LAVAR BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

caros amigos, penso que vos posso tratar desta forma.

voltando um pouco atrás quando se discutia a melhor forma de filtrar o bio ocorreu-me a seguinte questão:

aquando a filtração por gravidade podemos usar lã de vidro, penso que é assim que se chama, é uma fibra de cor branca que é usado nos testes laboratoriais para filtrar liquidos com sólidos supensos. até se poderia pegar num filtro, tradicionalmente usado na agricultura para filtrar as águas de rega e encher por dentro com este producto e aplicar a filtragem com pressão. será isto viavel e possível?
peço desculpa se for disparatada.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

possivel é, mas não dá para limpar os residuos da lá de vidro, por ficarem entranhados, levando a um gasto maior em material filtrante.
além de um filtro convencional de tratamento da agua para remoção dos sais em suspensão ficarem rapidamento saturados, outro problema é devido á viscosidade do oleo, terá de aplicar provavelmente uma pressão superior á utilizada para tratamento da agua (2-6 bar), acima dos 6 bar existe orisco de ruptura do filtro.
o que aconselho são filtros laváveis como os filtros de rede (desvantagem: min. 100 micras), filtros de pano (como para os "bigfilters").


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

caro colega rui carvalho ( penso que não é o maior actor português )

caros colegas nobel's

antes demais peço desculpas aos outros colegas por estar a fugir ao assunto aqui postado mas surguram-me duas dúvidas:

quais são os perigos ou inconvenientes de utilizar as quantidades diferentes de metanol, por defeito e por excesso?

acabei de ler um tópico sobre o enquadramento juridico sobre os productos e consumidores de bio, e achai muito interessnte! ou seja pela legislaçõ em vigor vamos todos entupir, ou então como diz o paulo bento "impatar"., as cadeias portuguesas. interessante não?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:
de fato o post está no tópico errado. seria bom aloja-lo num outro mais pertinente ou criar um tópico novo, mas isso só dá para fazer antes de outros users postarem respostas, pois você pode colocar lá o seu. como moderador não posso transferir posts, somente apaga-los ou edita-los.

quanto ao metanol:
falta= pouca quantidade de conversão. o bio precisa 13% de metanol, mas se oferecermos apenas esse índice, a taxa de conversão será pequena. a literatura nos recomenda 25%, mas na prática, temos obtido bons resultados com 20 a 22%.
excesso= vai atingir as maiores taxas de conversão, porém à um custo elevadíssimo. se tiveres condições de retirar esse excesso que estará na glicerina, através da destilação, não terá essa perda e irá obter as maiores taxas de conversão.
no tópico sobre bio de gordura animal, possui fotos de um destilador inventado pelo red baron.
veja ele aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 825a519827

também não existe nenhuma lei expressa nese sentido. se tiveres algo concreto, indique a lei, pois estamos a procurar e não encontramos ainda nada. portanto, se não é proibido, logo é permitido.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

caro luciano

procura aqui que vais encontar toda a informação sobre isso.
http://forum.novaenergia.net/viewtopic. ... 8940ce71cc

eu não sei como se apagam os post mas quem quiser ou poder pode fazelo à vontade


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

uma pergunta para os nobeis!

como e de que forma é que se atinge a viscosidade ideal para por no bólido è através da temperatura, e da elevada taxa de conversão?

rui é possível fazer uma limpeza com silicato e depois de filtrado podemos baixar a temperatura até aos 0 e .... ! ou seja uma mistura dos dois?

e as resinas de peumuta ionicas, explica melhor preço, forma de utlilização etc, existem filtros de água que funcionam por este meio! estes servem para filtrar o bd.
obrigado


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

já agora, isto pode ser a pergunta mais estupida e idiota de toda a história deste forum, e peço desde já desculpas a toda a gente e já agora peço para não ser kicked .

vocês no processo industrial fazem a titulação?

outra pergunta
o que usas no teu deposito, bio?
e cem caso de resposta positiva onde abasteces? é 100% bio

