Conversão Yamaha DT50LC

Responder

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic »

Jorge Rocha Escreveu:
civic Escreveu:Ficou a desligar aos 84.67V, e o carregador vai baixando a carga ate desligar, medi todas as celulas apos uma volta eficaram todas com 3.3V.
Esse tipo de informação (ou a falta dela) não ajuda nada para se ver se está tudo bem!
Quando por exemplo o pack de 24 celulas está à carga, basta que uma das celulas já esteja a 100%, quando as outras 23 ainda estão com apenas 98% de capacidade, para que esta se danifique rapidamente. Imagina a situação 23 celulas a 3,50V e uma a 4,17V (já a fervilhar/fazer bolinhas) = 84,67V

Como a diferença de tensão em vazio, das celulas de litio, entre os 10% e os 90% é tão minima, para que se note a respectiva diferença de capacidade na tensão, será necessário verificar as centezimas ou até mesmo as milezimas de volt, para destinguir alguma diferença!
Vê lá isso bem, para sempre dizermos bem das electricas!
Verifica a tensão delas passo a passo até que o carregador desligue. Só assim saberás se está tudo bem com todas as celulas!

Por acaso coloquei aí 3.3V mas as medições que fiz em todas as células marcavam precisamente 3,30V depois de uma carga, não deixei o carregador ficar a descer a carga e fui dar uma volta, assim que parei fiz esta medição, acho que as células estão ok em termos de balanceamento.
O trabalhar não será bem o silvo caracteristico dos motores electricos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Desculpem a imagem tremida, mas nem me tinha lembrado da filmagem, teve que ser com a mão esquerda e a direita a acelerar.

Link
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Com licença... às vezes o NE fica teimoso com os comandos.

Link
Quando se coloca o rato em cima dos comandos (sem clicar) aparece ligeiramente por baixo uma espécie de instrução para o usar. Depois de muitos meses de fórum reparei nisso ;)
Deste modo aparece logo a imagem do vídeo em vez daquele espaço vazio e da palavra "Link".

Agora a DTe!!!
Uuauuuuu!!!!! Já marcha!!!!! Muito bem!

No mostrador, tens um amperímetro(?), um voltímetro, dois termómetros(?) e uma luz quadrada sempre acesa. Legendas please ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

A luz verde é simplesmente "máquina ligada".
Vermelho = amperimetro, corrente de descarga do pack.
Laranja = voltimetro, tensão do pack.
Termometro esquerda= temperatura do pack.
Termometro direita= temperatura ambiente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Muito bem . Já anda . E por incrível que pareça o som quase parece a Dt original lol .
Live long and prosper!

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Está ai uma máquina à maneira!
Parabéns civic. ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Realmente esse som está porreiro...
Dessa forma quase enganas o policia dizendo que o escape é interno e super silencioso! Nem necessitarias de mudar as papeladas!

Reparei que com os 3,5C, a tensão dessas celulas cai para os 3,00v. Pensei que se aguentassem melhor. Penso que as HIFE Green Power (que coloquei na mota do ogadiv, e em algumas bikes) não fariam má figura ao lado dessas, e o preço era bastante menos! Mas o melhor para esse caso seria umas A123, e sai uma pergunta para o jmal, em quanto ficaria (só em celulas, sem ligadores, nem trabalho) a mesma capacidade?
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

De qualquer das maneiras as baterias ainda estão muito "verdes", e neste teste nem sequer estavam carregadas, ainda estavam com a carga que levaram no fabricante, por isso...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

