BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Bloqueado

Monty
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Monty »

2wheelfun Escreveu:
hmgp Escreveu:p.s.: belas fotos. são daquela mini-camera maravilha que tens?
gopro: http://www.goprocamera.com/products/?area=2

p.s. - a minha não é a versão hd. há "milhares" de vídeos na net exemplificativas da câmara.
muito bom, principalmente por ser uma espécie de fish-eye.
pena o preço ser um pouco caro...

Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm

Mensagem por Zacarix »

como se diz na giria, muito fixe.

que continues a somar muitos 5000km sem dissabores, e que continues a tirar belas fotos como estas.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am

Mensagem por 2wheelfun »

oito meses depois e está na altura de trocar os pneus. não que estes se tenha desgastado para ser sincero pois ao fim de 5280km percorridos não vejo desgaste nem sequer diferença de relevo entre o dianteiro e o traseiro. acredito que estes cheng shin me fizessem mais uns bons milhares de quilómetros mas acontece que estes pneus com piso molhado tinham pouca aderência e faziam-me sentir falta de segurança.

após alguma investigação de oficinas que fizessem esta intervenção em ve e após algum estudo das opções disponíveis nas medidas 130/60-13 para scooter, a escolha recaiu sobre a oficina luzeiro, em massamá. quanto aos pneus, estava indeciso entre uns pirelli evo 22 e uns pirelli sl26. cheguei a optar pelos evo pois gostei da característica de ter o pneu da frente com um desenho diferente do traseiro mas como a luzeiro teve mais dificuldade em encomendar os sl26, foram estes que montei.

presenciei o serviço da oficina e gostei do que vi. profissionais competentes e cuidadosos a trabalharem num espaço asseado. a operação em si foi muito rápida e simples pois o motor das thunder é facilmente extraível através do simples desapertar de uns quantos parafusos. uma vez retirado o motor da roda, esta pode ser tratada como uma roda ‘normal’ e a operação é simples.

quanto à troca do chinês pelo italiano, é como se tivesse uma mota nova. acabaram-se as trepidações, as fugas de ar e aumentou o conforto. ainda não tive oportunidade de circular com piso molhado mas a diferença deve igualmente ser grande. voltarei a este tema quando tiver oportunidade de experimentar.

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

BlackHoover - Update 5691km - Baterias?

Mensagem por 2wheelfun »

este db anda a precisar de um updatezinho…

para começar – pneus. posso dizer de facto que os pirelli sl26 vieram transformar a blackhoover noutra mota. há 450km que ando com estes pneus italianos e muitas foram as diferenças sentidas, tais como: maior sensação de segurança, conforto, direcção mais leve e o desaparecimento das vibrações irritantes. outra coisa boa, foi o ter deixado de ir semanalmente à bomba de combustível… pôr ar no pneus, claro! já conduzi a blackhoover com piso molhado e com bastante chuva e mantendo os meus padrões de cautela, estes pneus têm cumprido muito bem a sua função. como não há bela sem senão, a maior aderência ao alcatrão veio penalizar a autonomia. estimo que o consumo energético tenha aumentado em cerca de 10%, valor que não esperava.

…e por falar em autonomia, ando com dúvidas relativamente às baterias, novamente. ultimamente, ainda até antes da troca dos pneus, apercebo-me que o voltímetro em andamento tem-se aproximado mais dos valores mínimos de 65, 64v, isto para trajectos que faço diariamente e onde antes notava que o voltímetro não ia tão abaixo. hoje, fiz o mesmo trajecto que costumo utilizar diariamente para o trabalho mas à hora que fui não havia transito, pelo que meti a blackhoover nos 70-80km/h constantes. para meu espanto, no trajecto de regresso tive de baixar esta velocidade porque o led da autonomia deu sinais de vida. o voltímetro chegou aos 62v. dos 34km, digamos que 8km foram dentro da cidade a velocidades mais baixas e os restantes 26km foram à tal velocidade de 70-80 km/h. os restantes 26km não, porque no regresso acabei por ter de baixar a velocidade se queria chegar a casa.

ando desconfiado. sempre senti os valores da autonomia anunciada algo distantes na blackhoover mas a autonomia disponível cobria com alguma tranquilidade o meu trajecto diário. agora volto a torcer o nariz. relativamente à minha última utilização, eu deixei a mota carregada 3 dias parada antes de a utilizar hoje. não sei se este factor terá influenciado a energia disponível ou não mas creio que não.

a blackhoover fez no fim-de-semana passado 9 meses e tem agora 5691km.

