Flash 2000 40Ah Gel / Swen JR 4,35KWh LiFePO4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por Volt »

Saudável offtopic. :-).

Já fiz pior (nha nha nha nha nha), mas foi a velocidades que só um modelo de mota (na altura) e carros mais caros que a minha casa, lá chegam... :-P.

Claro que foram só uns segundos, mas deu para o computador de bordo passar de uma média de 5 litros aos 100 para 20 litros aos 100, em poucos segundos... Imagino o que seria se estivesse 5 minutos a andar assim. Provavelmente o depósito "vazava"...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Jipe 4.0 gasolina não gastava .. desperdiça apenas. Eu nem sequer.fui muito depressa

Icem4n
Predator 40ha -- 6000km

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Mensagem por Roger a Jazz »

52L para 250 km!!! É obra sim! Nem sabia que era possível gastar tanto! Isso deviam ser velocidades para cima de 200km/h. Nem a Mitsubishi L200 do meu pai faz esses consumos com pé a fundo! E ela é bem gastadora!

Jorge isso é que é uma média, sim Sr :) Mas a tua zona é muito plana, eu tenho subidas bastante inclinadas! Mas também gosto mais da média da minha eletrica :)

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Então? O painel do conta km esta montado?

Icem4n
Predator 40ha -- 6000km

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

ICEM4N Escreveu:Então? O painel do conta km esta montado?

Icem4n
Predator 40ha -- 6000km
Estou mesmo a tratar disso :)

Não tardará muito coloco aqui umas fotos das evoluções!

Estive a fazer umas contas e achei que ficariam aqui bem!

Ninguém me daria o dinheiro que lhe investi na minha Flash, que já ultrapassa os 2200€, mas ainda assim foi um dos meus melhores negocios da minha vida!!!

Já a comprei usada, por 830€, depois foram as baterias de litio, por 1200€, agora juntando os materiais para a montagem e os equipamentos que farão de bms, lá vai... e isto sem contabilizar a mão-de-obra, que eu fiz como passa tempo!

Claro que eu de carro estava a fazer aproximadamente 17 mil km/ano, tendo em conta que 90% das vezes viajava sozinho e sem bagagens, seriam uns 15 mil km/ano. Sabendo que tenho uma poupança com a flash de 1000€/cada 15 mil km face ao carro, em pouco mais de 2 anos já amortizei o investimento.

Mas como vendi o carro, as contas são ainda melhores...
Até já amortizei o investimento, porque por cada ano, ou 15 mil kms, estava a pagar entre seguro contra todos (320€), prestações ao crédito (340€*12 = 4080€), revisões (1*200€), combustível (15*60€ = 900€), imposto de circulação (170€), perfaz um total de 5670€.
Logo em apenas meio ano, 2830€ de poupança. "E esta, hem?"... :D

E sinto-me muito mais amigo do ambiente :D

Se necessito mesmo de um carro, ou faço uma troca com o meu pai, deixo-lhe a flash e trago o carro dele (que em meio ano aconteceu uma vez), ou alugo um. Sai sempre muito barato em relação.
Tudo por um mundo mais limpo!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Isso mesmo Jorge... excelentes resultados.

Um casal, ao longo da sua vida activa chega a gastar em mobilidade o dinheiro suficiente para comprar 2 moradias de luxo... façam bem contas... nem sempre a melhor solução é emigrar

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

I Like ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

marcopns Escreveu:Isso mesmo Jorge... excelentes resultados.

Um casal, ao longo da sua vida activa chega a gastar em mobilidade o dinheiro suficiente para comprar 2 moradias de luxo... façam bem contas... nem sempre a melhor solução é emigrar
Em grande!!!
Tens toda a razao, tenho pena de não podermos ter mais variedade de motas e assistência em abundância em qualquer local ... mas neste momento se me desses 4.000eur pela minha vendia logo...................... e comprava uma de 60ha!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

ICEM4N Escreveu:
marcopns Escreveu:Isso mesmo Jorge... excelentes resultados.

Em grande!!!
Tens toda a razao, tenho pena de não podermos ter mais variedade de motas e assistência em abundância em qualquer local ... mas neste momento se me desses 4.000eur pela minha vendia logo...................... e comprava uma de 60ha!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Enquanto os combustiveis sobem, as sensibilizações para a mobilidade electrica aumentam, e não tardará muito, essa pouca variedade e assistencia, passará a ser mais populosa.

