2wheelfun Escreveu:olá.
tem-se falado aqui da temperatura óptima de funcionamento das células de lítio e hoje, no meu trajecto habitual, vim particularmente atento ao voltímetro. a temperatura exterior era de 8.5ºc e em andamento eu diria sem exagero que se deve ter aproximado dos 5ºc.
a via rápida que costumo apanhar diariamente – ic19, encontrava-se hoje com menos trânsito e entre a zona do hospital amadora-sintra e o alto da amadora coloquei a blackhoover nos 70-75km/h. este pequeno troço a que me refiro, começa com uma inclinação muito suave e termina com uma subida um bocadinho mais acentuada e estende-se por cerca de 500 metros. sem procurar compensar a subida com alterações de punho, o voltímetro começa lentamente a acusar uma redução na tensão das células e no final dos 500m, digamos que nos 50m mais inclinados, o voltímetro acusava já 64v. refira-se que a voltagem com as baterias carregadas e em repouso, anda na ordem dos 74 volts. a velocidade pouco caiu ao longo deste teste, tendo a mota as baterias a 100% e tendo apenas percorrido 5km. a seguir a esta subida, segue-se uma descida prolongada mas pouco inclinada e a velocidade sobe para perto dos 80km/h enquanto o voltímetro regista uns saudáveis 68-69v. segue-se uma longa recta percorrida à velocidade de 75km/h e o voltímetro andou no intervalo dos 67-69 volts.
pela tua descrição a tensão encontra-se nos valores normais. 64v dará uma tensão na ordem dos 2.9 volts, nestas temperaturas, deves estar a tirar pouco mais de 1c, no maximo 1.5c, ora isso são 64 * 60 = 3840 watts, para a velocidade que vais e sendo a subir não me parece nada de anormal.
2wheelfun Escreveu:
se não se exigir esforço do motor, isto é, se for mais rolar, a tensão do pack de baterias pouca diferença registará face a dias mais quentes e a temperaturas mais óptimas de funcionamento mas verifica-se também que a tensão cai muito depressa chegando a valores muito baixos, mesmo com as baterias carregadas, se estivermos perante uma subida ou se momentaneamente se estiver a exigir um esforço adicional do motor e por conseguinte maior necessidade instantânea de energia.
as motas equipadas com maior número de células como é o caso das predator, terão uma curva de tensão idêntica no meu entender, embora as 2 células extra não permitam que se atinjam valores tão baixos de voltagem em condições semelhantes.
batlight thunder, 22 células de 3,4v, aproximadamente 74v.
sw predator, 24 células de 3,4v, aproximadamente 81v.
a programação que as motas têm, nomeadamente as thunder, podem assim dar falsas indicações da carga das baterias, uma vez que o led da “autonomia” está configurado em função da tensão e começa a piscar aos 63v. ora com 5,6,7km eu cheguei a este valor e seguramente que a amperagem nas células era ainda bastante alta mas infelizmente (ainda…) não a consigo medir. o grave é a programação do bms que aos 57v corta, esse é que é mais chato e obriga a algum cuidado. felizmente a zona centro/sul do nosso país não sofre de temperaturas muito baixas ou pelo menos que se prolonguem por muitos dias, sendo portanto adequada a programação da blackhoover à maioria dos dias do ano.
o controlo térmico activo, esse sim poderia ser uma boa solução desde que o aquecimento do compartimento fosse eficiente e não consumisse muita energia mas nos nossos casos (chinesas), não existe sequer a preocupação de um correcto isolamento pois a preocupação da concepção deve ter sido mais a de facilitar o fluxo de ar evitando o aquecimento.
bons electrões!
2wheelfun
a tensão não desce linearmente conforme o nível de carga do pack, e o corte não deve ser feito apenas por chegar a essa tensão, o bms corta quando alguma célula atingir o nível mínimo de tensão.
o controle dos c's não é feito por temperatura, mas sim por tensão, quanto menos temperatura, menos tensão, logo menos corrente (c).