Nuclear

Energia Nuclear
Responder

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nuclear

Mensagem por HLopes »

hlopes, não brinques, o lobbie do nuclear é o mais forte de todos, é controlado pelos serviços de inteligencia ou de "segurança nacional" e pelo governo sombra (nato-onu-cfr-nrc-iaea-doe-dod-privados de todo o mundo) - o verdadeiro governo mundial.
e querem meter-nos em tubos para aproveitar o nosso corpo como bateria para as máquinas, que são amigas dos homenzinhos verdes de marte, e dos cinzentos de urano. foram estes ultimos que disseram aos maias que o mundo acabava em 2012. tentaram dizê-lo aos egipcios, mas não percebiam a língua....

a energia nuclear é regulada por organismos e pelas regras mais rígidas do mundo.

tão forte é o seu lobbie, que em portugal não há nenhuma.... país onde, segundo outros países europeus na mesma linha, já se justificavam duas.... o tabaco, o alcool, as armas, as drogas, os combustiveis, as farmaceuticas, e tu dizes que o lobbie mais poderoso é o nuclear?

uma entidade tão poderosa, tão poderosa, que não consegue impedir que o irão prossiga com o seu programa nuclear.....

jmal, a serra... salvo erro, a zona + afectada foi a zona de porto de mós.... as ventoinhas, nem sei se as havia por lá, nessa altura.... mas já lá moro há 24 anos.... e o fogo chegou a turquel, à quinta de vale ventos.... e agora tá o sítio cheio de aerogeradores....

pá, não gosto de tirar ilações simplistas.... e já agora blue, as suecas também são minhas amigas... pró-nucleares e coiso
Última edição por HLopes em quinta jun 26, 2008 11:24 pm, editado 1 vez no total.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

boas...

como bom conhecedor da realidade energética de portugal , não posso deixar de disser que o que muitos defensores do nuclear, dizem que uma central nuclear garante independência energética não podia estar mais longe da realidade.

tal como hlopes mais acima referiu , a importação de carvão diminuiram cerca de 6,6% , mas o que é facto é que em 2007 mais de 40% da energia eléctrica produzida foi de energia renovai veis !!

o que se torna óbvio que a energia eléctrica apenas representa parte das necessidades energéticas do pais, se portugal fosse 100% independente em termos de energia eléctrica, continuamos com outros sectores que são altamente dependentes de energia importada, nomeadamente os transportes !

o nuclear é um bom negócio para quem as faz , não para os paises onde estão implantadas, portugal pode usufruir da energia eléctrica barata nuclear , para que construir cá centrais nucleares. (melhor do que ter piscina, é ter um amigo com piscina, poupa-se em manutenção e tempo!!).
a realidade neste momento é que portugal compra energia à noite para fazer bombagem nas centrais hídricas, para depois vender essa energia de dia quando faz mais falta, se existissem mais eólicas, mais energia se conseguiria armazenar.

não esquecer que a energia pode-se armazenar !!!

daqui a alguns anos quando maior parte da frota de transportes for eléctrica ai talvez já se justifique.

e agora vou fazer uma coisa que detesto, mas acho necessária, para dar alguma credibilidade as baboseiras que ando a escrever !

neste momento já sou quase eng. electrotécnico, falta apenas as burocracias do costume para oficializar, e conheço bastante bem o mercado da energia energia e como se movimenta, já fiz visitas de norte a sul do pais , a diversas centrais eléctricas, nomeadamente a:
centrais a carvão, pego, sines
centrais a gás, tapada do outeiro, ribatejo
centrais a fuel, carregado(já foi desactivada)
centrais hidroeléctricas, alqueva, belver, aguieira, e algumas mini-hídrica
parques eolicos já visitei alguns, sustentações varias.

dos muitos anos que levei a tirar o curso, sim , muitos anos, é que ao contrario de muitas pessoas que vão para a faculdade pra fazar cadeiras e acabar o curso, eu fui pra faculdade aprender, então não ligava muito as aulas e passava todo o tempo em coloquios, jornadas de engenharia, conferencias, debates, visitas de estudo, etc.
e depois de isto tudo continuo a achar que sou ignorante, hoje mais do que nunca, e quem achar que não o é pense bem !

