Mais um cá no Norte...
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Re: Mais um cá no Norte...
Novamente está com o mesmo problema de sempre: No eixo da roda de trás a peça quadrangular deslocou-se para o lado, pois o parafuso central que a prende (que não a devia deixar mover partiu-se). Já alguem teve este problema? Sugestões para arranjar?
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Re: Mais um cá no Norte...
Isso é apenas parte do problema, Rocker.
Essa chapa é um 2º meio de tentar impedir a rotação do eixo.
O 1º é o eixo em si, que tem zonas desbastadas (planas) para encaixar no entalhe do braço oscilante.
Aparentemente o teu braço oscilante ficou desgastado nessa zona, e assim o eixo do motor deixa de estar "entalado", e consegue rodar sobre si mesmo. Essa parte do braço oscilante deve ter de ser reparada para poder segurar o eixo.
A chapa parece que ja andou a rodar com o eixo, os cabos do motor nao ficaram torcidos?
Se ja queimou um controlador assim, verifica isso para evitar a mesma despesa novamente :/
O parafuso partido tem de ser retirado, e se possivel, abrir uma rosca maior, e aplicar um parafuso (preferencia em inox) de maior secção.
E espero que estivesses a brincar, Jorge... se ele soldar a chapa, depois como é que retira a roda??
Essa chapa é um 2º meio de tentar impedir a rotação do eixo.
O 1º é o eixo em si, que tem zonas desbastadas (planas) para encaixar no entalhe do braço oscilante.
Aparentemente o teu braço oscilante ficou desgastado nessa zona, e assim o eixo do motor deixa de estar "entalado", e consegue rodar sobre si mesmo. Essa parte do braço oscilante deve ter de ser reparada para poder segurar o eixo.
A chapa parece que ja andou a rodar com o eixo, os cabos do motor nao ficaram torcidos?
Se ja queimou um controlador assim, verifica isso para evitar a mesma despesa novamente :/
O parafuso partido tem de ser retirado, e se possivel, abrir uma rosca maior, e aplicar um parafuso (preferencia em inox) de maior secção.
E espero que estivesses a brincar, Jorge... se ele soldar a chapa, depois como é que retira a roda??

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Re: Mais um cá no Norte...
rocker_pt Escreveu:Novamente está com o mesmo problema de sempre: No eixo da roda de trás a peça quadrangular deslocou-se para o lado, pois o parafuso central que a prende (que não a devia deixar mover partiu-se). Já alguem teve este problema? Sugestões para arranjar?


Isso pode dar grandes chatices! Já houve quem estragasse motor e controlador assim.
Cada vez que troco um pneu traseiro tenho o cuidado de verificar a saúde desses parafusos. Não percebo porque os chineses usam parafusos M8, num elemento tão importante. Felizmente a SW depois de alguns casos, substituiu todos os parafusos por novos em inox, não sei como o teu partiu!
A sugestão do barrocas é boa. Passar o parafuso para M10 e verifica se os cabos do motor não estão todos torcidos.
O meu BMS é muito diferente desse. Não tem nada desses LEDs. Terá sido uma evolução do primeiro modelo?rocker_pt Escreveu:O meu BMS apresenta a luz acesa da primeira célula durante a carga, será que é o mesmo problema do que o BondadeSua?
Espero que consigas resolver isso tudo! Andas em maré de azar!

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Re: Mais um cá no Norte...
O BMS "Dark Side"
parece ser um resistivo (resistencias, dissipação), enquanto o do e-bike deve ser um dos capacitivos (placas vermelhas, condensadores).
O LED acende em que fase da carga? Inicio, meio, fim?

O LED acende em que fase da carga? Inicio, meio, fim?
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Re: Mais um cá no Norte...
Apenas não me expliquei,Barrocas Escreveu: E espero que estivesses a brincar, Jorge... se ele soldar a chapa, depois como é que retira a roda??
Poderia-se soldar uma ponta de barra, mesmo em ferro (depois pintada de preto), onde a peça rectangular encaixasse e sem ter que se apertar mais qualquer parafuso (mais pratico e forte).
Se for como o do BondadeSua, apenas desliga quando a carga já estiver quase nas ultimas, com potencias de 600W (aprox.), e para o fial mesmo, deverão acender todos os leds menos o primeiro.Barrocas Escreveu:O BMS "Dark Side"parece ser um resistivo (resistencias, dissipação), enquanto o do e-bike deve ser um dos capacitivos (placas vermelhas, condensadores).
O LED acende em que fase da carga? Inicio, meio, fim?
Se assim for, será algo que tenha que ser retificado, para não dar origem a diferenças de envelhecimento entre as celulas e a notoria perda de autonomia!
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Re: Mais um cá no Norte...
Em relação à placa, creio que a origem do problema é o esforço nos arranques (esforço num sentido) e regeneração (esforço noutro sentido) ser demasiado e piorado por ser mesmo no centro da roda.
Por mais que os dois parafusos estejam bem apertados, acaba por existir sempre um esforço alternadamente para cada um dos lados e acaba por ganhar folga, e girar. Não existe atrito suficiente neste peça retangular. Por isso o parafuso partiu possivelmente pois existe uma folga da 1 mm.
Colocar outro parafuso, quantos dias aguentará até partir de novo?
O soldar, poderia ser solução, mas terá de ser pouca solda para que se aguente a peça, mas de modo que seja possivel partir a solda quando pretender mudar de pneu. Esta solução parece-me ser a mais segura.
O pneu aguenta mais 1 ano garantidamente, desde que não tenha furo - soldar resolverá o problema...não sei o que fazer.
A luz do BMS apareceu durante a carga.
Por mais que os dois parafusos estejam bem apertados, acaba por existir sempre um esforço alternadamente para cada um dos lados e acaba por ganhar folga, e girar. Não existe atrito suficiente neste peça retangular. Por isso o parafuso partiu possivelmente pois existe uma folga da 1 mm.
Colocar outro parafuso, quantos dias aguentará até partir de novo?
O soldar, poderia ser solução, mas terá de ser pouca solda para que se aguente a peça, mas de modo que seja possivel partir a solda quando pretender mudar de pneu. Esta solução parece-me ser a mais segura.
O pneu aguenta mais 1 ano garantidamente, desde que não tenha furo - soldar resolverá o problema...não sei o que fazer.
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Re: Mais um cá no Norte...
O problema não é só esse, é a trepidação causada pela regeneração nesse tipo de controlador, já testei varias scooters com controladores kelly, e quando se está a travar com regenerativa a trepidação é tanta que até parece que tudo se vai partir, isso faz ganhar folgas nesse parafuso e entretanto vai á vida, eu desactivava a regenerativa, e metia um parafuso mais largo.rocker_pt Escreveu:Em relação à placa, creio que a origem do problema é o esforço nos arranques (esforço num sentido) e regeneração (esforço noutro sentido) ser demasiado e piorado por ser mesmo no centro da roda.
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Re: Mais um cá no Norte...
O que eu dizia não era soldar a peça retangular, mas sim soldar uma barra (de preferencia de cada lado) de modo a que ela entrasse no encaixe e nem para trás nem para a frente, sendo à mesma muito facil de tirar a roda! Eu faço-te isso se quiseres!!! Posso também verificar esse teu bms e se for o caso melhora-lo!
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Re: Mais um cá no Norte...
Sim Jorge, isso é muito melhor: Colocar apenas uma barrita ou um pinozito de cada lado, faz o mesmo do que um parafuso, e não girará para nenhum dos lados. Posteriormente quando se pretender retirar a roda, a peça guadrangular sai na mesma direção dos parafusos! Uau! parece ser a resolução do problema. É melhor ainda (penso eu) que colocar um parafuso, pois o parafuso tem de atravessar dois orificios com diametros diferentes, e nunca se conseguiria eliminar a folga de 1mm.Jorge Rocha Escreveu:O que eu dizia não era soldar a peça retangular, mas sim soldar uma barra (de preferencia de cada lado) de modo a que ela entrasse no encaixe e nem para trás nem para a frente, sendo à mesma muito facil de tirar a roda! Eu faço-te isso se quiseres!!! Posso também verificar esse teu bms e se for o caso melhora-lo!
Xiiii! também tens ferro de soldar ferro jorge? Claro que aceito a ajuda

O caso do BMS: hoje andei 15km. E com o desgaste de apenas 15km quando liguei à carga, o led do BMS acendeu de imediato. Será que já estaria a fazer o trabalho de equalização?
Entretanto tenho também um balastro xenon de uma otica (a que foi trocada para leds) que está sem uso mas ainda dentro da mota. Estou satisfeito com o led (H4) para andar durante o dia. Estou a ver se tenho coragem para abrir novamente a parte da frente para o retirar pois já o prometi ao IceMan, para ele experimentar na mota dele. Como não vou precisar do balastro, já lhe prometi que dispensava para ele.
O carregador que eu comprei, ainda não o consegui afinar, pois estou com ping pong de mails com o fabricante para o tentar colocar a carregar até 87V. Pois quando ligo aparece a luz verde acesa que é o sinal de carregado, ou seja, o carregador ainda não atinge a tensão necessária para poder carregar as baterias mesmo quando elas apresentam tensão de 80V. Apenas alterei o primeiro potenciometro. Não alterei os outros pois não faço ideia que ajuste pode ser feito com eles nem saber como medir as alterações efetuadas, pois podem interferir na corrente de inicio/final de carga, etc. Jorge, tens alguma sugestão?
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Re: Mais um cá no Norte...
Já reparei nesse tipo de trepidação essencialmente a muito baixa rotação. Por isso quando estou a travar, mesmo quase a parar as rodas, alivio os travões e volto a travar de novo, pois quando estou a muito baixa velocidade a regeneração não se auto ativa apertando os travões.jmal Escreveu:..... é a trepidação causada pela regeneração nesse tipo de controlador
Outro aspeto: No arranque, sempre que me lembro tento fazer arranque muito suave, mas por causa da comutação de fases no motor. Se fosse possivel o ideal era este trabalho poder ser programado, para arrancar muito devagarinho e só depois de atingir 2 ou 3km/h é que poderia aumentar a velocidade normalmente.
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Re: Mais um cá no Norte...
Tenho um inverter que o posso levar para qualquer lado e fazer as soldaduras todas que quiser.
Quanto a desmontar a mota, para retirar o balastro xenon, acho que sim, pode-se fazer isso, aproveitando para a colocação de um fio condutor de 4mm2 desde o borne da bateria (para o tal melhoramento no BMS).
Em relação à regeneração, podes programar esses parametros, regenerar mai ou menos!
Quanto a desmontar a mota, para retirar o balastro xenon, acho que sim, pode-se fazer isso, aproveitando para a colocação de um fio condutor de 4mm2 desde o borne da bateria (para o tal melhoramento no BMS).
Em relação à regeneração, podes programar esses parametros, regenerar mai ou menos!
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Re: Mais um cá no Norte...
Aqui está o carregador que falhou a foto no outro post
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Re: Mais um cá no Norte...
Já descobriste qual o potenciómetro a ajustar?
Como não tens um mostrador para te dar a tensão de carga como no meu, vais ter de ajustar isso por tentativas, ou então ligas o carregador à mota e vais ajustando até conseguires a tensão desejada.
Os chineses são maus a dar instruções, acho que não se entendem com o Inglês.
O Jorge deve conseguir dar-te uma ajuda nisso.
Como não tens um mostrador para te dar a tensão de carga como no meu, vais ter de ajustar isso por tentativas, ou então ligas o carregador à mota e vais ajustando até conseguires a tensão desejada.
Os chineses são maus a dar instruções, acho que não se entendem com o Inglês.
O Jorge deve conseguir dar-te uma ajuda nisso.
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Re: Mais um cá no Norte...
Pois e_bike, mas a questão é que existem 4 potenciometros, vamos supor que o último faz um ajuste fino de tensão (digo fino pois não chegou a 80V) foi este que o chines me indicou para mudar, e os outros 3 o que alteram? corrente? tensão? definem algum patamar de tempo (ou de tensão) entre carga lenta e rápida?
Se ao menos tivesse o esquema eletronico, podia ajudar em alguma coisa. Ou se soubesse onde na placa medir o Set Output...
Eu frisei bem ao chines que era para carregar 24 celulas! e ele disse-me que carregava até 87.6V. Estou na expetativa para ver como serão os outros carregadores que estão em transito do resto do pessoal.
Se ao menos tivesse o esquema eletronico, podia ajudar em alguma coisa. Ou se soubesse onde na placa medir o Set Output...
Eu frisei bem ao chines que era para carregar 24 celulas! e ele disse-me que carregava até 87.6V. Estou na expetativa para ver como serão os outros carregadores que estão em transito do resto do pessoal.
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Re: Mais um cá no Norte...
Com os sensores bem acesos (numa bancada de ensaio), consegue-se descobrir qual a tarefa de cada potenciometro.rocker_pt Escreveu:Pois e_bike, mas a questão é que existem 4 potenciometros, vamos supor que o último faz um ajuste fino de tensão (digo fino pois não chegou a 80V) foi este que o chines me indicou para mudar, e os outros 3 o que alteram? corrente? tensão? definem algum patamar de tempo (ou de tensão) entre carga lenta e rápida?
Se ao menos tivesse o esquema eletronico, podia ajudar em alguma coisa. Ou se soubesse onde na placa medir o Set Output...
Eu frisei bem ao chines que era para carregar 24 celulas! e ele disse-me que carregava até 87.6V. Estou na expetativa para ver como serão os outros carregadores que estão em transito do resto do pessoal.
É muito bom saber que tem 4 potenciometros pois assim podemos regular todos os parametos ao nosso melhor interesse.
Esta semana que vem vou estar por aí e logo combinamos um encontro!
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Re: Mais um cá no Norte...
Maravilha...
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Re: Mais um cá no Norte...
Não estou mesmo com sorte. Está a começar a falhar.
Quase sempre que rodo o guiador para a esquerda as luzes apagam-se e perco o power. Virando para a direita volta a ligar.
Deve ser novamente problemas de fios e de soldas...
E tinha logo de acontecer isto nas vésperas da concentração de Ovar.
Quase sempre que rodo o guiador para a esquerda as luzes apagam-se e perco o power. Virando para a direita volta a ligar.
Deve ser novamente problemas de fios e de soldas...
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Re: Mais um cá no Norte...
Nao te preocupes que aparecem poucas rotundas até OVAR.
É o problema das chinesas fraco material a longo prazo pode dar problemas por mais cuidado que se tenha
É o problema das chinesas fraco material a longo prazo pode dar problemas por mais cuidado que se tenha
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Re: Mais um cá no Norte...
uhmmm isso parece problema pequeno
váaaa toca a meter maos nisso e soldar tudo bem para ires à concentração




Queimo, mas apenas electrões....
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