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

a baixas temperaturas influenciam muito a capacidade de resposta das baterias. também eu tenho notado o ponteiro do voltímetro a baixar muito mais que o normal ultimamente, é normal por causa do frio. não se pode apertar tanto com as motas durante o inverno.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

e_bike Escreveu:a baixas temperaturas influenciam muito a capacidade de resposta das baterias. também eu tenho notado o ponteiro do voltímetro a baixar muito mais que o normal ultimamente, é normal por causa do frio. não se pode apertar tanto com as motas durante o inverno.
não iria por aí... a blackhoover é mota de garagem tanto em casa como no trabalho. de manhã quando pego nela, o carregador ainda está ligado e na blackhoover o carregador nunca desliga na totalidade, vai dando pequenas cargas, o que contribui também para manter as baterias numa temperatura mais próxima da ideal. no trabalho, a garagem também tem uma temperatura razoável, pelo que quando a mota começa a andar as baterias nunca estão com temperaturas baixas e depois com o motor em funcionamento, mesmo com o frio exterior (e em andamento nos dias frios, o real feel deverá ter andado algumas vezes próximo dos 0ºc) acho que a temperatura baixa é compensada pela utilização das baterias. por outro lado, 70-80km/h não é puxar por uma thunder, sabendo eu até que quando apanho algum declive não enrolo o punho para compensar e manter a velocidade.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sim, o frio faz baixar a tensão do pack, e com temperaturas a rondas os 0ºc então ai temos uma grande queda de tensão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

jmal Escreveu:sim, o frio faz baixar a tensão do pack, e com temperaturas a rondas os 0ºc então ai temos uma grande queda de tensão.
olá jmal, nesta matéria és mais entendido do que eu, sem dúvida mas o que eu penso é que se o pack das baterias começar a viagem com uma temperatura a rondar os 22, 23º (temperatura que penso ser a da minha garagem) e se a temperatura exterior com a deslocação do ar baixar aos 0ºc (muito fácil quando a temperatura ambiente andar pelos 6,7ºc), estando o pack protegido e com uma fonte geradora de calor por perto, como é o caso do controlador, creio que a temperatura apesar de não ser a ideal não será muito agressiva para as células. vou ver se arranjo forma de medir a zona onde se situam as baterias, nos dias mais frios.
cumps!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

2wheelfun Escreveu:
jmal Escreveu:sim, o frio faz baixar a tensão do pack, e com temperaturas a rondas os 0ºc então ai temos uma grande queda de tensão.
olá jmal, nesta matéria és mais entendido do que eu, sem dúvida mas o que eu penso é que se o pack das baterias começar a viagem com uma temperatura a rondar os 22, 23º (temperatura que penso ser a da minha garagem) e se a temperatura exterior com a deslocação do ar baixar aos 0ºc (muito fácil quando a temperatura ambiente andar pelos 6,7ºc), estando o pack protegido e com uma fonte geradora de calor por perto, como é o caso do controlador, creio que a temperatura apesar de não ser a ideal não será muito agressiva para as células. vou ver se arranjo forma de medir a zona onde se situam as baterias, nos dias mais frios.
cumps!
sim, isso era um bom teste, no meu caso sei em qualquer momento a temperatura de cada célula, e encontro diferenças de 2-3º c só da posição delas, ou seja, as da extremidade do pack, as que encostam à parede do compartimento, têm menos temperatura que as do centro. nestes dias mais frios, a temperatura das células dentro da minha garagem rondava os 9-10 ºc, quando saia à rua e circulava, e ao fim de algumas horas estavam a 6-7 ºc, isto num dia em que a temperatura exterior devia estar em 3-4 ºc.

neste momento já tenho temperaturas entre 15-18 ºc, por exemplo hoje.