Podes sempre manter a mota e fazer-lhe um aumento, de 20 ou 40Ah para isso ficar para a vida! :o

Este sentimento de se andar a electrões, é realmente muito bom!

E se olharmos, como o marcopns referiu, para o dinheiro que é necessário para os encargos da mobilidade de um casal durante uma vida activa, então ainda passamos a gostar mais!

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Para ja carregador de 5ha ja ajuda bem.
Vida para as baterias e carregamento mais rápido se necessário

Icem4n
Predator 40ha -- 6000km

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm

Mensagem por zepequeno »

Jorge, muitos parabéns pela Flash! Realmente transformaste isso num meio de transporte impressionante. Ando a fazer contas e a juntar informação para fazer conversão da minha. Não percebo nada de ligações e etc mas ver as tuas "obras" são inspiradoras. Irei precisar de ajuda com certeza e na altura sou capaz de te chatear a ti e a mais pessoal aqui do fórum mais experiente no assunto.

Sempre pensei em ir para o pack de 40ah mas vejo todo o mundo com 40ah a querer os 60ah, acho que 500€ a mais é muito no entanto tenho ideia de que não iria me arrepender do esforço extra, nessa questão ainda tou indeciso mas tenho tempo para pensar...

Em relação ao bms pelo que percebi ainda não estás a usar nada, verificas as baterias com frequência? Qual bms aconselhas visto eu não ser engenhocas e querer um produto já feito, digo já feito mas poderia ser "caseiro" pois já vi que não há uma solução perfeita no mercado.

Abraço e continuação de boas ideias

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

zepequeno Escreveu:Jorge, muitos parabéns pela Flash! Realmente transformaste isso num meio de transporte impressionante. Ando a fazer contas e a juntar informação para fazer conversão da minha. Não percebo nada de ligações e etc mas ver as tuas "obras" são inspiradoras. Irei precisar de ajuda com certeza e na altura sou capaz de te chatear a ti e a mais pessoal aqui do fórum mais experiente no assunto.
Obrigado zepequeno, podes contar comigo para o que achares necessário!
zepequeno Escreveu:Sempre pensei em ir para o pack de 40ah mas vejo todo o mundo com 40ah a querer os 60ah, acho que 500€ a mais é muito no entanto tenho ideia de que não iria me arrepender do esforço extra, nessa questão ainda tou indeciso mas tenho tempo para pensar...
Para a mota que tens, e atendendo às possibilidades que por vezes acontecem (duas pessoas em cima da mota numa viagem com vento contra) e às capacidades de dévito constante de corrente das baterias, no minimo aconselhava-te os 60Ah em TS ou se não quiseres tanto, então uns 45Ah em Headway.

Sendo das iguais ás minhas, os 60Ah ficariam por uns 1350€ (portes já incluidos). Penso que te daria para uns 100 kms a 60 km/h.
zepequeno Escreveu:Em relação ao bms pelo que percebi ainda não estás a usar nada, verificas as baterias com frequência? Qual bms aconselhas visto eu não ser engenhocas e querer um produto já feito, digo já feito mas poderia ser "caseiro" pois já vi que não há uma solução perfeita no mercado.
Até agora tenho estado a observar e a aprender com elas (as baterias).
Posso dizer que são muito estaveis. Depois de um balanceamento por cima, após umas 60 recargas (umas menos profundas que outras), elas mantém-se igualmente balanceadas.

Do que eu temo é, o alimentador, que algum dia deixe de desligar quando atinge os valores maximos, por mim já programados.
Daí estou a projectar um sistema de protecção para esses casos e para mais alguns, como por exemplo: as temperaturas no controlador e no motor; as tensões maximas e minimas, e um balanceador para as celulas (onde posso liga-lo uma vez por mês, e sem grande trabalho).

Pena que ainda não estaja concluido para esta concentração já de amanhã...mas para uma proxima já deve estar!
Depois coloco fotos!
Abraço

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Daí estou a projectar um sistema de protecção para esses casos e para mais alguns, como por exemplo: as temperaturas no controlador e no motor; as tensões maximas e minimas, e um balanceador para as celulas (onde posso liga-lo uma vez por mês, e sem grande trabalho).
Abraço
Vou ficar atento a essa tua solução, que a funcionar, de certesa que vai juntar mais adeptos! ;)

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Olá a todos,

Tenho andado um pouco por fora do meu diário de bordo, e chegou a hora de algumas atualizações.
Vou tentar coloca-las por ordem pois já são muitas...