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

bruno,

penso que estás a fazer muitas perguntas de uma vez e estás a dividir os post's desnecessariamente.
como e de que forma é que se atinge a viscosidade ideal para por no bólido very happy è através da temperatura, e da elevada taxa de conversão?
se fizeres o bd segunda a receita correcta e conseguires uma boa conversão e uma boa lavagem, vais obter a viscosidade ideal.
podes aprofundar esse assunto aqui no forum, é só pesquisar.
no entanto a qualidade do oleo e o tipo do mesmo interfere na medida em que oleos de palma e de sebo animal, têm de ser processados a maiores temperaturas para obteres um bio bem convertido, caso uses o processo "normal" o bio tem tendencia a ficar opaco e ligeiramente mais espesso a baixas temperaturas.
rui é possível fazer uma limpeza com silicato e depois de filtrado podemos baixar a temperatura até aos 0 e .... ! ou seja uma mistura dos dois?
para que queres que a temperatura chegue a zero? queres fazer gelo com sabor a bd?
já agora, isto pode ser a pergunta mais estupida e idiota de toda a história deste forum, e peço desde já desculpas a toda a gente e já agora peço para não ser kicked sad.
poucas perguntas são idiotas, e mesmo assim acho que ninguem foi "kicked" por perguntar! é como diz o outro: perguntar não ofende.
vocês no processo industrial fazem a titulação?
o meu processo não é industrial mas mesmo assim faço sempre a titulação. a titulação ajuda-te a saber qual a quantidade de soda necessária para obteres a melhor conversão possivel.
outra pergunta
o que usas no teu deposito, bio?
e cem caso de resposta positiva onde abasteces? é 100% bio smile
eu uso bio, abasteço em casa como obvio.

abraço!

marco.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

bruno santos Escreveu:e as resinas de peumuta ionicas, explica melhor preço, forma de utlilização etc, existem filtros de água que funcionam por este meio! estes servem para filtrar o bd.
obrigado
os filtros referidos são para retirar contaminantes da água e não de bd.
os sais de permuta ionica, trocam iões entre os sais e contaminantes como ferro, calcario, nitrato, etc. não trocam iões da agua com bd ou vice-versa, nem trocam os iões dos fritos
os filtros de permuta ionica são bastante caros e têm de ter um sistema de retrolavagem. a agua ao passar com os contaminantes atraves dos grãos de permuta ionica cria caminhos, esses caminhos terão de ser eliminados para que o aparelho filtre a agua. a retralavagem sacode os grãos para estar apto a filtrar mais umas horas.
dentro desta categoria de produtos há ainda os baratos sais de polifosfatos que são para retirar o calcario da agua (não funcionam nem para agua quanto mais para bd).


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

visto que o processo de limpeza com o silicato é dificiel que este entre nas normas, naõ sei de quantas, e que o processo em que se baiza a uma determinada temp faz com que este processo se aproxime, ou pensei



e se juntassemos os dois, pode ser que o conjunto das técnicas, resulte em algo interessante

quando eu falei em titulção referia-me ao processo industrial, eles devem de ter agum processo igual ou semelhente! ou não?


já agora e esta pergunta ( sugestão) é para o luciano: e se fizeres passar o bio por filtros de 0.5 microns? existem uns jeitosos no ebay e parece que servem para o bio

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

bruno santos Escreveu:já agora e esta pergunta ( sugestão) é para o luciano: e se fizeres passar o bio por filtros de 0.5 microns? existem uns jeitosos no ebay e parece que servem para o bio
obviamente não sou o luciano mas creio poder responder a essa pergunta

filtros de 0,5 microns é nano tecnologia, as famosas membranas de osmose inversa (ou em brasileiro osmose reversa).
são o "ferrari" das filtragens tanto em qualidade como preço.
filtram tanto os sais em suspensão como também os sais dissolvidos.
funcionam para agua, agora para oleo...

membranas de osmose inversa, devido á sua capacidade de filtragem têm um mal que é a sua rápida saturação. habitualmente esses filtros têm um dispositivo de retrolavagem para "limpar" a membrana de forma dar mais tempo de vida.

duração da membrana depende da quantidade e tipo de contaminante, para agua dita "normal" pode durar 3-6 meses.