o facto de teres o carregador a dar pequenas cargas de vez em quando não as faz manter a temperatura, isto porque elas aquecem consoante a corrente de entrada com que estão a carregar. portanto nessas pequenas cargas, elas não vão aquecer nem manter a temperatura porque a corrente de entrada é muito pequena.

a tensão, a eficiência e a performance delas depende da temperatura, o ideal é 25 ºc, para durarem e terem a eficiência máxima, para performance gosto mais dos 35 a 45 ºc, aqui é preciso ter cuidados, porque aos 60ºc já estamos a estragar, dos 15ºc para baixo só apetece é mete las no forno.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

jmal Escreveu:sim, isso era um bom teste, no meu caso sei em qualquer momento a temperatura de cada célula, e encontro diferenças de 2-3º c só da posição delas
por acaso não me tinha lembrado do pormenor da temperatura ainda poder variar das células colocadas nos limites para as células do interior e creio que elas não deve ter inteligência para fazer a rotatividade que os pinguins fazem perante as adversidades do polo norte. saber a temperatura no compartimento das células já é um luxo, quanto mais saber a temperatura individualmente de cada uma.
jmal Escreveu:portanto nessas pequenas cargas, elas não vão aquecer nem manter a temperatura porque a corrente de entrada é muito pequena.
também calculei isso.
jmal Escreveu:a tensão, a eficiência e a performance delas depende da temperatura, o ideal é 25 ºc, para durarem e terem a eficiência máxima
pois, 25ºc não têm, nem nos melhores dias de inverno por isso vão mesmo ter se de aquecer umas às outras.
recebi a blackhoover em março e tive logo de andar com substitutas, pelo que nunca a terei utilizado com estas temperaturas, daí também não ter termo comparativo mas acho estranho obter uma diferença tão significativa. sei que nas thunder não sou o único a preocupar-se com este tema nesta altura mas também sei que há sw's a andar há 12k km, com células iguais e sem queixas, o que mais contribui para a minha preocupação.

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas,

é um facto que temperaturas ambientes próximas de 0ºc fazem diminuir a performance das baterias.
então e relativamente à sua deterioração? já li um reporte dum user que usou a mota a temp. baixas e passado algum tempo ficou com algumas células danificadas. as temp. baixas danificam efectivamente estas baterias, ou foi uma infeliz coincidência?

para diminuir a diferença de temp. entre células e mesmo evitar que a temp. delas baixe muito nesta época, não é possível isolar termicamente o compartimento onde elas se encontram, com uma manta térmica em lã de rocha, ou equivalente?

cump.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nunoneiva75 Escreveu:boas,

é um facto que temperaturas ambientes próximas de 0ºc fazem diminuir a performance das baterias.
então e relativamente à sua deterioração? já li um reporte dum user que usou a mota a temp. baixas e passado algum tempo ficou com algumas células danificadas. as temp. baixas danificam efectivamente estas baterias, ou foi uma infeliz coincidência?

para diminuir a diferença de temp. entre células e mesmo evitar que a temp. delas baixe muito nesta época, não é possível isolar termicamente o compartimento onde elas se encontram, com uma manta térmica em lã de rocha, ou equivalente?

cump.
as temperaturas baixas não deterioram as baterias, segundo os fabricantes, ao contrário das temperaturas altas, nas de lítio começa a haver deterioração a partir dos 60 ºc.

penso que o que falho nesse caso foi o bms, a temperaturas baixas a tensão desce mais para a mesma corrente, e provavelmente ou não tinha bms, ou o bms não tem esse controle.

edit: esqueci-me da parte do isolar, sim, deve ser isolado, alias, só as chinesas é que não têm, a vectrix entre outras têm isolamento e até controle interno de temperatura, se bem que já fiz uns cálculos e seria interessante e até eficiente no inverno ter um controle de temperatura activo, mesmo com resistência a aquecer o compartimento isolado, as baterias a uma temperatura de 25 ºc são muito mais eficientes, e a energia que se perde com a temperatura dava na boa para o aquecimento. mas estou a estudar o caso.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

olá.