Começo por reportar que já não se entregam pizzas em Portugal com viaturas elétricas :(
O serviço teria de ter publicidade e o dono da pizzaria não se decidia… infelizmente!

Mais um reforço, desta vez aos espelhos retrovisores.
Achei ter uma boa solução com base numas pequenas peças em aço, soldadas conforme as imagens que se seguem: https://picasaweb.google.com/1082784669 ... 83Y84W5tAE#" onclick="window.open(this.href);return false;

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Consegui tornar ainda maior o compartimento por baixo do assento da minha Flash (já cabe bem um capacete integral ou dois garrafões de agua), e coloquei-lhe uma ficha para o carregador extra de 20A, para assim poder fazer um carregamento para 130kms em apenas 3 horas. https://picasaweb.google.com/1082784669 ... df4ovKx0AE#" onclick="window.open(this.href);return false;

E o conta-quilómetros que resolveu deixar de contar, já só o fazendo com umas pancadinhas na sua bicha. Ainda lhe fiz uns kms assim, mas achei melhor tira-lo, passando assim a contar com a ajuda do GPS até novo painel de instrumentos (ainda em construção) que irá ter novos comandos, controlos e informações. https://picasaweb.google.com/1082784669 ... 2845313074" onclick="window.open(this.href);return false;

Ontem fiz a minha maior viagem em duas rodas e movido a eletrões, completando o total de 298 kms.
Fui de casa a Felgueiras, que são mais ou menos uns 135 kms (pelo trajeto mais curto) cujos mais de metade são com relevos muito acentuados de zona montanhosa.
https://picasaweb.google.com/1082784669 ... mp3RnbSKHg#" onclick="window.open(this.href);return false;

Tive o prazer de conhecer o ogadiv, uma pessoa fantástica, claro, com uma mota elétrica (e com uma micro geração solar).
Trocamos montes de aventuras em VE`s.
Resolvemos algum possível problema, na mota dele, que o bms queimado poderia originar às baterias num futuro próximo, colocamos a buzina novamente a funcionar e fizemos ainda uns testes de comportamentos entre as motas…
Em resumo, um dia passado à maneira!

A minha motinha elétrica já conta com 10 203 kms (9 506 km com o conta kms original e mais 697km no do GPS). https://picasaweb.google.com/1082784669 ... 5555989410" onclick="window.open(this.href);return false;

Peço desculpa pela confusão, mas não consigo colocar as imagens, apesar de serem todas com menor resolução que 150 Kb... :oops:

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

298km num dia! Valente!!! E GNR's desta vez? Algum? :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

pafi Escreveu:298km num dia! Valente!!! E GNR's desta vez? Algum? :)
O dia estava muito frio e muito ventoso (e com algumas chuvadas nas serras), e também não era fim de semana!
Cheguei a ficar com as mãos geladas, ao passar na serra mais alta, tanto demanhã como à noite.

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Ah grande Jorge! Quase 300Km num dia... :shock:
Nunca a flash pensaria fazer tal coisa! :lol:

Olha, e não consegues embutir esse gps no painel da flash? Ficava um espectáculo!
É que eu já tinha pensado fazer isso à minha, mas ainda não tinha encontrado o gps que tivesse as funções de odometro (kilometragem total / parcial)... E O TEU TEM!!! :D
Qual é o gps se não é indescrição?

A minha ideia era arranjar um PNA com WinCE e gps, para instalar software com essas funções e mais algumas "brincadeiras". Um painel desses nas nossas motas ficava brutal! Só há a questão do touchpad que teria que ficar a descoberto, mas não devia ser nada que não se resolvesse...

Boa continuação que estás a fazer um bom trabalho nessa flash! ;)

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Jorge,

Quantas horas para fazer essa aventura?
És um doido!!!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Com a minha 40ah seria [ 70km (2h) + carga (3h) ] x 4 = 280km, 20 horas :o
Por isso reforço a pergunta já feita...
sugarstorm Escreveu:Quantas horas para fazer essa aventura?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”