cumprimentos.
Última edição por celsomenaia em quinta jun 26, 2008 11:27 pm, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:
hlopes, não brinques, o lobbie do nuclear é o mais forte de todos, é controlado pelos serviços de inteligencia ou de "segurança nacional" e pelo governo sombra (nato-onu-cfr-nrc-iaea-doe-dod-privados de todo o mundo) - o verdadeiro governo mundial.
e querem meter-nos em tubos para aproveitar o nosso corpo como bateria para as máquinas, que são amigas dos homenzinhos verdes de marte, e dos cinzentos de urano. foram estes ultimos que disseram aos maias que o mundo acabava em 2012. tentaram dizê-lo aos egipcios, mas não percebiam a língua....

a energia nuclear é regulada por organismos e pelas regras mais rígidas do mundo.

tão forte é o seu lobbie, que em portugal não há nenhuma.... país onde, segundo outros países europeus na mesma linha, já se justificavam duas.... o tabaco, o alcool, as armas, as drogas, os combustiveis, as farmaceuticas, e tu dizes que o lobbie mais poderoso é o nuclear?

uma entidade tão poderosa, tão poderosa, que não consegue impedir que o irão prossiga com o seu programa nuclear.....

jmal, a serra... salvo erro, a zona + afectada foi a zona de porto de mós.... as ventoinhas, nem sei se as havia por lá, nessa altura.... mas já lá moro há 24 anos.... e o fogo chegou a turquel, à quinta de vale ventos.... e agora tá o sítio cheio de aerogeradores....

pá, não gosto de tirar ilações simplistas.... e já agora blue, as suecas também são minhas amigas... pró-nucleares e coiso
essa era a minha dúvida se foi os geradores eólicos que incendiaram ou se houve fogo na serra, sim lembro-me desse fogo. mas eles não chegam a turquel, o parque começa no lado sul da serra e acaba +- na zona da benedita.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

- assim que a espanha e outros países deixarem o carvão (á medida que este se torna mais caro), isso continuará a funcionar nos moldes que falas?

- qual é a diferença entre a energia produzida cá e a importada? (preço/unidade e quantidade)
(fora, obviamente, o sector dos transportes)

- de quanto em quanto tempo trocam o combustível á central de almaraz? e se possível, qual a sua potencia, de pico e normal? mostra aí um case study pá! troco por muitas linhas de código que para aqui tenho

tava a ver que não voltavas cá

se me forneceres esses dados, vais dar-me mais umas peças do puzzle....

casal de vale ventos faz parte de turquel. se não chegou, andou perto. o parque éolico passa turquel.... em turquel tem, pelo - 2 aerogeradores.

sim, essa zona da benedita ardeu praí à 3 ou 4 anos... andei eu lá no meio feito parvo... houve também uns fogachos mais para o lado de rio maior, nesse ano...
é como eu digo, essa serra arde de 2 em 2 anos...
o que se torna óbvio que a energia eléctrica apenas representa parte das necessidades energéticas do pais, se portugal fosse 100% independente em termos de energia eléctrica, continuamos com outros sectores que são altamente dependentes de energia importada, nomeadamente os transportes !
os transportes representam quanto? cerca de 60%? deixando uma margem de 40% de energia electrica importada? e + de 10 000 toneladas de carvão?

há espaço para renováveis, e 3 nucleares. pelo menos para já. sem espinhas. eu só peço uma.... vamos continuar a importar carvão, e energia ao estrangeiro....

só que um pouco menos.... com prata da casa.... reduzindo o défice.... realizando investimento publico no sector da construção.... resolvendo o problema da quase total dependencia do exterior... permite-nos 32 anos de preparação...

quase aleija de tão óbvio....

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

eu não sei se estão a perceber a dica....

mas a ideia é investirem nas companhias de minagem...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

isto nao é nenhum filme "matrix", eles nao são "homenzinhos" mas entidades superiores, "os verdes" são intraterrestres supra-dimensionais e "os cinzentos" sao parte dos seus hibridos. são civilizaçoes com milhoes de anos. nao foram os maias que elaboraram o "seu" calendario, mas sim "os verdes" por intermedio dos maias. os egipcios nunca precisaram de liçoes dos maias e aztecas, alem disso sempre houve uma importante barreira geografica a considerar entre esses povos. se tens duvidas sobre o poder da civilizaçao egipcia aconselho-te a visitar o egipto, depois falaremos.
só que um pouco menos.... com prata da casa.... reduzindo o défice.... realizando investimento publico no sector da construção.... resolvendo o problema da quase total dependencia do exterior... permite-nos 32 anos de preparação...

quase aleija de tão óbvio....