tem-se falado aqui da temperatura óptima de funcionamento das células de lítio e hoje, no meu trajecto habitual, vim particularmente atento ao voltímetro. a temperatura exterior era de 8.5ºc e em andamento eu diria sem exagero que se deve ter aproximado dos 5ºc.

a via rápida que costumo apanhar diariamente – ic19, encontrava-se hoje com menos trânsito e entre a zona do hospital amadora-sintra e o alto da amadora coloquei a blackhoover nos 70-75km/h. este pequeno troço a que me refiro, começa com uma inclinação muito suave e termina com uma subida um bocadinho mais acentuada e estende-se por cerca de 500 metros. sem procurar compensar a subida com alterações de punho, o voltímetro começa lentamente a acusar uma redução na tensão das células e no final dos 500m, digamos que nos 50m mais inclinados, o voltímetro acusava já 64v. refira-se que a voltagem com as baterias carregadas e em repouso, anda na ordem dos 74 volts. a velocidade pouco caiu ao longo deste teste, tendo a mota as baterias a 100% e tendo apenas percorrido 5km. a seguir a esta subida, segue-se uma descida prolongada mas pouco inclinada e a velocidade sobe para perto dos 80km/h enquanto o voltímetro regista uns saudáveis 68-69v. segue-se uma longa recta percorrida à velocidade de 75km/h e o voltímetro andou no intervalo dos 67-69 volts.

se não se exigir esforço do motor, isto é, se for mais rolar, a tensão do pack de baterias pouca diferença registará face a dias mais quentes e a temperaturas mais óptimas de funcionamento mas verifica-se também que a tensão cai muito depressa chegando a valores muito baixos, mesmo com as baterias carregadas, se estivermos perante uma subida ou se momentaneamente se estiver a exigir um esforço adicional do motor e por conseguinte maior necessidade instantânea de energia.

as motas equipadas com maior número de células como é o caso das predator, terão uma curva de tensão idêntica no meu entender, embora as 2 células extra não permitam que se atinjam valores tão baixos de voltagem em condições semelhantes.

batlight thunder, 22 células de 3,4v, aproximadamente 74v.
sw predator, 24 células de 3,4v, aproximadamente 81v.

a programação que as motas têm, nomeadamente as thunder, podem assim dar falsas indicações da carga das baterias, uma vez que o led da “autonomia” está configurado em função da tensão e começa a piscar aos 63v. ora com 5,6,7km eu cheguei a este valor e seguramente que a amperagem nas células era ainda bastante alta mas infelizmente (ainda…) não a consigo medir. o grave é a programação do bms que aos 57v corta, esse é que é mais chato e obriga a algum cuidado. felizmente a zona centro/sul do nosso país não sofre de temperaturas muito baixas ou pelo menos que se prolonguem por muitos dias, sendo portanto adequada a programação da blackhoover à maioria dos dias do ano.

o controlo térmico activo, esse sim poderia ser uma boa solução desde que o aquecimento do compartimento fosse eficiente e não consumisse muita energia mas nos nossos casos (chinesas), não existe sequer a preocupação de um correcto isolamento pois a preocupação da concepção deve ter sido mais a de facilitar o fluxo de ar evitando o aquecimento.

bons electrões!
2wheelfun

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

2wheelfun Escreveu:olá.

tem-se falado aqui da temperatura óptima de funcionamento das células de lítio e hoje, no meu trajecto habitual, vim particularmente atento ao voltímetro. a temperatura exterior era de 8.5ºc e em andamento eu diria sem exagero que se deve ter aproximado dos 5ºc.

