Diário de uma micro-produção

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

vivam,



ontem por estes lados o sol quase não apareceu !!

o sistema produziu 21,6 kwh !!


hoje, parece que ainda vai ser pior o sol fugiu !!!

cumpts

valter
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por ajosemor »

valter

realmente com o fotovoltaico e o solar térmico aprendemos a notar as alterações de incidência solar. passamos a sentir mais estes fenómenos da natureza o que acho positivo e enriquecedor e que me faz lembrar outros tempos em que, fazendo vela, aprendi a notar as diferenças substanciais que se verificam na velocidade do vento normalmente imperceptíveis ao comum dos cidadãos que não dependem do vento. há-de ser igualmente o que se passa com os produtores com base na energia eólica.

e então o sunny beam? funciona bem? que dados te dá?
eu estou a regular-me pelo contador, embora vá controlando o inversor. em breve colocarei um gráfico com a produção diária durante o 1º mês.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

ajosemor Escreveu:valter

realmente com o fotovoltaico e o solar térmico aprendemos a notar as alterações de incidência solar. passamos a sentir mais estes fenómenos da natureza o que acho positivo e enriquecedor e que me faz lembrar outros tempos em que, fazendo vela, aprendi a notar as diferenças substanciais que se verificam na velocidade do vento normalmente imperceptíveis ao comum dos cidadãos que não dependem do vento. há-de ser igualmente o que se passa com os produtores com base na energia eólica.

e então o sunny beam? funciona bem? que dados te dá?
eu estou a regular-me pelo contador, embora vá controlando o inversor. em breve colocarei um gráfico com a produção diária durante o 1º mês.

saudações
ajosemor,


o sunnybeam dá todos os dados que estão no inversor.... e dá um gráfico diário da potência (quase) instantânea....
relativamente ao seu funcionamente, funciona bem.... o que não estou a conseguir é meter no sunnyportal os dados....
o sunnyportal é um site na net da sma para os seus clientes lá meterem os dados e fazerem uns gráficos bonitos.... além de ficarem armazenado para a eternidade

se precisares de alguma coisa mais, estás à vontade para perguntar aqui ou por mp.

um abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

hoje: dia cinzento e sol nem vê-lo !!
produção: 17,49kwh


cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por ajosemor »

parece-me uma produção razoável.
sendo sempre difícil a comparação o meu produziu menos 1kwh aproximadamente. durante um curto período verifiquei uma das produções mais altas que já tive. só que foi sol de pouca dura e o dito nem sequer brilhava muito...

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por uggabugga »

boa noite

por aqui o tempo deve ter estado melhor um bocadinho. aqui chegou aos 23,7 kwh no mesmo dia. mas já deu para ver
que em condições iguais o teu sistema vai produzir um bocado mais do que o meu. no melhor dia até hoje (26/04)
cheguei aos 27,4 kw. a avaliar pela produção do primeiro dia (a partir das 11:40), num dia bom chegas facilmente
aos 30 kw.

cumprimentos
josé castro
valter silva Escreveu:vivam,



primeiro dia de produção !!!!
ufffffffffffffaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

às 11h40m liguei o dijuntor e a produção inicio-se!!!

hoje, das 11h40m até ao final do dia a produção foi de 19,76kwh !!!

cumprimentos

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por uggabugga »

só reparei agora nas mensagens anteriores. os 23,7 kw que referi são de 6ª feira, não de hoje. mas já que estamos em maré de confissões hoje ficou pelos 17,25 kw. como já referi anteriormente tenho uma potência em painéis de 3850 kw e um inversor de 3450 kw. deve ser o conjunto mais fraquito dos 3

cumprimentos


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

uggabugga Escreveu:só reparei agora nas mensagens anteriores. os 23,7 kw que referi são de 6ª feira, não de hoje. mas já que estamos em maré de confissões hoje ficou pelos 17,25 kw. como já referi anteriormente tenho uma potência em painéis de 3850 kw e um inversor de 3450 kw. deve ser o conjunto mais fraquito dos 3

cumprimentos
o teu sistema, desde o ínicio que o acho espectacular em termos de produção !!! não sei se tens um micro-clima (com sol acima da média) em casa ou se tens paíneis super performantes

a verdade é que a tua zona tem muito mais sol que a minha....

o meu é iversor é um sma 3,68 com 4,4kw de painéis solares!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

para o pessoal que quiser seguir as diversas produções do meus sistema.....
fica aqui o link onde está:
http://www.sunnyportal.com/templates/pu ... lang=pt-pt


ainda ando à guerra com o sistema para ver se consigo fazer uns gráficos bonitos......

os gráficos apresentados estão em actualização (quase) em tempo-real !!!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

com esta chuva a coisa tem andado muito baixa.....
o pior foi 10kwh.....
hoje marcou 16,61 kwh....
vamos ver se o tempo melhora

amanhã faz uma semana que o sistema foi ligado.... hoje marca 116,2kwh de energia produzida.... desde que o sistema foi ligado só tive uma tarde sem nuvens (no dia da ligação).