com forte investimento nas renovaveis fazes o mesmo e sem recorrer ao nuclear. isso é que aleija de tão obvio. deixa as jazidas em paz...
quem te disse que a iaea pretende que o irao deixe o nuclear? isso é o que vem no jornal...
e já agora blue, as suecas também são minhas amigas... pró-nucleares e coiso

ai as traidoras ...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

se tens duvidas sobre o poder da civilizaçao egipcia aconselho-te a visitar o egipto, depois falaremos.
opá... podemos falar já... se queres falar do méxico, tudo bem. espanha, frança, alemanha, holanda, itália, bélgica, luxemburgo, austria, suiça, inglaterra, republica checa, croacia, eslovenia, eslováquia, hungria ou polónia, pá, por mim tudo ok.

marrocos, turquia, tailandia, singapura, brasil, eua, canadá, india? alguma coisa interessa?

mas eu estava a falar mesmo, era de portugal.
com forte investimento nas renovaveis fazes o mesmo e sem recorrer ao nuclear. isso é que aleija de tão obvio. deixa as jazidas em paz...
traduz-me isto em numeros e factos. eu já provei que não, mas ok... ao menos, tenta.
quem te disse que a iaea pretende que o irao deixe o nuclear? isso é o que vem no jornal...
.... jornais que fazem parte da mega-estrutura conspirativa que tem todas as letras do alfabeto.... tou-ta ver tou.... estamos cercados!!!!
Última edição por HLopes em sexta jun 27, 2008 1:58 am, editado 4 vezes no total.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

que acham de voltarmos ao nucleo do tópico, o nuclear ?
deixem de lado as alfinetadas recíprocas. ganhamos todos com um debate profícuo e centrado na defesa das opiniões, mostrando dados e justificando suas opiniões.
parece-me que quando o debate segue pelo lado da provocação, alguém perdeu a linha... ou ambos...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

.... jornais que fazem parte da mega-estrutura conspirativa que tem todas as letras do alfabeto.... tou-ta ver tou.... estamos cercados!!!!
....mas nao rendidos. irra, fica lá com a taça, hlopes, pois por mim ja fartei de malhar em ferro frio. agora queres numeros!?! isto aqui não é o centro nacional de estatistica nem a cambridge school - antes de apresentar numeros tenho que fazer estudos, pois nao aceito trabalhos de outros de mão beijada. eu estava a discutir contigo algo muito mais importante: ideias. mas estou a ver que nao estas à altura, fica entao para depois ...

pois é luciano, para mim acabou, recuso-me a explicar poesia a quem aprendeu a ler estorias aos quadradinhos à pouco tempo.

isto do nuclear só serve mesmo para perder tempo e dinheiro em todos os sentidos. já expus a minha opinião, nao devo nada a ninguem e chega para mim! façam as vossas escolhas pois todos vós têm cabeças para pensar. adeus topico azarento! fui de vez ...

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

ok!

podemos voltar ao nuclear? o petróleo tá em 140$... o carvão é o senhor que se segue.

o país consome actualmente, 14000 toneladas.

opções?

construir uma central nuclear, e diminuir esse consumo. o investimento em renováveis continua igual.

investir tudo em renováveis, e continuar a usar o carvão como backup.

Imagem
http://www.eia.doe.gov/cneaf/coal/page/ ... almar.html

debatam, o mais detalhadamente possivel. é a modos que óbvio de que lado estou

falem-me de tecnologias possiveis, sustentáveis, e fiáveis.
não esquecer que a energia pode-se armazenar !!!
como, quanta?

a rebombagem de água funciona com o mesmo nivel de eficiencia, por exemplo, em períodos de seca?
Última edição por HLopes em sexta jun 27, 2008 3:21 am, editado 5 vezes no total.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

talvez seja melhor assim.
esse tópico permanece aberto para que sejam aprofundadas as informações, prós e contras.
a moderação garante à todos a livre expressão, respeitados os limites da convivência social, definidas pelo nosso regulamento.
quem venham os próximos, os prós e os contras... mas nao esqueçam de dar uma passada de olhos no nosso regulamento, e arregassem as mangas. tem muito trabalho para ser feito. se não for feito por vocês, será feito por outros
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

celsomenaia Escreveu:boas...
como bom conhecedor da realidade energética de portugal , não posso deixar de disser que o que muitos defensores do nuclear, dizem que uma central nuclear garante independência energética não podia estar mais longe da realidade.
na verdade,

total power generation in 2006 50,791 gwh

ainda te sobravam 1500 gwh para exportar.

rank/country/electricity consumption (mwh/year)
43/portugal/48,550,000

dados de 2006

http://en.wikipedia.org/wiki/kashiwazak ... ower_plant

é claro que não é isto que se pretende...