a via rápida que costumo apanhar diariamente – ic19, encontrava-se hoje com menos trânsito e entre a zona do hospital amadora-sintra e o alto da amadora coloquei a blackhoover nos 70-75km/h. este pequeno troço a que me refiro, começa com uma inclinação muito suave e termina com uma subida um bocadinho mais acentuada e estende-se por cerca de 500 metros. sem procurar compensar a subida com alterações de punho, o voltímetro começa lentamente a acusar uma redução na tensão das células e no final dos 500m, digamos que nos 50m mais inclinados, o voltímetro acusava já 64v. refira-se que a voltagem com as baterias carregadas e em repouso, anda na ordem dos 74 volts. a velocidade pouco caiu ao longo deste teste, tendo a mota as baterias a 100% e tendo apenas percorrido 5km. a seguir a esta subida, segue-se uma descida prolongada mas pouco inclinada e a velocidade sobe para perto dos 80km/h enquanto o voltímetro regista uns saudáveis 68-69v. segue-se uma longa recta percorrida à velocidade de 75km/h e o voltímetro andou no intervalo dos 67-69 volts.
pela tua descrição a tensão encontra-se nos valores normais. 64v dará uma tensão na ordem dos 2.9 volts, nestas temperaturas, deves estar a tirar pouco mais de 1c, no maximo 1.5c, ora isso são 64 * 60 = 3840 watts, para a velocidade que vais e sendo a subir não me parece nada de anormal.
2wheelfun Escreveu: se não se exigir esforço do motor, isto é, se for mais rolar, a tensão do pack de baterias pouca diferença registará face a dias mais quentes e a temperaturas mais óptimas de funcionamento mas verifica-se também que a tensão cai muito depressa chegando a valores muito baixos, mesmo com as baterias carregadas, se estivermos perante uma subida ou se momentaneamente se estiver a exigir um esforço adicional do motor e por conseguinte maior necessidade instantânea de energia.

as motas equipadas com maior número de células como é o caso das predator, terão uma curva de tensão idêntica no meu entender, embora as 2 células extra não permitam que se atinjam valores tão baixos de voltagem em condições semelhantes.

batlight thunder, 22 células de 3,4v, aproximadamente 74v.

a programação que as motas têm, nomeadamente as thunder, podem assim dar falsas indicações da carga das baterias, uma vez que o led da “autonomia” está configurado em função da tensão e começa a piscar aos 63v. ora com 5,6,7km eu cheguei a este valor e seguramente que a amperagem nas células era ainda bastante alta mas infelizmente (ainda…) não a consigo medir. o grave é a programação do bms que aos 57v corta, esse é que é mais chato e obriga a algum cuidado. felizmente a zona centro/sul do nosso país não sofre de temperaturas muito baixas ou pelo menos que se prolonguem por muitos dias, sendo portanto adequada a programação da blackhoover à maioria dos dias do ano.

o controlo térmico activo, esse sim poderia ser uma boa solução desde que o aquecimento do compartimento fosse eficiente e não consumisse muita energia mas nos nossos casos (chinesas), não existe sequer a preocupação de um correcto isolamento pois a preocupação da concepção deve ter sido mais a de facilitar o fluxo de ar evitando o aquecimento.

bons electrões!
2wheelfun

a tensão não desce linearmente conforme o nível de carga do pack, e o corte não deve ser feito apenas por chegar a essa tensão, o bms corta quando alguma célula atingir o nível mínimo de tensão.

o controle dos c's não é feito por temperatura, mas sim por tensão, quanto menos temperatura, menos tensão, logo menos corrente (c).
Cumps Inovadores

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

jmal Escreveu:pela tua descrição a tensão encontra-se nos valores normais. 64v dará uma tensão na ordem dos 2.9 volts, nestas temperaturas, deves estar a tirar pouco mais de 1c, no maximo 1.5c, ora isso são 64 * 60 = 3840 watts, para a velocidade que vais e sendo a subir não me parece nada de anormal.
não entendi o seguinte jmal, como chegaste ao 1c ou 1.5c a partir dos 2.9 volts? desculpa a pergunta.
jmal Escreveu:a tensão não desce linearmente conforme o nível de carga do pack, e o corte não deve ser feito apenas por chegar a essa tensão, o bms corta quando alguma célula atingir o nível mínimo de tensão.
sim, quando alguma célula atingir o nível mínimo, tens razão mas se o equilibrio entre elas for o correcto vai dar ao mesmo.
jmal Escreveu: o controle dos c's não é feito por temperatura, mas sim por tensão, quanto menos temperatura, menos tensão, logo menos corrente (c).
quando dizes que os c's são em função da tensão até compreendo mas fica a ideia de que os c's são variável para o controlador e que é possível o controlador automaticamente limitar este valor em função da tensão instantânea. será que é assim? se calhar é possível isso mas não em todos os controladores, não? pensei que os c's eram uma espécie de constante para o controlador mas isto sou eu a pensar que ainda pouco sei desta matéria.
obrigado!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

