não está fácil, por exemplo, a listagem das tensões das células é algo deste género:

08 68 08 68 08 68 00 68 00 68 F0 67 F8 67 E8 67 F0 67 C8 67 D0 67 80 65 88 65 90 65 A8 64 78 65 60 65 70 65 60 65 68 65 58 65

Do pouco que consegui ler, percebi que o pack nunca registou uma descarga profunda. O que me deixou contente!

Bom bom, era no fim disto tudo, pegar num arduino, com uns shields série, can, gps, bluetooth e gprs e montar algo tipo isto:

Mas com uns features mais evoluídas, por ter acesso ao canbus e ao bms. Com o bluetooth e o gprs arranjávamos uma APP a aceder à mota e a aceder os dados com a app do telemóvel.

Desculpa lá a brincadeira, mas o chip entende-te e tu não o entendes !"?!?!??! :lol: :lol: :lol:

Agora a sério, como sabes que lhe estás a dar os comandos certos ? essa pode ser a resposta a um comando com sintaxe errada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

jmal Escreveu:
karamelo Escreveu:Bom, entretanto como o software da go-tech não funciona com o meu BMS dediquei-me a fazer reverse engineering a isto. Já falo com o BMS, mas não consigo entender as respostas todas. Parece-me um OZ890. Já consigo ter acesso ao dump da eeprom, ando agora a tentar arranjar alguma ferramenta dos oz890 que consiga ler este dump. A outra alternativa é dedicar-me a tentar perceber as respostas, mas não está fácil, por exemplo, a listagem das tensões das células é algo deste género:

Desculpa lá a brincadeira, mas o chip entende-te e tu não o entendes !"?!?!??! :lol: :lol: :lol:

Agora a sério, como sabes que lhe estás a dar os comandos certos ? essa pode ser a resposta a um comando com sintaxe errada.
Os comandos estão certos, a gente depois pode falar noutro lugar de como é que eu cheguei a eles :)

Há varias referencias a oz dai eu achar que é um oz890. Mas se calhar o Jorge pode confirmar isso.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

karamelo Escreveu:...Há varias referencias a oz dai eu achar que é um oz890. Mas se calhar o Jorge pode confirmar isso.
Correto e afirmativo!
É o O2 Micro Oz890TN, iguais aos que equipam os Smart BMS, e que eu tenho o cabo de dados especifico para os mesmos.
Muito obrigado Karamelo, assim já poderei configurar a meu gosto, alterando tudo o que eu quiser. Bem hajas. :idea:
Na próxima semana vou à capital e posso levar-te o cabo de dados para o Oz890...
Tudo por um mundo mais limpo!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
karamelo Escreveu:...Há varias referencias a oz dai eu achar que é um oz890. Mas se calhar o Jorge pode confirmar isso.
Correto e afirmativo!
É o O2 Micro Oz890TN, iguais aos que equipam os Smart BMS, e que eu tenho o cabo de dados especifico para os mesmos.
Muito obrigado Karamelo, assim já poderei configurar a meu gosto, alterando tudo o que eu quiser. Bem hajas. :idea:
Na próxima semana vou à capital e posso levar-te o cabo de dados para o Oz890...

Hum ok, pelo pinout estava convencido que era um BQ.

É testares, mas o microchip deve reprograma-los a cada boot, as boas práticas assim o dizem.

Já agora, kamamelo, leste esse comando do pic ou do oz ?? do que conheço deste ic ele comunica por I2C, portanto o cabo que o Jorge afirma ter é I2C, na altura que vi esses bms à venda fartei-me de rir com o preço, vendiam o bms por 19 ou 20 euros e o cabo por quase 200 se não estou em erro, quando o cabo era um simples conversor I2C com um FTI RS232 pelo meio.
Última edição por jmal em sábado abr 04, 2015 11:19 am, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Jorge, obrigado pela confirmação! E obrigado pela oferta!

Eu estou a comunicar por rs232 com o microchip.

Para ir por i2c tinha de abrir o pack de baterias, E nessas andanças eu não me meto... Até porque para o que eu queria que era ver o estado do pack, assim serve.

Agora, pode acontecer é na porta rs232 estar alguns pinos que levem também ao i2c. Jorge, consegues perceber no bms pelas pistas se algum dos pinos segue para o i2c?

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Jorge e Karamelo eu gostava de me juntar a vocês nesse gathering!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

karamelo Escreveu:...Agora, pode acontecer é na porta rs232 estar alguns pinos que levem também ao i2c. Jorge, consegues perceber no bms pelas pistas se algum dos pinos segue para o i2c?
Apenas o GND tem correspondência.
Se quiseres alterar alguma coisa no BMS terás de abrir o pack... e agora, com a possível visualização das tensões de cada célula, penso que não será necessário.

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Bom, entretanto alterei o powermap e não notei grande diferença, talvez alguma redução de potência, mas quase impercéptivel. O motor em 2 ou 3 km, depois de chegar aos 70 foi aos 55º.

Como não tenho referências, será que não é normal?

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

Já consigo falar com o BMS, com a bateria com alguma descarga tinha a célula mais alta a 4.063 e a mais baixa a 3.931

É demais a diferença não?

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Agora já podes andar de olho nessa célula e ver se é mesmo preguiçosa!
BMS Hacker!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Autor do tópico
karamelo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por karamelo »

cuttysark76 Escreveu:Agora já podes andar de olho nessa célula e ver se é mesmo preguiçosa!
BMS Hacker!
Se não fosses tu não conseguia :)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

karamelo Escreveu:Já consigo falar com o BMS, com a bateria com alguma descarga tinha a célula mais alta a 4.063 e a mais baixa a 3.931

É demais a diferença não?
Sim, é sinal de grande desbalanceamento.
Isso em 40Ah, pode significar perto de 5Ah, ou mais...

Seria de todo o teu interesse colocar esse bms a fazer o balanceamento, e, com um carregador igual ao que o amigo Cuttysark76 adquiriu, (que mantém a tensão no nível mais alto a que está afinado, diminuindo a corrente até que fique em equilíbrio nas tensões do pack e no carregador), para fazer o carregamento lento e constante.

Activando o balanceamento para começar aos 4,10V, irá fazer com que durante umas boas horas o balanceamento seja terminado sem que as células ultrapassem muito dos 4,10V, e não deixando ultrapassar dos 4,20V. Todos estes parâmetros podem ser afinados para o melhor trabalho e saúde do pack.

Mostra as leituras no final do carregamento e com a descarga muito elevada, para ver se o problema é só debalanceamento, por se manter, ou se vai aumentando, por ter em alguns dos paralelos, células que já se desligaram, estando só a fazer peso e volume.

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Karamelo, eu acho que podes ligar o meu carregador à ficha Anderson por baixo do assento. Se quiseres, posso emprestar-to. Programa aí a regeneração do teu pack. Tenho o posto Mobi.e ali do técnico que me pode safar durante uns dias.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”