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

também concordo um pq com o blue. se é apara analisar estatisticamente e reduzir-mos a troca de ideias e argumentos á economia e á conjuntura actual nunca é possível mudar-mos para melhor o panorama actual. aliás não tinham havido já tão boas transformações na humanidade. e, depois isto da argumentação também é uma “arte” que se trabalha e evolui se alguém passar a maior parte dos dias e dias sempre a opinar e desopinar num fórum acaba por desenvolver e treinar a oratória e não é por se ter uma boa oratória ou semântica que se tem realmente razão.

a zona exclusiva da costa portuguesa dá para dezenas ou até centenas de portugais energéticos. os problemas de profundidade e outros são colmatados com embarcações produtoras de energia. eu tenho a “visão” de que no futuro vão mais navios para o mar para produzirem electriciade do que para pescar.
por mim continuo na minha, centrais nucleares em portugal não, até porque a qualidade dos técnicos portugueses, embora tenham muito treino de conversa bonita, deixa muito a desejar, embora hajam mtos ucranianos por aí.

e se for preciso vou para a rua para discutir de uma forma mais violenta, com cacetada também se vencem as estatísticas viciadas e desumanas héhéhé.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

estou a ver que muita informação tem como fonte a wikipidia, atenção convem verificar o que lá se diz !
vamos a numeros reais, e estes vem do centro de informação da ren , rede eléctrica nacional , e referente a 2006

ano_______tipo de emissão____________________energia emitida___%
2006_____emissão hidráulica (albufeiras sep)__________4149_______8,3
2006_____emissão hidráulica (fios de água sep)________5558______11,1
2006_____emissão hidráulica (centrais senv)____________496______1,0
2006_____recepção de prod. regime especial___________8767_____17,6
2006_____emissão térmica (carvão)__________________14070_____28,2
2006_____emissão térmica (fuel+gasóleo)______________1501______3,0
2006_____emissão térmica (gás)______________________9907_____19,9
2006_____saldo importados_________________________5441______10,9

total de energia 49891 gwh
se retirares o importado a energia gerada foi de +- 45000 gwh

a produção em regime especial é onde estão englobadas as mini-hídricas, eólicas, solar, ondas, centrais térmicas de biomassa, biogás, co-geração, tri-geração etc, ou seja representa as renovais e mais algumas térmicas clássicas com características especiais
a produção das hidroelectricas e da produção em regime especial, representa 38% do total.

para existir bombagem é sempre criado um lago artificial com uma segunda barragem a jusante da barragem com bombagem , para garantir armazenamento para ter água para repor novamente na albufeira.
que é um dos grandes negócios da suíça, que construiu reservatórios nas montanhas e compra energia à noite a países vizinhos para vender nas horas de ponta.

existem modelos informáticos que conseguem determinar com exactidão a energia espectável de um parque eólico, só assim é possível fazer a gestão da rede eléctrica, quanto ao sol é ainda mais fácil de prever a energia , e as ondas, consegues saber também com rigor, mais do que o eolico, qual a sua energia disponível.

as ondas também tem uma diversidade de meios para capturar a sua energia, e portugal com a costa que tem para o atlântico está bastante favorecido, já que o mediterrâneo é fraquinho.

a frança com 80% da sua energia nuclear, quando os preços do urâneo começaram a subir, ou quando começar a faltar, como é que eles descalçam a bota ?

as renováveis a longo prazo são as únicas que fazem sentido , já que a sua fonte de energia existe em todo o lado e ninguém pode fechar a torneira, à excepção de algumas hidricas !!! .

hlopes não sei qual o motivo que te leva a defender o nuclear, já que o facto das energias renováveis necessitarem de "backup" não faz sentido.

agora também não se pode começar a semear eólicas em tudo quanto é sitio, e nisso o pm pensou bem e avançar para a construção de mais barragens , todas elas com bombagem .
as centrais térmicas tem possibilidade de armazenamento da sua energia (gas, carvão, uranio) , não faz sentido fazer renovaveis se não se pode armazenar a energia também, dá é um pouco mais de trabalho.

bem tenho que ir , depois temino o post

cumprimentos a todos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes deixei de confiar nos teus números.
o país consome actualmente, 14000 toneladas.
e no inicio deste tópico falavas em 60000 toneladas.

