jmal, realmente esse numero.... berro.. tenho de deixar de vir meter posts ás 3 da manhã....
o numero é mesmo cerca de 60000 toneladas por ano... não me perguntes porque pus o valor por trimestre....
2006_____emissão hidráulica (albufeiras sep)__________4149_______8,3
2006_____emissão hidráulica (fios de água sep)________5558______11,1
2006_____emissão hidráulica (centrais senv)____________496______1,0
2006_____recepção de prod. regime especial___________8767_____17,6
2006_____emissão térmica (carvão)__________________14070_____28,2
2006_____emissão térmica (fuel+gasóleo)______________1501______3,0
2006_____emissão térmica (gás)______________________9907_____19,9
2006_____saldo importados_________________________5441______10,9
total de energia 49891 gwh
se retirares o importado a energia gerada foi de +- 45000 gwh
62% da energia consumida em 2006, era importada? ou o gás, carvão, e fuelóleo são endógenos?
as renováveis a longo prazo são as únicas que fazem sentido , já que a sua fonte de energia existe em todo o lado e ninguém pode fechar a torneira, à excepção de algumas hidricas !!! .
hlopes não sei qual o motivo que te leva a defender o nuclear, já que o facto das energias renováveis necessitarem de "backup" não faz sentido.
??????????
38%, produzido em 2006. até agora, subiu aos quê? 41%? 42%?
dizes ainda que este é um valor completamente fixo, que não depende de muito ou pouco vento, seca ou não seca?
nenhuma central trabalha 24 sobre 24 horas. as nucleares, além de segurar rede, produzem quando é necessário. depois existem as centrais de hora de ponta, como nosso alto lindoso que pode, em poucos minutos, meter 630 mw na rede:
http://pt.wikipedia.org/wiki/barragem_do_alto-lindoso
esta central nuclear conheço, podes fazer contas:
http://en.wikipedia.org/wiki/dukovany_n ... er_station
pelos vistos trabalha 7.410 horas/ano a plena potência. as hídricas umas 2 a 4.000 horas, eólicas e foto voltaicas 2.500....
mais: não se tornam as renováveis inuteis ou lá perto, quando deviam estar a extrair mais energia?
não tem as eólicas de parar, em ventos muito fortes?
não é a eficiência das fotovoltaicas, reduzida pelo calor associado ao sol, ou mesmo por pó?
a rebombagem não se torna mais ineficiente, em alturas de seca, ou muito calor?
quanta energia consome uma eólica, para funcionar normalmente?
gás, carvão, e fuelóleo. duas delas estão associadas directamente ao petróleo. a outra está dependente dos preços do petróleo.
delas, depende 62% de portugal. (dados de 2006 - vamos apontar um cenário optimista para o actual... portugal importa 50% da sua energia, fora o sector dos transportes)
25000gwh - 50%
uma nuclear "pequena" = <2000mw produz 12000 gwh.
produção total endógena + nuclear = 37000gwh
continuas a ter de importar 13000gwh.
ou seja, supondo que as renováveis aumentaram o seu output 12% nos ultimos dois anos (o que é falso), e supondo que construímos uma central nuclear pequena (<2000mw), continuamos a importar 21% da energia necessária, isto supondo que o consumo não aumentou.
quanto á capacidade renovável potencial, não estão já ocupados os melhores locais para produção de energia renovável? pelo que a instalação adicional se torna mais cara (menos produtiva).
mais: não há factores inerentes às renováveis, que não estão contabilizados no preço por kw?
"no futuro" são umas palavras muito bonitas.
e 5 anos numa economia a andar para trás?
pior... e 5 anos num mundo a andar para trás?
mais, volto a repetir...
a guerra do nuclear não é contra as renováveis. nuclear e renováveis estão do mesmo lado. se fosse possível reduzir drasticamente as importações de energia, eu nem colocava a hipótese do nuclear. a verdade é que andamos a favor da conjuntura, e agora the times are changing...
se acham que vivemos em crise.... bom, é melhor prepararem-se para o que aí vem... basta pensar quantas vezes viram os jornais sequer mencionar o aumento do carvão...
e este passou de 40€ por short ton para o dobro (80€ por short ton), em 8 anos.
o petróleo hoje já esteve nos $142,65. enquanto isso representa 0.5% de aumento, o gás natural aumentou 1,17%.
até ao fim do verão, o petróleo vai aumentar para os $160 (acontece normalmente, com a maior procura de turismo, e ac)
na minha opinião, time is of the essence.
quanto ao que eu pretendia para este debate... está a acontecer.
make no mistake, celso... eu sou um idiota, e plenamente consciente desse facto.... mas estou a aprender...