este tipo de filtragem requer pressão. a pressão recomendada para sistemas não industriais é de 3-5 bar.

o preço de uma membrana é elevado em comparação com os filtros de sais em suspensão. filtro para sais em suspensão 4-25€, memrana 40-100€.

um filtro de osmose inversa requer sempre um pré-tratamento com filtros de sais em suspensão de 5 a 1 micra.

aconselho o seguinte sistema:
filtragem ideal de ovu:
1 pré-filtro com cartucho de rede lavável de 100-50 micras para remoção sujidade maior. existem cartuchos plissados com micragem inferior.
1 filtro com cartucho descartavel de polipropileno de 20-5 micras.
1 filtro com cartucho descartavel de polipropileno de 5-1 micras ou cartucho de carvão activo prensado (carvão activo em grão cria vicios/caminhos).
1 membrana de osmose inversa.

podes poupar uns cobres ao eliminar o cartucho de 20-5 micras.
a membrana de osmose inversa torna a "coisa" perfeita mas despendiosa por isso poderá ser anulada, desde que se mantenho pelo menus uma filtragem entre 5-1 micras.


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

ok convenceste-me!

não sei se já conhecias mas de qualquer forma espreita para este site, eles dizem que tem bons filtros em poliesters de 1 micron e 0.5 micron para filtrar sem pressão.


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »


Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

esses filtros são os que tinha referido anteriormente como filtros de pano, que são uma especie de camisa que encaixa dentro de um filtro.
existem varios modelos, os que conheço melhor são para uns chamados "bigfilters" para filtragem de sedimentos da agua. a micragem não é nada de especial, vai até 50 micras (nos bigfilters) conseguese por um preço melhor e com os mesmos resultados se usar filtros de rede que tem em qualquer drogaria. ambos filtros, de rede e de pano são lavaveis.
esta semana vou receber informação mais detalhada sobre as novidades de filtros de pano, depois relato sobre o assunto.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olha, vejam só... talentos novos no biodiesel, quem diria hein, katzilla.

já posso começar a pensar em minha aposentadoria...

nada a corrigir.

como dizem vocês... nem mais... pá!

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

luciano kaefer Escreveu: já posso começar a pensar em minha aposentadoria...
nem penses nisso
sei que no brasil toda a gente tem o seu filtro da agua, logicamente sabem consideravelmente mais sobre o assunto. por cá estamos a dar uns passos bem pequenos nessa direcção. como filtragem é uma das minhas áreas estou perfeitamente á vontade para partilhar o conhecimento.
em relação a bio de gordura animal ainda temos muito para explorar, vou com certeza precisar da ajuda do amigo luciano para uns testes que quero fazer.
como dizen vocês... nada de moleza!


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Bruno Santos »

luciano continuas a lavar a seco o teu bio ou desististe da ideia?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas bruno:

além de continuar a "lavar" com sílica, não uso mais água nos meus processos.
a sílica como o pó de talco e o trisyl substituiram a água por essas paragens.
por decantação, a sílica sai toda, ficando somente um pouco ainda disperso na água. estamos ainda identificando formas de filtra-lo corretamente.
sds

luciano

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por katzilla »

luciano
as particulas de silica que permanecem no bio podem facilmente ser retirados utilizando um filtro de carvão activo prensado.
o carvão activo filtra todos os sais em suspensão.
carvão activo em grão não aconselho apesar de mais barato, por duas razões:
criam vicios, após 2-3 semanas de filtragens constantes, deixam de filtrar os contaminantes.
os sais de carvão activo quebram e passam para o liquido já filtrado, contaminando assim o bio com carvão activo.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: LAVAR BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas katzilla:

taí o cara que vai ajudar a decifrar o enigma:

os filtros que usam carvão ativado, são utilizados principalmente para retirar odores da água, por isso a razão principal de seu uso ser específico para filtragem de águas.

que história é essa de carvão prensado ?

já os filtros para retirar impurezas em suspensão no bio, de 1 micra, forçam demasiadamente a bomba. estamos precisando de aulas, professor katzilla!!

sds

luciano

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”