civic Escreveu:De qualquer das maneiras as baterias ainda estão muito "verdes", e neste teste nem sequer estavam carregadas, ainda estavam com a carga que levaram no fabricante, por isso...
Ahhh bem! Só assim se compreende!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Como já tenho amperimetro na scooter, deu para fazer umas comparações. Não posso fazer grandes voltas, pois a DT nem sequer tem matricula, por isso andei apenas por aqui e os numeros são assim:
Com 63A na DT a tensão desce para 69V, ou seja, uns 2,9V por célula, já na scooter com 60A a tensão baixa para os 47V, os mesmos 2,9 por célula, enquanto na scooter a relação de descarga vai nos 1,5C na DT vai nos 4C.
Nas headway trabalha-se com tensões mais baixas, ou seja, nas thundersky o minimo é 2,5V nas headway o mínimo é 2V, tenho o mínimo no controlador para os 2,5 na DT.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Eu dei 600€ por estas, quanto achas que ficariam as HIFE?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Jorge Rocha Escreveu:o escape é interno e super silencioso
Exato! Funciona tipo turbo em que os gases do escape voltam a entrar no circuito da combustão para (re)aproveitar a parte de combustível que não ardeu....é tudo aproveitado...até o fumo!
Por isso tudo é aproveitado, até a energia sonora que já dá para as luzes!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

civic Escreveu:Eu dei 600€ por estas, quanto achas que ficariam as HIFE?
Arriscar dar cabo de 600€ por não ter BMS... Não era eu! :?

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Sinceramente, tenho andado com a scooter sem BMS e nunca vi nada de especial em relação ao balanceamento, no caso da DT o BMS que comprar será pelo balanceamento apenas, mas antes vou ver o comportamento delas sem o dito cujo, para já e a puxar bem por elas não vi nada de especial que me leve a ter alguma urgência nesse orgão.
Até diria mais, a vez que a scooter me deixou apeado foi por causa do BMS que torrou, e já vi mais problemas por terem BMS do que o inverso, mas dou o beneficio da duvida, por isso vou fazer mais uns testes, até porque a DT não é para fazer grandes viagens, pelo menos para já (enquanto não fizer o pack amovivel).
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Ui sem BMS... olha que pões te a jeito!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

O pessoal tem tanto medo disso que não percebo, ando a litio à uns 2 anos, com e sem BMS nunca vi algum desiquilibrio nas baterias sem o dito, acredito que quem ande sem sequer "olhar" para as baterias tem lógica o seu uso, no meu caso que ando sempre em "cima" não vejo todo esse alarmismo, até porque nesta fase duvido que faça mais de 10 km's sem as medir. :lol:
Claro que quando lhe der uma utilização mais intensiva o BMS será colocado, para já não me preocupo com isso. Até mesmo na scooter já anda desligado há mais de 500 km's, ainda hoje fiz uma medição a todas elas e entre a primeira e a ultima existem 0,02V de diferença.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

O pack Headway cá de casa veio extremamente desbalanceado de fabrica. Carreguei-as com um carregador individual de 3,2V, 2ah, a maior parte carregou em 10-30 minutos, mas algumas levaram 2-3 horas. Em repouso todas têm a mesma tensão. A única forma de identificares o desbalanceamento é em trabalho, na fase final da carga por exemplo momentos antes do carregador desligar.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Eu também ando sem bms e as células andam estáveis tanto na carga como descarga
Live long and prosper!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

marcopns Escreveu:O pack Headway cá de casa veio extremamente desbalanceado de fabrica. Carreguei-as com um carregador individual de 3,2V, 2ah, a maior parte carregou em 10-30 minutos, mas algumas levaram 2-3 horas. Em repouso todas têm a mesma tensão. A única forma de identificares o desbalanceamento é em trabalho, na fase final da carga por exemplo momentos antes do carregador desligar.
Exato, em repouso, e muitas vezes em descarga leve não dá para ver nada.
As baterias de lítio têm uma curva de descarga plana, tanto têm 3.3V com 70% da carga como com 30%...

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Achas que descargas a 4C são descargas leves? As medições que tenho feito são logo após a carga e quando paro a mota depois de alguns apertões.
Estas baterias vieram certinhas em termos de carga.
Tenho ouvido falar muito dos BMS e por isso mesmo tenho feito muitos testes nesse sentido, até hoje ainda não vi nenhuma situação de que precisasse dele.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”