passando à frente, eu nunca meti de parte o nuclear, alias se espreitarem os meus posts no inicio da minha estadia aqui vão ver isso, portanto houve algo que me fez "abrandar", e isso devesse ao facto de me ter apercebido que muita da energia que se produz simplesmente é para estragar devido à baixa eficiência das nossas aplicações, tanto em casas como na industria e comércio e como tal acho que é mais correcto primeiro corrigir a eficiência da utilização da energia e só então verificar a sua produção, isto porque se fazemos ao contrário não vale a pena pensar no assunto, então será estragar ainda mais e criar mais centrais nucleares.
isto é um pouco o que se está a passar com os combustiveis, as pessoas só se lembram de poupar quando só lhes começa a pesar no bolso e isso nota-se bem aqui no fórum, desde que os combustiveis estão a subir apareceu muito mais utilizadores a pensarem no "verde" e no ambiente.
neste momento a energia eléctrica já é a mais cara de todas e acontece o que acontece, portanto se ficar mais barata de produzir pode acontecer 2 situações; 1ª - os clientes iram ver uma diminuição na factura ou 2ª - as empresas que vendem energia eléctrica iram obter mais lucros.
outro ponto que queria focar é o seguinte, temos o costume de comparar o nosso pais com outros da união europeia, este é um erro dos grandes isto porque enquanto não tivermos o mesmo ordenado que eles não vale a pena fazer comparações, isto porque não temos o mesmo poder de compra, e não vale a pena pensar que com escolhas destas ou daquelas chegamos lá, isto porque esses países desenvolveram-se mais que nós na época das vacas gordas, o nosso país está mais atrasado devido à mentalidade e cultura que temos.
portanto com isto tudo quero dizer que não é por termos uma energia mais barata que nos vamos desenvolver, antes pelo contrário, só agora é que as empresas começam a fazer planeamento e racionalização de recursos, portanto será agora que elas se vão desenvolver.
Cumps Inovadores

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Mensagem por sagan »

fernando pereira Escreveu:
por mim continuo na minha, centrais nucleares em portugal não, até porque a qualidade dos técnicos portugueses, embora tenham muito treino de conversa bonita, deixa muito a desejar, embora hajam mtos ucranianos por aí.
ahhhh... chernobyl não é na ucrânia?

quanto ao nuclear concordo contigo. portugal tem a felicidade de ter condições únicas de aproveitamento de energia renovável. quanto ao maior custo deste tipo de energia relativamente ao nuclear, é um facto inegável.

no entanto, se os sistemas renováveis forem produzidos com uma forte incorporação de valor acrescentado português, esse maior custo pode por outro lado dar um empurrão à economia. nós até podemos gastar mais com os sistemas renováveis, mas se uma grande parte desse dinheiro ficar na economia portuguesa, estes custos podem não ser tão maus como parecem á primeira vista...

penso eu de que..

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

nós até podemos gastar mais com os sistemas renováveis, mas se uma grande parte desse dinheiro ficar na economia portuguesa, estes custos podem não ser tão maus como parecem á primeira vista...
muito bem sagan, é isso mesmo. disses-te tudo. com o bonus de passarmos a produzir energia nacional tambem, nao esqueçer. tudo isso é lucro e visão.

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

jmal, realmente esse numero.... berro.. tenho de deixar de vir meter posts ás 3 da manhã....

o numero é mesmo cerca de 60000 toneladas por ano... não me perguntes porque pus o valor por trimestre....
2006_____emissão hidráulica (albufeiras sep)__________4149_______8,3
2006_____emissão hidráulica (fios de água sep)________5558______11,1
2006_____emissão hidráulica (centrais senv)____________496______1,0
2006_____recepção de prod. regime especial___________8767_____17,6
2006_____emissão térmica (carvão)__________________14070_____28,2
2006_____emissão térmica (fuel+gasóleo)______________1501______3,0
2006_____emissão térmica (gás)______________________9907_____19,9
2006_____saldo importados_________________________5441______10,9

total de energia 49891 gwh
se retirares o importado a energia gerada foi de +- 45000 gwh
62% da energia consumida em 2006, era importada? ou o gás, carvão, e fuelóleo são endógenos?
as renováveis a longo prazo são as únicas que fazem sentido , já que a sua fonte de energia existe em todo o lado e ninguém pode fechar a torneira, à excepção de algumas hidricas !!! .

hlopes não sei qual o motivo que te leva a defender o nuclear, já que o facto das energias renováveis necessitarem de "backup" não faz sentido.
??????????
38%, produzido em 2006. até agora, subiu aos quê? 41%? 42%?