cumprimentos


valter
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por jmal »

nunca na vida desejas-te tanto ter bom tempo como agora.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


jdedeush
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça mai 12, 2009 8:37 pm

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por jdedeush »

tenho 3 séries de 8 módulos com um inversor sma 3800v

ora acontece que o ecran do inversor está sempre ligado durante o dia mostrando os valores em sequência
tambem acontece o mesmo a vós?
segundo as instruções devia ser activado por pancada.
o inversor é multi-string ou não?
não me aparece os valores por serie de módulos que referem no livro de instruções.

grato pela atenção.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por ajosemor »

jdedeush disse:

Código: Selecionar todos

tenho 3 séries de 8 módulos com um inversor sma 3800v

ora acontece que o ecran do inversor está sempre ligado durante o dia mostrando os valores em sequência
tambem acontece o mesmo a vós?
segundo as instruções devia ser activado por pancada.
o inversor é multi-string ou não?
não me aparece os valores por serie de módulos que referem no livro de instruções.

grato pela atenção.
fiquei curioso de saber qual a área e potência dos painéis pois 24 são mais 6 do que eu tenho...
no entanto o inversor é igual, e o meu mostra em ciclo (cito de memória) a potência total produzida, o total de horas de produção, a potência produzida no dia e o modo, a potência instantânea e a tensão cc. isto com o display verde e letras negras não iluminado. em caso de erro acende o display e dá a mensagem de erro e outros dados. li efectivamente essa da pancadinha que suponho serve para iluminar o display mas confesso que nunca experimentei e ando a acender a gambiarra enquanto não ponho uma lâmpada de ledes.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

ajosemor Escreveu:jdedeush disse:

Código: Selecionar todos

tenho 3 séries de 8 módulos com um inversor sma 3800v

ora acontece que o ecran do inversor está sempre ligado durante o dia mostrando os valores em sequência
tambem acontece o mesmo a vós?
segundo as instruções devia ser activado por pancada.
o inversor é multi-string ou não?
não me aparece os valores por serie de módulos que referem no livro de instruções.

grato pela atenção.
fiquei curioso de saber qual a área e potência dos painéis pois 24 são mais 6 do que eu tenho...
no entanto o inversor é igual, e o meu mostra em ciclo (cito de memória) a potência total produzida, o total de horas de produção, a potência produzida no dia e o modo, a potência instantânea e a tensão cc. isto com o display verde e letras negras não iluminado. em caso de erro acende o display e dá a mensagem de erro e outros dados. li efectivamente essa da pancadinha que suponho serve para iluminar o display mas confesso que nunca experimentei e ando a acender a gambiarra enquanto não ponho uma lâmpada de ledes.

saudações
exactamente como diz o ajosemor....
qt a ser multi-string, penso que não.... apesar de ter entrada para 3 string, penso que internamente é só uma (estando ligadas em paralelo!)....

ajosemor.... tenta a pancadinha que funciona e também dá para passar os valores.... curioso é qiue não tem nenhum sensor na tampa.... já abri o meu inversor.... e não vi nenhum sensor
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

bom.... vamos lá a números....
o contador aponta hoje 15 de maio (ligação foi a 6 às 11h40) 180 kwh (o inversor está com 182.47).....
para já penso que a diferença deriva das perdas no cabo inversor<->contador que é muito comprido......


relativamente ao dia de hoje, que foi o primeiro dia com sol o dia todo desde a ligação..... foram produzidos 29,76kwh !!!!

cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

vivam,


já passou algum tempo desde a minha última "postadura"....

hoje (dia 23-5-2009) o sistema vai com 358.73kwh no inversor e 353kwh no contador....
o tempo não tem estado famoso, e em apenas dois dias consegui chegar perto dos 30kwh.

relembro que o sistema foi ligado a 6-5-2009 e que podem ver em tempo real os valores de produção no link que forneci acima.

cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por tlicas »

olá
bela instalação e bons rendimentos. parabéns.
neste momento estou a tratar da questão de aqs e possivelmente mais para o fim do ano irei tratar da microgeração. com exemplos destes, sentimo-nos entusiasmados. sr. valter, eu sou de oliveira de azeméis, perto daí da sua instalação, será que podia indicar ou por pm, quem foi o instalador ?
cumprimentos
tlicas


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

como nem tudo na vida são rosas!!!
hoje foi o pior dia de produção..... 8,77kwh !!!!!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por mafgod »

tenho acompanhado a tua produção mas há algo que não percebo....
há alguma razão porque o gráfico indica produção de electricidade já depois do sol ter desaparecido do horizonte?
por ex. o dia 23 de maio tens produção até ás 24:00...


Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de uma micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

mafgod Escreveu:tenho acompanhado a tua produção mas há algo que não percebo....
há alguma razão porque o gráfico indica produção de electricidade já depois do sol ter desaparecido do horizonte?
por ex. o dia 23 de maio tens produção até ás 24:00...

ainda nem tinha reparado nisso
mas tens razão... deve ter sido algum bug no sistema
os valores da energia estão todos correctos. hoje, foram produzidos 29,5kwh (assim gosto )
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos”