Mais um cá no Norte...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Re: Mais um cá no Norte...

Mensagem por rocker_pt »

Novamente está com o mesmo problema de sempre: No eixo da roda de trás a peça quadrangular deslocou-se para o lado, pois o parafuso central que a prende (que não a devia deixar mover partiu-se). Já alguem teve este problema? Sugestões para arranjar?
Anexos
roda.jpg
roda.jpg (66.88 KiB) Visto 4249 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Solda a peça, assim já não se move!
Tudo por um mundo mais limpo!

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Isso é apenas parte do problema, Rocker.
Essa chapa é um 2º meio de tentar impedir a rotação do eixo.

O 1º é o eixo em si, que tem zonas desbastadas (planas) para encaixar no entalhe do braço oscilante.
Aparentemente o teu braço oscilante ficou desgastado nessa zona, e assim o eixo do motor deixa de estar "entalado", e consegue rodar sobre si mesmo. Essa parte do braço oscilante deve ter de ser reparada para poder segurar o eixo.

A chapa parece que ja andou a rodar com o eixo, os cabos do motor nao ficaram torcidos?
Se ja queimou um controlador assim, verifica isso para evitar a mesma despesa novamente :/
O parafuso partido tem de ser retirado, e se possivel, abrir uma rosca maior, e aplicar um parafuso (preferencia em inox) de maior secção.

E espero que estivesses a brincar, Jorge... se ele soldar a chapa, depois como é que retira a roda?? :P

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

rocker_pt Escreveu:Novamente está com o mesmo problema de sempre: No eixo da roda de trás a peça quadrangular deslocou-se para o lado, pois o parafuso central que a prende (que não a devia deixar mover partiu-se). Já alguem teve este problema? Sugestões para arranjar?
:o É um problema que espero nunca vir a ter! :x

Isso pode dar grandes chatices! Já houve quem estragasse motor e controlador assim.
Cada vez que troco um pneu traseiro tenho o cuidado de verificar a saúde desses parafusos. Não percebo porque os chineses usam parafusos M8, num elemento tão importante. Felizmente a SW depois de alguns casos, substituiu todos os parafusos por novos em inox, não sei como o teu partiu!

A sugestão do barrocas é boa. Passar o parafuso para M10 e verifica se os cabos do motor não estão todos torcidos.
rocker_pt Escreveu:O meu BMS apresenta a luz acesa da primeira célula durante a carga, será que é o mesmo problema do que o BondadeSua?
O meu BMS é muito diferente desse. Não tem nada desses LEDs. Terá sido uma evolução do primeiro modelo?
Espero que consigas resolver isso tudo! Andas em maré de azar! :?
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

O BMS "Dark Side" :twisted: parece ser um resistivo (resistencias, dissipação), enquanto o do e-bike deve ser um dos capacitivos (placas vermelhas, condensadores).

O LED acende em que fase da carga? Inicio, meio, fim?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Barrocas Escreveu: E espero que estivesses a brincar, Jorge... se ele soldar a chapa, depois como é que retira a roda?? :P
Apenas não me expliquei,
Poderia-se soldar uma ponta de barra, mesmo em ferro (depois pintada de preto), onde a peça rectangular encaixasse e sem ter que se apertar mais qualquer parafuso (mais pratico e forte).

Barrocas Escreveu:O BMS "Dark Side" :twisted: parece ser um resistivo (resistencias, dissipação), enquanto o do e-bike deve ser um dos capacitivos (placas vermelhas, condensadores).

O LED acende em que fase da carga? Inicio, meio, fim?
Se for como o do BondadeSua, apenas desliga quando a carga já estiver quase nas ultimas, com potencias de 600W (aprox.), e para o fial mesmo, deverão acender todos os leds menos o primeiro.

Se assim for, será algo que tenha que ser retificado, para não dar origem a diferenças de envelhecimento entre as celulas e a notoria perda de autonomia!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Em relação à placa, creio que a origem do problema é o esforço nos arranques (esforço num sentido) e regeneração (esforço noutro sentido) ser demasiado e piorado por ser mesmo no centro da roda.
Por mais que os dois parafusos estejam bem apertados, acaba por existir sempre um esforço alternadamente para cada um dos lados e acaba por ganhar folga, e girar. Não existe atrito suficiente neste peça retangular. Por isso o parafuso partiu possivelmente pois existe uma folga da 1 mm.
Colocar outro parafuso, quantos dias aguentará até partir de novo?
O soldar, poderia ser solução, mas terá de ser pouca solda para que se aguente a peça, mas de modo que seja possivel partir a solda quando pretender mudar de pneu. Esta solução parece-me ser a mais segura.
O pneu aguenta mais 1 ano garantidamente, desde que não tenha furo - soldar resolverá o problema...não sei o que fazer.

A luz do BMS apareceu durante a carga.
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:Em relação à placa, creio que a origem do problema é o esforço nos arranques (esforço num sentido) e regeneração (esforço noutro sentido) ser demasiado e piorado por ser mesmo no centro da roda.
O problema não é só esse, é a trepidação causada pela regeneração nesse tipo de controlador, já testei varias scooters com controladores kelly, e quando se está a travar com regenerativa a trepidação é tanta que até parece que tudo se vai partir, isso faz ganhar folgas nesse parafuso e entretanto vai á vida, eu desactivava a regenerativa, e metia um parafuso mais largo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

O que eu dizia não era soldar a peça retangular, mas sim soldar uma barra (de preferencia de cada lado) de modo a que ela entrasse no encaixe e nem para trás nem para a frente, sendo à mesma muito facil de tirar a roda! Eu faço-te isso se quiseres!!! Posso também verificar esse teu bms e se for o caso melhora-lo!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Jorge Rocha Escreveu:O que eu dizia não era soldar a peça retangular, mas sim soldar uma barra (de preferencia de cada lado) de modo a que ela entrasse no encaixe e nem para trás nem para a frente, sendo à mesma muito facil de tirar a roda! Eu faço-te isso se quiseres!!! Posso também verificar esse teu bms e se for o caso melhora-lo!
Sim Jorge, isso é muito melhor: Colocar apenas uma barrita ou um pinozito de cada lado, faz o mesmo do que um parafuso, e não girará para nenhum dos lados. Posteriormente quando se pretender retirar a roda, a peça guadrangular sai na mesma direção dos parafusos! Uau! parece ser a resolução do problema. É melhor ainda (penso eu) que colocar um parafuso, pois o parafuso tem de atravessar dois orificios com diametros diferentes, e nunca se conseguiria eliminar a folga de 1mm.
Xiiii! também tens ferro de soldar ferro jorge? Claro que aceito a ajuda :D , Mas depois de resolveres todos estes problemas vou ter de te oferecer uma scooter!!! Vamos tentar ver então se conseguimos resolver isto?

O caso do BMS: hoje andei 15km. E com o desgaste de apenas 15km quando liguei à carga, o led do BMS acendeu de imediato. Será que já estaria a fazer o trabalho de equalização?

Entretanto tenho também um balastro xenon de uma otica (a que foi trocada para leds) que está sem uso mas ainda dentro da mota. Estou satisfeito com o led (H4) para andar durante o dia. Estou a ver se tenho coragem para abrir novamente a parte da frente para o retirar pois já o prometi ao IceMan, para ele experimentar na mota dele. Como não vou precisar do balastro, já lhe prometi que dispensava para ele.

O carregador que eu comprei, ainda não o consegui afinar, pois estou com ping pong de mails com o fabricante para o tentar colocar a carregar até 87V. Pois quando ligo aparece a luz verde acesa que é o sinal de carregado, ou seja, o carregador ainda não atinge a tensão necessária para poder carregar as baterias mesmo quando elas apresentam tensão de 80V. Apenas alterei o primeiro potenciometro. Não alterei os outros pois não faço ideia que ajuste pode ser feito com eles nem saber como medir as alterações efetuadas, pois podem interferir na corrente de inicio/final de carga, etc. Jorge, tens alguma sugestão?
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

jmal Escreveu:..... é a trepidação causada pela regeneração nesse tipo de controlador
Já reparei nesse tipo de trepidação essencialmente a muito baixa rotação. Por isso quando estou a travar, mesmo quase a parar as rodas, alivio os travões e volto a travar de novo, pois quando estou a muito baixa velocidade a regeneração não se auto ativa apertando os travões.

Outro aspeto: No arranque, sempre que me lembro tento fazer arranque muito suave, mas por causa da comutação de fases no motor. Se fosse possivel o ideal era este trabalho poder ser programado, para arrancar muito devagarinho e só depois de atingir 2 ou 3km/h é que poderia aumentar a velocidade normalmente.
Mais de 160.000km em VE!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Tenho um inverter que o posso levar para qualquer lado e fazer as soldaduras todas que quiser.
Quanto a desmontar a mota, para retirar o balastro xenon, acho que sim, pode-se fazer isso, aproveitando para a colocação de um fio condutor de 4mm2 desde o borne da bateria (para o tal melhoramento no BMS).

Em relação à regeneração, podes programar esses parametros, regenerar mai ou menos!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Aqui está o carregador que falhou a foto no outro post
Anexos
carregador.jpg
carregador.jpg (76.91 KiB) Visto 4022 vezes
Mais de 160.000km em VE!

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Já descobriste qual o potenciómetro a ajustar?

Como não tens um mostrador para te dar a tensão de carga como no meu, vais ter de ajustar isso por tentativas, ou então ligas o carregador à mota e vais ajustando até conseguires a tensão desejada.

Os chineses são maus a dar instruções, acho que não se entendem com o Inglês.

O Jorge deve conseguir dar-te uma ajuda nisso.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Pois e_bike, mas a questão é que existem 4 potenciometros, vamos supor que o último faz um ajuste fino de tensão (digo fino pois não chegou a 80V) foi este que o chines me indicou para mudar, e os outros 3 o que alteram? corrente? tensão? definem algum patamar de tempo (ou de tensão) entre carga lenta e rápida?
Se ao menos tivesse o esquema eletronico, podia ajudar em alguma coisa. Ou se soubesse onde na placa medir o Set Output...

Eu frisei bem ao chines que era para carregar 24 celulas! e ele disse-me que carregava até 87.6V. Estou na expetativa para ver como serão os outros carregadores que estão em transito do resto do pessoal.
Mais de 160.000km em VE!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

rocker_pt Escreveu:Pois e_bike, mas a questão é que existem 4 potenciometros, vamos supor que o último faz um ajuste fino de tensão (digo fino pois não chegou a 80V) foi este que o chines me indicou para mudar, e os outros 3 o que alteram? corrente? tensão? definem algum patamar de tempo (ou de tensão) entre carga lenta e rápida?
Se ao menos tivesse o esquema eletronico, podia ajudar em alguma coisa. Ou se soubesse onde na placa medir o Set Output...

Eu frisei bem ao chines que era para carregar 24 celulas! e ele disse-me que carregava até 87.6V. Estou na expetativa para ver como serão os outros carregadores que estão em transito do resto do pessoal.
Com os sensores bem acesos (numa bancada de ensaio), consegue-se descobrir qual a tarefa de cada potenciometro.
É muito bom saber que tem 4 potenciometros pois assim podemos regular todos os parametos ao nosso melhor interesse.
Esta semana que vem vou estar por aí e logo combinamos um encontro!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Maravilha...
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

Não estou mesmo com sorte. Está a começar a falhar.
Quase sempre que rodo o guiador para a esquerda as luzes apagam-se e perco o power. Virando para a direita volta a ligar.
Deve ser novamente problemas de fios e de soldas...
E tinha logo de acontecer isto nas vésperas da concentração de Ovar.
Mais de 160.000km em VE!

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Nao te preocupes que aparecem poucas rotundas até OVAR.
É o problema das chinesas fraco material a longo prazo pode dar problemas por mais cuidado que se tenha

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

uhmmm isso parece problema pequeno :) váaaa toca a meter maos nisso e soldar tudo bem para ires à concentração :) :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”