dizes ainda que este é um valor completamente fixo, que não depende de muito ou pouco vento, seca ou não seca?
nenhuma central trabalha 24 sobre 24 horas. as nucleares, além de segurar rede, produzem quando é necessário. depois existem as centrais de hora de ponta, como nosso alto lindoso que pode, em poucos minutos, meter 630 mw na rede:
http://pt.wikipedia.org/wiki/barragem_do_alto-lindoso

esta central nuclear conheço, podes fazer contas:
http://en.wikipedia.org/wiki/dukovany_n ... er_station

pelos vistos trabalha 7.410 horas/ano a plena potência. as hídricas umas 2 a 4.000 horas, eólicas e foto voltaicas 2.500....
mais: não se tornam as renováveis inuteis ou lá perto, quando deviam estar a extrair mais energia?

não tem as eólicas de parar, em ventos muito fortes?
não é a eficiência das fotovoltaicas, reduzida pelo calor associado ao sol, ou mesmo por pó?
a rebombagem não se torna mais ineficiente, em alturas de seca, ou muito calor?
quanta energia consome uma eólica, para funcionar normalmente?

gás, carvão, e fuelóleo. duas delas estão associadas directamente ao petróleo. a outra está dependente dos preços do petróleo.

delas, depende 62% de portugal. (dados de 2006 - vamos apontar um cenário optimista para o actual... portugal importa 50% da sua energia, fora o sector dos transportes)

25000gwh - 50%

uma nuclear "pequena" = <2000mw produz 12000 gwh.

produção total endógena + nuclear = 37000gwh

continuas a ter de importar 13000gwh.

ou seja, supondo que as renováveis aumentaram o seu output 12% nos ultimos dois anos (o que é falso), e supondo que construímos uma central nuclear pequena (<2000mw), continuamos a importar 21% da energia necessária, isto supondo que o consumo não aumentou.

quanto á capacidade renovável potencial, não estão já ocupados os melhores locais para produção de energia renovável? pelo que a instalação adicional se torna mais cara (menos produtiva).
mais: não há factores inerentes às renováveis, que não estão contabilizados no preço por kw?

"no futuro" são umas palavras muito bonitas.
e 5 anos numa economia a andar para trás?
pior... e 5 anos num mundo a andar para trás?

mais, volto a repetir... a guerra do nuclear não é contra as renováveis. nuclear e renováveis estão do mesmo lado. se fosse possível reduzir drasticamente as importações de energia, eu nem colocava a hipótese do nuclear. a verdade é que andamos a favor da conjuntura, e agora the times are changing...

se acham que vivemos em crise.... bom, é melhor prepararem-se para o que aí vem... basta pensar quantas vezes viram os jornais sequer mencionar o aumento do carvão...
e este passou de 40€ por short ton para o dobro (80€ por short ton), em 8 anos.

o petróleo hoje já esteve nos $142,65. enquanto isso representa 0.5% de aumento, o gás natural aumentou 1,17%.
até ao fim do verão, o petróleo vai aumentar para os $160 (acontece normalmente, com a maior procura de turismo, e ac)
na minha opinião, time is of the essence.

quanto ao que eu pretendia para este debate... está a acontecer.

make no mistake, celso... eu sou um idiota, e plenamente consciente desse facto.... mas estou a aprender...

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

sagan Escreveu:
fernando pereira Escreveu:
ahhhh... chernobyl não é na ucrânia?
claro que é. não me diga que por ter havido apenas um acidente, deixam de ser confiáveis os técnicos ucranianos??? parece-me que foi erro humano num teste que tinha de ser feito. de qq forma deverá haver mais problemas com a capacidade financeira do que propriamente com a competência técnica.

a questão nuclear qt a mim é ética e não económica. vamos ter de aguentar ainda mais uns aninhos com ela mas temos de arranjar alternativas renováveis de jeito. hlopes não quer mudar o objecto das suas pesquisas para mandar-mos o nuclear ás favas.

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

quanta energia consome uma eólica, para funcionar normalmente?
hlopes continuo a não perceber esta;
"no futuro" são umas palavras muito bonitas.
e 5 anos numa economia a andar para trás?
pior... e 5 anos num mundo a andar para trás?
andar para trás porquê ? os economista dizem que as crises são as melhores alturas para se fazer investimentos, mesmo que se opta-se por fazer agora ma central nuclear, daqui a quantos anos é que ela estaria a funcionar, 10-20 anos ?
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”