2wheelfun Escreveu: não entendi o seguinte jmal, como chegaste ao 1c ou 1.5c a partir dos 2.9 volts? desculpa a pergunta.
pelos gráficos das ts e pela experiência que tenho da minha.
2wheelfun Escreveu: sim, quando alguma célula atingir o nível mínimo, tens razão mas se o equilibrio entre elas for o correcto vai dar ao mesmo.
sim.
2wheelfun Escreveu:quando dizes que os c's são em função da tensão até compreendo mas fica a ideia de que os c's são variável para o controlador e que é possível o controlador automaticamente limitar este valor em função da tensão instantânea. será que é assim? se calhar é possível isso mas não em todos os controladores, não? pensei que os c's eram uma espécie de constante para o controlador mas isto sou eu a pensar que ainda pouco sei desta matéria.
obrigado!
não faria sentido (electronicamente) o controlador controlar os c's em função da temperatura, se fores ver os gráficos de descarga de qualquer fabricante, eles cortam a corrente assim que a tensão mínima é alcançada, logo o que conta é a tensão mínima de corte, e o que é importante controlar é a tensão e não a corrente, porque com a tensão controlas a corrente (c's). isto é complicado de explicar, mas basicamente seguiu-se pelo caminho mais fácil, viável e funcional. mas atenção existe o controle de corrente pelo controlador, senão este também queimava, mas é fixo, não varia conforme a temperatura.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por 2wheelfun »

jmal Escreveu:
2wheelfun Escreveu:não entendi o seguinte jmal, como chegaste ao 1c ou 1.5c a partir dos 2.9 volts? desculpa a pergunta.
pelos gráficos das ts e pela experiência que tenho da minha.
ah ok, tudo bem, pensei que me estaria a escapar alguma coisa nas contas que apresentaste.
jmal Escreveu:(...)mas atenção existe o controle de corrente pelo controlador, senão este também queimava, mas é fixo, não varia conforme a temperatura.
entendido! obrigado pela paciência, jmal!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

2wheelfun Escreveu: batlight thunder, 22 células de 3,4v, aproximadamente 74v.
deixa-me so dizer-te que as predator tambem têm os tais 74v não os 81
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

sao 24x 3,2v=76,8v em repouso anda pelos 79-80v
22x3,2v=70,4v em repouso 72-73v

o motor é que tem inscrito no exterior 72v

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

jmal Escreveu: edit: esqueci-me da parte do isolar, sim, deve ser isolado, alias, só as chinesas é que não têm, a vectrix entre outras têm isolamento e até controle interno de temperatura, se bem que já fiz uns cálculos e seria interessante e até eficiente no inverno ter um controle de temperatura activo, mesmo com resistência a aquecer o compartimento isolado, as baterias a uma temperatura de 25 ºc são muito mais eficientes, e a energia que se perde com a temperatura dava na boa para o aquecimento. mas estou a estudar o caso.
boas jmal,

infelizmente ainda não tive oportunidade de observar o compartimento das baterias da predator.
achas que seria possível, numa predator 60ah, revestir este compartimento com uma manta térmica de 1 a 2 cm de espessura? este revestimento só seria útil no inverno, pelo que poderia o utilizador final instalar e remover este revestimento quando necessário, ou achas que implicaria sempre uma visita à oficina?

outra questão: nas pilhas recarregáveis aa, aaa, etc nota-se um aquecimento das mesmas quando carregam (e possivelmente quando descarregam, dependendo do c). acontece o mesmo com as thundersky ou este efeito é negligenciável? no final do carregamento elas não ficam bem quentinhas? se o compartimento estivesse perfeitamente isolado não seria o suficiente para manter a temp. e melhorar a sua performance no inverno, talvez até dispensar o tal aquecimento activo?

cump.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”